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Tarifa de ônibus de Maceió é reajustada para R$ 2,75

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O Conselho Municipal de Transporte de Maceió aprovou, em reunião na quarta-feira (28), o reajuste das tarifas de ônibus e taxi em Maceió. Com a decisão, a passagem de ônibus sobe 10%, passando de R$ 2,50 para R$ 2,75, e a tarifa de táxi sobe 8,83%, passando a bandeirada de R$ 4,00 para R$ 4,33. O percentual de reajuste aprovado foi mais baixo que em outras capitais, o que foi possível em decorrência de investimentos públicos no transporte municipal.

A Associação dos Transportadores dos Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal) propôs o reajuste para R$ 2,83, o que foi rejeitado por 13 dos 15 membros do Conselho de Transporte. Apesar de levar em consideração as alegações apresentadas para o reajuste, como a inflação, o aumento do preço do combustível, dos salários e dos planos de saúde dos rodoviários, os conselheiros acataram a proposta da equipe técnica da SMTT, de R$ 2,75.


De acordo com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Tácio Melo, a Prefeitura de Maceió fez investimentos no setor, garantindo reajuste menor que em outras capitais nordestinas. “Em outras capitais, o aumento ficou entre 14% e 16%. Em Maceió, o reajuste aprovado será de 10%. Isso só foi possível porque desde 2013, trabalhamos para melhorar o serviço. Realizamos a reforma de terminais de ônibus, como o do Benedito Bentes e Mercado de Produção. Implantamos a Faixa Azul, que diminuiu o tempo entre as viagens e combatemos o transporte coletivo clandestino, retirando das ruas mais de mil irregulares”, destacou.

Tácio Melo explicou que a proposta foi baseada nas ações promovidas pela Prefeitura e nos resultados obtidos desde 2013. “Em 2006, a média de passageiros pagantes nos ônibus da capital era de 10 milhões de pessoas por mês. Esse número caiu, e em 2014, passou para 7 milhões, 4% a mais que no ano anterior, o que mostra que as ações de valorização e melhoria do transporte coletivo estão surtindo efeito”, disse Tácio Melo.

O subsídio técnico será enviado para o Poder Executivo, a quem compete avaliação e validação do reajuste.

Informações: Secom Maceió
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SPTrans inverte linhas em plataformas no Terminal Campo Limpo neste sábado

Com o objetivo de proporcionar maior agilidade para o acesso de coletivos e desembarque e embarque dos passageiros, a SPTrans informa que dia 31, sábado, no Terminal Campo Limpo, Zona Oeste, serão realizadas inversões de 21 linhas em suas plataformas. 

A medida faz parte do projeto de reestruturação e acessibilidade do Terminal.

Confira abaixo as  localizações das linhas:

Plataforma 01
807M/10          Term. Campo Limpo – Shop. Morumbi            
807J/10           Term. Campo Limpo – Shop. Morumbi            
857P/10           Term. Campo Limpo – Paraíso  
809P/10           Term. Campo Limpo – Term. Pinheiros           
7059/10           Pq. do Engenho – Term. Campo Limpo          
7060/10           Valo Velho – Term. Campo Limpo        

Plataforma 02
7049/10           Pq. do Lago – Term. Campo Limpo      
7057/10           Jd. Mitsutani – Term. Campo Limpo     
7058/10           Jd. Mitsutani – Term. Campo Limpo     
7063/10           Jd. Macedônia – Term. Campo Limpo 
7051/10           Jd. Rosana – Term. Campo Limpo       
7052/10           Jd. Helga – Term. Campo Limpo           
7054/10           Jd. Macedônia – Term. Campo Limpo 
7055/10           Jd. Guarujá – Term. Campo Limpo       
7062/10           INOCOOP Campo Limpo – Term. Campo Limpo      
7062/31           Campo Limpo – Term. Campo Limpo  
7053/10           Jd. Macedônia – Term. Campo Limpo 
7053/21           Jd. Maria Sampaio – Term. Campo Limpo      
7053/22           Jd. Maria Sampaio – Term. Campo Limpo      

Plataforma 03
8605/10           Term. Campo Limpo – Term. Bandeira            
857A/10           Term. Campo Limpo – Metrô Santa Cruz        
857C/10          Term. Campo Limpo – Metrô Conceição         
7050/10           Jd. das Rosas – Term. Campo Limpo  
807A/10           Term. Campo Limpo – Term. Santo Amaro    
7081/10           Term. Capelinha – Term. Campo Limpo         

Plataforma 04
8075/10         Term. Campo Limpo – Metrô Butantã    
857R/10        Term. Campo Limpo – Aclimação           
8700/10         Term. Campo Limpo – Praça Ramos de Azevedo

Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

Assessoria de Imprensa SPTrans

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Em Goiânia, Corredor preferencial da Avenida 85 começa a valer no sábado

A Prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias Municipais de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) e de Obras (Semob), está concluindo as intervenções na Avenida 85 e em vias do entorno para a implantação da primeira etapa do novo corredor preferencial de ônibus. A partir deste sábado (31), os ônibus das 18 linhas que trafegam pela via e atendem aproximadamente 175 mil pessoas diariamente terão faixa prioritária de circulação, que vão garantir viagens mais rápidas.

Nesta fase do projeto, adequações e mudanças estão sendo realizadas nas ruas dos setores Serrinha, Bueno e Bela Vista, sendo que os novos sentidos das vias também começam a vigorar no sábado.

O novo acesso, no sentido Centro/Serrinha, passou a ser pelas avenidas Mutirão e T-10. Na convergência com as avenidas Mutirão e Ricardo Paranhos, o semáforo de três tempos foi trocado por um de dois tempos, o que  diminuirá a duração da parada.

No sentido Serrinha/Centro, entre a Rua 1.122 e Av. Mutirão, foi criado um novo taper (faixa auxiliar para o retorno dos veículos), visando garantir acesso seguro dos ônibus das linhas 010 (Veiga Jardim/Campinas) e 014 (Ateneu/Campinas), que realizam a conversão na Av. Mutirão seguindo para Campinas.

A circulação no sentido avenidas Mutirão/Ricardo Paranhos foi extinta e o novo acesso passou a ser pela Avenida 85/Coronel Joaquim Bastos.

Ao longo da via, os semáforos receberam novas configurações de tempo. A sinalização horizontal foi revitalizada e novas placas de orientação foram instaladas.

Fiscalização

Para concluir a implantação desta etapa do corredor 85, a SMT instalará fotossensores em oito cruzamentos, no trecho que vai da Praça Cívica até a T-13. Os equipamentos estão passando por aferição do Inmetro e também vão ser instalados gradativamente

Eles fiscalizarão a ocupação da faixa exclusiva de ônibus por automóvel, além de fiscalizar excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa. A previsão é de que estejam em pleno funcionamento dentro de 30 dias, já incluído o período educativo de 15 dias.

QUAIS ALTERAÇÕES FORAM EFETIVADAS

– Inversão de sentido das ruas Carlos Chagas e 1.112, de forma que tais vias formarão um binário (ruas em sentidos opostos);

– Implantação de semáforo de dois tempos na Rua T-14 com Avenida S-1, de forma que se forme assim um binário com a Rua T-13;

– Troca de semáforo de três tempos da Avenida S-1 com a Avenida Laudelino Gomes por semáforo de dois tempos;

– Implantação de semáforo de dois tempos na Rua T-4 com Rua Carlos Chagas;

– Mudança no semáforo da Rua Rui Barbosa com Avenida Serrinha, que passará a ser de dois, não mais de três tempos.

– As obras do corredor 85 estão sendo feitas em etapas. Nesta fase, o canteiro central da avenida foi fechado para conversões à esquerda para a Av.136 e para a Rua 137.

Informações: Diário da Manhã

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VLT de João Pessoa inicia operação nesta segunda

Após o sucesso da realização da viagem teste com passageiros, a CBTU em João Pessoa confirma para a segunda feira, 2 de fevereiro, o início da operação experimental do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As viagens do VLT serão realizadas de segunda a sexta feira, isto é, aos sábado só haverá circulação do trem antigo.

De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo, como é grande a expectativa dos paraibanos em torno do funcionamento do VLT e como ele comporta menos passageiros do que os atuais trens, a estratégia é que o trem atenda aos usuários nos horários que não são de pico. “Nesse primeiro momento a gente vai apresentando o VLT aos poucos à população. Quando a segunda composição, que está em fase final de testes de fábrica, for entregue à operação, aí sim, poderemos ampliar o número de viagens dos novos comboios”, diz.

Embora seja rápido, o VLT irá trafegar com a mesma velocidade dos atuais trens e irá cumprir a grade horária atual. Só depois da chegada das outras composições e a total adequação do sistema, com a construção de dois pontos de cruzamentos ferroviários, é que a CBTU irá elaborar uma nova tabela de horários. Os estudos da grade horária de funcionamento do VLT já foram iniciados pelo pessoal da área de Movimento de Trens.

VLT – O Veículo Leve sobre Trilhos é um trem moderno, rápido, seguro e confortável. Fabricado pela empresa cearense Bom Sinal, instalada na cidade de Barbalha, o modelo adquirido pela CBTU é o Mobile 3, dotado de duas cabinas computadorizadas – uma em cada extremidade dos carros motores e um carro reboque ao meio. Ele é um veículo ferroviário leve de passageiros para transito urbano e suburbano, com motorização diesel, tração diesel-hidráulica, bidirecional, que trafega em bitola métrica – distância de um metro entre os trilhos -, ar condicionado, acessibilidade para deficientes físicos, passagem entre os carros, sistema de comunicação interna digital e sonora e capacidade para transportar até 600 passageiros por viagem. O VLT de João Pessoa mede 55,8 metros com altura de 3,7 metros e 2,8m de largura.

Informações: PB Agora

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Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo será entregue em março

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), promete a entrega do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo para março deste ano, segundo o site “Guarulhos Web”.

Os investimentos são de R$ 78,7 milhões. A empresa que gerencia os ônibus metropolitanos também prevê que neste trecho sejam transportados cerca de 60 mil passageiros diariamente, com economia no tempo da viagem de até 20%.

Está sendo construído a segunda etapa do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo, entre os terminais Cecap e Vila Galvão, com 12,3 km, incluindo ainda a construção do Terminal Vila Galvão, já entregue e 17 Estações de Embarque e Desembarque.

Também serão três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus em pavimento rígido, passando pelas avenidas Tancredo Neves, Antonio de Souza, Presidente Castelo Branco e Torres Tibagy, com exceção do trecho entre Vila Endres e Av. IV Centenário, onde o tráfego será compartilhado, conforme solicitação das autoridades de trânsito da cidade.

Informações: Via Trolebus

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Cancelada pela segunda vez licitações para a construção de corredores e terminais de ônibus em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo cancelou pela segunda vez licitações para a construção de  corredores e terminais de ônibus na cidade. Agora, foram revogadas licitações para a construção de 63 km de corredores de ônibus, no valor total de R$ 2 bilhões.

A decisão diminui ainda mais o prazo para a entrega de 150 km de corredores até o final de 2016, como prometeu o prefeito Fernando Haddad (PT) durante sua campanha, em 2012. A gestão, no entanto, afirma que o objetivo está mantido.

Até o momento, a Prefeitura entregou 2 km. Outros 94 km de corredores já foram contratados pela SPObras, e parte deles está em construção. As licitações começaram todas na gestão de Gilberto Kassab (PSD) e foram concluídas na gestão Haddad, e algumas delas têm prazos de conclusão longos, de 36 meses. (veja abaixo a lista de todos os corredores).

A suspensão mais recente ocorreu após o Tribunal de Contas do Município (TCM) apontar falhas no processo de contratação, como falta de disponibilidade de recursos orçamentários e ausência de indicação de recursos para o pagamento de desapropriações.

Entre os trechos cancelados estão parte dos corredores que serão construídos na Radial Leste, no eixo Avenida dos Bandeirantes - Avenida Salim Farah Maluf e na perimetral Itaim Paulista - São Mateus.

A Prefeitura diz ainda que tem concluído projetos básicos para implantação de mais cerca de 95 km de novos corredores. A construção, porém, ainda não foi licitada.

Os corredores são estruturas à esquerda, totalmente segregadas do trânsito, como os das avenidas 9 de Julho e Santo Amaro. São diferentes das faixas exclusivas, que ficam à direita e têm presença dos carros para conversões em ruas à direita. As faixas se tornaram uma das principais marcas da gestão Haddad. Em pouco mais de dois anos, a Prefeitura de SP inaugurou 464,6 km.

Questionamentos do TCM
Questionamentos sobre o dinheiro que será usado para bancar os corredores já tinham sido feitas pelo TCM à SPTrans, levando a Prefeitura a cancelar licitações para 128 km de corredores de ônibus no meio de 2014. Segundo a SPTrans, as licitações foram revogadas novamente com o objetivo de adequar as sugestões dos tribunais de contas do Município (TCM) e da União (TCU).

O cancelamento foi oficializado no dia 30 de dezembro no Diário Oficial do município. A Prefeitura agora promete relançar ainda no primeiro semestre as licitações para a construção de 41 km dos 63 km cancelados.

Entre os trechos que foram cancelados e terão novas licitações ainda no primeiro semestre, segundo a SPTrans, está um trecho do corredor da Radial Leste, de 9,4 km e custo estimado de R$ 260 milhões.

Outro trecho que deverá ser relançado em breve fica na Avenida dos Bandeirantes, no trecho entre a Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini e a Avenida 23 de Maio, com 16 km e custo previsto de R$ 487 milhões. Há ainda um trecho entre o Itaim Paulista e São Mateus, na Zona Leste, também de 16 km de extensão e valor estimado de R$ 529 milhões.

Estava prevista também a construção de um trecho do corredor Norte e Sul, da Praça da Bandeira, no Centro, até a região da Avenida Teotônio Vilela, na Zona Sul. Esse projeto, porém, será licitado posteriormente, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Também vai ficar para depois a construção dos terminais Jardim Aeroporto, Jardim Baronesa, Jardim Miriam, Jardim Anhanguera e um terminal em São Mateus para o corredor que vai ligar o bairro até o Itaim Paulista.
Boa parte dos corredores da cidade vai receber verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, do governo federal.

Veja a lista dos corredores já contratados e a situação de cada um deles. O prazo para execução das obras começa a valer a partir da data da ordem de início dada em cada processo de contratação.

Corredor Leste
Trajeto: percorre parte da Radial Leste
Radial (trecho 1) - integração com o Terminal Parque Dom Pedro (Linha 3 do Metrô) e outras estações até a Vila Matilde
Tamanho do percurso: 12 Km
Custo: R$ 455 milhões
Fase: obra iniciada em novembro de 2014
Prazo: 36 meses

Trecho 2 - na região das Estações Guilhermina Esperança, Patriarca e Artur Alvim
Trajeto: percorre parte da Radial Leste
Tamanho do percurso: 5 Km
Custo: R$ 200 milhões
Fase: obra contratada, aguardando licença ambiental
Prazo: 36 meses

Trecho Itaquera - na região de Vila Carrão e Itaquera
Trajeto: percorre parte da Radial Leste
Tamanho do percurso: 14 Km
Custo: R$ 225 milhões
Fase: obra iniciada em janeiro de 2015
Prazo: 36 meses

Corredor Aricanduva
Trajeto: vai percorrer toda a extensão da avenida, desde a região da Radial Leste até a Avenida Ragueb Chohfi
Tamanho do percurso: 14 Km
Custo: R$ 126 milhões
Fase: obra contratada, em revisão do projeto
Prazo: 24 meses

Corredores de Acesso ao Terminal Itaquera
Trajeto: são várias intervenções, incluindo a construção de um corredor na Avenida Líder.
Custo: R$ 293 milhões
Fase: obra contratada, esperando licenças ambientais
Prazo: intervenções variadas, sendo a última delas com prazo de em junho de 2016

Corredor M'boi Mirim (requalificação)
Trajeto: ao longo dos eixos viários da estrada do M’ Boi Mirim e Av. Guarapiranga, desde o terminal Jardim Ângela até a Estação de Transferência Vitor Manzini.
Tamanho do percurso: 8 km
Custo: R$ 99 milhões
Fase: obra iniciada em novembro de 2013
Prazo: maio de 2015

Corredor Berrini
Trajeto: ao longo das avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Chucri Zaidan
Tamanho do percurso: 3,3 Km
Custo: R$ 45 milhões
Status: obra iniciada em novembro de 2013
Prazo: junho de 2015

Corredor Binário Santo Amaro
Trajeto: conexão entre vias que vão unir os corredores da Avenida Santo Amaro e do Vereador José Diniz
Tamanho do percurso: 8,5 km
Custo: R$ 48 milhões
Fase: obra iniciada em outubro de 2013
Prazo: outubro de 2015

Corredor Capão Redondo/Campo Limpo/Vila Sônia
Trajeto: vai passar por vias como a Estrada de Itapecerica.
Tamanho do percurso: 12 km
Custo: R$ 243 milhões
Fase: obra contratada, aguardando licença ambiental
Prazo: 36 meses

Corredor Inajar de Souza / Marquês de São Vicente / Rio Branco
Trajeto: tem a função de estabelecer uma ligação rápida por transporte coletivo entre a região noroeste e o centro da cidade.
Tamanho do percurso: 14,6 Km
Custo: 170 milhões
Fase: obra iniciada em agosto de 2013
Prazo: agosto de 2015

Por Márcio Pinho
Informações: G1 SP

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