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No DF, Mais 130 km de ciclovias e bikes compartilhadas nas cidades

domingo, 20 de novembro de 2022

O Distrito Federal vai  ganhar 130 km de ciclovias nos próximos quatro anos. O objetivo da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) é interligar a malha cicloviária da capital federal, hoje a segunda maior do país – 636,890 km de ciclovias distribuídas em 28 regiões administrativas, atrás apenas de São Paulo (SP), que conta com 699,2 km de pistas exclusivas para bicicletas. Além disso, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende levar o projeto das bikes compartilhadas para outras regiões administrativas.

“Temos um projeto pronto para interligar as ciclovias existentes”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, que tem trabalhado o assunto junto à comissão de transição, grupo do governo responsável pelo planejamento dos próximos anos e que tem atuado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). “A gente ainda tem muitos pontos que não fazem essa ligação, então a ideia é priorizar isso, fazer essa integração de toda a malha e colocar ciclovias nas cidades que ainda não as têm.”

Ao longo dos quatro anos do primeiro mandato do governo Ibaneis Rocha, o DF ganhou 169,8 km de ciclovias. Até 2018, o GDF tinha uma rede de 466,6 km.

Bicicletas compartilhadas 

Um projeto retomado nesta gestão e que tem funcionado bem é o das bicicletas compartilhadas. Reinaugurado em outubro de 2021, o sistema conta hoje com 66 estações e 438 bicicletas. A meta é chegar a 70 estações e 500 bicicletas, levando o projeto, atualmente concentrado no Plano Piloto, a outras cidades.

“Quando a gente fez a licitação, a empresa só se interessou pela região central, então a proposta que a gente está colocando é a de dar alguns subsídios para que essas bicicletas também componham a mobilidade ativa nas regiões administrativas”, explica o secretário de Mobilidade.

Informações: Agência Brasília
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Em SP, Quatro consórcios entregam propostas para o anteprojeto da Linha 22-Marrom

O Metrô realizou na quinta-feira, 17, a sessão de recebimento das propostas para a prestação de serviço do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da Linha 22-Marrom, que ligará Cotia a São Paulo.

Quatro consórcios compareceram à sede da companhia, na capital paulista, para entregarem suas propostas. São eles o Consórcio GPO-Geocompany-Tetra-JGP, o Consórcio STEMM – Linha 22, o Consórcio Linha 22 Marrom – Nempi e o Consórcio Systra Prime L22.

O Metrô, no entanto, só abriu os envelopes das quatro propostas técnicas, que visam a assegurar a capacidade de executar o serviço pelas participantes e cujo conteúdo foi publicado em seu site.

Já os envelopes com as propostas comerciais, ou seja, constam os valores pedidos, foram lacrados para posterior análise. Segundo a companhia, as propostas serão submetidas a uma análise mais apurada e que o resultado desse exame, assim como o conteúdo das propostas comerciais, serão publicados em uma data ainda não definida no site do Metrô.

A Linha 22-Marrom tem um traçado provisório de 29 km e 19 estações, ligando o centro do município de Cotia à estação Sumaré, da Linha 2-Verde. A demanda esperada é de 649 mil passageiros por dia e a operação deverá contar com 29 trens.

No entanto, esses dados devem mudar à medida que o anteprojeto for executado. O Metrô ainda não definiu nem o tipo de traçado da linha, se será subterrâneo, na superfície ou elevado, e mesmo se terá um mesmo padrão de modal ou dois.

Nesta semana, a companhia também publicou a segunda licitação referente à Linha 22-Marrom, que prevê a realização de levantamentos topográficos e de redes de utilidade pública. O novo certame será usado justamente para a execução do anteprojeto.

Informações: Metro CPTM

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BH terá novas faixas exclusivas e preferenciais para ônibus

quinta-feira, 17 de novembro de 2022


A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quinta-feira (17) a operação de novas rotas de prioridade para o transporte coletivo na capital. Serão cerca de sete quilômetros de novas faixas exclusivas e preferenciais nas avenidas do Contorno e dos Andradas, que vão melhorar a velocidade operacional dos ônibus nos trechos, reduzindo assim o tempo de viagem dos usuários.

Confira abaixo os locais das faixas, que vão funcionar de segunda a sexta-feira: 

Avenida do Contorno (faixas exclusivas)

Avenida do Contorno, entre a Avenida Barbacena e a Rua Rio de Janeiro, sentido Carlos Prates/Área Hospitalar (faixa exclusiva entre 6h e 19h30); 

Avenida do Contorno e dos Andradas, entre a Rua Rio de Janeiro e a Alameda Ezequiel Dias, sentido Carlos Prates/Área Hospitalar (faixa exclusiva 24 horas). 

Avenida dos Andradas (faixas exclusivas e preferenciais)

Avenida dos Andradas, entre Alameda Ezequiel Dias e Viaduto da Floresta, sentido Área Hospitalar/Carlos Prates (faixa exclusiva 24 horas); 

Avenida dos Andradas, entre a Avenida do Contorno (Perrela) e a Avenida Mem de Sá, sentido Centro/Bairro (faixa exclusiva entre 6h e 9h);

Avenida dos Andradas, entre a Avenida Mem de Sá e Avenida do Contorno (Perrela), sentido Bairro/Centro (faixa preferencial entre 7h e 9h). 

As novas faixas exclusivas fazem parte de uma série de ações na mobilidade urbana de Belo Horizonte com o objetivo de melhorar a velocidade e o desempenho dos ônibus na capital. A expectativa é que a velocidade média operacional dos ônibus nas rotas de prioridade cresçam 20%, de acordo com estudos de simulação de tráfego, passando de 17,2 km/h para 20,7 km/h nos horários de pico da tarde. 

Confira todos os locais e trechos de rotas de prioridade para o transporte coletivo de Belo Horizonte no portal da PBH.  

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Maioria do STF mantém gratuidade de passagem para jovem de baixa renda em ônibus interestaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (16) maioria de votos para confirmar a validade de dispositivo da Lei nº 12.852/13, conhecida como Estatuto da Juventude. A norma garantiu a gratuidade de duas vagas em ônibus interestaduais para jovens de baixa renda. 


Ação contra a lei foi proposta em 2017 pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros. Entre os argumentos apresentados, a entidade alegou que a gratuidade provoca desequilíbrio econômico dos contratos de autorização para operação das linhas e não prevê ressarcimento ao prestador privado de serviço público pelos encargos impostos pela lei. 

De acordo com o artigo 32 da Lei nº 12.852/13, o sistema de transporte coletivo interestadual deve reservar duas vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda e mais duas vagas com desconto de 50% para o mesmo público. 

Até o momento, o placar do julgamento está em 6 a 0 e prevalece o voto do ministro Luiz Fux, relator do processo. Segundo o ministro, o artigo é constitucional por tratar-se de direito fundamental implícito. 

"A reserva de vagas gratuitas e com valor reduzido para os jovens de baixa renda não implica ônus desproporcional às empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo interestadual de passageiros", afirmou. 

O voto do relator foi seguido pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. 

Após as manifestações, a sessão foi suspensa e será retomada amanhã (17). O plenário é formado por 11 ministros.

Edição: Maria Claudia
Informações: Agência Brasil
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Uso de máscara no transporte público volta a ser recomendado em cidades do Grande ABC

O uso de máscaras no transporte público voltou a ser recomendado no Grande ABC, que engloba os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, por decisão do Consórcio Intermunicipal em assembleia. A medida passa a valer a partir da próxima quinta-feira, 17, por conta do aumento de casos de covid-19 no Estado.
A única parte que não participou da reunião foi São Bernardo do Campo, com isso, a recomendação não se aplica à cidade. Além do transporte público, o Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio ABC deve se reunir, na próxima semana, com o grupo técnico do governo do Estado para alinhar outras possíveis medidas com base no monitoramento epidemiológico.

Os municípios também reforçarão sobre a importância de completar o esquema vacinal com as doses de reforço contra a covid-19, consideradas essenciais para imunização completa contra a doença. De acordo com o último Boletim Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, 84,4% dos adultos com mais de 18 anos tomaram a 3ª dose e 57,7% - considerando o público alvo, de mais de 35 anos - a 4ª.
Já o boletim epidemiológico mais recente apontou que estão ocupados 49% dos leitos de UTI destinados à doença na rede pública, e 58% de enfermaria. Hospitais privados, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês. também notificaram aumento de internações.

Instituições de ensino, como a USP e a Unicamp, também voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. Nesta quarta-feira, passou a valer a recomendação nas instalações do Museu do Ipiranga, localizado na zona sul da capital paulista.

Informações: Terra
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EPTC divulga esquema especial de transporte para segundo dia de provas do Enem

No próximo domingo, 20, será realizada a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como no fim de semana anterior, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou reforço no transporte público nos locais que concentram maior número de candidatos. O cartão TRI dos estudantes estará liberado para uso no dia da provas, com a isenção correspondente à categoria de cada usuário conforme permite a Lei 12.944. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 118. A  localização das linhas pode ser  consultada. , em tempo real, pelo aplicativo Cittamobi.  

Este ano, são 21.615 candidatos inscritos para o Enem em Porto Alegre. A orientação é que os participantes se informem com antecedência sobre o local e linhas de transporte que atendem a região da prova. Com a oferta disponível, há capacidade para transportar 347 mil passageiros. Em um domingo comum são transportados, em média, 120 mil passageiros.

Confira os três locais com mais candidatos e que recebem reforço da oferta:

- PUCRS (7.069 candidatos) - As linhas T1, T4, T12/T12A e 353 da Carris vão circular com veículos articulados entre 11h30 e 12h.

Linhas que atendem a PUCRS: 343/353/T1/T4/T9/T12/T12A.

- Uniritter Campus Fapa, Manoel Elias (1.439 candidatos) – Será colocada uma viagem extra na linha 656 Passo das Pedras Fapa. As demais linhas têm oferta que comporta a demanda,  conforme anos anteriores.

Linhas que atendem o local: 656/B55/494.4/495.1

- Uniritter Orfanotrófio (237 candidatos) – Apresenta número reduzido de candidatos em relação a anos anteriores, mesmo assim foi programado reforço na linha em caso de necessidade.

Linhas que atendem o local: 263.1/263.2/C80.

A EPTC vai monitorar a circulação nas principais vias para identificar congestionamentos e reprogramar os semáforos conforme necessidade para melhorar a mobilidade no início e término das provas.

Informações: EPTC
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VLT Carioca e Instituto CCR arrecadam brinquedos para a campanha Natal Solidário

quarta-feira, 16 de novembro de 2022


O VLT Carioca realiza até o dia 9 de dezembro o Natal Solidário, que consiste na arrecadação de brinquedos em bom estado que serão destinados à APAE-Rio, que atende crianças, jovens e adultos com deficiência Intelectual. As doações podem ser feitas nas caixas coletoras das estações Central, Praça XV e Rodoviária. A ação é promovida pelo Instituto CCR, que gerencia o investimento social do Grupo CCR, e a Umbigo do Mundo, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. Outros locais estratégicos nas concessionárias do Grupo, além de rodovias e aeroportos, também receberão doações.

Para trazer conexão com o público, a campanha conta com ilustrações da Turma da Mônica, unindo a memória educativa com os valores sociais importantes para a população. “Um dos pilares centrais de atuação do Instituto CCR é a Inclusão Social, no qual temos o intuito de fomentar iniciativas para ampliação do acesso à saúde para a população que, dentre outras estratégias, inclui o combate à desigualdade social. É com este propósito que todos os anos estimulamos a solidariedade por meio da doação. Já que o Natal é uma época contagiante e feliz, nada mais justo do que escolher este período para sensibilizarmos o público interno e externo e motivarmos o amor ao próximo”, diz Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR. 

Neste ano, a campanha será promovida junto com a empresa Umbigo do Mundo, por meio de seu projeto social Educação para Gentileza e Generosidade, idealizado com o Instituto Mauricio de Sousa, para divulgação dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (7 PEGG). 
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Ônibus elétricos Azure da HIGER BUS na COP27

Maior fabricante de ônibus elétricos no mundo, a HIGER BUS marca presença  na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) na cidade verde de Sharm El Sheikh, no Egito, com o Azure, o mesmo modelo que estará brevemente em operação no Brasil.

Já existem mais de 6000 unidades do Azure rodando no mundo, em mais de 100 cidades, o que atesta os atributos de eficiência e qualidade para transporte de pessoas de forma limpa e sustentável.  

E, já em 2024, a TEVX HIGER iniciará a produção desse e de outros modelos em sua fábrica em Pecém, no Ceará.

A Higer já superou a marca de  50 mil veículos elétricos fabricados e conta com  as mais renomadas empresas de componentes do mercado, todas já atuantes no Brasil e que seguirão na versão nacional do Azure, como ZF, que fornece eixos e suspensão; Bosch, sistema de direção; Valeo, ar-condicionado; Catl, baterias, que no Brasil são representadas pela Moura; Wabco, sistema de freios; Sachs, amortecedores; Dana, motor elétrico; Mobitec, itinerário eletrônico; Fanavid, vidros e para-brisas; Alcoa, rodas de alumínio; Grammer, assentos de motorista e passageiros.

Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de transporte limpo, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha de produção dedicada ao Azure A12BR, seu primeiro produto a ser oferecido ao mercado brasileiro ainda em 2022.
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