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Metrô do Recife apresenta falhas pelo segundo dia consecutivo

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que cinco estações que atendem ao ramal Centro/Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, vão permanecer fechadas até o encerramento das atividades do metrô, às 23h desta terça (14). Os terminais estão sem funcionar desde as 14h30 devido a um problema de alimentação na rede elétrica do sistema metroviário. A CBTU não tem previsão de quando o serviço será regularizado.

A CBTU informou que um cabo de alimentação rompeu, por volta das 14h30, na Estação Alto do Céu, e técnicos estão trabalhando no conserto. Por conta disso, estão fechadas as estações Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme Damião e Camaragibe.

Assim, os trens que atendem ao ramal Camaragibe estão seguindo até a Estação Coqueiral. A linha Centro/Jaboatão está funcionando normalmente, assim como a linha Sul. Por conta disso, a CBTU pediu reforço das linhas de ônibus que atendem aos passageiros da região.

O Grande Recife Consórcio de Transportes reforçou quatro linhas: 2450 - BRT Camaragibe / Centro; 346 - TIP / Conde da Boa Vista; 410 - Parque Capibaribe / TI TIP; e 2469 - Camaragibe / CDU, que ampliou o itinerário até o TI Barro.

Este é o segundo problema registrado no metrô do Recife esta semana. Na segunda (13), um trem da linha Centro quebrou entre as estações Barro e Werneck, no sentido subúrbio-Centro. Alguns passageiros abriram as portas e saltaram nos trilhos.

Informações: G1 PE

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Corredores de ônibus de Blumenau passam por reparos a partir desta terça-feira

Os corredores de ônibus recebem a partir desta terça-feira uma operação tapa-buraco em trechos danificados do asfalto. Para não prejudicar tanto o fluxo dos coletivos, o trabalho de manutenção será feito em horários de menor movimento: das 9h às 11h e das 14h às 16h. O engenheiro Paulo Roberto Skroch, da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur), afirma que o serviço deve durar cerca de 20 dias trabalhados, dependendo das condições climáticas.
Foto de Jaime Batista da Silva
Skroch destaca que a operação não é a reforma completa de toda a camada asfáltica que forma os 11 quilômetros de corredor urbano. Orçado em cerca de R$ 160 mil, o trabalho irá se concentrar apenas nos buracos existentes, que têm em média de dois a três metros quadrados. Será feito o corte do trecho prejudicado, remoção, limpeza, pintura e aplicação da nova camada asfáltica.

De acordo com o cronograma elaborado pela Sesur, o trajeto da operação vai formar uma espécie de círculo em torno do Centro. As obras começam na Avenida Martin Luther, seguem pelas ruas São Paulo e Paul Werner, passam pela Rua 7 de Setembro e terminam na Avenida Beira-Rio. Mas, segundo Skroch, a recuperação não vai ser feita todos os dias seguidamente porque quem a executa é a mesma equipe da prefeitura que faz operação tapa-buraco em outros locais da cidade. Com isso, vai haver revezamento entre o trabalho nos corredores e trechos comprometidos em bairros diferentes.

O engenheiro garante que a operação não deve causar muitos transtornos aos motoristas, já que as intervenções costumam ser rápidas e pequenas:

— Teremos guardas orientando o trânsito. O ônibus vai desviar no trecho onde estivermos trabalhando e depois voltará para o corredor. Isso não afeta o fluxo de veículos.

Licitação vai escolher empresa que fará novos estudos sobre o asfalto

Inaugurados entre 2011 e 2013, os corredores custaram R$ 12,5 milhões e desde então já passaram por pelo menos três operações tapa-buracos. Mas para uma reforma mais aprofundada na pavimentação, que deveria durar 10 anos, o município depende de novos estudos. Entre outubro e novembro do ano passado, a prefeitura chegou a fazer testes que mostraram as falhas e os pontos que precisariam ser recuperados. Segundo o secretário de Obras, Paulo França, ainda assim se sentiu a necessidade de um relatório mais completo, já que aquele se mostrou inconclusivo.

Como para isso é preciso equipamentos que a prefeitura não tem, a Secretaria de Obras decidiu fazer uma licitação para escolher uma empresa de engenharia encarregada de continuar o levantamento. Está em fase final a elaboração de um termo de referência, especificando o que deve constar na licitação. Depois de pronto, o termo será encaminhado à Secretaria de Administração, a qual cabe lançar o edital.

— Até novembro devemos lançar este edital para contratar a empresa de engenharia — afirma França.

O projeto de engenharia, a ser entregue pela empresa vencedora, irá não só aprofundar o que já foi feito pela prefeitura, como trazer as soluções para os problemas no asfalto e os valores para as obras.

— É um projeto final de engenharia. Depois é só pegá-lo e buscar os recursos para dar início ao serviço — diz.

Postado por Larissa Neumann
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Frota de ônibus de São Paulo começa a receber validadores de última geração

A frota de ônibus da SPTrans começou a circular por São Paulo com os primeiros validadores eletrônicos de última geração. Até janeiro de 2015, as operadoras terão que equipar todos os ônibus com estes novos modelos. 

O Validador DG Smart, desenvolvido pela empresa brasileira Digicon, estará presente em 2.000 veículos de 4 garagens da capital paulistana. Esta nova tecnologia proporcionará melhorias no transporte público, pois permitirá redução de fraudes nas utilizações dos cartões de Bilhete Único, através de uma câmera que possibilitará a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou gratuidades), comparando as fotos previamente cadastradas com aquelas realizadas no momento da validação. 

Segundo o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho, o DG Smart possui também uma alta performance de processamento, grande capacidade de armazenamento e transmissão de dados. Estas funções são realizadas via Wi-Fi e Modem 3G de última geração. “Por estas características o embarque de passageiros é extremamente agilizado, como também permite identificar os casos de cartões perdidos, roubados ou as tentativas de fraudes no sistema”, comenta. 

Mobilidade Urbana A Digicon é pioneira no segmento de Bilhetagem Eletrônica no Brasil, onde atua há quase de 20 anos. A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon fornece sistemas inteligentes para controle de tráfego, bilhetagem eletrônica, além dos sistemas para estacionamentos urbanos com parquímetros. A unidade tem previsão de crescer 20% em 2014. O segmento já representa 40% no faturamento total da empresa.

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Traçado do VLT que ligará centro de BH a Confins é definido

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A diretriz básica do traçado do transporte leve sobre trilhos que ligará o hipercentro de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, na região metropolitana da capital, já foi definido, segundo o governo do Estado. As opções de trajeto foram apresentadas pelas empresas que participam do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), assinado em junho deste ano.

Na primeira etapa do PMI, quatro empresas apresentaram propostas e todas elas apontaram o transporte sobre trilhos na modalidade VLT em suas diferentes configurações como a tecnologia a ser utilizada no sistema.

Traçado

Segundo o governo do Estado, o traçado proposto tem início no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) e segue pela Via Expressa Leste-Oeste sentido Carlos Prates. Passando pelo bairro Padre Eustáquio, o trajeto alcança a avenida Pedro II seguindo por ela até o cruzamento com o Anel Rodoviário, passando pela avenida Tancredo Neves e chegando próximo à orla da Lagoa da Pampulha.

De lá, continua por um vale até o bairro Pio XII e depois segue acompanhando leito de córregos até a avenida Vilarinho. Da Vilarinho, segue até a altura da avenida Baleares, onde transpõe o relevo e pela alameda José Maria Alkimin chega ao bairro Morro Alto, próximo à  Cidade Administrativa.

A partir deste ponto, as composição segue em direção ao Aeroporto de Confins, acompanhando a rodovia MG-010. De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), existe a intenção de fazer com que a linha faça a ligação, no trajeto de volta, entre o Aeroporto de Confins e o da Pampulha. No entanto, isso só será definido nas próximas fases do PMI.

Processo

Com a definição do traçado e da tecnologia, as empresas interessadas em continuar participando do PMI deverão apresentar estudos complementares de demanda, de engenharia e  infraestrutura, de impacto urbanístico, social e ambiental, além de modelo econômico- financeiro e plano de negócios.

Estas informações, segundo o governo, são indispensáveis para se conhecer os custos da implantação do projeto e posterior lançamento dos editais de concorrência, para contratação de empresas para construção, manutenção e operação do novo sistema de transporte.

Por Bruna Carmona
Informações: O Tempo

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Burocracia impede licitação que previa a compra de 300 novos radares de trânsito em São Paulo

O TCM (Tribunal de Contas do Município) suspendeu a licitação que previa a compra de 300 novos radares de trânsito. Os equipamentos seriam instalados em ônibus para flagrar motoristas invadindo os corredores e faixas exclusivas dos coletivos em São Paulo. Os auditores da corte encontraram 12 irregularidades na concorrência da prefeitura, entre elas a constatação de que "não restou justificada a necessidade da contratação à luz dos princípios que regem a administração pública."
Foto: Andrea R. Laurenti Magri
Os chamados ônibus "dedo-duro" iriam fiscalizar também outras infrações, como o desrespeito ao rodízio municipal e também flagrar veículos procurados ou sob investigação. É a sétima licitação sob suspeita que o tribunal barra da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Em pouco menos de 15 meses, o colegiado de cinco conselheiros já mandou paralisar, por suspeita de irregularidades, mais de R$ 6,3 bilhões em licitações.

A nova suspensão, decidida pelo presidente e conselheiro Edson Simões, ocorre menos de dois meses após o governo petista anunciar a compra dos radares, ao custo de R$ 43,1 milhões. Para o TCM, a licitação não tem orçamento detalhado que demonstre os custos de cada equipamento. Isso infringe a lei federal de licitações (8.666/93), segundo os auditores.

O equipamento que seria instalado nos ônibus é uma espécie de radar móvel em movimento constante. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, 70% das autuações em faixas exclusivas à direita foram feitas por marronzinhos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e fiscais da SPTrans (São Paulo Transporte). Com os novos radares, a prefeitura pretendia liberar os fiscais para organizar o trânsito, o que é defendido por especialistas de trânsito.

Irregularidades

Entre as série de justificativas do TCM para suspender a licitação está, segundo o órgão, a falta de especificações técnicas exigidas por um decreto municipal sobre o processo de licitações.

O órgão também afirma que o edital para a contratação dos radares LAP (leitura automática de placas) não tem planilhas detalhadas de custo unitário dos equipamentos e ausência de índices usados pela prefeitura para avaliar a saúde econômica da empresa que vencer a licitação. Na decisão de suspender a contratação, o TCM também afirma questiona a Prefeitura cobrar da empresa vencedora tanto a instalação dos equipamentos quanto de sinalização.

O tribunal já suspendeu também outros projetos prioritários da gestão Haddad nos últimos meses. As disputas para a construção de 150 km de corredores de ônibus (de R$ 4,8 bilhões) e da nova inspeção veicular (R$ 420 milhões) também foram barradas pelo TCM.

O presidente Edson Simões também já havia mandado parar, em julho, a compra de 824 câmeras que seriam usadas em uma central da CET responsável por controlar a operação dos semáforos inteligentes.

No mês passado, o tribunal encontrou suspeitas de irregularidades e barrou a licitação para um pacote de obras e reformas em prontos-socorros, creches e escolas da periferia, de custo calculado em cerca de R$ 110 milhões. Outra licitação paralisada pelo tribunal foi para a construção de um data center do Bilhete Único.

Líder do governo Haddad na Câmara Municipal, Arselino Tatto (PT) tem criticado publicamente os conselheiros pela paralisação de projetos importantes para o governo.Tatto é irmão do secretário de transportes Jilmar Tatto.

— Talvez os cinco conselheiros queiram administrar a cidade. Só que eles precisam ser eleitos para isso.

Nos próximos 15 dias, o governo pretende prestar os esclarecimentos solicitados pelo TCM para retomar a licitação dos radares para flagrar motoristas nos corredores de ônibus.

Informações: R7.com

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Grande Recife: Linha Camaragibe (CENTRO) passa a operar exclusivamente com BRT Via Livre

domingo, 12 de outubro de 2014

A partir dessa segunda-feira (13/10) a linha 2450 – Camaragibe (Centro) passará a circular exclusivamente com veículos BRT. A ação é mais um passo para a implantação total do Corredor Leste/Oeste, com previsão até o final do ano. Devido à mudança, a linha 2480 – Camaragibe/Derby terá acréscimo de cinco veículo na operação e passa a circular com 15 BRTs, realizando 97 viagens e com intervalo de sete minutos no horário de pico. A linha 2450 continua operando com 18 veículos e realizando 119 viagens por dia, com o mesmo intervalo de sete minutos.

As linhas do Via Livre têm origem no Terminal Integrado de Camaragibe e seguem para a Praça do Derby e para a Av. Guararapes, no centro, atendendo todas as dez estações em funcionamento do corredor, sendo elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. 

Com a novidade, os usuários moradores do município de Camaragibe, com destino ao centro do Recife, continuam com as opções de deslocamento por integração temporal ou pelas linhas que seguem direto para o Centro do Recife, sendo elas: 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07. 

Para a integração temporal, o usuário dispõe das seguintes linhas: 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá, 2460 – TI Camaragibe (Príncipe) e 2469 – TI Camaragibe/CDU que realizam integração temporal com as linhas 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07 e com todas as estações de BRT do Leste/Oeste. A operação funciona tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. Ou seja, o usuário que quiser utilizar o BRT pode pegar uma das linhas citadas acima, descer na Caxangá e embarcar em qualquer uma das estações de BRT do corredor e seguir nas linhas 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby. 

A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado em suas linhas de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

Informações: GRCT

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