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Mais 83 linhas de ônibus serão integradas ao metrô de Salvador

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O metrô de Salvador estará integrado a 83 novas linhas até o fim de novembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), no domingo, 24 linhas já começam a se integrar; no dia 13; mais 21, dia 20;  outras 21 e, para finalizar, no dia 27, mais 17.

Com a integração, o usuário, dentro do período de duas horas, paga uma única tarifa, com valor equivalente à cobrada pelo sistema de ônibus, tendo acesso aos dois modais através do SalvadorCard e cartão do metrô.

A Semob lembra ainda que, em razão de o metrô não fazer parte do programa Domingo é Meia, a integração com desconto não será válida entre os dois modais. Logo, o cidadão que optar pela integração entre ônibus e metrô no domingo vai pagar o valor normal da tarifa.

Vale lembrar que a integração das linhas urbanas com o metrô teve início com dez linhas em janeiro desse ano e, agora, já passam 200 linhas unidas com o metrô, sendo todas as linhas das estações da Lapa e  Pirajá. Confira as linhas:
FASE 1 - 06.11.2016

COD 
LINHA

0209-00
RIBEIRA(C AREIA) - BARROQUINHA

0212-00
RIBEIRA-BARROQUINHA

0233-00
V,BARBOSA - E BROTAS

0301-00
ALTO DO PERU-BARROQUINHA

0303-00
BOA V S CAETANO-NAZARE

0311-00
CAPELINHA-NAZARE

0346-00
BOM JUA-BXA SAPATEIROS

0402-00
CAIXA D'AGUA-BARROQUINHA

0408-00
CURUZU-CONTORNO R2

1106-00
S GONCALO - PITUBA

1106-01
S GONCALO - PITUBA

1118-00
S GONCALO-BARROQUINHA

1219-00
M ESCURA - LAPA

1136-00
NARANDIBA -  H GERAL 

1139-00
NS RESGATE - PITUBA

1139-01
NS RESGATE - PITUBA

0104-00
FAZ GARCIA - MACAUBAS

0106-00
SAÚDE-TORORÓ

0418-00
PAU MIUDO-BARROQUINHA

0424-00
STA MONICA-BARROQUINHA

0506-00
COSME DE FARIAS-BARRA

0515-00
COSME DE FARIAS-  BARROQUINHA

0515-01
COSME DE FARIAS-  BARROQUINHA

0516-00
LUIS ANSELMO-VALE MATATUCIR
FASE 2 - 13.11.2016


1513-00
VALÉRIA-PITUBA

1515-00
CJ PIRAJÁ 1-RIBEIRA

1516-00
VALERIA - BARROQUINHA

1525-00
VALERIA-COMERCIO/C.GRANDE

1538-00
CJ EST PIRAJÁ - PITUBA

1538-01
CJ EST PIRAJÁ - PITUBA

1538-02
CJ EST PIRAJÁ - PITUBA

1208-00
TANCREDO NEVES-S JOAQUIM

1213-00
CONJ ACM-BARROQUINHA

1214-00
ENGOMADEIRA-BARROQUINHA

1216-00
MATA ESCURA-BARROQUINHA

1221-00
SUSSUARANA-BARROQUINHA

1228-00
JD STO INACIO-BARROQUINHA

1232-00
N SUSSUARANA/SUSS-S JOAQUIM

0519-00
BROTAS-FAZ GRANDE DO RETIRO

0519-01
BROTAS-FAZ GRANDE DO RETIRO

0519-02
BROTAS-FAZ GRANDE DO RETIRO

0520-00
COSME DE FARIAS-VALE DOS RIOS

0521-00
BROTAS-COMERCIO R1

0522-00
BROTAS-COMERCIO R2

0524-00
LUIS ANSELMO-PITUBA
FASE 3 - 20.11.2016

1622-00
ALTO DO CABRITO - PITUBA

1644-00
BASE NAVAL/S THOME-PITUBA

1661-00
BASE NAVAL - C GRANDE

H001-00
MASSARANDUBA-CAB

H007-00
PERIPERI - CAB

H010-00
PIRAJÁ(RV)-TERM CAB

H012-00
CAPELINHA-CAB

H029-00
COS DE FARIAS- CAB

H036-00
MIRANTE PERIPERI - CAB

1243-00
ARENOSO/CALCADA-COMERCIO

1317-00
P DA LIMA - BARROQUINHA

1321-00
S MARCOS - BARROQUINHA

1345-00
CAST BRANCO-(BXA SAPAT) BARROQUINHA

1345-01
CAST BRANCO-(BXA SAPAT) BARROQUINHA

0705-00
NORDESTE-BXA DOS SAPATEIROS

0706-00
NORDESTE-JOANES/LOBATO

0710-00
STA CRUZ-AQUIDABA

0717-00
VALE DAS PEDRINHAS-BARROQUINHA

0807-00
FRANÇA - PITUBA

0807-01
FRANÇA - PITUBA

0807-02
FRANÇA - PITUBA
FASE 4 - 27.11.2016

1346-00
EST PIRAJA-ITAPUA

1350-00
S MARCOS-FRANCA

1360-00
N BRASILIA - COMERCIO

1361-00
V LAGOS - comercio

1414-00
B DA MATA - COMERCIO

1417-00
AGUAS CLARAS-CAMPO GRANDE

1441-00
CAJAZ 11-NARANDIBA

1448-00
FAZ GDE - BARROQUINHA

1475-00
ÁGUAS CLARAS - PITUBA

0901-00
BOCA RIO - JOANES/LOBATO

1328-00
EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA

1328-01
EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA

1328-02
EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA

1328-03
EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA

H002-00
SIEIRO - CAB

H037-00
IAPI/P. MIÚDO/CAIXA D´ÁGUA/CIDADE NOVA - CAB

H019-00
IAPI/CAIXA D´ÁGUA/CIDADE NOVA - CAB



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Salvador terá operação especial de transporte para Enem

A Prefeitura de Salvador preparou uma operação especial de transporte para os estudantes que vão fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste fim de semana. 

A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade) vai disponibilizar 830 coletivos extras no sábado (5) e domingo (6), sendo 395 no primeiro dia e 435 no segundo.

Esses veículos vão operar em 112 linhas distribuídas pela Orla, Miolo e Subúrbio da cidade. As provas começam às 12h (13h horário de Brasília) e a operação especial de transporte vai acontecer a partir das 8h, com encerramento às 16h.

Além destes ônibus extras, a Semob terá o reforço de nove linhas reguladoras nas Estações da Lapa, Pirajá e Mussurunga. Esses veículos ficarão à disposição entre as 14h e 20h.

CÓDIGO LINHA

0238 Ribeira - Plataforma/S. João Cabrito
1507 Pirajá / RN – Lapa
1515 Conjunto Pirajá I - Ribeira
1540 Conjunto Pirajá I – Estação Pirajá
1342 Est. Pirajá - Bonfim
1511 Conj. Pirajá I – Eng. V. Federação
0303 Boa V. São Caetano - Nazaré
1526 Vista Alegre - Lapa
1533 Fazenda Coutos - Lapa
1604 Base Naval / S. Thomé / Esc. de Menores - Lapa
1608 Paripe - Ribeira
1634 Alto de Coutos - Pituba
1638 Fazenda Coutos - Ribeira
1651 Base Naval – S. Thomé -Lapa
1662 Base Naval - Ribeira
0216 Ribeira – Lapa
0201 Ribeira /Bonfim - Campo Grande
0316 Faz. Grande do Retiro - Lapa
0337 São Caetano - Lapa
0221 Ribeira-Barbalho/Faz. Garcia
0218 Ribeira - Pituba
0219 Ribeira - Rodoviária
0237 Ribeira - Rio Sena / A. Sta. Terezinha
1607 Paripe – Barra
1614 Mirante de Periperi - Itaigara
1628 Rio Sena - Lapa
1633 Mirante de Periperi - Ondina
1653 Paripe - Aeroporto
0311 Capelinha – Nazaré
0334 São Caetano – Barra
0403 Caixa D’água - Lapa
1301 Estação Pirajá – Brotas
1304 Castelo Branco – Lapa
1345 Castelo Branco - Bx. dos Sapateiros
1211 Tancredo Neves - Barra
1327 Est. Pirajá - Bx. dos Sapateiros
1340 Est. Pirajá - Barra 1
1341 Est. Pirajá - Barra 2
1347 Est. Pirajá - Pituba
1349 Canabrava - Est. Pirajá R1
1413 Boca da Mata - Lapa / Barra
1388 Estação Pirajá – Barra 3
1215 Engomadeira - Lapa
1102 Cabula VI - Lapa
1225 Sussuarana – Lapa ( Vasco)
1202 Tancredo Neves - Barroquinha
1132 Cabula VI - Sieiro R2
1323 São Marcos - Lapa / B. Avenida
1116 Saboeiro - Lapa
1242 Arenoso / Lapa - Campo Grande
1428 Cajazeira 11 - Lapa
1417 Águas Claras - Campo Grande
1141 Cabula VI - Ribeira R1
1142 Cabula VI - Ribeira R2
1113 Pernambués – Lapa
1137 Pernambués – Barra
1319 Pau da Lima-Lapa/Barra
1430 Fazenda Grande 2/3-Lapa
1310 Estação Pirajá - CAB
1403 Cajazeira 11 – Ribeira
1207 Tancredo Neves - Pituba
1236 Nova Sussuarana – Lapa
1206 Tancredo Neves – Lapa
1389 N. Brasília/Jd. N. Esperança - Est. Pirajá
1397 Canabrava – Est. Pirajá R2
1334 Sete de Abril - Lapa
1130 Cabula VI - Ondina
1025 Estação Mussurunga – Barro Duro
1328 Est. Pirajá / Est. Mussu -Aeroporto
0803 Pituba - Campo Grande R1
0805 Pituba – Lapa
0902 Boca do Rio - Lapa
0914 Vale dos Rios / Stiep R3
1052 Est. Mussurunga – Barra 2
1061 Estação Mussurunga - Brotas
0503 Brotas – Lapa
0519 Brotas - Faz. Grande do Retiro
0704 Federação - Nazaré
0708 Nordeste - Lapa
0715 Santa Cruz - Lapa
0728 Nordeste - Ribeira
0904 Conj. G. Marback - Lapa
0915 Vale dos Rios / Stiep R4
0102 Barbalho-Iguatemi
0410 Sieiro - Aeroporto
0807 Pituba-França
0506 Cosme de Farias – Barra
1051 Est. Mussurunga – Barra 1
1055 Estação Mussurunga- Ribeira/S.joaquim
1059 Estação Mussurunga – Campo Grande/Cardeal
1005 Itapuã - Lapa
1031 Praias  do Flamengo – Estação Mussurunga R1
1032 Praias do Flamengo – Estação Mussurunga R2
1034 Parq. São Cristóvão - Barroquinha
1050 Estação Mussurunga - Lapa
1053 Estação Mussurunga – Barra 3
1044 Alto do Coqueirinho – Lapa
0420 Pau Miúdo - Lapa
0430 Pau Miúdo – Ondina
1062 Estação Mussurunga – Hosp.Central/Cabula
0342 Rodoviária – Circular A
0344 Rodoviária – Circular B
0417 IAPI - Lapa
0131 Lapa – Patamares R1
0132 Lapa - Patamares R2
0713 Santa Cruz - Calçada / Bonfim
0919 Vale dos Rios/Stiep - Lapa
0931 Rio das Pedras – Campo Grande R1
0932 Rio das Pedras – Campo Grande R2
1049 Alto do Coqueirinho/KM 17 – Est.Mussurunga
1302 VL. 2 de Julho/Trobogy - Lapa

Informações: R7.com
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Ônibus extras circularão para atender candidatos do Enem em Campo Grande

Os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Campo Grande e que dependem do transporte coletivo terão mais opções. Segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), veículos extras vão circular e linhas que normalmente não operam no fim de semana estarão em funcionamento.

No sábado (5) e domingo (6), conforme a Agetran, dois veículos extras serão disponibilizados para os terminais Guaicurus, Bandeirantes, Morenão e Nova Bahia para atender eventual demanda no período das 10h às 12h30. Nos terminais Júlio de Castilho, General Osório e Aero Rancho, haverá um veículo a mais que atenderá das 10h às 12h30.

Segundo o órgão, a linha 221, que não opera no sábado e no domingo, passará a atender, nesses dias, com um veículo das 9h às 17h e intervalo de 45 minutos. A linha 222 (que normalmente não opera no domingo) irá funcionar - com o plano funcional executado de segunda a sexta - tanto no sábado quanto no domingo, das 9h às 19h14 e também executará o plano funcional de segunda a sexta, no período das 10h50 às 18h.

Nos dois dias do Enem, as linhas 070 e 074 vão atender, sendo que no domingo a linha 070 vai manter dois veículos extras nos terminais Bandeirantes, Morenão e General Osório das 9h às 12h30 e a linha 074 com um veículo extra das 9h30 às 13h30.

De acordo com a Agetran, o Consórcio Guaicurus vai acompanhar a operação e, caso necessário, disponibilizar outros veículos extras para suprir a demanda.

Informações: G1 MS
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Recife terá esquema especial de ônibus para o ENEM

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas em todo o Brasil, neste sábado (5) e domingo (6). Para auxiliar os estudantes a chegarem nos locais de prova, o Grande Recife preparou um esquema especial de ônibus com reforço e ativação de algumas linhas. 

No sábado (5), primeiro dia de prova, serão reforçadas 14 linhas além da reativação das linhas 431- Cidade Universitária e 424 - CDU/Torrões (Via San Martin). Neste dia, 1.786 veículos realizarão cerca de  20.118 mil viagens, ou seja, 14 veículos e 129 viagens a mais que um sábado normal.

Já no domingo (6), 23 linhas serão reforçadas e mais três linhas serão reativadas, são elas: 116 – Circular (Príncipe), 431 – Cidade Universitária e 424 - CDU/Torrões (Via San Martin). Ao todo, neste dia estarão nas ruas 1.451 veículos, realizando cerca de 17.389 mil viagens para atender aos estudantes, ou seja, 40 veículos e 339 viagens a mais que um domingo usual. 

É importante lembrar que o estudante deve se deslocar para o local de prova com antecedência, evitando imprevistos. 

Confira abaixo, as linhas que serão reforçadas:

No sábado (5):
020 - Candeias/TI Tancredo Neves
714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte)
823 - Jardim Brasil II (Estrada de Belém)
860  - TI Xambá (Príncipe)
1915 - TI PE-15 (Dantas Barreto)
1976 - TI Pelópidas (PCR)
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) 
2460 - TI Camaragibe (Príncipe)
2920 - Rio Doce (CDU)
200 – Jaboatão (Parador)
202 - Barro/Macaxeira (Várzea)
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa)

Domingo (6):
061 - Piedade
346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)
360 - Totó/Boa Viagem
714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte)
731 – Beberibe (Espinheiro)
823 - Jardim Brasil II (Estrada de Belém)
860 - TI Xambá (Príncipe)
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra 
1900 - TI PE-15 (PCR)
1915 - TI PE-15 (Dantas Barreto)
1946 - TI Igarassu (PCR)
1976 - TI Pelópidas (PCR)
040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá
432 – CDU (Várzea)
640 - Guabiraba/Derby
2450 - TI Camaragibe (Centro)
2490 - TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 - Rio Doce/CDU
202 - Barro/ Macaxeira (Várzea)
521 - Alto Santa Isabel
522 - Dois irmãos (Rui Barbosa)
168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)

Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158). 

Informações: GRCT
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Em Porto Alegre, EPTC acelera instalação de placas de linhas de ônibus

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Mais de quatro anos depois de um grupo de publicitários iniciar um projeto popular de adesivamento de paradas com informações sobre o itinerário de ônibus, a Prefeitura de Porto Alegre finalmente começou a agilizar o processo de instalação de placas indicativas pela Capital.
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Até o momento, 289 paradas já receberam as placas. O mobiliário, regulamentado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em fundo azul, apresenta decodificadores com o número e nome das linhas que passam naquela parada. Cada um deles sinaliza a região atendida pela linha, sendo estampados nas cores azul (região Norte); vermelho (Sul); verde (Leste) e amarelo (para as linhas transversais, circulares e universitárias/Carris).

A arquiteta Simone Caberlon, da equipe de informação de mobiliário urbano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), explica que o projeto foi iniciado ainda em 2014, mas foi realizado lentamente em razão da previsão já existente de entrada em vigor do novo sistema após a licitação do transporte coletivo da cidade. A expectativa era que fosse retomado com o início do novo sistema, em fevereiro deste ano. No entanto, como explica Simone, dificuldades financeiras da gestão municipal adiaram para agosto a implantação contínua das placas – cada placa custa, em média, R$ 150.

Com a liberação de recursos, a intenção da EPTC é chegar a 500 das 4 mil paradas existentes até o final deste ano – a sinalização também será colocada nos terminais de ônibus. Entre as principais vias já contempladas estão as avenidas Plínio Brasil Milano, Cristóvão Colombo, Aureliano de Figueiredo Pinto, Érico Veríssimo, 24 de Outubro, Benjamin Constant, Cel. Bordini, Borges de Medeiros, Praia de Belas e Ipiranga.

Não há, porém, previsão de quando chegará a bairros mais afastados do Centro, como Sarandi, no extremo norte da cidade, e Restinga e Belém Novo, no extremo sul. Segundo Simone, o cronograma para o próximo ano já está em fase de elaboração, mas a sua implantação dependerá da nova gestão da Prefeitura.

A primeira iniciativa de informar os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre sobre o itinerário dos ônibus não partiu da EPTC. No primeiro semestre de 2012, um grupo de publicitários da empresa Shoot the Shit tomou a iniciativa de colocar 50 adesivos em paradas da cidade para que os próprios usuários indicassem os coletivos que passavam nos locais. Chamado de “Que ônibus passa aqui” e com o custo total de apenas R$ 100, o projeto alimentou a discussão sobre a falta de informação a respeito do transporte público na cidade.

Inicialmente tratado como vandalismo pela Prefeitura e pela EPTC, o projeto posteriormente foi abraçado pela administração municipal.

Em 2013, foi estendido para 30 municípios do País e duas cidades de fora (Cidade do México e Lima, no Peru) e foi premiado pelo jornal britânico The Guardian como a melhor ideia para cidades no desafio The World Cities Day Challenge. Gabriel Gomes, um dos criadores do projeto, disse que a ideia surgiu da premissa de que é possível criar soluções simples para os problemas das cidades. “A gente viu que a sinalização de pontos de ônibus é um problema e não só em Porto Alegre”, diz.

Segundo Gabriel, a última contribuição da empresa com a Prefeitura ocorreu em 2014, quando os publicitários entregaram layouts que serviram de base para o projeto atual.

A arquiteta Simone reconhece que a iniciativa da Shoot The Shit foi importante para colocar em ação projetos que já existiam na EPTC, mas que não recebiam atenção do poder público. “Ele ajudou a colocar essa assunto em pauta e fazer com que isso fosse considerado uma prioridade”, afirma.
Os adesivos originais, no entanto, foram alvo de múltiplas ações de vandalismo. “Infelizmente, aquelas placas acabaram também sendo vandalizadas ao longo do período”, diz.

Agora, com as novas placas de metal colocadas em uma altura mais elevada, ela diz que ficou mais difícil para depredações. “Existe vandalismo ainda, mas reduziu porque essas placas não ficam ao alcance da mão das pessoas. É um pouco mais difícil o acesso. Não é tão fácil de pichar, destruir”, diz.

Por Luís Eduardo Gomes
Informações: Sul21
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CPTM inicia venda de bilhetes no sistema QR Code

Os passageiros que utilizam a Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa da CPTM, tem uma novidade no pagamento das passagens. É a bilhetagem via QR Code, ou Código QR (Quick Response - resposta rápida), uma solução inovadora, que pode proporcionar agilidade e praticidade aos passageiros do transporte público e redução de custos operacionais à empresa.

Para testar o sistema, o usuário deverá adquirir um bilhete unitário, que será impresso com o código, na bilheteria da estação. Haverá um bloqueio específico adaptado para a leitura desse bilhete, que deverá ser aproximado à leitora de cartões para a liberação do acesso. Nos primeiros quinze dias, a venda desse bilhete estará disponível das 9h às 16h.

Durante os 30 dias iniciais desse período de testes, promotores da Autopass estarão na Estação Tamanduateí para orientar os passageiros com o novo sistema. A programação é que até o fim do ano outras cinco estações estejam com a tecnologia instalada para testes: Vila Aurora, na Linha 7-Rubi; Lapa, na Linha 8-Diamante; Autódromo, na Linha 9-Esmeralda; Dom Bosco, na Linha 11-Coral, e USP-Leste, na Linha 12-Safira. Elas foram selecionadas por apresentar maior percentual de utilização de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam bilhetes magnéticos unitários (Edmonson) para a entrada nas estações.

Caso os testes comprovem a viabilidade de implantação definitiva, futuramente, o QR Code pode oferecer múltiplas facilidades em relação aos bilhetes magnéticos atuais (Edmonson), como a aquisição pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais praticidade e ganho de tempo aos usuários da CPTM. O período de testes será de seis meses. 

O novo sistema de bilhetagem, pioneiro na América Latina para o pagamento de passagens do sistema metroferroviário, foi desenvolvido pela Autopass, parceira da CPTM nesta fase de testes, e que já realizou um projeto piloto no Terminal Santo André do Corredor ABD, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, entre os dias 11 de julho e 19 de agosto.

A viabilidade da implantação definitiva do sistema QR Code para o pagamento das tarifas será avaliada durante o período de testes. 

Serviço:

Bilhetagem via QR Code
Estação Tamanduateí da CPTM, na Linha 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra)

Informações: CPTM
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SMTT Aracaju começa a multar quem utilizar faixas exclusivas para ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informou que a partir desta terça-feira (1º) começa a aplicação de multas quem utilizar as faixas destinadas aos ônibus.

Segundo a SMTT, nessas faixas exclusivas só poderão circular ônibus, táxi de Aracaju com passageiro e transporte escolar da capital. Nos sábados, domingos e feriados, será permitido o uso das faixas por todos os veículos.

Ainda de acordo com a SMTT, o horário de fiscalização pelos agentes e monitoramento de vídeo será das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira.  A multa é de R$ 88,38 e perda de 3 pontos na CNH.

Informações: G1 SE
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Campinas terá biometria facial no transporte público

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A prefeitura de Campinas anuncia nesta quinta-feira, no Auditório da Emdec, o sistema de biometria facial no transporte público coletivo de Campinas. Em fase final de implantação, a expectativa é que até o final desse ano, todos os ônibus do transporte público de Campinas terão o reconhecimento de passageiros pelo sistema.

De acordo com a transurc, o custo engloba a substituição dos equipamentos de validação nas catracas, que ficou em R$ 6 milhões, mais R$ 1,7 milhão do sistema de 1050 câmeras, além de um custo mensal fixo de R$ 45 mil.

O objetivo é evitar fraudes nos benefícios, como as passagens com desconto para idosos e estudantes. Os golpes têm impacto, inclusive, na tarifa de ônibus, que fica mais cara.

Um dado da Transurc mostra que 36% dos usuários não pagam passagem por terem benefícios, sendo isentos da tarifa.

Informações: Portal CBN Campinas
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Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro iniciará operação aos sábados

A Linha 4 do Metrô, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, iniciará a operação aos sábados no próximo dia 5, das 6h às 21h. Atualmente, o embarque ocorre apenas de segunda a sexta, no mesmo horário. Essa é mais uma etapa de expansão da nova linha metroviária que, em dezembro, funcionará em horário integral – das 5h à meia-noite, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados – assim como as Linhas 1 e 2.

Desde sua abertura à população, no dia 19 de setembro, a Linha 4 tem atendido, em média, a 85 mil passageiros por dia. Para acessar as estações da Linha 4 (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz), os passageiros podem optar pelo ticket unitário do metrô ou qualquer cartão de bilhetagem eletrônica, como o Bilhete Único.

Não é necessário pagar outra passagem para fazer a integração com as demais linhas do sistema. Na estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, o usuário pode fazer a integração com o BRT, pagando tarifa de R$ 7 com qualquer cartão RioCard cadastrado.

Informações: Metrô Rio
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Metra Transportes investe R$ 15 milhões em 10 novos Trólebus articulados

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Metra Transportes, operadora exclusiva do corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e a sua extensão (Diadema-Brooklin), em São Paulo, acaba de ampliar a sua frota com 10 novos trólebus articulados. A aquisição dos veículos, alimentados por rede elétrica suspensa, envolveu investimento de R$ 15 milhões. 

Os novos ônibus foram adquiridos para manter o processo permanente de renovação da frota da empresa e atender com mais conforto, qualidade e segurança as 12 linhas do trecho São Mateus-Jabaquara, beneficiando os clientes dos municípios de São Bernardo, Santo André, Diadema, Mauá e também as zonas Leste e Sul de São Paulo. 

São veículos com carroceria Caio Millenium BRT e chassi Mercedes-Benz O 500 UA, totalmente acessível, com comprimento de 18 metros e capacidade para 110 passageiros entre sentados e em pé. Possui conceito Low Entry (piso rebaixado) – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nessas seções do veículo – e sistema de ajoelhamento automático, para facilitar e tornar ainda mais rápido o embarque o desembarque dos clientes nas estações. 

De última geração, os novos ônibus contam com os mais modernos e sofisticados equipamentos, como internet, Wi-fi, tomadas com entrada USB 12 Volts para recarga e, para maior conforto dos usuários do transporte coletivo urbano, vidros colados e sistema de ar-condicionado. 

A Metra, empresa responsável por um dos mais avançados serviços de transporte de passageiros do mundo, tem como uma das principais preocupações manter o respeito ao meio ambiente, por isso investe em veículos com emissão ZERO de CO². Também mantem o Corredor ABD totalmente arborizados, com árvores como o manacá da serra, que são reconhecidas por sequestrar o Gás Carbônico da atmosfera. 

Frota verde 

Com os novos ônibus, a Metra Transportes amplia a sua frota operacional para 275 veículos, dentre eles unidades de última geração e tecnologias que beneficiam os usuários em termos de cumprimento dos horários nos pontos e também contribuem para a sustentabilidade do corredor, com redução da emissão de CO². 

Além dos novos trólebus, a frota da Metra Transportes é composta por veículos diesel com comprimento de 15 metros e motor Euro 5; híbridos BR12 metros; trólebus BR 12 metros; trólebus BRT, 18 metros; superarticulado BRT 23 metros e, em programa de testes com passageiros, o DUALbus, veículo elétrico movido baterias ou pela rede aérea. 

A Metra 

A Metra Transportes é uma empresa privada, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997. Com serviço diferenciado, de padrão de qualidade entre os melhores do mundo, utiliza modernos ônibus. Suas operações envolvem 12 linhas do sistema do corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e a sua extensão (Diadema-Brooklin), a permanente conservação das vias, da rede elétrica e dos terminais e, de forma integral, de todos os componentes, como pontos de parada, da jardinagem, além da administração dos nove terminais, da comercialização de bilhetes e venda de créditos para o Cartão Bom. 

A preocupação com o meio ambiente criou a conscientização de ações que motivam os próprios colaboradores a se entusiasmarem pela manutenção e o embelezamento dos corredores com a plantação de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor ABD. Com esse projeto, de 2008 até hoje, os colaboradores voluntários já plantaram mais de 10.000 árvores, que neutralizam a emissão de CO² lançado na atmosfera pelos ônibus e outros veículos.

Informações: Bonde
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Linha de metrô de São Paulo ganha tecnologia que informa vagões mais vazios

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo já mostra, desde essa segunda-feira (19/09), aos usuários quais vagões estão mais lotados e quais estão mais vazios por meio de telões instalados na plataforma. A ideia é que os passageiros se posicionem de forma estratégica e, assim, possam escolher as portas e vagões com menos pessoas.

Com a tecnologia, um gráfico irá mostrar o nível de ocupação com algumas barras coloridas para possibilitar que os usuários dos trens possam ter mais conforto durante as viagens. Anteriormente, as telas já mostravam quanto tempo irá demorar para que os trens cheguem em cada estação.

A ViaQuatro, empresa responsável pela administração da Linha 4-Amerela, alega que a ferramenta demorou três anos para ser desenvolvida.

A tecnologia está sendo muito utilizada para facilitar o transporte público e individual ao redor do mundo, como o caso do Uber que está até substituindo algumas linhas de ônibus. Na Rússia, por exemplo, uma startup está trabalhando para desenvolver um ônibus autônomo.

O Apple Pay, que chegou ao Japão recentemente, é outro exemplo. O sistema de pagamento desenvolvido pela Maçã permite integração com o transporte público. Além do pagamento de contas com o app que conecta o celular e terminal eletrônico dos comerciantes, é possível também efetuar pagamento de bilhetes do transporte público com um simples toque. A Xiaomi aposta em uma tecnologia parecida na China.

Informações: Metrô SP
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No Rio, Linha 4 do metrô deve tirar até 35% de veículos da Lagoa-Barra

A Linha 4 do metrô, que começou a operar nesta segunda-feira entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul, ainda em horário limitado (das 6 às 21 horas), deverá reduzir em até 35%, durante o rush, o volume de carros em circulação na Autoestrada Lagoa-Barra. A estimativa é da engenheira especializada em transportes Eva Vider, da Escola Politécnica da UFRJ, que toma como base projeções feitas pelos estudos de viabilidade que justificaram a construção da nova linha. O levantamento estimou que até 2 mil veículos (em cada sentido) deixem de circular nos horários de pico.

— Se os estudos de demanda se confirmarem, a migração para o metrô vai ajudar bastante a reduzir as retenções, principalmente no sentido Zona Sul, onde o tráfego em boa parte da via opera apenas com duas faixas. Para se ter uma ideia, em sua atual configuração, sem engarrafar, a Lagoa-Barra só é capaz de absorver 3,6 mil veículos por hora — disse Vider.

A especialista observou que a inauguração do novo Joá, no fim de maio, já ajudou a minimizar os problemas no trânsito entre as duas regiões da cidade. Com a obra, uma terceira faixa foi aberta em cada sentido, garantindo melhorias na fluidez do tráfego. Por enquanto, porém, o impacto imediato da Linha 4 ainda não é conhecido. Apenas hoje a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) deve divulgar dados sobre o comportamento do trânsito na Lagoa-Barra.

As estimativas de demanda do metrô se fundamentam em um estudo de viabilidade econômica contratado pelo estado para avaliar o novo traçado da Linha 4 entre o Jardim Oceânico e Ipanema. Ele foi desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e ficou pronto em 2011. A FGV calculou que dos 300 mil usuários esperados por dia (somadas todas as viagens), 184 mil trocariam os carros particulares pelo novo sistema de transporte, enquanto os outros 216 mil migrariam dos ônibus que rodam em linhas convencionais ou são fretados por condomínios.

ÔNIBUS DE CONDOMÍNIOS FAZEM INTEGRAÇÃO

O estudo tomou como base um cenário ideal de operação. Ou seja, sem a baldeação na Estação General Osório (Ipanema), que deve continuar sendo feita até o fim do ano. Também leva em consideração a Estação Gávea, que só deve ficar pronta em 2018. Segundo a FGV, pelo menos 30.543 pessoas passariam pela estação do Jardim Oceânico (28.697 excluindo-se a Estação Gávea).

Entre os que apostam na mudança de hábitos está o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck. Ele acredita que, com a entrada em operação do metrô, os síndicos dos condomínios da região vão renegociar contratos com as empresas de fretamento de ônibus. Em lugar dos coletivos seguirem viagem até o Centro, eles passarão a deixar os passageiros na estação de integração do Jardim Oceânico.

— Já negociamos inclusive com a CET-Rio para os coletivos pararem num terminal de integração com as linhas alimentadoras no Jardim Oceânico. A revisão dos itinerários será mais uma medida que ajudará a reduzir os congestionamentos na saída e na chegada da Barra. E vai pesar até na taxa cobrada dos condomínios, já que o fretamento de coletivos chega a representar 30% das despesas pagas pelos síndicos — disse Delair.

CONEXÃO COM O BRT

Nesta segunda-feira, para absorver a demanda do metrô na Barra, o BRT Transoeste ganhou dois novos serviços expressos: Jardim Oceânico-Alvorada (com paradas no Bosque Marapendi e Barra Shopping) e Jardim Oceânico-Recreio Shopping (com paradas no Bosque Marapendi, Barra Shopping, Salvador Allende e Gláucio Gil). Outro serviço que foi iniciado ontem foi o parador Alvorada-Terminal Olímpico (parada nas estações Lourenço Jorge, Aeroporto de Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Rede Sarah, Rio 2 e Parque Olímpico). Além deles, há linhas paradoras saindo do Jardim Oceânico para o Recreio e o terminal Alvorada.

USUÁRIOS CRITICAM FALTA DE INTEGRAÇÃO NAS TARIFAS

A falta de integração tarifária entre o BRT e o metrô foi alvo de crítica de passageiros que usaram nesta segunda-feira a Linha 4. Sem a integração, eles são obrigados a pagar duas passagens (R$ 7,90).

— Infelizmente, pagar R$ 3,80 do ônibus e mais R$ 4,10 do metrô vai pesar um pouco no fim do mês. O sistema está funcionando bem, o tempo de viagem diminuiu e, sem dúvida, este é um ganho importante para a população. Mas acredito que o custo vai fazer com que não tenha tanta procura — disse a analista financeira Alessandra Gracie, de 43 anos.

A questão financeira também foi comentada pela doméstica Lucineia Anselmo, de 52 anos. Moradora de Vargem Grande e trabalhando na Gávea, ela utilizou o primeiro dia de integração metrô-BRT apenas para conhecer, mas sabe que será difícil manter diariamente esse "luxo", como classificou.

— Vou fazer a integração só quando tiver mais cansada ou com muita pressa. Acredito que meu patrão não vai bancar mais uma passagem e eu vou ter que tirar do meu bolso — contou.

A maioria dos passageiros, no entanto, elogiou o ganho de tempo proporcionado pela integração do metrô com o BRT. O vigia noturno Paulo Sérgio Costa, de 44 anos, levava quase duas horas do Leblon, onde trabalha, até Pedra de Guaratiba, onde mora.

— Perdia muito tempo nos engarrafamentos e agora, pelas minhas contas, vou conseguir ganhar quase uma hora por dia — contou ele.

A Secretaria municipal de Transportes esclareceu que ainda não há integração tarifária entre as linhas de ônibus municipais com o metrô. Já o estado informou que “o projeto de integração tarifária entre a Linha 4 do metrô e o BRT está em fase de estudo”.

Informações: O Globo
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