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Tarifa de ônibus a R$ 3,30 entra em vigor em São José dos Campos

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sob protesto e revolta dos moradores, a nova tarifa de R$ 3,30 do transporte público de São José dos Campos (SP) começou a valer nesta segunda-feira (11). A ação que tramita na Justiça que pode barrar o novo valor só deverá ser julgada após o carnaval. O novo valor da passagem representa um aumento de 17,8% em relação aos R$ 2,80 que eram praticados desde janeiro de 2011.

O preço da passagem cobrado supera o valor cobrado nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. O governo do prefeito Carlinhos Almeida (PT) informou que o aumento foi dado com base em análises econômicas e operacionais do sistema.

A Defensoria Pública, que tenta barrar na Justiça o reajuste, informou que aumento é ilegal por contrariar a lei orgânica e complementar do município, que trata sobre o transporte coletivo.

Segundo a defensoria, essas regras preveem que haja uma auditoria anual na operação, administração do serviço e no custo da tarifa que deve ser acompanhada por uma comissão composta por representantes da comunidade.

O anúncio de reajuste da passagem foi feito pela prefeitura na noite de sexta-feira (1º). A Defensoria Pública de São José dos Campos ingressou na Justiça na terça-feira (5).

O aumento no preço da passagem de ônibus  foi alvo de protestos de estudantes e gerou polêmica na internet. Um dos principais motivos da discussão envolve o ex-vereador, Wagner Balieiro (PT), que, de crítico voraz aos últimos reajustes do sistema foi quem definiu - em seu primeiro mês como secretário de Transportes - o novo valor.

Informações: G1 Vale do Paraíba e Região


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SPTrans altera itinerários na Região de Pinheiros

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa  que, em virtude da liberação da Rua  Sumidouro entre as ruas Ferreira de Araújo e Costa Carvalho, 18 linhas tiveram seus itinerários alterados a partir de hoje, 8 de fevereiro.

Para mais informações sobre linhas e itinerários ligue 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br

Linhas e itinerários:

199D/10 Vila Iorio – Pinheiros 
Ida: Normal até a Rua Sumidouro, Av. das Nações Unidas, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

117Y/10 COHAB Antartica – Pinheiros 
Ida: Normal até a Rua Sumidouro, Av. das Nações Unidas, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

177H/10 Metrô Santana – Butantã USP 
701U/10 Metrô Santana – Butantã USP 
Ida: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

177P/10 Metrô Santana – Butantã USP 
Sentido Único: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.

477P/10 Ipiranga – Rio Pequeno 
Ida: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

5100/10 Pinheiros – Term. Pq. D. Pedro II 
719P/10 Pinheiros – Metrô Armênia
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Sumidouro, Av. das Nações Unidas, prosseguindo normal.

6232/10 Pinheiros/Vila Ida – Metrô Barra Funda 
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Ferreira de Araujo, prosseguindo normal.

719R/10 Rio Pequeno – Metrô Barra Funda 
775A/10 Jd. Adalgiza – Metrô Vila Mariana 
775V/10 Rio Pequeno – Metrô Santa Cruz 
778J/10 Jd. Arpoador – Metrô Barra Funda 
 778J/41 COHAB Raposo Tavares – Metrô Barra Funda 
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.

7228/10 Pinheiros – Praça Ramos de Azevedo 
Sentido Único: Normal até a Rua Sumidouro, Av. das Nações Unidas, prosseguindo normal.

7002/10 Jd. Rosa Maria – Hospital das Clínicas 
Sentido Único: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.

7013/10 Pq. Arariba – Pinheiros 
809G/10 Pq. Ipê – Pinheiros 
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.

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Plano de Mobilidade do Recife tido como urgência será refeito por falta de estudos, acreditem

O Plano de Mobilidade Urbana do Recife, enviado pela gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), encontra-se na Câmara Municipal há exatos um ano e sete meses, mas deve ser retirado para análise do prefeito Geraldo Julio (PSB). Junto com o projeto irá o voto do relator, o ex-vereador Múcio Magalhães (PT), que opinou pela rejeição e justificou ponto a ponto as falhas do projeto, que recebeu ao longo do tempo 59 emendas.

As melhorias na mobilidade, na acessibilidade, nos transportes públicos, na implantação de ciclovias, criação de políticas públicas para áreas de morro, no entanto, não terão condições de ser atendidas com a urgência necessária. Isso porque, caso o Executivo acate as sugestões do relator e realize os estudos tidos como importantes, a exemplo da pesquisa origem/destino e Plano de Adensamento Urbano, irá demandar tempo que só se somará com o trâmite legislativo.

“A falta de estudos centrais, superficialidade de todo o projeto enviado à Câmara, apesar da boa intenção, me levou a rejeitá-lo. A retirada do plano pelo prefeito confirma que a nossa avaliação está correta. Espero que seja apresentado um novo projeto à altura da complexidade da cidade”, afirmou Magalhães. O líder do governo Gilberto Alves (PTN) antecipou ao Diario que fará uma emenda ao regimento interno para criação da comissão de Mobilidade e Ordenamento Urbano. Para discutir ações na área, a Câmara aprovou ontem a ida do secretário de Mobilidade, João Braga, no dia 20.

Saiba mais

Análise do relator que culminou na rejeição do Plano de Mobilidade Urbano

Transporte Fluvial
O plano pretende combater o assoreamento e recuperar as margens dos rios para implantação dos serviços de transporte de passageiros, transportes turísticos e de carga e descarga. Porém, há necessidade de estudos técnicos prévios para analisar a viabilidade deste projeto. Recomenda que as ações estejam conectadas com o projeto de navegabilidade estadual.

Centralidade Urbana (áreas de concentração de atividades comerciais)
O plano não detalha como essas centralidades se inserem na mobilidade. O relator cita como exemplo de centros comerciais: Encruzilhada, Casa Amarela, Afogados e Beberibe e diz que o plano deve recomendar o fortalecimento desses centros comerciais sugerindo melhorias na mobilidade e revitalização dessas áreas.

Calçadas
Ausência de detalhamento e planos de ação que pudessem ser implantadas para melhorar a qualidade das calçadas. Constava apenas a pretensão da implantação da infraestrutura de acessibilidade, arborização, ciclovias e passeio de pedestre. O relator cita a necessidade de se analisar estudos sobre calçadas de especialistas em transporte, como Marcos Antônio Ferreira e Suely Sanches.

Pesquisa Origem/Destino
Diz que é “contraditório” a produção do Plano de Mobilidade sem a realização de uma pesquisa aprofundada sobre Origem/Destino, que detalha o sentido do deslocamento da população recifense nos últimos anos. O último estudo realizado neste sentido aconteceu em 1997 e, portanto, encontra-se desatualizada para servir de base para um projeto de futuro para a mobilidade da cidade.

Bicicletas
O plano não traz cronograma de execução das ciclovias, nem quais fontes de financiamento serão utilizadas para viabilizar a construção delas. A sugestão é que a prefeitura estimule às empresas privadas para criação de bicicletários como um incentivo a veículos não motorizados. Como contrapartida, poderia oferecer incentivo fiscais às empresas que aderissem à medida.

Táxis
Ausentes no Plano, foram colhidas em audiência pública com os taxistas sugestões para a frota de táxi. São elas: incentivo às empresas para implantação de um sistema que permita ao usuário chamar táxis pela internet; autorização para circulação dos táxis no corredores exclusivos de transporte público de passageiros; e implantação de GPS integrados com a SDS e a CTTU.

Por Ana Luiza Machado
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Ônibus e Metrô terão funcionamento especial durante carnaval em São Paulo

Para facilitar o acesso do público ao Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, metrôs, trens e ônibus vão funcionar em horários diferentes e com esquemas especiais a partir desta sexta-feira (8). Os desfiles das escolas do Grupo Especial vão acontecer nas noites desta sexta e do sábado (9). Já no domingo (10), acontece o desfile do Grupo de Acesso.

Linhas especiais
A SPTrans irá criar duas linhas especiais de ônibus entre esta sexta e a terça-feira (12)  para facilitar o transporte dos foliões de duas estações de Metrô até o Anhembi. As linhas partirão das estações Portuguesa-Tietê (Linha 1 – Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 – Vermelha).

No sentido bairro, o embarque da linha 179A/10 (Metrô Tietê – Anhembi) será na Rua Voluntários da Pátria, após a Rua Marechal Odílio Denys. Já no sentido Centro, o embarque será na Avenida Olavo Fontoura, na baia após o portão 1.

O embarque da linha 879A/10 (Metrô Barra Funda – Anhembi) será no terminal turístico norte, na plataforma 8,  e o desembarque também ocorrerá na Avenida Olavo Fontoura.

Veja o itinerário das linhas.

Linha 179A/10 – Metrô Tietê – Anhembi
Ida: Rua Voluntários da Pátria, Rua Força Pública, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Avenida Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle e Avenida Olavo Fontoura.

Volta: Avenida Olavo Fontoura (portão 1), Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Padre Ildefonso, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odílio Denys e Rua Voluntários da Pátria.

Linha: 879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi
Ida: Rua Joaquim Manoel de Macedo, Rua do Bosque, Rua José Antonio Muniz, Rua Assis, Avenida Dr. Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Avenida Rudge, Ponte da Casa Verde, Avenida Braz Leme, Avenida Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle e Avenida Olavo Fontoura.

Volta: Avenida Olavo Fontoura (portão 1), Praça Campo de Bagatelle, Avenida Santos Dumont, Avenida Braz Leme, ponte da Casa Verde, Avenida Dr. Abraão Ribeiro, Rua José Antonio Muniz, Rua da Várzea, Avenida Tomaz Edson e Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz.

Metrô
Mais composições do Metrô vão circular pela Linha 1-Azul nesta sexta-feira (8), facilitando o acesso à estação Portuguesa-Tietê, próxima ao Sambódromo do Anhembi. Nas demais linhas, a circulação de trens não sofrerá alterações.

Durante o sábado (9) e o domingo (10), a frota de trens em todas as linhas será equivalente à de um fim de semana típico. Na segunda-feira (11), a oferta de trens será semelhante à de um sábado. Na terça (12), a circulação da frota será equivalente à de um domingo.

No retorno do feriado, na quarta-feira (13), as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão sua abertura antecipada para as 4h, para atender os usuários que chegam pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda. A Linha 5-Lilás funcionará no horário habitual, a partir das 4h40.

Acessibilidade
O motorista poderá usar o estacionamento pago, operado pela São Paulo Turismo (SPTuris), com acesso pelos portões 4 e 5 na Rua Marechal Leitão de Carvalho, com opção de trajeto pela ponte das Bandeiras, Praça Campo de Bagatelle e Praça Santos Dumont.

Os portões de acesso aos setores A, B, C, D e E estão situados na pista local da Marginal Tietê. Já os portões de entrada para os setores F, G, H, I e J estão localizados na Avenida Olavo Fontoura.

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Devido aos atos de vandalismo em Florianópolis, empresas registram queda de 20% de passageiros

Os ataques em Santa Catarina somam prejuízos milionários, principalmente para as empresas de ônibus. Além das perdas por conta dos incêndios, as empresas registram queda de 20% no número de passageiros.

O Sindicato de Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf) garante que não haverá aumento do preço da tarifa por enquanto. "Nós entendemos que a Prefeitura está correta em pensar que não é o momento ideal", diz Waldir Gomes, presidente do Setuf.

Uma das empresas de transporte coletivo da Grande Florianópolis teve quatro veículos incendiados na primeira onda de ataques e mais um na segunda onda. O prejuízo, segundo o dono da empresa, ultrapassa R$1 milhão.

Por causa das perdas, o dono da empresa desativou uma das garagens, localizada na Palhoça e reforçou a segurança nas outras duas garagens da empresa, localizadas em São José. "O cuidado é amplo, para repor o patrimônio é muito custoso", explicou José Vieira.

No final de semana de carnaval, seguranças particulares foram contratados e estarão dentro dos ônibus. "Acho que tem que haver uma forma de pensar na segurança, pois vão esperar o quê, queimar ônibus com passageiro dentro?" desabafa o empresário.

Por Luíza Fregapani
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Em Pernambuco, Primeiro viaduto do corredor Norte/Sul é inaugurado em Olinda

O Governador Eduardo Campos inaugurou na tarde desta quinta-feira (7), o primeiro viaduto do corredor de ônibus Norte/Sul, no bairro dos Bultrins, em Olinda.

Além do viaduto, foi inaugurado um trecho de 13 quilômetros do corredor exclusivo de ônibus, que vai do Terminal Integrado de Igarassu até o Pelópidas Silveira, em Paulista.

O Viaduto Bajado, homenagem a Euclides Francisco Amâncio, artista plástico, pintor de quadros e de murais, que ficou conhecido como “artista de Olinda”, vai beneficiar os cerca de quatro mil veículos que trafegam pela área diariamente no sentido Recife-Paulista.

Já no corredor de ônibus, que será liberado a partir desta sexta-feira (8), 17 linhas de ônibus passam a contar com paradas de embarque e desembarque exclusivas.


Segue, abaixo, lista das linhas que retomam seu itinerário habitual: 

905 – Igarassu/Paulista 
912 – Caetés I/Paulista 
917 – Caetés II/ Paulista 
933 – Abreu e Lima/Paulista 
940 – Abreu e Lima/Olinda 
941 – Arthur Lundgren II/PE-15 
946 – Igarassu (BR 101) 
949 – Caetés/Centro de Paulista 
956 – Igarassu (Bacurau) 
957 – Caetés I (Bacurau) 
964 – Igarassu/Macaxeira 
967 – Igarassu (Sítio Histórico) 
980 – Igarassu/Cidade Tabajara 
984 – Loteamento Bonfim/Paulista 
988 – Desterro/Paulista 
989 – Loteamento Planalto/Paulista 
998 – Caetés III/Paulista

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