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Motoristas de ônibus do Recife fazem protesto nesta sexta

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nesta sexta-feira (14/06)! Protesto dos motoristas!

Os rodoviários do estado vão parar por uma hora na manhã desta sexta-feira (14). O alerta foi dado pelo presidente da Oposição dos Rodoviários de Pernambuco, Juscelino Pereira Macedo, na tarde desta quinta-feira (13), após o adiamento da primeira reunião de negociação entre patrões, sindicato e oposição para definir o reajuste salarial da categoria. De acordo com o articulador, não é greve, apenas um "choque de advertência". 


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A partir das 6h desta sexta, os motoristas que estiverem nos terminais de integração vão parar, os que estiverem circulando também deverão procurar os terminais para cruzarem os braços. A advertência se estenderá até as 7h, segundo Juscelino Macedo, para não atrapalhar os usuários.

"Estamos fazendo isso para o sindicato perceber que não estamos brincando. Até o momento, nenhuma proposta de aumento foi apresentada. Infelizmente, nosso sindicato tem sido omisso. Estamos tendo perdas e não vamos aturar isso, mas a população não sofrerá no horário de pico", tranquilizou o organizador.

- Metroviários do Recife também podem entrar em greve nesta sexta

A primeira reunião de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Pernambuco, o Urbana/PE e a Oposição Rodoviária foi adiada porque o mediador teria adoecido. Com isto, o estudo de propostas e contrapropostas só começará no dia 18. "Fomos autorizados pelo Ministério Público a participar da mesa de negociações. Ela deveria acontecer hoje (13), dia 18 e 25, mas agora só vai começar na próxima semana. Houve um consenso na pauta do sindicato e da oposição, mas nosso salário está defasado em 87% e temos outras exigências além do pedido pelo sindicato".

De acordo com o movimento Oposição dos Rodoviários, que na contagem da Central Única dos Trabalhadores (CUT) tem 102 membros, os servidores perderam benefícios com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco à frente das negociações. "Deixamos de receber a salubridade, por exemplo, desde 1995. O próprio Ministério Público informou que é nosso benefício por direito. Não vamos mais esperar. Se a situação não for resolvida, depois da reunião do dia 18, vamos avaliar a possibilidade de parar de vez", concluiu Juscelino Pereira.

Categoria
Os rodoviários são motoristas, cobradores, despachantes e fiscais de ônibus, que atendem diariamente a 2,2 milhões de passageiros na Região Metropolitana do Recife. Procurado pela equipe de reportagem do Diario de Pernambuco, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Pernambuco, Patrício Magalhães, não foi localizado.

Informações: Diário de Pernambuco 

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Autorizado financiamento de R$ 444 milhões para BRT em Campinas

A Câmara de Vereadores aprovou a dois dias do fim do prazo, em sessão extraordinária nesta quarta-feira (12), projeto que autoriza a Prefeitura de Campinas (SP) a operar o crédito de R$ 444 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC 2) destinada às obras do Bus Rapid Transit (BRT) e para pavimentação de bairros.

Durante a sessão o projeto passou por duas votações, de legalidade e mérito. A proposta, agora, segue para promulgação do prefeito Jonas Donizette (PSB) e precisa constar no Diário Oficial do Município (DOM) até sexta-feira (14) para a cidade não perder o dinheiro, que virá da Caixa Econômica Federal (CEF). As obras de melhoria ainda não têm prazo para ocorrer.


O vereador Paulo Bufalo (PSOL) apresentou uma emenda que não chegou a ser colocada em votação, pois não passou pelas comissões. O parlamentar pedia que a Prefeitura apresentasse, trimestralmente, um relatório da execução financeira da verba, tanto para o conselho de transportes quanto para a Câmara.

Do montante, R$ 247 milhões são destinados à pavimentação de regiões que não possuem asfalto. O projeto prevê a melhoria em 21 bairros. A negociação com o governo federal teve início no fim do ano passado, durante o período de transição entre a administração municipal. O repasse foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 06 de março, mas apenas na semana passada é que os vereadores receberam o projeto que autoriza o Executivo a contrair o financiamento.

BRT atrasado
Os corredores exclusivos de ônibus do BRT irão ligar as regiões do Campo Grande e Ouro Verde ao Centro. A licitação para a escolha da empresa está aberto e será encerrado no próximo dia 19. O anúncio do repasse da União ao município ocorreu em abril de 2012.

O início das obras estava previsto para o segundo semestre deste ano, mas a Prefeitura já admite iniciá-la somente no ano que vem. A atual administração diz que, neste caso, a demora para a aprovação para a captação de recursos ocorreu por falhas no governo passado, já que havia apenas um esboço do projeto, o que atrasou a licitação.

Serão três anos de intervenções em vias públicas para a conclusão das obras. Desde o ano passado, 15 veículos do BRT já fazem o percurso entre as regiões e o Centro. Mas, sem os corredores exclusivos, são poucas as melhorias sentidas pela população. A previsão é que o tempo de viagem no trecho de 17,8km, do Campo Grande ao Centro, tenha redução de 31%; do Ouro Verde ao Centro, a redução prevista é de 26%, em um trecho de 14,4km.

Além da pista exclusiva para os ônibus, estão previstas estações de transferência fechadas e plataformas em nível, com embarque e desembarque pela porta esquerda do veículo.

Informações: G1 GO
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Tarifa de ônibus em Goiânia volta a custar R$ 2,70

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anunciou, no fim da manhã desta quarta-feira (11), que o valor da passagem na Região Metropolitana de Goiânia voltará a custar R$ 2,70. A medida tera validade a partir de 0h de quinta-feira (12). O anuncio foi feito por meio das redes sociais, no twitter da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

O fim do reajuste foi determinado por liminar expedida pelo juiz Fernando de Mello Xavier, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual. A decisão da Justiça foi deferida na tarde da última segunda-feira (11). Porém, o presidente da CMTC, Ubirajara Abud Alves, só foi notificado às 9h30 desta quarta, quando foi encontrado na sede da companhia por um oficial de Justiça.  Além de estabelecer o preço da passagem em R$2,70, a liminar também previa multa diária de R$ 100 mil caso a decisão não fosse cumprida.

Os usuários do transporte coletivo conviveram com a dúvida se a tarifa continuava conforme o reajuste do último dia 22 de maio, que estabeleceu o preço em R$ 3. Outro ponto questionado pelos passageiros é o ressarcimento dos 30 centavos pagos a mais pela tarifa.

De acordo com a decisão judicial, o aumento no valor da passagem de ônibus foi abusivo. Na decisão, o juiz argumentou que desde o último dia 1º de junho as empresas de transporte coletivo deixaram de pagar os impostos PIS e Cofins, porém essa isenção não foi repassada ao usuário goianiense.

Informações: G1 GO

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Greve da CPTM prejudica linhas de trem em São Paulo

Linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão paralisadas na manhã desta quinta-feira (13) por causa da greve dos ferroviários, decretada na noite desta quarta-feira (12). De acordo com a assessoria da CPTM, a Linha 9-Esmeralda tinha todas as estações fechadas. Trechos das linhas 11-Coral (entre Guaianazes e Estudantes) e 12-Safira (entre Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana) também não funcionavam.

Nestes trechos, foi acionado o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), às 2h30, com ônibus operando entre as estações Pinheiros e Grajaú (Linha 9) e Guaianazes e Estudantes (Linha 11). Na linha 12, a operação foi acionada entre as estações Itaquaquecetuba e Poá (Expresso Leste da Linha 11) e Itaquaquecetuba e Itaim Paulista (Linha 12). Apesar da promessa de paralisação na Linha 8-Diamante, os trens circulavam normalmente entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Apenas na Linha 9, a mais afetada, 495 mil passageiros usam o serviço diariamente.

Em Osasco, na Grande São Paulo, passam duas linhas da CPTM, a 9-Esmeralda e a 8-Diamante. Por volta das 6h20 desta quinta, os passageiros que chegavam à estação eram informados sobre a paralisação total da Linha 9, mas tinham como alternativa a outra linha.

Como é feriado no município, os passageiros que desejam sair da cidade enfrentam ainda mais dificuldade, já que há menos ônibus em circulação. Segundo funcionários de um terminal de ônibus, as linhas municipais funcionam com 50% da frota e as intermunicipais, com 80%. A Prefeitura diz que cada empresa pode determinar quantos ônibus irão circular nos dias de feriado.

Muitos passageiros que chegavam no início da manhã à estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, eram surpreendidos com a paralisação e se depararam com um cartaz informando sobre a greve dos ferroviários. Os ônibus da operação Paese não dão conta do número de pessoas que tentam embarcar até a estação Pinheiros, trecho até onde os ônibus foram disponibilizados.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou na noite desta quarta-feira que, apesar da greve na CPTM, o rodízio municipal de placas funciona normalmente na cidade.

Paralisação
Funcionários das linhas 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajau),  11-Coral (Luz-Guaianazes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM decidiram em assembleia entrar em greve a partir de 0h desta quinta.

A companhia divulgou nota dizendo que considera irresponsável a decisão do Sindicato dos Trabalhadores da Zona Sorocabana, representante dos empregados das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central, que representa os empregados das linhas 11-Coral e 12-Safira de paralisar a prestação dos serviços.
Diretor do Sindicato Central do Brasil, Lourival Júnior, afirma que os sindicalistas já percorrem as áreas para convencer funcionários operacionais e de manutenção a entrar em greve. Rogério Centofanti, do Sindicato dos Ferroviários Sorocabana, afirma que a próxima reunião de avaliação está marcada para as 15h desta quinta. Segundo ele, a tendência é a greve ganhar adesão ao longo do tempo.

Segundo Lourival, a categoria está em campanha salarial desde março e esgotaram-se as tentativas de conciliação na Justiça do Trabalho. "A gente ainda aguarda uma proposta digna", afirmou.

Segundo a CPTM, na reunião de conciliação realizada nesta terça-feira (12), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a CPTM apresentou nova proposta garantindo 8,56% de  reajuste salarial, que repõe a inflação do período, considerando o IPC-FIPE de 5,91 %, e garante  aumento real de 2,5%. 

Além disso, também foi oferecido aumento de 20% no vale-refeição, que passaria de 22 para 24 cotas de R$ 23 por dia, totalizando R$ 552 ao mês.
A empresa diz também que ofereceu a substituição da cesta básica por vale-alimentação, valor de referência ampliado de R$ 76,86 para R$ 100 e benefício optativo de adiantar 50% do 13º salário em janeiro.

O Sindicato dos Engenheiros Ferroviários em São Paulo e o Sindicato dos Ferroviárias de São Paulo chegaram a um acordo com a CPTM em relação à campanha salarial e aceitaram o reajuste salarial de 6,97% e a implantação de plano de cargos, carreiras e salários com adequações salariais.

Informações: G1 SP

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No Recife, Poeira e buracos no novo Terminal do Barro

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Recém-inaugurado e já com problemas, a 1ª etapa do Terminal Integradpdo Barro foi inaugurada semana passada, porém a operação mesmo do terminal aconteceu na segunda-feira e menos de uma semana de funcionamento, já é possível ouvir reclamações tanto dos usuários como dos operadores.

Os usuários reclamam da poeira deixada após inauguração, “Os usuários relatam levar um banho de poeira a cada ônibus que passa”, e outro problema são os buracos no pavimento novinho e que não aguentou dois dias de operação, um verdadeiro absurdo com o dinheiro público, pois foram gastos R$ 4.680 milhões nesta 1ª etapa e a 2ª etapa será a mesma empresa que fará os serviços.

A segunda fase do Terminal terá investimento de R$ 3.370 milhões onde serão construídas plataformas, salas administrativas, estocagem, estacionamento interno, bicicletário, urbanização, área verde e acesso definitivo ao metrô. 
Buracos com 02 dias de operação
Ao todo, a construção e ampliação do Terminal do Barro têm como investimento R$ 8 milhões. Após a conclusão de mais essa obra prevista para ser entregue em dezembro deste ano as duas partes serão unificadas e o TI passará a contar com uma área total de 18.619,15m² e atenderá 70 mil usuários.
O TI do Barro é um dos mais movimentados da Região Metropolitana por ser integrado ao Metrô e a BR-101, fazendo ligações mais rápidas com outros municípios da RMR.

Comunidades beneficiadas
- Recife: Barro; Macaxeira; Várzea; Milagres; Vila dos Carneiros; Ceasa; Centro; Afogados. 
- Jaboatão dos Guararapes: Cajueiro Seco; UR-11; UR-03; Zumbi Do Pacheco; UR-05; Coqueiral; Floresta; Prazeres; Cavaleiro.

Linhas
202 – TI Barro/Macaxeira (Várzea); 
207 – TI Barro/Macaxeira (BR-101); 
206 - TI Barro/Prazeres; 
216 – TI Barro/TI Cajueiro Seco; 
103 - UR-11/TI Barro; 
108 – TI Barro/Ceasa; 
128 - UR-03/TI Barro (Milagres); 
203 - Zumbi Do Pacheco/TI Barro; 
205 - UR-05/TI Barro (BR-101); 
209 - Coqueiral/TI Barro;

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Em Salvador, Ônibus antigos devem ser renovados até 31 de outubro

Ônibus com oito a 10 anos de fabricação devem ser retirados da frota do transporte público de Salvador, conforme prevê a portaria de número 98, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (12). A decisão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte e determina que as empresas que prestam o serviço substituam os veículos antigos por modelos novos, zero quilômetro.

Até 10 de agosto, devem ser trocados os ônibus com mais de 10 anos; os demais, de oito a 10, precisam ser substituídos até o prazo máximo, 31 de outubro, de acordo com a portaria. Para a a prefeitura, o uso dos ônibus "antigos" ocasiona "perda do nível de qualidade e de segurança do serviço".


Os novos veículos devem ser adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, precisa ter porta de acesso pelas duas laterais e sistema de ventilação. Caso as empresas não cumpram a decisão, elas podem sofrer sanções como a cassação da permissão de operação. A Transalvador vai fazer a fiscalização. 

Ângela Levita, diretora técnica do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps), explica que um decreto municipal de 1992 já prevê a substituição de ônibus que completa 10 anos. Segundo ela, cerca de 100 ônibus com prazo expirado ainda circulam na cidade atualmente. "O que a prefeitura fez foi antecipar. As empresas estão preparadas e vão trocar até o dia 31 de outubro. Todo ano as empresas fazem revisão, mas ainda existem cerca de 100 veículos em operação, todos já programados para serem retirados", explicou.

A diretora do Seteps informou que, no entanto, a determinação de retirar os veículos com mais de oito anos não estava prevista no regulamento municipal, mas que isto será cumprido pelos empresários. "Estamos agora fazendo o levantamento para que as empresas façam o pedido às fornecedoras. Os ônibus urbanos não se compra inteiro. O importante é que as empresas façam logo a ação de compra para não perder o prazo", relatou.

Informações: G1 BA
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