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Tarifa de ônibus de Uberaba aumenta para R$ 2,90 no último dia do ano

domingo, 30 de dezembro de 2012

O prefeito de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Anderson Adauto, baixou decreto, neste sábado (29), reajustando a tarifa do transporte coletivo urbano em 11,54%. O preço da passagem passa de R$ 2,60 para R$ 2,90 a partir da próxima segunda-feira (31).

O valor ficou bem abaixo da reivindicação das concessionárias e dos estudos da Superintendência de Planejamento de Trânsito e Transporte. O pedido de aumento feito pelas empresas foi de 37,69%, sendo que o valor da passagem chegaria a R$ 3,58.



Já a planilha que havia sido elaborada pela Superintendência apontava para o valor de R$ 3,16. A metodologia adotada foi a mesma utilizada pelo Ministério dos Transportes na coleta de preços dos insumos que compõem a estrutura de custos de serviços de transporte. Os maiores pesos verificados foram nos pneus, lubrificantes, peças e acessórios, despesas de pessoal, impostos e a substituição de 29 ônibus fabricados em 2009 por veículos fabricados em 2011.

Ainda de acordo com a nota publicada pela Prefeitura, na definição do valor foi levado em consideração que 12,82% dos usuários são idosos acima de 65 anos e portadores de necessidades especiais que não pagam passagem, 15,24% são estudantes que tem cartão com 50% de desconto, 9,12% usam a integração e 29,58% utilizam o vale transporte do total de 1,791 milhão de passageiros mensais em média, o que acaba impactando o valor.

As empresas investiram mais R$ 7,5 milhões na aquisição de 12 ônibus BRT que vão operar o sistema leste-oeste e outros R$ 4,3 milhões nas obras do terminal próximo ao novo shopping.

Informações: G1 Triângulo Mineiro

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Transporte coletivo de Florianópolis terá linhas extras no Reveillon da Beira-Mar Norte

Sete linhas extras estarão atuando em algumas regiões da cidade entre a meia-noite e às 4h do dia 1º de janeiro

A Beira-Mar Norte será fechada a partir das 17h na próxima segunda-feira (31) e diversas ruas adjacentes vão mudar o sentido por causa da festa da virada. 

Por isso, a secretaria municipal de transportes e terminais de Florianópolis vão disponibilizar linhas extras de ônibus em algumas regiões da cidade, entre a meia-noite e às 4h do dia primeiro de janeiro. As linhas extras serão:

Linha 600 — Madrugadão Continente (Emflotur).

Linha 100 — Madrugadão Centro.

Linha 300 — Madrugadão Leste (Transol).

Linha 500 — Madrugadão Sul.

Linha 501 — Madrugadão Sul via Tapera (Insular).

Linha 200 — Madrugadão Norte (Canasvieiras).

Linha 604 — Madrugadão Continente (Estrela).

Por Schaina Marcon / Band SC

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Em Fortaleza, Greve de motoristas e cobradores de vans é encerrada

A greve dos motoristas, cobradores e fiscais de vans foi encerrada após a reunião que ocorreu durante a manhã deste sábado (29), no Ministério Público do Trabalho (MPT), entre o Sindicato de Transporte Complementar (Sindvans) e o Sindicato dos Empregados em Transporte Alternativo da Cidade de Fortaleza (Sintraafor).

A categoria estava em greve desde a meia-noite da última quinta-feira (27).

Segundo informações da assessoria do MPT, o reajuste ficou entre 11% e 12,3 %, dependendo da função exercida, e os motoristas devem receber um salário-base de R$ 963. A produtividade ficou acertada no valor de R$ 38, 52, o que gera um salário de R$ 1.1001,52.

Já os fiscais, vão receber um salário de R$ 745, com a produtividade de R$ 28,71 incluída. Os cobradores vão receber um valor de R$ 707, 85 com a produtividade de R$ 28,31.

Na última sexta-feira (28), um reajuste linear de R$ 10% foi levado para a consulta, mas houve recusa dos motoristas.  O vale-refeição foi estipulado no valor de R$ 8,25 e uma cesta básica de R$ 55. 

Estabilidade
De acordo com responsável pela mediação, o procurador regional do trabalho, Gérson Marques,  também ficou assegurada estabilidade dos trabalhadores no emprego por 30 dias. Com a assinatura da convenção coletiva da categoria, o documento será enviado para homologação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT). “Prevaleceu o bom senso em ambas as partes e encontrou-se uma solução capaz de atender aos interesses de todos e, sobretudo, não sacrificar ainda mais os usuários do sistema alternativo de transporte neste período de fim de ano”, ressaltou Gérson Marques.

Informações: Diário do Nordeste

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Tarifa do transporte coletivo de Joinville passará de R$ 2,75 para R$ 3,00

A tarifa do transporte coletivo urbano de Joinville tem novos valores: passará de R$ 2,75 para R$ 3,00 (compra antecipada) e de R$ 3,10 para R$ 3,35 (passagem embarcada com pagamento a bordo). 

A nova tarifa entrará em vigor a partir da zero hora do dia 5 de janeiro de 2013. As passagens adquiridas antecipadamente até a vigência dos novos valores manterão a validade.

Em janeiro de 2009, o prefeito Carlito Merss assumiu com o pedido de reajuste não atendido pelo governo anterior - o reajuste foi concedido em maio de 2010. A partir daquele ano, o prefeito decidiu que o reajuste da tarifa do transporte público seria anunciado na última semana do ano e entraria em vigor na primeira semana do ano seguinte. 

Os reajustes no atual Governo:

Maio de 2009

De R$ 2,05 para R$ 2,30 (antecipada) 
De R$ 2,50 para R$ 2,70 (embarcada)

Dezembro de 2010

De R$ 2,30 para R$ 2,55 (antecipada)
De R$ 2,70 para R$ 2,90 (embarcada)

Dezembro de 2011

De R$ 2,55 para R$ 2,75 (antecipada)
De R$ 2,90 para R$ 3,10 (embarcada)

Dezembro de 2012

De R$ 2,75 para R$ 3,00 (antecipada)

De R$ 3,10 para R$ 3,35 (embarcada)

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Em São Paulo, Prefeitura congela "Valor do Subsídio" repassado as empresas de ônibus

sábado, 29 de dezembro de 2012

A gestão Gilberto Kassab (PSD), que chega ao fim na segunda-feira, reservou R$ 660 milhões para serem transferidos aos consórcios e às cooperativas de ônibus da capital no ano que vem. O valor do subsídio, publicado ontem no Diário Oficial da Cidade, é o mesmo estipulado pela Secretaria Municipal dos Transportes no orçamento do ano passado, para uso em 2012.

Com esse "congelamento", aumenta a possibilidade de reajuste da passagem de ônibus, que hoje custa R$ 3. Ontem, Kassab preferiu não se manifestar a respeito do aumento do preço nem se ele poderá ocorrer já no mês que vem. "Caberá à futura gestão fazer os seus estudos, até porque eles que vão ter a responsabilidade de fazer a gestão do orçamento e saberão que valor será concedido", afirmou, em referência à equipe do prefeito eleito Fernando Haddad (PT).

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O atual secretário dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, também não falou sobre o reajuste, alegando que essa é uma questão referente ao próximo governo. O futuro secretário, Jilmar Tatto, que assume o cargo na terça-feira, não foi encontrado para falar do assunto.

O subsídio é um mecanismo usado pelo Executivo municipal para equilibrar as contas do sistema de transporte coletivo. Em geral, quanto maior é o repasse da Prefeitura para os empresários e cooperados da rede de ônibus, menor é a necessidade de aumento de tarifas. Ou seja, o contribuinte paga indiretamente, por meio de impostos, e não nas catracas.

O valor da passagem não sobe há quase dois anos. Com o subsídio e o preço do tíquete congelados por tanto tempo, o serviço arrecada proporcionalmente cada vez menos, levando à necessidade de uma passagem mais cara. Para o exercício de 2011, por exemplo, quando o valor da viagem de ônibus foi fixado em R$ 3 (antes, custava R$ 2,70), Kassab orçou R$ 743 milhões para subsidiar as empresas e as cooperativas de transporte.

Em junho deste ano, por meio da abertura de um crédito suplementar, o prefeito já havia aumentado em R$ 112,5 milhões o repasse aos responsáveis pelo serviço, totalizando, até então, em R$ 772,5 milhões o subsídio destinado ao sistema este ano.

Críticos dos altos gastos com o subsídio alegam que boa parte desses recursos poderia ser investida nas áreas prioritárias da administração municipal, como saúde e educação. Mesmo no setor de transporte, o montante poderia se destinar à construção de corredores exclusivos para ônibus.

POR CAIO DO VALLE - O Estado de S.Paulo
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BRT de Belém deve ser concluído somente em 2014

As obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Belém, que serão continuadas pelo prefeito eleito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), devem ser concluídas em 2014. Esta é a previsão do prefeito, que deverá iniciar, a partir do ano que vem, algumas mudanças técnicas em elementos do projeto para dar celeridade à obra e mais fluidez ao trânsito. Um estudo técnico para rever a execução de elementos do BRT já foi feito e aponta necessidade de algumas modificações, como a eliminação da proteção de concreto entre a pista do BRT e o asfalto.

O BRT pretende ser um ônibus articulado expresso, que diminua o tempo de viagem e garanta fluidez ao trânsito. Porém, com as muretas de concreto, hoje não existe área de ultrapassagem, o que atravancaria o sistema em caso de pane de um dos veículos. Segundo o prefeito, pelos estudos que tem sido feitos, as muretas apenas encarecem o quilômetro da obra. "A informação que nós temos, preliminar, é que cada quilômetro do BRT fica R$ 1 milhão mais caro por causa das muretas de concreto", aponta. Uma das alternativas seria a construção de uma tela de proteção próximo à ciclovia, impedindo a travessia e garantindo a segurança sem precisar das muretas.

Além da necessidade de remoção das muretas, outra alteração que deve ser feita, de acordo com os estudos técnicos, diz respeito às estações de passageiros. Hoje, não há recuo para que o ônibus pare e o fluxo continue na pista. "Se o BRT parar para pegar passageiros, também estanca. Não prepararam área recuada. Nós vamos ter que, infelizmente, refazer as estações", observa Zenaldo. O prefeito lembra ainda que será preciso implantar, junto ao BRT um sistema de controle que envolva sinalização, linhas alimentadoras, circulares de bairro e ainda o transporte intermodal, em um projeto integrado.

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