Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Terminal de ônibus da Berrini começa a funcionar

domingo, 17 de julho de 2016

A estação de transferência do corredor da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na Zona Sul de São Paulo, começou a funcionar neste sábado (16), quase sete meses após as obras terem sido concluídas.

Onze linhas vão servir a estação, sendo quatro com pontos finais e sete de passagem, incluindo uma do Noturno, distribuídas em três plataformas (veja lista abaixo). O local contará com bilheteria para recarga do Bilhete Único, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência, bicicletário e área administrativa.

No começo de junho, a Prefeitura de São Paulo decidiu refazer parte do terminal para permitir a entrada de ônibus articulados. Vias tiveram que ser alargadas para que os ônibus possam fazer curvas.

A SP Obras, que é da prefeitura, disse que a reforma é um pedido da SPTrans para atender adequações nas ilhas de embarque e desembarque e que os ônibus articulados não estavam previstos inicialmente. Diz ainda que não houve erro na execução do projeto.

Mesmo após a alteração desse detalhe, o terminal poderá começar a operar com serviços ainda não totalmente prontos. Quem anda pelas avenidas Chucri Zaidan e Roque Petroni Junior nesta sexta-feira (15), um dia antes da inauguração, encontra pinos ao longo das calçadas. Eles vão receber semáforos voltadas ao funcionamento dos ônibus.

Segundo o departamento de sinalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), esse serviço deverá acontecer até o final da madrugada. Outra mudança será em relação aos pontos de ônibus. Alguns deles estão abandonados e terão que ser retirados.

Veja as linhas que vão trafegar no terminal e outras que passam na região e sofrerão alterações:

Linhas com ponto no interior da Estação:
517J/10 Jd. Selma – E.T. Água Espraiada
607G/10 Metrô Conceição – E.T. Água Espraiada
607M/10 Term. Grajaú – E.T. Água Espraiada
7600/10 E.T. Água Espraiada – Estação Armênia
Linhas com ponto de passagem na Estação:
N633/11 Metrô Jabaquara – Morumbi Shopping (NOTURNO)
648P/10 Term. Capelinha – Term. Pinheiros
5154/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel
675N/10 Term. Santo Amaro – Metrô Ana Rosa
709P/10 Est. Santo Amaro/Av. Guido Caloi – Term. Pinheiros
677A/10 Term. Jardim Ângela – Metrô Ana Rosa
7710/10 Term. Guarapiranga – Metrô Ana Rosa
Linhas que atenderão o trecho da Rua Funchal do Corredor Berrini:

Também neste sábado as 10 linhas de ônibus que circulam pelo trecho do corredor da Rua Funchal, entre a Av. dos Bandeirantes e a Rua Gomes de Carvalho, passam a atender os novos pontos à esquerda. As linhas são as seguintes:
607C/10 Jardim Miriam – Itaim Bibi
607G/10 Metrô Conceição – E.T. Água Espraiada
648P/10 Term. Capelinha – Term. Pinheiros
675N/10 Term. Santo Amaro – Metrô Ana Rosa
677A/ Term. Jardim Ângela – Metrô Ana Rosa
709M/10 Term. Santo Amaro – Term. Pinheiros
709P/10 Est. Santo Amaro/Av. Guido Caloi – Term. Pinheiros
7245/10 Term. Santo Amaro – Hosp. Das Clínicas
7600/10 E.T. Água Espraiada – Estação Armênia
7710/10 Term. Guarapiranga – Metrô Ana Rosa

Novos itinerários
Para que as linhas pudessem acessar a nova Estação de Transferência, foi necessário realizar ajustes em alguns dos itinerários, detalhados abaixo:
517J/10 Jd Selma – E T Água Espraiada
Ponto Inicial: Sem alteração.
Ponto Final: Estação de Transferência Água Espraiada
Ida: Normal até a Rua Baltazar Fernandes, Av. Jurubatuba, Av. Morumbi, Lateral da Ponte do Morumbi, Avenida das Nações Unidas, Av. Jornalista Roberto Marinho, Acesso, Estação de Transferência Água Espraiada.
Volta: Estação de Transferência Água Espraiada, Acesso, Av. Jornalista Roberto Marinho, Av. Jurubatuba, R. Francisco Dias Velho, Av. Jurubatuba, prosseguindo normal.

607G/10
Metrô Conceição – E T Água Espraiada
Ponto Inicial: Sem alteração.
Ponto: Estação de Transferência Água Espraiada
Ida: Av. Leonardo da Vinci, R. Conduru, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Viad. Jabaquara, Av. Jabaquara, Av. Itacira, Al. dos Guaiós, Av. Indianópolis, Viad. República Árabe Síria, Av. Indianópolis, Al. dos Guaramomis, Av. Moema, Al. dos Maracatins, Av. Irai, Al. dos Jurupis, Av. Aratas, Ac. Acesso, Av. Rouxinol, Al. dos Arapanes, Av. Cotovia, R. Prof. Vahia De Abreu, R. Ribeirão Claro, R. Gomes de Carvalho, R. Funchal, Ac. Acesso A, Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, Pça. José Anthero Guedes, Av. Dr. Chucri Zaidan, Av. João Doria, Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Av. Jorn. Roberto Marinho (Av. Água Espraiada), Pça. José Anthero Guedes, Acesso, Estação de Transferência Água Espraiada.
Volta: Estação de Transferência Água Espraiada, Acesso, Av. Jorn. Roberto Marinho (Av. Água Espraiada), Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, R. Ulisséia, R. Funchal, Av. Dr. Cardoso de Melo, Av. Sto. Amaro, Ac. Acesso A, Ac. Retorno (Av. Sto. Amaro), Av. Gil de Campos Sales, Av. Sto. Amaro, Av. dos Eucaliptos (Av. João Castaldi), Al. dos Arapanes, R. Jacira, Ac Acesso, Av. Carinas, Al. dos Pamaris, Av. dos Imares, Al. dos Nhambiquaras, Av. Indianópolis, Viad. República Árabe Síria, Av. Indianópolis, Av. Jabaquara, Viad. Jabaquara, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Ac. Acesso, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, R. Conduru, Av. Leonardo da Vinci, Pça. Vítor Godinho, R. Domiciano Leite Ribeiro, Av. Leonardo Da Vinci. Ver mapa.

607M/10 Grajaú – E T Água Espraiada
Ponto inicial: Sem alteração
Ponto final: Estação de Transferência Água Espraiada
Ida: Normal até a Avenida Dr. Chucri Zaidan, Acesso e Estação de Transferência Água Espraiada.
Volta: Estação de Transferência Água Espraiada, Av. Jorn. Roberto Marinho e Av. Dr. Chucri Zaidan, prosseguindo normal. Ver mapa.

N633/11 Metrô Jabaquara – Shopping Morumbi
Sentido único: Normal até a Avenida Jornalista Roberto Marinho, Estação de Transferência Água Espraiada e Av. Dr. Chucri Zaidan, prosseguindo normal até a Rua Prof. José Leite Oiticica, Av. Dr. Chucri Zaidan, Acesso, Estação de Transferência Água Espraiada, Acesso e Av. Jornalista Roberto Marinho, prosseguindo normal.

7600/10 E T Água Espraiada – Estação Armênia
Ponto Inicial: Estação de Transferência Água Espraiada
Ponto Final: Sem alteração.       
Ida: Estação de Transferência Água Espraiada, Av. Jorn. Roberto Marinho, Av. Engº Luiz Carlos Berrini, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Engº Luiz Carlos Berrini, Av. Jornalista Roberto Marinho, retorno sob a Ponte Octávio Frias de Oliveira, Av. Jornalista Roberto Marinho, Acesso, Estação de Transferência Água Espraiada.

Informações: G1 São Paulo
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Prefeitura inaugura Transolímpica, primeira via expressa da cidade com BRT

domingo, 10 de julho de 2016

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado, um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a mobilidade dos cariocas: a Transolímpica. A via expressa incorpora o sistema BRT e interliga os bairros Recreio dos Bandeirantes e Deodoro.

O BRT da Transolímpica é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos do Rio e o segundo a atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT Transoeste e Transcarioca – em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo transporte de mais de meio milhão de pessoas por dia.

“Nosso sonho sempre foi tornar esta cidade mais integrada e mais justa. Com o BRT Transolímpica, uma importante parcela da população vai se deslocar com mais rapidez e conforto ganhando qualidade de vida no trajeto de casa para o trabalho. Essa foi uma das principais obras do legado olímpico”, comemorou o prefeito.

Na cerimônia, estiveram presentes o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, além do secretário executivo de governo do Rio, Rafael Picciani, e deputados federais como Carlos Lupi e Laura Carneiro.

O prefeito disse ainda que acredita que se o BRT não estiver aberto ao público no dia 22, seguinte as olimpíadas, fica aberto na mesma semana. “Tem algumas coisas provisórias que temos que ajeitar, mas acreditamos que na mesma semana conseguimos inaugurar”, disse.

BRT Transolímpica

O BRT Transolímpica funcionou de graça de 12 as 15h de ontem (9) e 10 às 15h de hoje. O serviço, depois disso, será aberto no dia 18 de julho para os que vão trabalhar nos Jogos. O BRT funcionará para o público em geral após os Jogos.

De acordo com a prefeitura, 12 ônibus do BRT estarão à disposição neste fim de semana para que a população conheça a via. Nesta operação especial de inauguração da Transolímpica, os passageiros só poderão embarcar e desembarcar no Terminal Paralímpico, no Recreio, na estação Marechal Fontenelle, e na estação São José de Magalhães Bastos, que tem integração com a Supervia. Não será permitido o desembarque de passageiros nas demais estações da via.

Até o começo dos Jogos Olímpicos do Rio, em 5 de agosto, a Transolímpica ficará fechada pra treinamento dos motoristas do BRT. Durante a Olimpíada, somente poderá embarcar no BRT do novo corredor quem possuir o cartão Riocard Olímpico. A via, por sua vez, será de uso exclusivo da família olímpica – contingente de atletas, profissionais e turistas relacionados aos jogos. A Transolímpica só será aberta à população em geral no dia 22 de agosto.

Informações: Manchete Online
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Paulistano paga R$ 40 para visitar atrações de SP

Edifícios famosos, monumentos, parques, bairros com (ótima) culinária estrangeira e estádio de futebol são atrações da capital paulista conhecidas em todo o País. Com um pouco de paciência, quem mora na cidade poderia se programar e conhecer qualquer um desses locais. Mas parte dos paulistanos tem preferido pagar R$ 40 para passear de ônibus com conforto pelos pontos turísticos do Município, com guia eletrônico. Eles são o maior público do primeiro coletivo que opera no sistema hop on/hop off em São Paulo.

“Eu fiquei sabendo dele (o ônibus) pela internet. Como meus dois filhos estão de férias, decidimos que faríamos pelo menos dois passeios por semana até eles voltarem às aulas”, contou, na quarta-feira, o analista Israel Gomes da Silva, de 44 anos, que passeou no coletivo com Mateus, de 8 anos, e Rafael, de 4. “Minha expectativa aqui é conhecer lugares novos para voltar depois”, afirmou. 

Ônibus com sistema hop on/hop off funcionam nas principais capitais do mundo. Aqui, o serviço começou em março. É um ônibus de dois andares, administrado pela Prefeitura, que faz um roteiro circular (veja o itinerário no quadro ao lado). São nove pontos de parada.

O passageiro compra a passagem dentro do coletivo e pode descer em qualquer um dos pontos, embarcando gratuitamente no próximo ônibus ou no dia seguinte. A entrada no ônibus fica liberada por 24 horas. O ingresso também dá direito à entrada gratuita, pelo prazo de vigência da passagem, em sete dos principais museus da cidade, como o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, o de Arte Sacra e a Estação Pinacoteca, ambos na Luz, e nos museus localizados no Ibirapuera.

O Estado acompanhou o programa por dois dias na última semana. Nas duas vezes, moradores de São Paulo – nascidos aqui ou em outras cidades – eram a maioria. Gente de férias que quis fazer um passeio diferente. “Mas vem bastante turista também. Hoje de manhã, havia dois grupo de americanos”, garantiu o cobrador. 

Passeio. A estudante Daniela do Amaral, de 21 anos, e sua prima Marcela Couto, de 17, haviam feito o passeio na tarde de quinta-feira e, como o bilhete dá acesso ao ônibus por 24 horas, terminaram a viagem na sexta. “A gente foi até o Ibirapuera e ficou por lá à tarde. Voltamos para casa de ônibus normal”, explicou Daniela. Na sexta, pegaram o ônibus na Liberdade e seguiram no coletivo turístico até a Praça da República. 

“Esses lugares, centro velho, Mercadão Municipal, são coisas que acabam fora da nossa rotina. Mesmo o Parque do Ibirapuera. E são todos lugares muito legais”, contou Daniela, moradora de Santana, na zona norte da capital. 

O Circular Turístico desliza entre a fiação aérea exposta, também característica da capital, e a copa das árvores, que por vezes invadem o ônibus de dois andares. Dentro, uma caixa de som fornece informações sobre os pontos de interesse, que vão de locais como a Chácara Lane, uma lembrança da São Paulo rural de dois séculos atrás no meio da Rua da Consolação, ao grafite de Rui Amaral no túnel de acesso à Avenida Paulista, pintado em 1991 e conservado desde então.

No som, a descrição da cidade se adapta a cada público-alvo. Assim, o Conjunto Nacional é apresentado como local do primeiro shopping da América Latina, em português, mas como abrigo da maior livraria do continente, nos demais idiomas.

“Eu acho que esse é um dos pontos ruins do passeio. Se você mora aqui, como é meu caso, você sabe do que estão falando. Sabe o que é o Masp, qual é o prédio. Mas, para quem é de fora, achei essas informações muito desencontradas”, afirmou a secretária Maria Helena, de 55 anos, que também aproveitou as férias das sobrinhas – duas gêmeas de 8 anos, também paulistanas – para passear pelo centro da cidade. 

Saídas. O hop on/hop off de São Paulo tem apenas três saídas diárias, da Praça da República, no centro – só para comparar, em Buenos Aires, por exemplo, as saídas do ônibus turístico são a cada 20 minutos, e a viagem custa cerca de R$ 80. Há Wi-Fi a bordo, mas para usá-lo é preciso preencher um longo cadastro, que exige CPF (que os estrangeiros não têm). Segundo a Prefeitura, em quatro meses de operação, o serviço transportou 5,6 mil pessoas, mas a administração não tem dados sobre o local de origem dos turistas. 

Serviço

Preço: R$ 40; Venda dentro do ônibus

Horários: De segunda a sexta-feira às 9h, 11h20 e 14h10; aos sábados às 8h, 10h30 e 13h30. Domingos e feriados às 10h, 11h40, 13h20, 15h30 e 17h10

Informações: http://www.cidadedesaopaulo.com/circularturismo
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Câmara aprova projeto para implantar suportes para bikes nos ônibus de Porto Alegre

Com o objetivo de promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os meios de transporte, foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (7) o projeto de lei que determina a instalação de bike racks nos ônibus da cidade. O suporte seria instalado na parte dianteira dos coletivos, semelhante aos usados em carros, e permitiria transportar até três bicicletas por vez.

A proposta aprovada por unanimidade é de autoria da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e do ex-vereador Pedro Ruas (PSOL). Também foi aprovada a emenda 1, que inclui “regulamentação, respeitando normas de segurança e mobilidade urbana”.“Faz-se necessária a compreensão do sistema de transporte público como um conjunto de modalidades, seja de transporte de massa, como ônibus e metrô, seja individual, como motocicletas, automóveis e a bicicleta”, afirma Fernanda.

Conforme o projeto, a SPTrans, empresa de transporte coletivo local de São Paulo, que já tem experiência na instalação de bike racks, estima que toda operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dure cerca de um minuto. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus.

De acordo a vereadora, é preciso que o poder público tenha iniciativa e se adiante à demanda crescente que a popularização da bicicleta proporciona. Ela diz que cidades como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos, também contam com o sistema de transporte de bicicletas. “Além disso, do ponto de vista de um trânsito mais saudável e sustentável, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e a colocação dos bike racks nos ônibus favoreceria esse propósito. Seria de suma importância que Porto Alegre fizesse parte desse movimento mundial em defesa do meio ambiente”, ressaltou.

Informações: Portal Sul21
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Em BH, “Frescão” da Cidade Administrativa será substituído por novas linhas do Move

Implantado em setembro de 2012 como opção de comodidade aos usuários de automóveis, o serviço de ônibus executivo de Belo Horizonte tende a dar passagem para o Move. Uma das duas únicas linhas da frota de pouco mais de 10 coletivos que oferece dentre outros itens de conforto bancos estofados com apoio de braço, bagageiro, janelas escurecidas e televisão a bordo – além do ar-condicionado já presente no BRT –, a SE01, que liga a Cidade Administrativa à Savassi, teve aviso da extinção publicado no Diário Oficial do Município da última terça-feira (5). O documento do poder executivo municipal dá prazo de dois dias para pedidos de impugnação contra o assunto e cita ainda a transformação de uma linha convencional já existente, a 6030, e a criação de uma segunda linha, 6031, ambas operando nos corredores do Move, como substitutas para o “frescão” que hoje atende à sede do governo mineiro.

Além da SE01, a SE02 (Buritis/Savassi), é a outra linha executiva da capital. A baixa demanda de passageiros é um dos principais entraves para a operação do serviço: enquanto a SE01 transportava, em média, 770 passageiros/dia e mais de 15 mil/mês, a SE02 transportava em média 1.028/dia e mais de 20 mil/mês até o ano passado – a BHTrans não informou dados atualizados. O valor da passagem em ambas (R$ 6,90 e R$ 5,55 respectivamente) não ajuda – no BRT/Move, a tarifa custa R$ 3,70.

Em fevereiro do ano passado, a demanda reduzida já havia inviabilizado a única linha turística da capital. Implantada em junho de 2014 e readequada no mesmo ano, concentrando o atendimento nos fins de semana, a ST01 (Circuito Turístico Centro-Sul) utilizava o mesmo modelo de ônibus das SEs, percorrendo pontos como o Mercado Central e a Praça da Liberdade. A média de passageiros da ST01 era irrisória: dois por viagem.

NOVAS LINHAS Ambas as linhas que substituirão a SE01 serão semidiretas, ligando a Cidade Administrativa ao Hipercentro de BH pelas Av. Cristiano Machado e Antônio Carlos, com pontos finais na Savassi e na Av. Augusto de Lima, na região do Barro Preto. A 6030 (Cidade Administrativa/Savassi via Hospitais) seguirá pela Av. Cristiano Machado, com parada dentro da pista exclusiva apenas na Estação Minas Shopping e ponto final na Rua Professor Moraes, 139 – mesmo local onde hoje para com ônibus convencionais –, atendendo a Região Hospitalar. Fora da pista do BRT/Move em direção à Savassi, a 6030 começa a embarcar e desembarcar na Av. Francisco Sales, seguindo pelas Av. Brasil, Carandaí, Rua Rio Grande do Norte, Afonso Pena e Getúlio Vargas, até chegar na Rua Professor Moraes. No trajeto inverso utilizará as Av. Afonso Pena, Professor Alfredo Balena e Bernardo Monteiro, com trecho direto a partir da Av. Cristiano Machado, conforme as informações especificadas no DOM.

Já a linha 6031 (Cidade Administrativa/Centro) seguirá pela Av. Antônio Carlos com paradas dentro do corredor apenas na Estação Pampulha e Senai. As paradas nos pontos de ônibus em direção ao Centro começam na Rua Rio de Janeiro, seguindo pela Av. Santos Dumont, Praça Rio Branco, Av. Paraná, Rua Padre Belchior e Rua Curitiba, até o ponto final na Av. Augusto de Lima. O retorno será pela Av. Paraná, Praça Rio Branco, Av. Santos Dumont (inicia trecho direta), Rua Espírito Santo e Av. do Contorno.

FROTA DA 62 e 66 Para operar as linhas 6030 e 6031 com veículos do Move, o Consórcio Pampulha pretende concluir alterações nas linhas 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) e 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais via Cristiano Machado), com a criação de sublinhas. Haverá realocação de coletivos de ambas as linhas para atendimento às novas linhas da Cidade Administrativa nos horários de pico da manhã e tarde.

Informações: Portal Uai
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Prefeitura do Rio libera pista central da Avenida Brasil à circulação de veículos a partir de segunda

A Prefeitura do Rio informa que, a partir das 4h desta segunda-feira (08/07), a pista central da Avenida Brasil será liberada à circulação dos veículos. Os trechos ocupados pelas obras do corredor do BRT Transbrasil, entre o Caju e a Ilha do Governador e do Trevo das Margaridas ao Trevo das Missões, serão reabertos ao trânsito.  Sem as interdições, as faixas seletivas estarão em operação exclusiva para os ônibus — os táxis não poderão circular pela faixa exclusiva. A partir de 25 de julho, as seletivas serão parte integrante do sistema de faixas olímpicas. 

As obras de requalificação da Avenida Brasil com a implantação do corredor BRT Transbrasil trouxeram mais um beneficio. A reformulação do traçado e a redistribuição das faixas permitiram à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) aumentar a capacidade do corredor exclusivo de ônibus na via, adicionando mais uma faixa no trecho entre Irajá (Avenida Meriti) e Caju (Rua Ricardo Machado). A mudança está em sintonia com a diretriz de mobilidade urbana da prefeitura, que prioriza o transporte público nos principais corredores viários.

Ao longo da Avenida Brasil serão instaladas placas e faixas informativas sobre a utilização do corredor exclusivo somente por ônibus autorizados e o limite de velocidade de 80 km/h. Haverá ainda equipamentos de fiscalização eletrônica para garantir que as pistas seletivas sejam utilizadas somente pelos ônibus. Os veículos não autorizados flagrados em circulação nas faixas restritas estarão sujeitos à aplicação de multa grave, com a perda de cinco pontos na CNH do condutor.

Contagens do fluxo de veículos feitas durante o período das obras mostraram que, nas duas faixas liberadas ao tráfego, a circulação na pista central de ambos os sentidos da manteve uma média de 450 coletivos/hora, e aproximadamente 2.900 veículos de passeio/hora nos horários de pico.

Considerando a taxa de ocupação da via, a transferência dos ônibus para a faixa exclusiva permitirá um aumento de capacidade da pista central de aproximadamente 1.000 veículos/hora, sem perder a média de fluidez verificada atualmente. Além disso, ao dobrar a capacidade da pista exclusiva de ônibus, espera-se considerável redução do tempo de viagem do transporte público nesses trechos.

Transbrasil atinge 50% das obras executadas

Com vários trechos prontos em um total de 10,9 km de vias requalificadas para receber a Transbrasil, as obras do corredor de BRT já contabilizam 50% de execução. Entre o Caju e o viaduto na altura de Ramos - que interligará os corredores expressos Transcarioca e Transbrasil - foram concluídos 5,2 km de pista expressa, com duas faixas de rolamento em pavimento rígido (concreto) e mais duas faixas em pavimento flexível (asfalto), nos dois sentidos.

Também foram concluídos mais 3,3 km de pista expressa entre o Trevo das Missões e o Trevo das Margaridas. Já entre o Ceasa e a altura do bairro de Guadalupe foram finalizados 2,4 km de pista seletiva, com uma faixa por sentido em pavimento rígido de concreto. Até o momento, a obra já empregou mais de 39 mil metros cúbicos de concreto e mais de 75 mil toneladas de asfalto.

As intervenções na Avenida Brasil também eliminaram pontos de alagamento. Já foram concluídas as melhorias na rede de drenagem na altura das localidades Fazendinha, Vista Alegre e Parada de Lucas. O trabalho foi parcialmente finalizado nas redes localizadas na altura da Ilha do Governador, Ramos, Manguinhos, Caju e Penha, com a construção de 5.122 metros de galerias pluviais.

Os viadutos exclusivos para o BRT estão em fase de execução. Na altura de Ramos, com aproximadamente 500 metros, já é possível ver a estrutura de um deles; assim como os viadutos centrais ao longo da Avenida Brasil, na altura da Avenida Martin Luther King; da Rua Cajurana e da Estrada João Paulo.

Até o fim deste mês, continuará em execução o serviço de pavimentação flexível nas pistas laterais, entre Caju e o viaduto de Ramos, e nas pistas centrais, entre o Ceasa e Guadalupe. Também será concluída a construção do viaduto de Deodoro, assim como a implantação de nova sinalização e de limitadores de altura nos trechos já finalizados na via, inclusive no viaduto de Deodoro. Estão sendo executadas ainda melhorias na pista seletiva, na altura da Penha.

Para facilitar a mobilidade, durante o mês de agosto, as obras do BRT Transbrasil ficarão paralisadas. Os operários estarão em férias coletivas e retornarão ao trabalho no dia 5 de setembro. 

Informações: Jornal do Brasil
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