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Em Porto Alegre, Novo sistema de ônibus ainda não impressiona

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Seis meses depois do início da operação do novo sistema de transporte coletivo em Porto Alegre, os resultados ainda não saltam aos olhos da população. Divulgado como uma chance de dar sangue novo ao sistema, com maior qualidade e comodidade nos ônibus a um custo mais acessível, o novo contrato é visto como bem-sucedido pelo governo municipal, ainda que usuários e ativistas mantenham muitas críticas ao processo.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, diz que a implementação do edital está dentro do cronograma. Metas como a renovação imediata da frota em 296 carros e a ampliação gradual dos veículos com ar-condicionado estão sendo cumpridas, garante. O atual momento, segundo ele, é de preparar a instalação dos sistemas de câmeras e GPS, com prazo até abril do ano que vem.

"Isso vai melhorar muito o controle público e operacional do sistema", diz Cappellari. No momento, estão sendo definidas as especificações técnicas para que os equipamentos dos ônibus sejam compatíveis com a rede de monitoramento da EPTC.

Outra medida importante é a consolidação do conselho de usuários, que está sendo discutido nos 17 fóruns regionais do Orçamento Participativo em Porto Alegre. Cada regional terá um representante no conselho, que se somará a quatro integrantes que virão da Câmara Temática de Circulação e Transporte, em um total de 21 membros. O conselho tem como objetivo dar suporte à EPTC na fiscalização do sistema.
De acordo com Cappellari, estão sendo feitas medições que vão oferecer ao conselho de usuários os subsídios necessários para avaliar a eficiência do serviço prestado pelas empresas. "Se um consórcio não cumprir as metas em um determinado período, terá que apresentar um plano de recuperação. Se o problema persistir, estarão passíveis de multa de até 1% do lucro anual", afirma Cappellari.

Viabilizar a licitação, a primeira da história do transporte coletivo da Capital, foi uma luta considerável. Nos dois primeiros processos, em junho e novembro de 2014, nenhum consórcio apresentou propostas. O terceiro certame, concluído em setembro do ano passado, elegeu as mesmas empresas que já operavam o sistema na cidade, rearranjadas em quatro novos consórcios: Via Leste, Mais, Mobi e Viva Sul. Uma única empresa de fora se inscreveu, mas acabou retirada da concorrência por não cumprir todas as exigências do edital.

Segundo dados da EPTC, a idade média da frota caiu de 5,8 para 4,9 anos a partir da nova operação do sistema. A renovação da frota, garante o órgão, reverteu em queda de 24% nas quebras de veículos em serviço e de 27% nos acidentes envolvendo coletivos. Houve, também, um pequeno aumento no número de veículos circulando, de 1.702 para 1.715, mas ainda abaixo da meta inicial, de 1.781.

Conselheiro diz que mudança só favoreceu empresários

Representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) da Capital, Alceu Weber critica os resultados observados nos últimos seis meses. "Não era mesmo possível esperar nada de novo. As coisas só ficaram boas para os empresários, que garantiram 20 anos de exploração legal do sistema, sem a devida fiscalização", critica.

Na visão de Weber, não houve qualquer melhoria em problemas crônicos, como a lotação nos veículos e os atrasos nas viagens. "Linhas como a Cruzeiro (282) estão operando nos mesmos horários, com menos veículos. Os motoristas encurtam o tempo de viagem para não chegarem tão atrasados, e a superlotação continua acontecendo."

Ele também critica a formação do conselho de usuários - incapaz, segundo Weber, de oferecer garantias efetivas à população. "É um conselho de cartas marcadas. Seria muito mais importante dar um novo caráter aos mecanismos que já existem, como o próprio Comtu", dispara.

Já existem, na visão de Weber, elementos que caracterizam quebra de contrato por parte das operadoras do serviço. Mas ele não acredita na capacidade do atual governo para fiscalizar esse processo. "Talvez a partir de uma nova prefeitura, que leve em conta o interesse público e não o das empresas, seja possível entrar com uma ação popular. Atualmente, as empresas não se preocupam com nada, têm liberdade total."
Superlotação e atrasos ainda incomodam usuários

Na percepção dos usuários, a demora e o aperto seguem sendo desagradáveis companheiros de viagem. "Para mim, continua uma porcaria", diz Sabrina Santos, que atua como auxiliar de limpeza na região central de Porto Alegre. "Os ônibus estão mal cuidados demais. A tarifa (R$ 3,75) é um absurdo, não se justifica."

Usuário da linha Pinheiro (398), o auxiliar de higienização Samuel Vargas diz que os ônibus "só mudaram de cor". "A gente viaja esmagado. Cansei de viajar em pé com a minha filha. É perigoso, pode acontecer um acidente." Mesmo concordando que os ônibus mais novos apresentam melhores condições, a baixa quantidade de assentos especiais também incomoda. "Não existe preocupação com quem precisa", lamenta.

Mas há também quem esteja feliz com as melhorias. A doméstica Janaína dos Santos Nunes vai e volta do bairro Belém Velho todos os dias e se diz satisfeita com o respeito aos horários e a maior variedade de linhas à disposição. "No meu caso, melhorou muito. Era muito demorado, sempre lotado. Agora, cumprem a tabela, os ônibus estão mais limpos", comemora.

De acordo com a EPTC, a meta estabelecida para 2018, de reduzir a lotação nos ônibus de seis para quatro pessoas por metro quadrado, está sendo atingida com grande antecedência. Algo que se reforça com a queda de 7% no número de passageiros pagantes, registrada nos últimos cinco meses. "Os índices (de eficiência e comodidade nas viagens) apresentam grande melhora. Há linhas que apresentam problemas, mas isso vai melhorar com a avaliação da taxa de ocupação via GPS, em tempo real", diz Vanderlei Cappellari.

Por Igor Natusch
Informações: Jornal do Comércio
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Metrô de Salvador tem aumento de 120% no fluxo de passageiros

O Metrô de Salvador teve um aumento de 120% no fluxo de passageiros após a ampliação da integração entre o transporte sobre trilhos e o sistema de ônibus, ocorrida em Junho, que beneficiou cerca de 45 mil soteropolitanos por dia.

A medida, no entanto, não fez com que a linha metroviária atingisse a capacidade estimada de transporte. O movimento de passageiros é cerca de 80% inferior à capacidade da linha. Segundo o gerente de arrecadação da CCR Metrô Bahia, Jorge Pereira, o Metrô comporta aproximadas 200 mil pessoas por dia.

Sobre a Linha 2, a CCR e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) dizem que as obras da Linha 2 estão 55% concluídas. A nova ligação deve ligar o Acesso Norte a Lauro de Feitas (Grande Salvador), com previsão de entrega no final do ano que vem. O trecho prevê um terminal de integração na região do aeroporto.

Por Renato Lobo
Informações: Viatrolebus
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Passageiros do Metrô do Recife ganham canais para fazer denúncias

Os passageiros do Metrô do Recife podem contar, agora, com canais específicos para fazer denúncias, críticas e sugestões. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) acatou uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e retomou  e ampliou os serviços da ouvidoria.

O posto de atendimento da Estação Recife, no Centro da cidade, havia sido desativado por contenção de despesas. Ao atender ao pedido do MPF, a CBTU também reestruturou o espaço e prometeu realizar a divulgação do serviço por meio de cartazes, adesivos e placas em todas as estações de metrô do município e nos trens.

Os interessados têm três formas de fazer as denúncias e enviar críticas e sugestões. O  endereço eletrônico ouvidoria@metrorec.com.br,  telefone (81) 2102-8580 e o espaço na sede da CBTU, localizada na rua José Natário, nº 478, no bairro de Areias, no Recife. O atendimento é disponibilizado das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A recomendação foi fruto de procedimento administrativo instaurado pelo MPF. A ideia era apurar possíveis irregularidades relacionadas a abuso de poder por funcionários da CBTU, no exercício da função de agentes de segurança metroferroviária. 

Além de disponibilizar o serviço de ouvidoria, a  companhia formou grupo de trabalho para desenvolver projeto para instalação de câmeras nas estações de metrô e nos trens. O objetivo é que seja realizado procedimento licitatório para aquisição dos equipamentos.

A companhia informou ainda ao MPF que vem atuando com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura do Recife em ocorrências na área de segurança pública. A assessoria de comunicação da CBTU confirmou que os serviços estão disponíveis para a população.

Informações: G1 PE
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Ônibus Mercedes-Benz entram em operação no primeiro BRT da região Norte do País

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A Mercedes-Benz do Brasil participa, mais uma vez, do desenvolvimento do transporte coletivo nas grandes capitais do País. A Empresa comercializou 15 unidades do chassi articulado O 500 MA para o primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) da Região Norte do Brasil, em Belém, estado do Pará. Os ônibus Mercedes-Benz são os primeiros a entrar em operação no trecho recém-inaugurado de 19 km, que interliga o Terminal Mangueirão à estação Antonio Baena.

“A presença de nossa marca no BRT de Belém, o mais novo do País, é fruto de parceria com as empresas operadoras e os gestores de mobilidade urbana da cidade”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com base em sua ampla experiência e conhecimento, a equipe de assessoria em sistemas de transporte da nossa Empresa apresentou vários estudos aos planejadores locais, fornecendo informações para que fosse desenhada a melhor solução frente às características e às demandas locais. Esse apoio foi essencial por se tratar da implantação de um novo conceito de transporte urbano em Belém”.

Com base nas características do sistema de transporte adotado na cidade, o modelo indicado foi o chassi articulado O 500 MA da Mercedes-Benz, equipado com carroçaria para transportar até 140 passageiros. Todos os ônibus são equipados com ar condicionado. Como o sistema implantado utiliza estações elevadas, este veículo de piso alto foi o mais adequado para facilitar e otimizar o embarque e desembarque de passageiros com conforto e segurança. A expectativa dos gestores e operadores é reduzir o tempo das viagens em até 70%.

Mercedes-Benz treinou os motoristas para o BRT Belém

De acordo com Walter Barbosa, o trabalho de parceria foi ainda mais amplo nesse atendimento aos clientes da capital do Pará, em especial ao operador Belém Rio, que já vem de uma longa história de relacionamento com a marca na Região Metropolitana de Belém. “Disponibilizamos às empresas operadoras um     O 500 MA de nossa frota de demonstração durante um mês, para que elas pudessem comprovar, na prática, os atributos do nosso veículo, como força, excelente desempenho, robustez e resistência na severa aplicação do transporte coletivo”, diz o executivo. “Os técnicos de demonstração fizeram um primeiro treinamento aos motoristas locais, instruindo-os a extrair o máximo de conhecimento do nosso ônibus articulado”.

A área de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz também ofereceu treinamento aos motoristas que operam os ônibus em Belém, focando em dirigibilidade, segurança e economia, aspectos fundamentais para quem passou a operar um ônibus articulado de 28 toneladas e 18 metros de comprimento.

Articulados O 500 são sucesso em sistemas de transporte

Os ônibus Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas de transporte coletivo urbano de grandes regiões metropolitanas do País, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e agora Belém. “Tanto no BRT, como em sistemas por corredores ou faixas exclusivas, nossa participação é extremamente expressiva. São cerca de 70% de participação da marca no segmento urbano no País”, informa Walter Barbosa.

A Mercedes-Benz também tem aumentado sua participação nas vendas de ônibus como um todo. Apesar da atual retração do mercado no País, no acumulado de janeiro a julho, a Empresa manteve sua liderança no segmento acima de 8 toneladas, com cerca de 60% de market share.

Assessoria especializada para BRT e outros sistemas de transporte

Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz  oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias. Como exemplo, os profissionais da área deram importante contribuição às etapas de construção e operação do BRT do Rio de Janeiro.

A Empresa tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje nos principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas destes países estão entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.

Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus articulados

A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus urbanos articulados conta, atualmente, com quatro modelos: superarticulados O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados O 500 UA Low Entry (piso baixo) e O 500 MA (piso alto).

Os modelos Low Entry são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os de piso alto são mais adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos estes chassis da marca são indicados para corredores, faixas exclusivas e BRT, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao perfil e ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.

Os clientes da Mercedes-Benz têm à disposição a mais completa linha de chassis de ônibus. São mais de 90 versões para atender todas as demandas dos clientes, com modelos para transporte urbano, rodoviário, fretamento, turismo e escolar – do microônibus para 19 passageiros ao superarticulado para mais de 200 pessoas.

Informações: Mercez Benz
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VLT recebe novos Sistemas de Porta de Plataformas na Baixada Santista

A Baixada Santista terá novos Sistemas de Porta de Plataformas (PSD - Plataform Screen Doors) em seus VLT's entre Barreiros (São Vicente) e a Estação Porto. Eles já começaram a ser instalados.

O Consórcio Bosung-Arquitrave foi o vencedor da licitação pública realizada pela EMTU /SP e fornecerá 15 PSD's. A instalação começou com a colocação das colunas e vigas de suporte em aço galvanizado, que é fabricada no Brasil. Os sistemas eletromecânicos e vidros laminados, de 8mm de espessura e película que filtra os raios UV, foram fabricados na Coréia do Sul.

Esse equipamento tem a função de organizar os embarques, assim como ocorre na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. A Estação Bernardino de Campos, em Santos, é a primeira a contar com o sistema. Esse investimento representa cerca de R$ 35,5 milhões. A próxima a receber a tecnologia será a estação Mascarenhas de Moraes, em São Vicente.

Por ser um sistema novo no Brasil, ainda está sendo analisado o tempo que levará a montagem na estação Bernardino de Campos.

Atualmente, o Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista conta com seis VLT's que atendem nove estações no trecho entre Barreiro e a Estação Porto.

Do Portal do Governo do Estado
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Em Curitiba, Tecnologia facilita a vida de usuários do transporte, táxi e rodoviária

Aplicativos desenvolvidos pela Urbs permitem que o cidadão tenha à mão, no computador ou no celular, informações em tempo real sobre horários e localização dos ônibus do transporte coletivo e chegadas e saídas de ônibus rodoviários, tabelas de horários e informações de identificação de táxis e taxistas.

São seis mobiles, disponíveis no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) e que não precisam ser baixados, o que permite oferecer informações em tempo real, sem necessidade de atualização no celular. Um sétimo mobile, destinado a oferecer informações a pessoas com deficiência visual, se encontra em desenvolvimento e pode ser localizado no site, ainda em fase de testes.

Para acessar pelo celular basta contar com serviço de internet – via operadora ou wi-fi. A partir deste mês, terminais de transporte receberão rede de wi-fi, que também deve ser um dos acessórios de ônibus que venham a ser adquiridos para renovação de frota.

No sítio Mobiles, o usuário encontrará o Itibus 3, que oferece informações do transporte coletivo em tempo real. O Boletim do Transporte informa todas as alterações que são feitas nas linhas. Na Tabela Horário é possível conferir os horários de todas as linhas do transporte coletivo. Em Cartão Transporte aparece o extrato simplificado das últimas 12 utilizações do cartão transporte e o saldo de créditos disponível, para cartões que tiveram movimentação há menos de seis meses.

Outros dois mobiles também prestam importante serviço ao cidadão. O Táxi Legal permite identificar o motorista do táxi e ter informações como a marca e a placa do veículo, o número do cadastro na Urbs e o nome, com foto, do proprietário do táxi e dos motoristas auxiliares.

O outro aplicativo, também desenvolvido pela área de TI da Urbs, é o Monitor Rod, com informação, em tempo real, de chegadas e saídas de ônibus rodoviários, horário previsto e horário real de chegada na plataforma, empresa operadora, além do portão e da plataforma de embarque.

O desenvolvimento destes aplicativos tem como objetivo facilitar a vida do cidadão que se desloca pela cidade usando o transporte coletivo ou táxi, ou que vai viajar e precisa saber se o ônibus vai sair na hora certa.

Veja o que cada móbile oferece:

Itibus 3 – Utiliza a plataforma do Google Transit o que permite ter as informações no mapa. Informa sobre linhas, rotas de ônibus e posição de pontos e veículos em tempo real. O cidadão pode, por exemplo, verificar em que ponto do trajeto está o ônibus que ele está aguardando. Também permite verificar locais de interesse (escolas, feiras, unidades de saúde, parques, etc) que estejam na rota do ônibus. Basta colocar o número ou nome da linha ou da região. Por exemplo, se digitar Santa Cândida, o visor vai trazer as várias linhas que passam por ali. Clicando na linha de interesse, o trajeto será mostrado no mapa com a localização dos ônibus.

Boletim do Transporte – Atualizado de forma permanente, informa alterações que estão sendo implantadas na linha, como adequações de trajeto, de horário, identificação, etc. Basta clicar no mobile que dispõe, também, de serviço de busca.

Táxi Legal – Esqueceu algum pertence e que localizar o taxista? Tem uma denúncia ou reclamação para fazer? Quer ter mais segurança e conferir quem é o motorista? Basta abrir o Táxi Legal e digitar o número do táxi disponível no painel e nas laterais do veículo. Na tela vão aparecer a foto do proprietário e dos taxistas autorizados, com o número do táxi, veículo, placa e número de cadastro de cada taxista na Urbs.

Monitor Rod – Basta clicar no mobile para ter informações das linhas de ônibus rodoviário, disponíveis por horário de saída ou de chegada. Cidades de destino ou de origem, empresa, horário previsto e horário real de embarque ou desembarque, além dos números de portão e plataforma. Por exemplo, se você precisar buscar alguém que está chegando de ônibus na Rodoviária, poderá controlar pelo mobile o horário em que a pessoa vai chegar.

Tabela Horário – Lista todas as linhas do transporte coletivo. Clicando no ícone do ônibus aparecem informações sobre forma de pagamento, categoria (convencional, expresso, ligeirinho, etc) e horários de tabela nos terminais ou principais pontos.

Cartão Transporte – Informa postos e horários de atendimento. Digitando o CPF e o número do cartão, o cidadão terá em mãos o extrato das últimas movimentações - em que linha, dia e horário utilizou seu cartão – e o saldo de créditos disponível.

Informações: Bem Paraná
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