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Ônibus elétrico Mercedes-Benz e a construção do futuro da mobilidade

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Mobilidade urbana, sustentabilidade, qualidade de vida no transporte, impactos econômico e social, princípios ESG. Temas como estes permeiam, cada vez mais, a troca de ideias e de conhecimento, o desenvolvimento de projetos, os planos de ação, as boas práticas e ações concretas, seja no Brasil ou em vários lugares mundo afora.


Aqui no nosso país, entidades do transporte e da indústria, fabricantes de veículos, encarroçadores e implementadores, fornecedores de tecnologia e de serviços, empresas, gestores e especialistas vêm discutindo as megatendências da mobilidade, contribuindo com suas expertises para a evolução do setor.

Esse movimento foi novamente notado, recentemente, no evento Mobility Future: Construindo o Futuro da Mobilidade. Promovido pela Praxio, empresa especializada em software de gestão para o transporte e unidade especialista em mobilidade da nstech, essa iniciativa reuniu mais de 50 executivos de transportes dos segmentos urbano, rodoviário e fretamento, além de presidentes de associações e federações.

O diversificado grupo se dedicou ao mapeamento das dores e necessidades do transporte de passageiros. Um resumo do que foi abordado pode ser conferido num e-book que engloba o cenário do setor no contexto da mobilidade do Brasil e insights gerados a partir de discussões com os líderes participantes. Para baixar o e-book, basta acessar: https://materiais.praxio.com.br/mobility-future.

Apoio da Mercedes-Benz ao evento

A Mercedes-Benz e a Marcopolo Next patrocinaram o evento. “Vivemos uma fase de reinvenção, a partir de um momento crítico gerado pela pandemia. Descobrimos muito nesse período, apesar das dificuldades. Estamos muito felizes em construir e participar desse encontro que reuniu agentes de mudança e transformação”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.


“Pensar o futuro da mobilidade é pensar em sustentabilidade, economia, tecnologia e qualidade de vida, o que torna o planejamento para atender às diversas demandas desse futuro um desafio e tanto”, afirma Valmir Colodrão, CEO da Praxio. “Estamos comprometidos com o que foi abordado e vamos trabalhar ativamente para alcançar o cenário da mobilidade que vislumbramos.”

Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade no Brasil

Reconhecida no mercado por sempre trazer soluções de mobilidade e sustentabilidade para as cidades, a Mercedes-Benz do Brasil novamente é protagonista no transporte coletivo urbano. No segundo semestre deste ano, chegará ao mercado o eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no país.


Movido a baterias, esse novo modelo da consagrada linha O500 foi 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com base na realidade do transporte de passageiros no Brasil.

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, ressalta Walter Barbosa.

Com esse moderno chassi de ônibus urbano elétrico, que traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas, a Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. Com tecnologia de ponta e paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, a empresa contribui para a qualidade de vida nas grandes cidades, garantindo, também, segurança e conforto nas viagens.

Com esse chassi de ônibus urbano elétrico, a Mercedes-Benz  promove novas tecnologias, que estão alinhadas às megatendências globais de sustentabilidade. Isso reforça a estratégia ESG da empresa, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança.

A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. 

Um olhar mais amplo para soluções sustentáveis

Além do eO500U elétrico, a Mercedes-Benz segue atenta a outras soluções que se mostrem adequadas e viáveis à sociedade e aos clientes. São os casos, por exemplo, do Biodiesel e do HVO (biocombustível de segunda geração), que também podem auxiliar na redução de emissões de CO². Isso agrega à mobilidade o foco em sustentabilidade, com ônibus mais eficientes, mais econômicos e menos poluentes.

Consciente de suas responsabilidades, a Mercedes-Benz tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida. A marca busca, assim, assegurar mobilidade, qualidade de vida e segurança no transporte para as pessoas, além de preservar recursos naturais para um futuro mais sustentável.

Informações: Mercedes-Benz
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Sem condutor, trem com capacidade para 200 pessoas ligará aeroporto em SP à estação da CPTM

O consórcio AeroGru, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, assinou um contrato com a empresa Marcopolo Rail para o fornecimento de três trens com funcionamento autônomo, ou seja, não precisam de um condutor, para o novo sistema People Mover.


Esse trens circularão entre o aeroporto e a estação do metrô Linha 13-Jade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do estado de São Paulo).

A previsão é que os passageiros possam utilizar o novo sistema a partir dos primeiros meses de 2024. Segundo a Marcopolo Rail, a assinatura do contrato ocorreu em um evento realizado na sede da empresa, com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O encontro formalizou o fornecimento de três veículos Marcopolo Auster A-200, compostos de dois carros articulados, com capacidade para 200 passageiros e funcionamento autônomo (driveless).

“Utilizaremos mão de obra especializada para a produção dos veículos que circularão em São Paulo, além de uma linha de montagem especial com a utilização de materiais de alto padrão. A expertise de mercado da companhia, aliada à capacidade técnica de desenvolvimento e produção da Marcopolo Rail, garantirá a qualidade do fornecimento e ampliará a capacidade de mobilidade de milhares de pessoas que fazem o trajeto diariamente”, explica Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio Marcopolo Rail.

Informações: R7
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Metrô, CPTM e SPUrbanismo firmam convênio para requalificar a região da estação Palmeiras-Barra Funda

Tendo em vista a ampliação de serviços na estação, as empresas estatais unirão esforços para desenvolver um Projeto de Intervenção Urbana que aprimore as dinâmicas na região do terminal.


CPTM, Metrô e a SPUrbanismo firmaram na última quinta-feira (26) um convênio para a elaboração do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Barra Funda. A região é possui conectividade com linhas de metrô, trem, além dos ônibus urbanos e regionais que passam pelo terminal intermodal.

Dentre as principais justificativas para a realização do convênio está a intenção por parte do Metrô e CPTM em ampliar e requalificar a estrutura existente no terminal intermodal através do projeto Polo Barra Funda.

A estação também tem previsão para receber novos serviços como a Linha 11-Coral e 13-Jade. Atualmente estão em curso as obras para a revitalização do trecho até a estação Luz que permitirá a chegada dos trens até a zona oeste. 


Além disso, considera-se também a implantação do TIC, que deverá ser concedido juntamente com a Linha 7-Rubi. Atualmente o processo de concessão do tramo está parado por conta de resoluções por parte do governo federal.

Estima-se que no futuro o terminal possa receber um fluxo de até 180 mil usuários por dia. Neste sentido, vê-se como importante a requalificação urbana da região com a melhoria do aproveitamento que é dado aos territórios lindeiros.

A ideia de reorganização fundiária permitirá o uso e ocupação do solo de forma mais adequada à região. O adensamento do uso não residencial de espaços através da construção de empreendimentos associados também está previsto.

Dentre as principais características da proposta estão:

Ampliação da passarela Norte e Sul
Ampliação e requalificação dos acessos ao TI Barra Funda
Ampliação da conectividade funcional e visual nos espaços internos do TI Barra Funda
Adequação dos espaços com a chegada das Linhas 11 e 13
Racionalização e reorganização dos espaços internos da estação visando melhoria do fluxo e atividades
Requalificação do sistema viário
Requalificação dos sistemas de mobilidade ativa
Proposta de novos espaços destinados ao público no setor norte, com o adensamento de usos não residenciais
Processo participativo através de audiências e consultas públicas.

Ao final dos estudos a SPUrbanismo será responsável pela elaboração e encaminhamento das melhorias através de instrumento normativo que conste todas as mudanças propostas. O documento deverá ser analisado pela prefeitura de São Paulo.

O convênio possui duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos ou inferiores através de termos aditivos. Após a conclusão dos serviços o contrato será finalizado através de um termo de encerramento.

Através das propostas colocadas para a ampliação do Terminal Intermodal de Palmeiras-Barra Funda será possível adaptar o ambiente para uma nova realidade que traga, além de mais conforto aos passageiros, melhorias importantes como a implantação de serviços que podem potencializar a atividade econômica e gerar sustentabilidade financeira ao empreendimento.

Informações: MetroCPTM
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Prefeitura de Joinville lança pesquisa para licitar o transporte coletivo


Nessa segunda-feira, teve início mais uma etapa do estudo da modelagem do transporte coletivo, que vai direcionar a licitação do serviço por parte da Prefeitura de Joinville.

Até o dia 3 de junho, será realizada a coleta de dados por meio de 2 mil pesquisas. O trabalho está sendo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) nos 10 terminais da cidade. Os pesquisadores estão identificados com camiseta e crachá.

“A coleta destes dados é uma etapa muito importante para que a FIPE possa dar continuidade ao mapeamento do transporte coletivo de Joinville, podendo formatar o modelo para atender as necessidades da população”, explica Jorge Luiz Correia de Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville.

Os questionários vão ajudar a mapear finalidade do uso do transporte, os motivos que levam a população a utilizar o serviço e se é feito uso de outra modalidade de transporte, além de uma avaliação da satisfação de 16 aspectos, como tempo de espera, conservação dos veículos e valor da passagem.
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Transporte coletivo de Blumenau passa por mudanças a partir de julho

quarta-feira, 1 de junho de 2022

O transporte coletivo de Blumenau vai passar por uma mudança a partir do dia 4 de julho, quando a “integração temporal” entra em vigor. Essa é uma forma mais  inteligente e eficiente de utilizar o transporte público, fazendo conexões fora dos terminais urbanos, ou seja, o passageiro vai poder descer de um ônibus e pegar outro sem precisar ir até o terminal e, o mais importante, sem pagar por uma nova passagem. Esse modelo de conexão já é utilizado em cidades como Joinville e Curitiba, no Paraná.


O objetivo da mudança é garantir que os usuários do transporte coletivo ganhem tempo e agilidade em seus deslocamentos  já que, de acordo com a prefeitura de Blumenau, a estimativa é que os passageiros consigam reduzir o tempo de viagem em até 30 minutos em horários de pico e até 60 minutos nos demais horários. Além disso, a mudança vai eliminar a necessidade de seguir até um terminal de integração para embarcar em um segundo ônibus.

Para as irmãs Talita e Emanuele Schneider, que vêm todos os dias do bairro Velha para o Centro, a novidade vai fazer diferença no orçamento. “Vai facilitar muito, atualmente eu gasto cerca de R$ 300 com passagens de ônibus, vai ficar bem melhor”, afirma Talita.

Como vai funcionar
A modalidade estará disponível para usuários que fazem o pagamento da passagem por meio dos cartões de vale transporte, estudante e passe fácil. Assim, o usuário poderá descer de um ônibus em um determinado ponto e embarcar em outro, pré-determinado pela integração, para seguir viagem ao seu destino final. Vale destacar que neste processo uma segunda passagem não será cobrada.

Para isso, cada matriz de integração terá um tempo determinado (entre 30 e 60 minutos) para realizar a operação, levando em conta o horário em que o cartão foi utilizado no primeiro ônibus. A integração será válida de segunda a sexta-feira e sempre de ônibus para ônibus, fora dos terminais. O limite de integrações temporais será de duas vezes ao dia, com até dois ônibus de linhas diferentes.

Linhas
Os funcionários da Blumob já estão em treinamento deste a quarta-feira (25). Para os passageiros, os testes iniciam com as linhas Troncal 11 (sentido Aterro/Fonte), com integração em até 30 minutos na Estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio, válido para as linhas Troncal 30 (sentido Fonte/Velha Troncal); 31 (sentido Fonte/Velha Troncal) e; 32 (sentido Fonte/Velha).

Linha 508 – República Argentina (sentido Bairro/Fonte), com integração em até 60 minutos na estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio, válido para as linhas Troncal 10 (sentido Garcia/Aterro); Troncal 12 (sentido Fonte/Aterro); Troncal 15 (sentido Fonte/Fortaleza); Troncal 30 (sentido Fonte/Velha Troncal); 31 (sentido Fonte/Velha Troncal); 32 (sentido Fonte/Velha Troncal); e 80 (sentido Fonte/Itoupava).

E linha 607 Nova Esperança (sentido Fortaleza/Fonte), com integração em até 60 minutos na Estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio, válido para as linhas Troncal 10 (sentido Garcia/Aterro); Troncal 12 (sentido Fonte/Aterro); Troncal 30 (sentido Fonte/Velha) Troncal; 31 (sentido Fonte/Velha Troncal); 32 (sentido Fonte/Velha); e Troncal 80 (sentido Fonte/Itoupava).

Informações: ndMais
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SPTrans altera temporariamente o itinerário da linha 6258/10 na região do Jardim São Francisco


A SPTrans informa que a linha 6258/10 Jd. São Francisco – Term. Sto. Amaro está com seu itinerário desviado temporariamente em razão de interferência na Rua Talamanca, altura da Rua Quisiro, na região do Jardim São Francisco, na Zona Sul. A mudança prossegue até o término dos trabalhos. 

Veja o itinerário alternativo:

6258/10 Jd. São Francisco – Term. Sto. Amaro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Quisiro, retorno na altura da Rua Gáspar Daloli, Rua Quisiro.
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Vagão do metrô descarrila e tomba em Salvador

terça-feira, 31 de maio de 2022

Um trem do metrô de Salvador se chocou contra um caminhão de serviço na manhã desta terça-feira (31), em Salvador. O acidente aconteceu no trecho entre as estações Pirajá e Bom Juá, na Linha 1. Seis pessoas ficaram feridas no acidente.

Segundo o coordenador do Samu Salvador, Ivan Paiva, duas pessoas feridas foram atendidas pelo serviço médico e transferidas para o Hospital do Subúrbio. Ao todo, foram deslocadas cinco ambulâncias do Samu para atender a ocorrência.

Ainda de acordo com o médico, algumas pessoas que estavam nos vagões foram deslocadas pela CCR para as estações do metrô.

Passageiros e funcionários feridos
Dos feridos, dois são funcionários da CCR e quatro são passageiros que estavam em um dos vagões.

Com o impacto da colisão, os passageiros - duas mulheres adultas, uma idosa e um homem - acabaram sendo projetados para frente, dentro do vagão.

Segundo o médico, eles apresentavam dores abdominais e por isso foram transferidos para o Hospital Geral do Estado e Hospital Municipal.

Forte impacto assustou moradores
Imagens feitas por testemunhas mostram a força do impacto entre os dois equipamentos. Moradores ficaram assustados com o acidente. Em alguns vídeos é possível ver fumaça saindo do local onde houve a colisão. 

"Foi um barulho muito grande, achei que alguma casa estava caindo e saí correndo", contou a dona de casa Rejane Nascimento, 27 anos. Mas, ao sair, se deparou com a batida entre o vagão e o carrinho de manutenção. Havia fumaça saindo do trem.

Informações: Correio
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Transporte volta a ser integrado entre Curitiba e São José dos Pinhais

segunda-feira, 30 de maio de 2022

A partir desta segunda-feira (30) o terminal central de ônibus de São José dos Pinhais passa a ser integrado ao sistema de transporte de Curitiba. Com a mudança, passageiros das linhas urbanas e metropolitanas passam a pagar apenas uma passagem.


O município é o mais populoso da Região Metropolitana da capital. De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), diariamente cerca de 2,5 mil pessoas se deslocam de ônibus entre as duas cidades.

Sem a integração, o passageiro paga R$ 4,45 para sair de um bairro de São José até o terminal e mais R$ 4,75 no deslocamento até a capital, totalizando R$ 9,20. São mais R$ 9,95 no retorno (R$ 5,50 da tarifa cobrada em Curitiba e outros R$ 4,45 na ligação entre o centro de São José e o bairro). Diariamente são R$ R$ 19,15.

Com a integração total, a partir desta segunda, o custo total do trajeto de ida e volta cai para R$ 10,25.

A ida custará R$ 4,45 + R$ 0,30 (complemento à tarifa cheia de R$ 4,75 cobrada atualmente pela Comec). A volta sairá por R$ 5,50, tarifa cobrada em Curitiba.

De acordo com a Comec, a integração foi possível com mudanças no planejamento das linhas de ônibus. A medida prevê uma nova divisão do terminal central em áreas urbana e metropolitana, possibilitando um acesso de integração entre as linhas.

Cartão VEM é necessário para a integração
Usuários das linhas urbanas poderão acessar a área metropolitana do terminal mediante validação do Cartão VEM, permitindo embarque pela porta traseira do veículo nas linhas da Comec sem pagamento de mais uma tarifa.

No retorno, o usuário que desembarca dos ônibus da Comec deverá novamente validar o Cartão VEM para a conexão com as linhas urbanas, sem pagar nova tarifa.

A principal linha beneficiada com a nova integração é a atual E07-T. Central/T. Boqueirão, ligação direta com o terminal do Boqueirão, em Curitiba.

No terminal na capital, sem pagar nova passagem, o usuário poderá fazer a conexão com outras 23 linhas, sendo 4 expressas, 3 diretas, 12 alimentadoras e 4 metropolitanas, além das 3 linhas madrugueiras não integradas (exigem cobrança adicional).

Mudanças nas linhas: fique atento
Com a mudança. a linha E07-T. Central/T. Boqueirão passa a se chamar E21-T. Boqueirão/Centro São José e funcionará em formato híbrido, ou seja, com atendimento direto e semidireto.

Funcionamento da linha Boqueirão/Centro São José

Até as 13h59, partindo do terminal Boqueirão e seguindo para o Centro de São José dos Pinhais a linha fará paradas nos seguintes pontos:

Av. Senador Souza Naves;
Rua Zacarias Alves Pereira;
Voluntários da Pátria;
Marechal Deodoro;
Veríssimo Marques;
Joaquim Nabuco, Norberto de Brito
Terminal central de São José dos Pinhais
Do terminal central de São José dos Pinhais, a linha vai direto para o terminal Boqueirão pela Avenida das Américas e Avenida Marechal Floriano.

Após as 14 horas, partindo do terminal Boqueirão, a ligação será direta até terminal Central de São José dos Pinhais. De lá, a linha passa pelos seguintes pontos:

Rua Dr. Claudino dos Santos
Passos de Oliveira
Visconde do Rio Branco
Tenente Djalma Dutra
Izabel Redentora
Rua União da Vitória
Av. das Américas
Av. Marechal Floriano
Terminal Boqueirão.

Esse formato será seguido em dias úteis e sábados. Aos domingos, a ligação entre o terminal Boqueirão e o terminal Central se dará pela linha E11-T. Boqueirão/T. Afonso Pena, passando pelo terminal Central em ambos os sentidos.

Outra linha alterada é a E32-T. Boqueirão/Aeroporto, que também passará pelo terminal Central de São José nos dois sentidos. As mudanças não alteram o pagamento da tarifa para embarque em Curitiba, que continua sendo feito com o cartão emitido pela Urbanização de Curitiba (Urbs).

A linha E99-São José/Guadalupe (via T. Central) continuará operando sem alteração, partindo da Praça Pedro Moro, passando pelo terminal Central de São José, seguindo para o terminal Guadalupe pela Avenida das Torres.

Informações: O Globo
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