Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Ônibus hibrídos de Curitiba estão ameaçados de sair de circulação

terça-feira, 28 de julho de 2015

Os critérios de sustentabilidade e redução de emissão de gases poluentes seguirão dentro das políticas de mobilidade urbana de Curitiba, mesmo após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) defender a retirada de circulação dos 30 veículos hibribus, para baratear a tarifa de ônibus. Essa e mais 13 determinações do TCE (acórdão 2143/15) dependem da avaliação da Urbs.

Porém, independentemente do futuro dessas discussões, no que depender dos convênios já estabelecidos pela prefeitura e diversas entidades envolvidas com eletromobilidade, a tendência é que a experiência com ônibus híbrido, que entrou na frota em outubro de 2012, seja ampliada nos próximos anos.

Flex

Atualmente são 20 mil passageiros por dia transportados pelos 30 ônibus híbridos em circulação, nas linhas Interbairros I, Detran/Vicente Machado, Água Verde/Abranches, Juvevê/Água Verde e Jardim Mercês/Guanabara. Dos 30 modelos, dois mesclam motor elétrico com biocombustível (B100). Os demais utilizam diesel e motor elétrico.

A Comissão de Análise Tarifária constituída em 2013 já havia apontado para a retirada da taxa de risco da adoção do ônibus híbrido, a fim de resguardar eventuais despesas por conta de perda de eficiência da nova tecnologia não se confirmaram. Segundo a Urbs, somente em diesel, esses veículos em operação representaram uma economia de 35% em relação ao ônibus convencional.

Os trabalhos da Comissão de Análise Tarifária, constituída em 2013, já haviam recomendado a retirada da taxa de risco da adoção do ônibus híbrido, porque as eventuais despesas por conta da nova tecnologia não se confirmaram.

Só na luz

O projeto do ônibus movido à eletricidade, testado em Curitiba por três meses, na linha Barreirinha, no fim do ano passado, não foi totalmente descartado.

O veículo, produzido pela empresa chinesa BYD, foi aprovado em itens, como consumo de energia 75% menor que um veículo similar movido a diesel, silencioso, não poluente e confortável para o usuário. Comporta 80 passageiros, 22 sentados e 58 em pé, além do espaço para cadeirantes.

Porém, o veículo é mais pesado, recomenda pistas mais resistentes, além de estudos de viabilidade econômica. A prefeitura, com outras entidades, continua desenvolvendo um veículo biarticulado também elétrico para ser usado nas linhas.

Menos poluentes
Com relação à emissão de poluentes, os veículos em circulação registram redução de 35% na emissão de gás carbônico, de 80% no de óxido de nitrogênio e de 89% no material particulado (fumaça).

O motor elétrico é acionado na partida (arranque) do ônibus e para acelerá-lo até cerca de 20 quilômetros por hora. O equipamento permite que cada frenagem recarrega a parte elétrica e é indicado para linhas com muitos pontos. Para o ligeirão, por exemplo, essa tecnologia ainda não é a indicada por depender do outro motor movido a diesel ou biodiesel, que é usada para alcançar velocidades mais altas.

Segundo a Volvo do Brasil, fabricante do híbrido, essa opção por mesclar os dois motores tem a ver com a viabilidade comercial. Se fosse 100% elétrico, o ônibus necessitaria de recargas rápidas por meio de plug-in, o que ainda torna a operação extremamente cara.

Informações: Paraná Online

READ MORE - Ônibus hibrídos de Curitiba estão ameaçados de sair de circulação

No Grande Recife, Passe Livre para estudantes da rede pública estadual é implantado

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Governo de Pernambuco, assumindo o compromisso firmado no início do ano, começa a implantar o Passe Livre: benefício que, a partir do primeiro dia letivo do segundo semestre de 2015, garante passagem gratuita a estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino da Região Metropolitana do Recife (RMR). Terão direito ao benefício alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além dos cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE).

Para ter direito, deve-se morar e estudar exclusivamente em instituições localizadas na RMR. Ao todo, 260 mil alunos de 399 escolas, além de 1,5 mil cotistas da UPE, estão aptos a tirar o Passe Livre Estudantil. A partir da próxima segunda-feira, dia 25 de maio, os interessados já poderão agendar o atendimento, no site www.atendimentovem.com.br ou pelo número 3125-7575, de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Retirada do cartão - A retirada do cartão começará a ser realizada no dia 8 de junho, no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, nº259, no bairro da Boa Vista. Os cartões são impressos na hora. No dia do atendimento, os estudantes devem levar documentos originais com foto, CPF e comprovante de residência.

O passe será carregado com 44 créditos por mês, concedidos pelo Governo do Estado, válidos de segunda a sexta, durante o período letivo. Além disso, o estudante permanecerá com o benefício da meia passagem, podendo carregar até 26 créditos, totalizando 70 passagens por mês.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

Informações: GRCT

READ MORE - No Grande Recife, Passe Livre para estudantes da rede pública estadual é implantado

Empresas de ônibus de Manaus querem mais 'faixas azuis' para melhorar serviço ao público

Em relatório apresentado ao Programa Estadual de Proteção ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM), as empresas de transporte coletivo de Manaus apontaram a criação de mais corredores exclusivos de ônibus como uma das soluções para os problemas do setor na capital amazonense. 
Foto: Jair Araújo

O documento foi entregue na última quinta-feira, quinze dias após uma reunião entre o Procon-AM e as empresas, na qual foram apresentadas pelo órgão as principais reclamações feitas pelos usuários.  As empresas  têm até a próxima segunda-feira (3), para fazer alterações no relatório entregue, de acordo com a coordenadora do Procon-AM, Rosely Fernandes.

Após esse último prazo, Fernandes disse que as propostas serão encaminhadas, na próxima segunda-feira, à Promotoria Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor  (Prodecon) do Ministério Públicodo Estado do Amazonas (MPE-AM).  "Abrimos um processo administrativo preliminar pelas denúncias que recebemos dos usuários do serviço. Precisamos esperar até o dia final da entrega da defesa para podermos encaminhar, pois eles podem querer fazer alguma alteração. Já destinamos esse primeiro ofício para o nosso setor de fiscalização e vamos fazer uma análise detalhada das soluções apresentadas", destacou.

Conforme Rosely, no documento, os empresários apresentaram problemas com o sistema viário da cidade, onde pediram a implementação de corredores exclusivos para o aumento da velocidade média dos veículos. “Podemos perceber no relatório, diversas reclamações quanto ao sistema viário da nossa cidade, por isso faremos também uma fiscalização em todas as vias e prometemos que as solicitações serão estudadas por nós, pois pensamos em oferecer um melhor serviço para o consumidor”, finalizou.

Segundo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), entre as estratégias já apresentadas para a melhoria do serviço, estão a extensão do monitoramento através do Centro de Controle Operacional dos veículos, renovação das frotas, manutenção diária da estrutura dos elevadores de acesso à pessoa deficiente e a suspensão de profissionais notificados com mau comportamento.

A assessoria de comunicação do Sinetram informou, que o documento conta com um relatório das operações do transporte urbano e de providências que estão sendo tomadas pelas empresas para a melhoria contínua do atendimento aos usuários, sendo feito por uma ação conjunta da Rondônia Ltda, Açaí Transportes, Viação São Pedro, Nova Integração, Via Verde, Expresso Coroado, Global GNZ, Transtol Ltda, Lider Ltda e Vega.

Determinação

A entrega do documento foi uma determinação do Procon-AM durante uma reunião com representantes das empresas de transporte urbano de Manaus, no último dia 8. A ação foi tomada pelo aumento no número de reclamações recebidas pelo órgão, onde constatou um crescimento de 25 para 30 ligações só no mês de junho.

Segundo ainda a assessoria do Sinetram, os problemas abordados no relatório sempre foram objeto de atenção dos empresários. No entanto, agora desenvolveram diversas estratégias para ajudar a solucionar os problemas e dar mais conforto aos usuários que dependem do transporte coletivo.

Por Amanda Guimarães
Informações: d24am.com

READ MORE - Empresas de ônibus de Manaus querem mais 'faixas azuis' para melhorar serviço ao público

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960