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Plano diz que São Paulo precisará ter 264 km de Metrô até 2040

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Representantes da Prefeitura de São Paulo, de universidades e da sociedade civil se reuniram para traçar o plano de uma cidade melhor. Uma das metas do projeto "SP 2040" estabelece que ninguém gaste mais de 30 minutos nos percursos de ida e de volta ao trabalho.

Hoje, a capital tem 74 km de Metrô. Para que os deslocamentos possam ocorrer em até 30 minutos, é preciso ter 264 km de trilhos. Para ampliar a rede, que inclui a CPTM, serão necessários quase R$ 235 bilhões. Também é necessário investir em ônibus e até no transporte não motorizado para incentivar quem quer ir de bicicleta ou a pé. Outro objetivo importante é aproximar os empregos das residências. Assim, o morador não precisa fazer longas viagens todo dia.

O desenvolvimento de uma cidade não vem se não tiver planejamento. Assim como Nova York, Londres, Paris, Hong Kong e Chicago, a Prefeitura de São Paulo reuniu setores representativos da sociedade para pensar a cidade de 2040. Para traçar esse plano estratégico de longo prazo para a capital participaram das discussões 30 especialistas da USP e da Universidade Mackenzie, oito consultores internacionais, 50 técnicos da Prefeitura e 25 mil cidadãos.

São Paulo é a cidade da correria, onde não adianta ter pressa. Quem marca horário para um compromisso sabe que pode chegar atrasado porque pegar trânsito no caminho é quase regra. Então, que tal viver em uma cidade de 30 minutos, onde nenhum deslocamento demore mais do que meia hora? A Pesquisa Origem Destino mostra que ir de um lugar para outro leva uma média de 49 minutos, um período que aumento em muito em diversos casos. A velocidade média nos corredores de ônibus da cidade é de 21 km/h.

Mas a situação não melhora muito com o carro. Um cálculo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e que mostrou a velocidade média em São Paulo em 2011, concluiu que no horário de pico da tarde os motoristas andam a 21,46 km/h. Só um pouco mais rápido que os ônibus.

Quem fica em São Paulo nos feriados prolongados percebe a diferença no trânsito e no transporte público em geral. Para que em 2040 essa situação seja parecida, a capital não pode andar sozinha. Serão necessários investimentos e integração da Prefeitura, do estado e do governo federal.

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Empresas de ônibus de Natal se unem para sobreviver

O diretor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Augusto Maranhão, informou que as empresas Guanabara, Reunidas e Santa Maria vão se unir em consórcio. 

A decisão das empresas foi comunicada durante reunião do sindicato realizada na quarta-feira (14) à noite.Segundo Maranhão, o objetivo da formação do consórcio é tentar reduzir custos. 


"Todos sabemos das dificuldades enfrentadas pelas empresas. O motivo de se unificar é meramente econômico. Os empresários acreditam que unificando poderão dividir despesas e assim podem continuar operando no sistema. Eles vão compartilhar as linhas onde circulam atualmente", explicou.

Informações: Tribuna do Norte

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Edital do trem-bala será publicado no dia 26 de novembro

Depois de ter sido adiado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o edital do leilão para o trem  de alta velocidade (TAV) deverá ser publicado no próximo dia 26. A informação consta no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, divulgado hoje (19) pelo governo federal. A publicação do edital deveria ter ocorrido em outubro, conforme previsão anterior. O trem-bala ligará os municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas.

Como as tentativas de licitações anteriores – que buscaram grupos interessados em tocar o projeto como um todo – não despertaram interesse das empresas, o governo federal decidiu dividir o processo em duas partes: uma para escolher os responsáveis pela fabricação dos trens e a operação do sistema (incluindo o fornecimento de tecnologia do veículo) e outra para selecionar a empresa responsável pela construção do projeto.

O leilão deverá ocorrer em 29 de maio de 2013. A empresa ou consórcio vencedor será o que apresentar a melhor oferta, levando em consideração a relação entre valor de outorga e valor para construção de túneis, pontes, viadutos e do próprio trem, além da transferência de tecnologia, manutenção e operação do veículo.

A Empresa de Planejamento e logística (EPL) será sócia do projeto e terá 10% de participação no empreendimento. A estatal será responsável pela apresentação do projeto executivo do trem e pela escolha da empresa encarregada da construção, em etapa posterior, da infraestrutura necessária para a entrada em operação do trem-bala.

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Em Fortaleza, Obras no terminal de ônibus Antônio Bezerra já duram 3 anos

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

As obras do terminal de ônibus do Antônio Bezerra, em Fortaleza, que deviam ter sido concluída em 2010, continua desde 2009. A demora para conclusão das obras incomoda passageiros que fazem uso diário do terminal.

O local está cercado por tapumes e com materiais de construção espalhados por todo o terminal. Para o trocador da linha Bezerra de Menezes-Santos Dumont Wilson Batista o perigo maior está no acesso ao terminal, por onde os ônibus podem entrar e sair, que não conta com nenhum tipo de sinalização, aumentando o risco de acidentes.

Segundo a a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o motivo do atraso é uma ação judicial que impedia a desapropriação de imóveis, e que só foi resolvida em 2011. Até o fim de 2012, a primeira etapa será finalizada, de acordo com a Etufor, e terá início a transição de linhas de ônibus da parte antiga para a nova. Ainda de acordo com a Etufor, o prazo para conclusão é até o primeiro semestre de 2013.

Segundo a Etufor estão sendo investidos na reforma cerca de R$ 14 milhões. A obra pretende dobrar o tamanho do terminal, com a implantação novas entradas e saídas, plataformas, pontos de táxi e moto-táxi, piso de concreto e bicicletário. Mais de 191 mil pessoas passam pelo Terminal de Antônio Bezerra todos os dias. São 345 ônibus divididos em 41 linhas que realizam 3.452 viagens a cada dia.

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Em Campo Grande, Consórcio Guaicurus assume transporte coletivo a partir do dia 26 de novembro

O Consórcio Guaicurus vai assumir a prestação do serviço de transporte coletivo urbano em Campo Grande a partir do dia 26 de novembro. A ordem de início de serviço foi publicada no diário oficial do município desta segunda-feira (19).

Comporto pelas empresas Viação Cidade Morena, Viação São Francisco, Jaguar Transportes Urbanos e Viação Campo Grande, o consórcio que detém a exclusividade do serviço, deverá formar o SIT (Sistema Integrado de Transporte, caracterizando um sistema unificado mediante rede de terminais de transbordo com integração física, terminais abertos (ponto de integração) que realizam integração lógica e pontos de parada que permitem essa conexão.

A publicação determina que o consórcio assuma o serviço a partir das 00h do dia 26 deste mês. A assinatura foi feita no dia 14 de novembro, pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Por Diana Gaúna / Midiamax

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Simulador de ônibus articulado é destaque no Rio de Janeiro

O Brasil recebeu neste mês o primeiro simulador de ônibus articulado. O equipamento, fabricado na Espanha, foi uma das atrações mais visitadas da FetransRio, feira bienal de ônibus que aconteceu no início do mês no Rio de Janeiro, juntamente com a Etransport – Congresso Sobre Transporte de Passageiros.

Com volante robusto e poltrona que balança a cada curva, o modelo tem imagens em 3D e para brincar com ele é preciso ter carteira de motorista. No simulador, o motorista percorre um trajeto existente no mundo real, incluindo as características físicas da pista e de suas imediações.

“Nossa ideia é fazer o motorista usar o simulador para mostrar trechos onde os acidentes são mais comuns e as práticas que ele precisa evitar, num processo contínuo de capacitação”, explica Lélis Marcos Teixeira, presidente da Fetranspor. Você pode conferir um vídeo do simulador em funcionamento clicando neste link. 

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