Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Campinas, EMDEC altera trajeto das linhas 242, 344, 352, 355 e 499 para reduzir circulação pela Campos Sales

domingo, 2 de julho de 2023

Com o objetivo de reduzir a circulação de veículos pela avenida Dr. Campos Sales, que está em obras de revitalização, e melhorar o desempenho da operação, evitando lentidões, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) altera o itinerário das linhas 242 – Jardim Miranda, 344 – Estação Parque Prado, 352 – Bairro Bananal, 355 – Vila Gênesis e 499 – Iporanga, no Centro. As mudanças entram em vigor a partir de segunda-feira, dia 03 de julho.

Itinerário linha 242
A linha 242 – Jardim Miranda segue o itinerário habitual até a rua Salustiano Penteado. A partir deste ponto entra na avenida Barão de Itapura e segue pelas vias Delphino Cintra, Francisco Glicério e Benjamin Constant, retomando o itinerário normal. Confira no mapa abaixo:


No novo percurso serão três pontos de parada. A linha 242 possui um ônibus e intervalo entre as viagens de 90 minutos. A frota está dimensionada com a atual demanda de passageiros.

Linhas 352 e 355
As linhas 352 – Bairro Bananal e 355 – Vila Gênesis seguem pela avenida Senador Saraiva e, ao invés de descerem a avenida Dr. Campos Sales, continuam pela Senador, descem a avenida Dr. Moraes Salles e seguem o itinerário normal pela Irmã Serafina. Confira no mapa:

A linha 352 tem um ônibus na frota intervalo entre as viagens de 120 minutos. A linha 355 também tem um ônibus; e intervalo entre as viagens de 70 minutos. A operação das duas linhas está dimensionada de acordo com a demanda atual de passageiros.

Linhas 344 e 499
As linhas 344 e 499 também deixam de circular pela avenida Dr. Campos Sales; e terão itinerário pela rua General Osório. Nenhum ponto de parada será afetado pela mudança.
A linha 344 tem um ônibus na frota e intervalo entre as viagens de 70 minutos. A linha 499 tem dois ônibus e intervalo, no pico, de 40 minutos. A frota das duas linhas está dimensionada com a atual demanda de passageiros.

Canais de atendimento
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto.

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelos telefones 118, site (www.emdec.com.br/faleconosco). ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.

As ligações a partir de outra cidade ou DDD devem ser feitas no telefone (19) 3731-2910.

Há, ainda, a opção de acessar o chatbot na página inicial do site da Emdec, que oferece informações sobre ônibus municipais, PAI-Serviço e Pátio Municipal; além de orientações sobre os demais serviços da Emdec.

Informações: EMDEC
READ MORE - Em Campinas, EMDEC altera trajeto das linhas 242, 344, 352, 355 e 499 para reduzir circulação pela Campos Sales

Passe Livre no transporte coletivo é aprovado para todos estudantes de Foz do Iguaçu


O Passe Livre para o transporte coletivo de todos estudantes de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi aprovado em segunda votação realizada na manhã desta quarta-feira (28). O projeto agora segue para sanção do prefeito e deverá entrar em vigor nos próximos dias, segundo a prefeitura.

O projeto do passe livre prevê a gratuidade para todos os estudantes da cidade e todos os dias da semana, sem limite de uso.

A medida vai atender 38 mil alunos dos ensinos público e privado, o que inclui alunos de graduação e pós-graduação, estudantes dos ensinos fundamental e médio, EJA (educação de jovens e adultos) e de contraturno.

Informações: RPC Foz do Iguaçu
READ MORE - Passe Livre no transporte coletivo é aprovado para todos estudantes de Foz do Iguaçu

Em João Pessoa, Projeto absurdo tenta colocar motociclistas em faixas de ônibus

Recentemente, tramitou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um Projeto de Indicação ao Executivo Municipal que permitiria a liberação de faixas exclusivas de ônibus para motocicletas.

De acordo com o projeto, o objetivo da medida seria “permitir a fluidez do trânsito, em especial nos horários de maior fluxo, bem como diminuir o número de acidentes para a categoria dos motociclistas".

Entretanto, o Sintur-JP, que representa as empresas de ônibus coletivo na capital, vê a proposta com bastante cautela, ressaltando que o desrespeito às faixas exclusivas de ônibus prejudica quem utiliza o transporte público.
Ainda de acordo com o sindicato, as pessoas que andam de ônibus precisam ter a mobilidade garantida. O resultado do desrespeito de motoristas e motociclistas às faixas exclusivas poderiam provocar mais acidentes.

“O direito constitucional ao transporte coletivo deve ser perseguido e defendido pelo poder público. O trabalhador que precisa do ônibus para se deslocar diariamente precisa ter preferência nas vias e no trânsito. Negar-lhes o básico seria um grande desrespeito, além de pôr em risco a segurança dos demais atores, como pedestres e ciclistas”, pontuou Isaac Júnior, Diretor Institucional do Sintur/JP.

Em João Pessoa, além dos ônibus de transporte coletivo, é permitido trafegar pelas faixas táxis e transporte escolar com passageiros, viaturas de segurança e de salvamento, como SAMU.

Na capital, há seis corredores com faixas exclusivas para ônibus, totalizando 22,2 km de faixas distribuídas da seguinte maneira: Centro (entre Terminal de Integração do Varadouro e General Osório), avenidas Epitácio Pessoa, Vasco da Gama, Josefa Taveira, Dom Pedro II e Nossa Senhora de Fátima.

Informações: G1 PB
READ MORE - Em João Pessoa, Projeto absurdo tenta colocar motociclistas em faixas de ônibus

LATAM anuncia fim do ônibus gratuito entre Guarulhos e Congonhas

A LATAM informou que suspenderá o seu serviço gratuito de ônibus entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas a partir de 1 de julho de 2023.

O serviço, que até dia 30 de junho ainda será gratuito, é destinado para passageiros em conexão que compraram um bilhete inteiro na companhia, porém a chegada em São Paulo é por um aeroporto e a saída por outro. 

Para utilizar o serviço gratuito, o passageiro deve apresentar seu bilhete da LATAM para comprovar a necessidade da troca de aeroporto. No entanto, a partir do dia 1 de julho os clientes da companhia que necessitarem fazer a troca de aeroporto deverão fazer de forma particular, utilizando o transporte público ou então taxis e aplicativos. 

Viagem entre os Aeroportos
O uso de táxi e aplicativos de corrida serão as melhores opções, mas uma alternativa para quem tem folga entre as conexões e não quiser gastar muito, tem a opção de utilizar um ônibus executivo. O Airport Bus Service oferece este serviço e os bilhetes custam a partir de R$ 39,90 por pessoa, mas atente-se ao fato de que só vale a pena se você estiver sozinho, pois pelo valor, a partir de 2 pessoas, um aplicativo de corrida já equipara o preço. Saiba mais sobre o Airport Bus Service aqui. 

Atualmente, a única companhia que oferece serviço de transporte gratuito para seus clientes é a Azul que faz o trecho entre Congonhas e Viracopos. A Gol fazia o trecho Congonhas – Guarulhos (e vice-versa) de forma gratuita, mas o serviço foi interrompido durante a pandemia e não foi retomado. 

Informações: PontosPraVoar
READ MORE - LATAM anuncia fim do ônibus gratuito entre Guarulhos e Congonhas

Guarulhos implanta fila preferencial de passageiros nos terminais de ônibus


Pessoas com transtorno do espectro autista, portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, idosos, gestantes e pessoas acompanhadas por criança de colo passarão a ter preferência nos terminais de ônibus municipais e da EMTU em Guarulhos a partir da próxima segunda-feira (3). A medida é respaldada pela lei 8.148, publicada na última sexta-feira (23) no Diário Oficial.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, pasta responsável pela fiscalização e instrução da lei, vai disponibilizar agentes públicos e materiais informativos para orientar a população no transporte público e nos terminais.

“Já estamos em tratativas com a Guarupass para que os colaboradores das empresas concessionárias nos ajudem nesse processo de orientação dos passageiros”, comentou o secretário Luigi Lazzuri Neto.

Informações: Prefeitura de Guarulhos
READ MORE - Guarulhos implanta fila preferencial de passageiros nos terminais de ônibus

Prefeitura de Uberlândia mantém tarifa de transporte público em R$ 4,50


A Prefeitura de 
Uberlândia informa que, após grande esforço da gestão municipal, o valor da tarifa unitária do transporte público em Uberlândia permanecerá em R$ 4,50 para os usuários do serviço.  Desta forma, o reajuste da tarifa técnica, avaliada em R$6,30, não será repassado ao usuário de ônibus.

O reequilíbrio do contrato será realizado pela prefeitura de Uberlândia, de forma a garantir o transporte público à população, sem onerar o cidadão. “A nossa população já foi muito afetada pelos estragos econômicos da Covid-19, por isso a gestão do prefeito Odelmo Leão decidiu arcar com a diferença de R$ 1,80 da tarifa, mantendo o preço da passagem no valor atual”, explicou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Ainda segundo o secretário, a proposta foi apresentada e acordada junto ao Ministério Público Estadual e as empresas conveniadas.

Informações: Prefeitura de Uberlândia
READ MORE - Prefeitura de Uberlândia mantém tarifa de transporte público em R$ 4,50

Prefeitura de Palmas investe em melhorias e promove avanços no transporte coletivo

A Prefeitura de Palmas, desde que assumiu a gestão integral do transporte coletivo da Capital, tem cumprido com os compromissos firmados com a população. Importante salientar que a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) tem trabalhado diariamente para atingir um modelo que mais se adéque à realidade da Capital, pois é indiscutível que o serviço, da forma que vinha sendo feito, não atendia mais à população.

A locação por seis meses, segundo o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, servirá para a prefeitura avaliar os custos para um novo contrato a partir de 2023, que incluirá também a terceirização da manutenção e do combustível. “Todos os municípios e países que assumiram a operação do sistema estão optando pela locação, mas com controle total da operação”, explica.

Hoje a prefeitura gerencia diretamente 139 veículos e paga pelo serviço de mais 41 ônibus para a empresa Via Cap. Cada ônibus, nesse formato, custa em média, aos cofres públicos, por R$ 75 mil mensais. 

Já os novos ônibus locados terão custo de R$ 30 mil por veículo/mês, ou seja, menos da metade da despesa atual, uma vez que os custos de manutenção para os veículos novos são muito baixos. Além de oferecer economia, a frota zero km trará mais conforto, segurança, agilidade e acessibilidade aos usuários. Além disso, esses ônibus já vêm com sistema adaptado para cadeirantes, ar-condicionado, sistema de monitoramento, além de atenderem aos critérios ambientais vigentes. 

“Vamos economizar com manutenção e pagar menos do que vínhamos pagando com a requisição administrativa. Devolveremos os ônibus sem condições de uso e estamos fazendo reparos, inclusive de tapeçaria em todos os ônibus usados que ainda continuarão operando”, completou o presidente da ATCP.
Para além da locação de novos veículos, a Prefeitura está com um processo licitatório em andamento para resolver definitivamente o problema da frota. O contrato emergencial em questão é para 180 dias, prorrogáveis por mais 180 dias e, nesse período, esse processo será concluído.

Tempo 

Atualmente, para se adquirir veículos de grande porte, como ônibus do transporte coletivo, leva-se meses desde a assinatura do contrato de compra, até o prazo da entrega dos veículos, por conta do prazo que as montadoras pedem para montar cada ônibus. Com a locação, esse prazo passou a ser de 15 dias a contar da assinatura do contrato, o que significa que, ainda no mês de julho, esses ônibus já poderão estar em operação pela cidade.  

Valorização dos profissionais do sistema

Com o intuito de humanizar o serviço, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) ampliou o número de motoristas, saindo de 120 para 170 profissionais. Além disso, com a inserção desses trabalhadores no regime da folha de pagamento municipal, eles passaram a ganhar os benefícios promovidos pela gestão aos servidores, como pagamento do salário antecipado, auxílio-alimentação, horas extras pagas em folha, capacitação, melhores condições de trabalho. 

Levantamento e diagnóstico 

Quando assumiu a operação do transporte, a ATCP realizou um inventário minucioso sobre a frota para avaliação da estrutura e tomada de decisão sobre reforma, manutenção ou substituição. A primeira conclusão foi a de que poucos veículos poderiam ser aproveitados, pois a maior parte da frota não está em condições de uso ou pede despesa de manutenção superior ao investimento de troca.  

Compromisso 

Como o serviço é prioritário e não pode parar, foi feito um compromisso em fevereiro para que a prefeitura fizesse manutenções mínimas como limpeza, reparos de tapeçaria, revisão preventiva e corretiva, e isso está em andamento.

Retomada de linhas

Desde que a prefeitura assumiu o sistema de transporte, dez linhas que estavam suspensas pela empresa concessionária, desde 2019, foram reativadas, e outras 12 rotas foram ampliadas. A rota do Corujão (que trafega exclusivamente no período da noite) foi retomada - inclusive atendendo a áreas mais distantes como as linhas dos setores Araras 1 e 2. 

Inovação

O aplicativo Cittamobi, que traz monitoramento em tempo real dos veículos da frota, já atende metade dos usuários do transporte coletivo, com média de 21 mil acessos/dia, num universo de 42 mil usuários.  

Avanços

Desde que o serviço passou a ser gerido pelo município houve avanços importantes no transporte coletivo da Capital. Entre eles, tarifa zero nos finais de semana, ônibus exclusivos para mulheres, monitoramento nas estações e nos veículos, mais linhas de ônibus e ampliação de rotas, a chegada dessa frota de 60 ônibus sendo 40 nos próximos dias outros vinte daqui trinta dias. 
Veículos não são e nunca foram um ativo, um patrimônio, mas uma ferramenta para gestão do tráfego. Locação e terceirização do ativo imobilizado é uma tendência mundial. Além disso, mundo afora a gestão pública tem caminhado no sentido de assumir a gestão dos sistemas de transporte e as políticas de mobilidade. 

Informações: Prefeitura de Palmas
READ MORE - Prefeitura de Palmas investe em melhorias e promove avanços no transporte coletivo

Prefeitura de Fortaleza envia PL para concessão de Terminais de Ônibus e Corredores

O prefeito José Sarto enviou à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza a concessão de terminais, estações e corredores estruturados vinculados ao sistema de transporte coletivo urbano de passageiros em Fortaleza. A matéria, que tramita nas comissões de Orçamento e Constituição e Justiça do Poder Legislativo Municipal, visa aliar a expertise da iniciativa privada com a experiência do setor público, para garantir a contínua evolução no serviço prestado à população, com mais conforto e satisfação dos usuários do tranporte público municipal.

O projeto de lei trata de uma Parceria Público-Privada (PPP) para gerir 10 terminais urbanos e dois corredores estruturados, resultando em gestão menos onerosa para o Município. Atualmente, esses equipamentos constituem uma despesa de aproximadamente R$ 6 milhões por mês, abrangendo somente os custos básicos e diretos da operação. As receitas recebidas neste contrato poderão, inclusive, ser destinadas ao subsídio da tarifa do transporte público coletivo urbano de passageiros e a outros investimentos na área.

O prazo da concessão será de até 30 anos, com fiscalização feita pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). A regulação caberá à Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (AcFor).

Consulta e audiência pública

A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), consulta e audiência pública referentes à Parceria Público-Privada prevista para os Terminais de Ônibus Urbanos e Corredores Estruturados do Município.

O edital, que prevê o formato de concorrência pública para selecionar o vencedor, irá adotar o critério de julgamento combinando a apresentação da melhor proposta técnica e menor proposta de valor de contraprestação a ser paga pelo Poder Concedente (PMF).
As medidas propostas, as obras de intervenções imediatas serão concluídas 180 dias após a assinatura do contrato. Já as obras de requalificação contam com o cronograma delineado dentro de 48 meses, garantindo a Implantação e Certificação ISO 14001 - Gestão Ambiental.

Benefícios

Entre os benefícios diretos e indiretos proporcionados para cerca de um milhão de pessoas por dia, espera-se obter ganhos como: melhoria de infraestrutura, conforto e qualidade, conveniência e facilidades (implantação de centros de serviços e conveniência aos usuários e clientes do transporte (academias, mercados, faculdades, clínicas populares), maior segurança, geração de empregos, hub de infraestrutura, possibilidade de implantação de recarga de ônibus elétricos, padronização técnica dos terminais; atualização tecnológica; melhoria da qualidade dos serviços de administração, manutenção, vigilância e limpeza, permitindo otimização e redução dos custos diretos e indiretos.

“A iniciativa propõe, ainda, que o valor relativo à outorga recebida, no âmbito da PPP, seja destinado ao subsídio da tarifa do transporte público, bem como outros investimentos em modais alternativos e sustentáveis. É um aspecto importante e merece amplitude”, destaca a coordenadora de Parcerias Público-Privadas e Concessões, Alana Sampaio.

O investimento a ser realizado pelo setor privado encontra-se estimado em um Capex de R$ 322,30 milhões ao longo do período concedido, incluindo construção, pavimentação, usinas fotovoltaicas e tecnologias. O reflexo da redução de despesas fixas da Prefeitura foi orçado em R$ 16 milhões por ano, resultando em uma economia de R$ 490 milhões em 30 anos. Ao final do prazo da concessão, haverá um toral de R$ 320 milhões de patrimônio reversível para o município de Fortaleza.

“Fortaleza está dando um passo importante para melhorar o transporte público na cidade. O alto fluxo potencializa a capacidade dos Terminais para tornarem-se centralidades regionais e vetores de desenvolvimento urbano e econômico, sendo atrativos para o comércio, além de serviços públicos e privados”, pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Consulta pública

Contribuições, dúvidas, sugestões e questionamentos devem ser protocolados durante o período de consulta pública, entre os dias 30/06 e 31/07/2023, através do e-mail parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br. Para essa finalidade, os documentos estarão disponíveis neste link.

Audiência pública

A audiência pública ocorrerá em formato virtual, no dia 13 de julho de 2023, com início às 10 horas e término às 11 horas, horário de Brasília. O ingresso dos interessados dependerá de prévia inscrição, através do e-mail parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br, com o envio dos seguintes dados: nome completo, telefone e indicação de órgão ou empresa, se for o caso.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
READ MORE - Prefeitura de Fortaleza envia PL para concessão de Terminais de Ônibus e Corredores

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960