Além da situação de sucateamento dos ônibus que fazem o trabalho de transporte coletivo em Rio Branco, os usuários reclamam de outras deficiências do serviço e cobram providências por parte da prefeitura, como a sujeira dos veículos, condições de segurança para evitar acidentes, tarifa, tratamento dos cobradores e motoristas com os passageiros e o tempo de espera nos pontos de ônibus.
“Vejo muitas notícias de que vão trocar a frota, que estão investindo em capacitação para os trabalhadores e etc. Mas, sei bem que isso vai refletir na tarifa, é sempre assim não há uma melhoria feita na empresa que o usuário não pague a conta. Temos em Rio Branco uma das tarifas mais cara do Brasil, tendo em vista o tempo das viagens que, na maioria das linhas, não ultrapassa 15 minutos”, relata o acadêmico Antônio Rodrigues.Para ele a prefeitura deve conter os excessos cometidos pelas empresas de transporte coletivo, na capital, que não oferecem um serviço de qualidade compatível ao preço cobrado nas passagens de ônibus. “ Com o monopólio dessas empresas, só nos resta reclamar e no fim aceitar as imposições ou o péssimo serviço oferecido , do contrário pagar mais caro no taxi ou andar a pé. Novas concessões talvez resolveria o problema, pois com a concorrência cada um iria brigar para oferecer sempre o melhor”, argumenta.
“Vejo muitas notícias de que vão trocar a frota, que estão investindo em capacitação para os trabalhadores e etc. Mas, sei bem que isso vai refletir na tarifa, é sempre assim não há uma melhoria feita na empresa que o usuário não pague a conta. Temos em Rio Branco uma das tarifas mais cara do Brasil, tendo em vista o tempo das viagens que, na maioria das linhas, não ultrapassa 15 minutos”, relata o acadêmico Antônio Rodrigues.Para ele a prefeitura deve conter os excessos cometidos pelas empresas de transporte coletivo, na capital, que não oferecem um serviço de qualidade compatível ao preço cobrado nas passagens de ônibus. “ Com o monopólio dessas empresas, só nos resta reclamar e no fim aceitar as imposições ou o péssimo serviço oferecido , do contrário pagar mais caro no taxi ou andar a pé. Novas concessões talvez resolveria o problema, pois com a concorrência cada um iria brigar para oferecer sempre o melhor”, argumenta.
A funcionário pública, Luciana Pontes, diz que em algumas situações o tratamento de alguns cobradores e motoristas é desrespeitoso o que para ela agrava a situação de caos que se encontra o sistema de transporte coletivo de Rio Branco. “ O serviço não é público, tão pouco de graça e alguns funcionários nos tratam como se tivessem fazem um favor e a contra gosto, muitos não respeitam os direitos dos idosos, dirigem em alta velocidade por vias urbanas, param o ônibus para quem bem entende colocando a vida de muita gente em risco”, afirma.
Outro problema apontado pelos usuários e a super lotação do Terminal Urbano em horários de pico. Para muitos a única vantagem do local é a possibilidade de pagar apenas uma passagem mesmo trocando de linha. Com o aglomerado até o trabalho de fiscalização da PM é dificultado e vândalos aproveitam a falha para praticar furtos.
Fonte:Página 20
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