Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São José dos Campos apresenta projeto do metrô de superfície

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


O Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (Ipplan) de São José dos Campos apresentou nesta segunda-feira (26) o projeto de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade. De acordo com o instituto, foram quase dois anos de estudos para o novo meio de transporte público que deve ser implementado até 2030.

Segundo o Ipplan, o número de passageiros que vão usar o sistema de transporte coletivo na cidade por dia poderá saltar dos atuais 330 mil para 495 mil. Pelo atual projeto, o VLT terá 94 quilômetros de extensão e 8 linhas que seriam construídas por etapas.

A primeira delas ligaria a zona sul à região central passando pela Avenida Andrômeda. As outras linhas passariam pela Estrada Velha, Avenida dos Astronautas, zonas leste, norte e oeste e duas na região central.

De acordo com Cynthia Gonçalo, diretora do instituto, a construção do VLT só seria viável com o auxílio de verbas do governo federal. Por isso, o projeto foi incluído no PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento.

“Atende todas as diretrizes do PAC 2 Mobilidade. O projeto já está protocolado lá, ele tem um custo de R$ 1,1 bilhão. Envolve todo o crescimento de demanda da habitação, da demanda de transportes, crescimento de emprego, crescimento da população até 2030”, explicou.

A expectativa do atual prefeito, Eduardo Cury (PSDB), é que a população comece a usar o VLT em quatro anos, mas para isso o projeto precisa ser aprovado pela próxima gestão, do petista Carlinhos Almeida. A próxima gestão vai analisar o projeto, ver se eles concordam em fazer um VLT, um metrô de superfície em São José e começar a implantação.

“O governo federal vai dar a resposta agora em dezembro, no começo de janeiro sobre a aprovação dos recursos. Em dando a sinalização, a licitação pode ocorrer no ano que vem e começar as obras no final de 2013, 2014, e dentro de três anos, somando hoje quatro anos, você pode ter as primeiras linhas sendo operadas”, disse.

O Ministério das Cidades confirmou que o projeto do VLT foi protocolado em agosto e está em análise. Já o prefeito eleito, Carlinhos Almeida (PT), informou que tem interesse em implantar o metrô de superfície, porque considera uma boa alternativa para a cidade.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

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Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife sofrem com falta de policiamento

Se já não bastasse as filas, excesso de demora, desorganização, desconforto entre outros, um fator que vem chamando atenção é a falta de policiais dentro dos terminais de integração.

E o que vimos e ouvimos dos usuários foi a falta de segurança principalmente hos horários de pico e nos finais de semana.

Um dos grandes exemplos é o terminal integrado de Igarassu, onde foi contado pelos usuários que vândalos invadem e furam as filas, entram pelas janelas e o fato mais curioso desta desordem, é que um destes vândalos chegou a colocar um cavalete que fica no terminal para dentro do ônibus. 

E essa situação também acontece nos TI da Macaxeira e do Barro

No TI da Macaxeira por exemplo, pudemos observar que não havia um sequer policial naquele momento, na qual com a chegada do ônibus Igarassu/Macaxeira, dezenas de pessoas começaram a invadir o coletivo sem deixar na área destinada ao desembarque, o que deixou a situação muito confusa, pois usuários que tentavam descer do ônibus se esbarravam nas pessoas que tentavam subir de maneira incorreta.

E o TI do Barro não foge a regra, mesmo com promessas de melhora devido a ampliação sendo executada, a falta de policiais e também de orientadores de filas deixam os usuários totalmente prejudicados, principalmente nas linhas alimentadoras, onde entram primeiro os mais fortes e inconscientes e depois entram as pessoas que não entram no empurra empurra.

Essa situação do TI do Barro já foi denunciada aqui no Blog diversas vezes, pois os motoristas dessas linhas alimentadoras desembarcam os usuários na área de embarque causando esse transtorno.

E o que dizer da insegurança, onde as paradas dessas linhas alimentadoras são completamente escuras deixando os usuários totalmente prejudicados.

Blog Meu Transporte
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Linhas de ônibus de Manaus estarão disponíveis em guia impresso

Um guia com a lista das linhas de ônibus que trafegam pelas ruas de Manaus será lançado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na terça-feira (27). O projeto desenvolvido pelo grupo "Trânsito Manaus" traz na versão impressa o conteúdo já disponível online por meio do site Ônibus Manaus.
Foto: Frank Cunha/G1 AM
Cerca de cinco mil exemplares do guia foram impressos e a ideia é distribuir em hotéis, centros comunitários e postos de atendimento ao turista. “Queremos atender não só o usuário de transporte coletivo de Manaus, mas também os turistas. Muita gente visita a cidade, se hospedagem em locais simples e faz uso dos ônibus”, disse o CEO do Trânsito Manaus, Luiz Eduardo Leal.

A iniciativa visa atender a uma parcela de usuários que não disponibilizam acesso à internet em casa ou em dispositivos móveis. A necessidade contou com o apoio da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam.

"Muita gente comentava que algumas pessoas não tinha acesso à internet no celular. Trocamos ideia com o deputado [estadual] Marcelo Ramos [PSB] e ele nos apoiou”, afirmou Leal.

Informações: G1 Amazonas

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Em Teresina, Ônibus estão sempre lotados e demoram bastante

Os usuários de ônibus coletivos de Teresina estão revoltados com a demora e a diminuição da frota nos últimos dias na cidade, segundo eles, a espera por um coletivo chega a mais de 01 hora.

Paradas lotadas são visiveís e muitos tem que se arriscarem para poder chegar em casa, pois a espera por outro ônibus não compensa.

Para pegar o ônibus, muitas pessoas tem que correr do trabalho para não perder o ônibus.

Passageiros se sentem humilhados por terem um sistema de transporte tão ruim com na cidade.

Segundo a Strans, é necessário um levantamento para aumentar a frota e consequentemente observar aonde será preciso melhorar o serviço.

Informações: TV Clube


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Em Fortaleza, Duas novas linhas de ônibus passam a funcionar na cidade

No intuito de facilitar o deslocamento dos usuários dos terminais de Messejana e Conjunto Ceará em direção aos bairros Papicu e Aldeota, respectivamente, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará a partir desta segunda-feira (26) duas novas linhas de ônibus: (096) Cj. Ceará/Barão de Studart e (019) Messejana/Papicu/Manibura.

O objetivo desta medida é aumentar o número de viagens dos coletivos e redistribuir melhor a demanda de passageiros, ofertando novas opções de ligações entre as áreas da cidade que têm maior procura.

Conforme a programação operacional definida pela Etufor, a linha (096) Cj. Ceará/Barão de Studart iniciará o itinerário no Terminal do Conjunto Ceará e trafegará por vias de grande circulação como a Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio, Antônio Sales e Barão de Studart.  No sentido volta, a partir da Rua Pereira Filgueiras, terá percurso expresso, sem paradas para embarque e desembarque até o Terminal do Conjunto Ceará.
A operação acontecerá de segunda a sexta-feira somente nos horários de pico da manhã, entre 5 e 9 horas. Inicialmente, a frota disponibilizada será de oito veículos, podendo ser redimensionada.

Já a linha (019) Messejana/Papicu/Manibura, que funcionará nos dias úteis com cinco ônibus disponíveis, será uma opção mais rápida para quem deseja ir ao Terminal do Papicu. A nova ligação reforçará o atendimento já realizado pela linha (068) Messejana/Papicu/Via Cambeba. A única diferença é que não entrará no Cambeba, seguirá pelas vias Frei Cirilo, José Leon, Washington Soares, Eng. Santana Júnior e Lauro Nogueira.


Informações: ETUFOR

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Tarifa de ônibus em Poços de Caldas vai custar R$ 2,80

O prefeito Paulo César Silva anunciou, na sexta-feira (23), que o valor da tarifa básica do transporte coletivo passará a ser de R$ 2,80. A autorização para o reajuste, publicada por meio de decreto, neste sábado (24), passará a vigorar em 1º de dezembro.

A Auto Omnibus Circullare, que explora o serviço no município, solicitou, no dia 15 de outubro, aumento da tarifa de R$ 2,50 para R$ 3,00, alegando desequilíbrio econômico-financeiro ocasionado, entre outros fatores, pelo aumento dos valores dos salários, combustíveis e impostos diversos, além da queda do Índice de Passageiros por km (IPK) que, em 2000, era de 2,77 e, hoje, é 1,92.

Na quinta-feira (22), a Comissão Municipal de Transporte Público e Tarifas Correlatas protocolou, na Secretaria Municipal de Governo, a documentação referente ao pedido de reajuste e propôs, de acordo com a análise dos dados levantados, que a tarifa chegasse ao valor de R$ 2,93.

No entanto, o prefeito Paulo César Silva, depois de análise da documentação apresentada e levando em consideração também o interesse do passageiro, autorizou o reajuste de 12%. “A empresa pleiteou que o valor da tarifa subisse para R$ 3,00. Já a Comissão Tarifária autorizou R$ 2,93, mas vamos conceder R$ 2,80, para atender o interesse dos usuários”, explicou o prefeito Paulo César Silva.
Ele também destacou que o município estuda duas novas formas de melhorar a questão, trazendo benefícios diretos para a população e cumprindo o contrato com a concessionária. “Temos que reconhecer que a empresa tem feito a parte dela na aquisição de ônibus, segurança e adequações. Nossa equipe técnica está analisando a possibilidade de envio para a Câmara de um projeto que prevê a redução do ISSQN de 5% para 2%, o que impactaria diretamente nos custos da empresa. Estudamos também a viabilidade, juntamente com os advogados da concessionária, de uma audiência de conciliação para que possamos evitar que o município tenha que, no futuro, arcar com indenizações”, informou.

O prefeito ressaltou, ainda, que com o reajuste, a Prefeitura corre novamente o risco de sofrer questionamentos judiciais, já que não contemplou integralmente o pedido da empresa.

Contrato

O contrato entre o município e a empresa concessionária do transporte coletivo estabelece a obrigatoriedade do município em manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão durante todo o prazo contratual.

O contrato com a Circullare foi assinado em 26 de novembro de 2004, seguido por um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público, em 29 de novembro de 2005.

O prefeito alertou que a empresa está praticamente há dois anos sem reajustes, já que, em 2010, a Comissão Tarifária chegou ao valor de R$ 2,50, referente ao ano de 2009, quando não houve aumento, mas o valor passou para R$ 2,30. A tarifa de R$ 2,50 passou a vigorar somente a partir de julho de 2011.

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Em Campinas, Tarifa de ônibus pode custar R$ 3,80

domingo, 25 de novembro de 2012

Campinas (SP) terá a tarifa de ônibus mais cara do Brasil caso seja aprovado pela Prefeitura o aumento para R$ 3,80, requisitado pelas empresas que operam o transporte público municipal. Atualmente, a cidade cobra o mesmo preço que São Paulo, Osasco e Guarulhos, segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Contudo, nesses municípios não há discussão de reajuste aberta, segundo as assessorias de imprensa.

O valor de R$ 3,00 cobrado nas quatro cidades paulistas já é o mais alto do país, de acordo com a ANTP. Com um eventual reajuste, Campinas pode se isolar nessa condição. A associação realiza o levantamento trimestralmente em municípios com mais de 500 mil habitantes.

Justificativas
As concessionárias do transporte coletivo urbano, por intermédio da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), entregaram, no dia 13 de novembro, à administração municipal um documento para tentar justificar o reajuste de 26,6%.

Segundo a Transurc, de janeiro a outubro deste ano, o desequilíbrio econômico-financeiro do sistema de ônibus foi de R$ 3,9 milhões mensais, em média. Entre os fatores citados estão reajustes nos valores dos custos, como mão-de-obra, óleo diesel, pneus, peças, acessórios, chassis e carrocerias.

Resposta da Prefeitura
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) produzirá um outro relatório sobre o mercado de transporte. De acordo com a autarquia responsável pelo trânsito da cidade, os dois documentos serão encaminhados para o gabinete do prefeito, que avaliará a situação. A expectativa é que haja uma definição até o fim do ano.

Em entrevista ao G1 após o pedido ser protocolado pela Transurc, o prefeito Pedro Serafim Jr. (PDT) classificou como "inadmissível" o reajuste. Ele acenou com a possibilidade de aumentar o repasse da administração municipal para as empresas, que atualmente é de R$ 28 milhões. Neste sábado (24), o prefeito eleito, Jonas Donizette (PSB), fez um discurso similar ao de Serafim, e classificou como "absurdo" o preço do bilhete a R$ 3,80
Em 7 anos, reajuste de R$1

Segundo dados da ANTP, a tarifa de Campinas em junho de 2005 era de R$ 2,00. Atualmente esse ainda é o valor cobrado em cidades como Brasília (DF) e Fortaleza (CE). No mais recente reajuste aplicado na cidade, a passagem passou de R$ 2,85 para R$ 3,00.

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Novo sistema de transporte coletivo de Campo Grande começa a funcionar nesta segunda

A partir desta segunda-feira, 25 novos ônibus adaptados começam a circular pelas ruas e avenidas de Campo Grande, dando o pontapé inicial do novo sistema de transporte coletivo. Destes, 20 são convencionais e cinco articulados, que levam Campo Grande a ter 578 veículos em operação.

“Dessa vez é acréscimo de frota. Estamos aumentando nossa frota em 25 ônibus. Isso vai folgar as linhas mais pesadas”, explicou o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade.

Além dos 25 novos ônibus, a partir desta segunda-feira, o transporte coletivo de Campo Grande passa a ser administrado pelo consórcio Guaicuru, formado por quatro das cinco empresas que já atuam na Capital e venceram a licitação. O contrato deu o direito à Guaicuru operar o transporte coletivo por 20 anos.

De longe os novos coletivos serão facilmente identificados. Novinhos em folha e na cor branca, os articulados vão levar ainda a propaganda de Campo Grande “A Capital dos Ipês” e com a árvore desenhada. O ipê também é refletivo e pode ser visto passando durante a noite.

“Essa beleza externa na realidade é para o cidadão se sentir mais confortável”, comentou Rudel Trindade.


Os articulados terão beleza por fora e tecnologia por dentro, com wi-fi e climatizador e câmeras que fogem das tradicionais. O conjunto vai gravar a entrada e saída dos passageiros e será possível ver como está o fluxo de movimento.

“Da Agetran conseguimos ver na câmera onde o ônibus está e como está o trânsito à frente dele”, explicou Rudel. O novo circuito também vai aumentar a fiscalização dentro do ônibus, dando mais segurança ao usuário, informou o diretor-presidente.

Além das câmeras de segurança, a nova frota está equipada com GPS (Sistema de Localização por Satélite) e vão percorrer a cidade em com um tamanho um pouco maior. Os convencionais com 13,2m e os articulados com 20m.

Por um aplicativo no celular, os usuários também vão poder acompanhar o horário que os coletivos estarão nos pontos, por meio da internet, pelo computador ou celular, como já existe em grandes cidades.

A acessibilidade foi levada em conta para esta nova frota e o novo sistema atendeu aos pedidos dos cadeirantes. Segundo Rudel Trindade, foi colocado um cinto de segurança melhor e mais reforçado para o cadeirante.

A questão ambiental não ficou para trás. “Esses novos ônibus são de uma tecnologia nova, a Euro 5. A emissão de poluente será muito pequena em relação a convencional e o ônibus vai circular bem mais silencioso”, destacou Rudel.

Com a mudança no transporte público, Campo Grande será uma das únicas cidades que vão receber o PAC II, mesmo não sendo sede da Copa de 2014. Ao todo são R$180 milhões vindos do Programa do Governo Federal para a mobilidade urbana.

Durante a vigência do contrato da Guaicuru, as empresas participantes do consórcio deverão investir, de acordo com o edital, R$350 milhões na melhoria do transporte urbano. Devem ser incluídas no investimento a renovação da frota, a implantação da tecnologia e a qualificação da mão de obra. Novos terminais de transbordo também fazem parte do projeto.

A previsão, segundo a Agetran é de chegar a 600 ônibus até julho do ano que vem. Também estão previstos 50 km de corredor exclusivo para ônibus, além do novos terminais, Tiradentes e São Francisco, e as ciclovias, muitas já em contrução.

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