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Em Belo Horizonte, Ônibus ''Frescão'' completa 01 mês de operação com demanda triplicada

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Viagens promissoras no aniversário de um mês do sistema executivo de transporte público de Belo Horizonte, o frescão. Há 30 dias em funcionamento, as linhas pioneiras S01 (Savassi-Cidade Administrativa) e S02 (Savassi-Buritis) viram o número de passageiros triplicar nas três primeiras semanas de operação. De 400 usuários/dia, os ônibus passaram a transportar 1,2 mil pessoas diariamente. “A demanda tem sido crescente a cada semana”, garante o diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTRans, Daniel Marx. 

Ainda assim, a ocupação não passa da metade da capacidade de transporte. No percurso para o Buritis, chega a 50%, enquanto no trecho para a nova sede do governo do estado está em 30%. Para a empresa que gerencia o trânsito na capital, os números são animadores, já que a ocupação era um terço da atual na inauguração. Apesar disso, há resistência no sentido Cidade Administrativa devido às obras na Avenida Cristiano Machado.

Entre os que tomaram gosto pelo frescão estão passageiros que migraram do sistema convencional e outros que admitem estar deixando o carro em casa para se livrar do caos no trânsito. O motivo da troca é visível durante as viagens. Com temperatura agradável, graças ao ar condicionado, os passageiros seguem todos sentados em poltronas confortáveis com cinto de segurança. Aproveitam a tranquilidade para assistir a programação de TV, ler revista, navegar na internet, adiantar os compromissos de trabalho no lap top ou tirar uma soneca. Benefícios impagáveis para quem diariamente precisava enfrentar o desgaste diário de longos congestionamentos.

Satisfação
Como o conforto tornou-se a palavra de ordem para quem já se decidiu pelo frescão, nem mesmo o custo da passagem acima de R$ 2,65, pago no ônibus convencional, tem sido um incômodo. Na linha Savassi/Cidade Administrativa a tarifa é de R$ 5, enquanto no trecho para o Buritis o passageiro paga R$ 4. Ao fim do mês, o custo com o transporte é de aproximadamente R$ 220 e de R$ 176, respectivamente, se considerados os dias úteis. Valores bem mais altos do o que os R$ 116 gastos no sistema normal. 

A diferença, no entanto, não tem pesado no bolso dos que fizeram a opção por deixar o automóvel na garagem. É o caso do advogado Eduardo José Mourão Moreira, de 25 anos, que mora no Buritis (na Região Oeste) e trabalha no Bairro de Lourdes (Centro-Sul). Desde o primeiro dia do serviço tornou-se passageiro assíduo e não economiza elogios ao sistema. “Tinha um gasto mensal de R$ 400 com gasolina e estacionamento. Agora, gasto menos de R$ 200 e não preciso mais enfrentar o caos do trânsito nem me preocupar em deixar o carro na rua”, diz. 

Eduardo foi um dos 31 passageiros que viajaram na linha Buritis/Savassi às 8h de ontem. A viagem saiu sem atrasos e demorou 45 minutos, cerca de 15 a mais do que o habitual, já que o trânsito estava engarrafado na saída do bairro. Da janela do frescão, a consultora de sistemas Denise Freitas Monteiro, de 45, observava tranquila o tumulto do trânsito. “Nem hesitei quando soube deste ônibus. Vim há dois anos do Rio de Janeiro, onde o sistema é muito comum e sempre fui usuária dessa modalidade. Para mim foi um alívio deixar o carro na garagem”, explicou a passageira. 

A opção também significou economia para Denise, que por não gostar muito de dirigir costumava ir de táxi para o trabalho na Avenida Raja Gabaglia. “Gastava até R$ 30 por dia com o táxi. Pagar R$ 8 (ida e volta) está sendo ótimo”, disse. 

Economia com o carro na garagem

O motorista Edmar Carlos Deodoro atesta as mudanças. Segundo ele, as reclamações da época da implantação do frescão diminuíram. “Antes, havia muita gente reclamando do ar e da internet, que era lenta. Hoje, a maior parte está satisfeita”, diz o condutor, que também se gaba de trabalhar com um público mais tranquilo e educado. O colega Mário Lúcio da Silva, que fez a viagem com saída do Buritis às 9h30, reconhece que a frequência é maior á tarde. É nesse horário que a servidora pública Ana Cristina Assunção, de 34, aproveita para finalizar tarefas pendentes do trabalho usando a internet do frescão. “Estou usando o novo sistema desde o primeiro dia. Estou supersatisfeita”, disse a usuária, que passou a economizar R$ 290 gastos com estacionamento e gasolina para se deslocar do Buritis à sede do Ministério Público, no Bairro Santo Agostinho. 

Mesmo com o valor mais alto do que eixo Buritis, quem viaja na linha Savassi/Cidade Administrativa afirma estar satisfeito. A vantagem, no entanto, é maior para quem abandonou o carro, como o funcionário público Mário Marques, de 60. “Da minha casa, no Sion (Centro-Sul), até o Serra Verde são 25 quilômetros. Se for de carro, gasto R$ 18 e ainda tenho de me estressar em congestionamentos. Para mim é muito mais vantagem gastar R$ 10 no ônibus”, garante. 

Ele foi um dos 12 passageiros que fizeram o percurso até a sede do governo ontem às 10h30. A viagem foi tranquila, sem congestionamentos e durou 50 minutos. No entanto, Mário adverte: “Para grande parte das pessoas que andam nos ônibus convencionais o preço é salgado. Talvez por isso não tenha tido maior adesão”, reconhece.

Queixas

Apesar de não comprometer a viagem, ainda há queixas dos usuários sobre a qualidade do ar condicionado e da televisão. De acordo com o servidor público Mário Marques, de 60, que mora no Luxemburgo e trabalha na Cidade Administrativa, frequentemente a TV fica fora do ar. No ônibus em que ele viajava no fim da manhã de ontem, era nítida a diferença de temperatura. Na parte traseira, estava frio enquanto na frente o motorista suava.

Conforme o diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTRans, Daniel Marx, ajustes já foram feitos depois da inauguração, especialmente no ar condicionado e nos horários. “Qualquer problema deve ser relatado para apurarmos”, disse o diretor.

Mais três linhas no ano que vem

O serviço de transporte executivo em Belo Horizonte já tem previsão de ser ampliado com a implantação em 2013 de mais três linhas. O projeto prevê saídas dos bairros Belvedere, Sion e Carlos Prates, todas em direção à região hospitalar, no Bairro Santa Efigênia. A primeira terá o percurso pelo Bairro Serra, enquanto a segunda segue pela Savassi. Da direção Oeste partirá linha Carlos Prates que terá 17 quilômetros de extensão e atenderá a pontos importantes como o fórum, assembleia e a Praça da Liberdade.

Nos planos da BHTrans estão também a implantação de duas linhas turísticas. A Centro-Sul, prevista para operar em fevereiro de 2013, partirá do Bairro Mangabeiras, passando por pontos turísticos como o mirante, Praça do Papa, Parque Municipal, Praça da Estação, Mercado Central e Museu Abílio Barreto, entre outros. Já a linha Pampulha seguirá pelos principais pontos de visitação da orla, além de atender a centros comerciais como os shoppings Del Rey e Minas Shopping. “A ideia é ligar esses locais a pontos onde o turista poderá fazer compras e ter atrativos”, explica o diretor de Desenvolvimento e Implantação de projetos da BHTRans, Daniel Marx. A segunda linha está prevista 2014, com os mesmos valores praticados nas linhas executivas. “Os trechos mais extensos custarão R$ 5, enquanto os mais curtos serão de R$ 4.

Outra novidade, mas ainda sem prazo, será a inauguração do serviço de TV aberta nos ônibus que já circulam no Buritis e na Cidade Administrativa.

Informações: Estado de Minas

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Distrito Federal terá R$ 1,08 bilhão para investimentos no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Foi aprovado pela Câmara Legislativa o Projeto de Lei nº 1.186/2012, que autoriza a contratação de empréstimo pelo Distrito Federal junto à Caixa Econômica Federal (CEF), em linha especial de Mobilidade em Grandes Cidades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nessa terça-feira (16/10). O valor do empréstimo é de R$ 1,08 bilhão, o que representa mais da metade dos R$ 2 bilhões previstos para investimentos no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU). 

Desse montante, R$ 561 milhões serão utilizados nas obras do Expresso DF, um sistema de ônibus articulados (popularmente chamado de minhocão) do tipo Bus Rapid Transit (BRT), que interligará o Gama, Santa Maria, Park Way e o Plano Piloto. O empreendimento tem cerca de 10% das obras concluídas e deve ficar pronto até o final de 2013.

Outros R$ 517 milhões serão aplicados nas obras do Projeto Eixo Oeste, em intervenções nas avenidas Hélio Prates, Comercial, Samdu, no túnel central, em Taguatinga, no condomínio Sol Nascente e em Ceilândia. O Projeto prevê ainda obras nas estradas parques Indústrias Gráficas (Epig) e Setor Policial Militar (Espm), que geram aproximadamente 50% da demanda por transporte público no DF.

Informações: Correio Braziliense

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CBTU publica edital para compra de VLTs de Natal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) publicou no Diário Oficial da União, o edital para abertura de Licitação para a compra de 12 Veículos Leves Sobre Trilhos, os chamados VLT’s, destinados a Superintendência de Trens Urbanos de Natal (STU/NAT).

A implantação do VLT na região metropolitana de Natal é um projeto antigo do Governo do Estado com financiamento do Ministério das Cidades. A expectativa dos gestores estaduais e federais é que ele saia do papel até o inicio da Copa do Mundo, em 2014. A vantagem do VLT é que ele proporciona um serviço mais rápido, diminuindo assim o intervalo entre as viagens e aumenta a oferta de transporte coletivo na cidade.

Segundo o Superintendente de Trens Urbanos de Natal, João Maria Cavalcanti, a publicação do edital pela CBTU confirma a implantação do VLT na região metropolitana de Natal, trazendo um serviço de melhor qualidade para os usuários do sistema férreo.

Ele explica que projeto deverá ser estendido às duas linhas existentes na capital potiguar em sua totalidade, ou seja, nos 56,2 km de via existente na região. De acordo com o cronograma previsto, o primeiro veículo será entregue com 15 meses após a assinatura do contrato e o segundo com 18 meses, ou seja, antes da Copa 2014 Natal poderá ter no mínimo dois VLT’s funcionando.

A licitação seguirá o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), na forma presencial e será realizada em sessão pública, conduzida por Comissão Especial de Licitação nomeada para esse fim, observando, obrigatoriamente, as condições estabelecidas na legislação específica e no edital e seus anexos.

O critério de julgamento será o de menor preço, no modo fechado e o regime de execução é o de fornecimento integral. E a empresa contratada deverá apresentar Garantia de Execução em percentual equivalente a 5% (cinco por cento) do valor total do contrato. O Edital está à disposição dos interessados, gratuitamente, no site www.cbtu.gov.br no link licitações.

Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte

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São Paulo ganha quatro novos trens modernizados


Mais quatro trens modernizados do metrô foram entregues pelo governador de Sâo Paulo Geraldo Alckmin. Com a entrada em operação comercial desses quatro trens modernizados, sobe para 12 o número de trens modernizados, sendo cinco na Linha 1-Azul e sete na Linha 3-Vermelha. As 86 composições restantes da frota original, 46 da Linha 1-Azul e 40 da Linha 3-Vermelha, receberão atualizações tecnológicas progressivamente até 2014. Os investimentos na modernização da frota do Metrô são da ordem de R$ 1,75 bilhão.
Foto: CPTM em Foco
As novas composições ganharam ar-condicionado, câmeras de vigilância e sensores para detecção de fumaça, dentre outras melhoras. Alckmin afirmou que até o final de 2012 serão entregues mais três composições. Durante a entrega dos trens, o governador também anunciou a integração gratuita entre Metrô e CPTM em horários especiais.

Fonte: Governo de São Paulo 

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SPTrans altera o itinerário de 4 linhas na Zona Leste


A São Paulo Transportes informa que a partir do dia 20 de outubro, 4 linhas de ônibus vão ter seus pontos remanejados e itinerários alterados na Zona Leste, devido à mudanças de mão de direção em algumas ruas da região.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários

2678/10 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II  
Ponto Inicial Rua. Maximiano Correa dos Santos, 160
Ponto Final Term. Parque Dom Pedro II – Plataforma 01
Ida: Rua Maximiano Correa dos Santos, Rua Manoel Lemes da Silva, Rua Dr. José Pereira Gomes, Av. Mal. Tito, prosseguindo normal;Volta: Normal até a Av. Mal. Tito, Rua Dr. José Pereira Gomes e Rua Maximiano Correa dos Santos.
Volta: Normal até a Av. Mal. Tito, Rua Dr. José Pereira Gomes e Rua Maximiano Correa dos Santos.

2678/51 Oliveirinha – Term. A. E. Carvalho
Ponto inicial Rua. Maximiano Correa dos Santos, 160
Ponto Final Term. A. E. Carvalho – Plataforma 01
Ida: Rua Maximiano Correa dos Santos, Rua Manoel Lemes da Silva, Rua Dr. José Pereira Gomes, Av. Mal. Tito, prosseguindo normal;
Volta: Normal até a Av. Mal. Tito, Rua Dr. José Pereira Gomes e Rua Maximiano Correa dos Santos.

2678/31 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II
Ponto Inicial Av. Dr. Almiro Leal da Costa nº323
Ponto Final Term. Pq. D. Pedro II – Plataforma 1
Sentido Único: Av. Dr. Almiro Leal da Costa, Rua Jõao Missel Gigante, Rua Maximiano Correa dos Santos, Rua Dr. José Pereira Gomes, Av. Mal. Tito, prosseguindo normal;

3902/10 Estação CPTM Jd. Romano – Guaianazes
Ponto Inicial Rua Colônia D’Assunção                                                                                            
Ponto Final  Estação CPTM Guaianazes lado Norte
Ida: Normal até a Rua Benigno Nogueira Franco, Rua José Pereira Gomes, Rua Manuel Lemes da Silva, Av. Dr. Almiro Leal da Costa, Pça. Damasco Coelho de Pinha, prosseguindo normal;
Volta: Normal até a Pça. Damasco Coelho de Pinha, Av. Dr. Almiro leal da Costa, Rua Manoel Lemes da Silva, Rua Dr. José Pereira Gomes, Rua Benigno Nogueira Franco, prosseguindo normal.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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Prefeitura de Hortolândia implantará central para monitorar transporte coletivo urbano


O transporte coletivo urbano de Hortolândia será monitorado pela Prefeitura por meio da Central de Monitoramento de Transporte, uma das medidas adotadas pela Administração ampliar a fiscalização do serviço e garantir mais eficiência no atendimento à população. A informação é do secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis.

A Central permitirá o acompanhamento do trajeto do ônibus, o controle de horários, tempo das viagens e possíveis imprevistos, por meio do sistema de AVL (Localização Automática de Veículos), com uso de GPS. O monitoramento alcançará toda a frota do transporte urbano composta, atualmente, por 35 veículos.

“Através da Central de Monitoramento poderemos fiscalizar os horários e itinerários da frota de ônibus, mesmo à distância. Isso permitirá que o usuário tenha um transporte coletivo mais eficiente porque a Prefeitura terá controle dos veículos desde a partida até o destino, em tempo real. Nosso objetivo é chegar num patamar de maior qualidade e confiança no transporte coletivo”, justifica Reis.

De acordo com o chefe de Setor de Transporte, Aparecido Serafim, o monitoramento dos veículos deve ser feito diariamente, das 4h30 às 23h30, horário de circulação dos ônibus. Um GPS instalado dentro de cada veículo enviará à Central de Monitoramento uma série de dados que serão convertidos em informações. 

“A sala de monitoramento contará com um painel de controle com mapas digitais da área de cobertura, com links de comunicação entre a central e os veículos e sistema de informática capaz de acompanhar a circulação dos ônibus em tempo real. Hoje temos fiscais que fazem isso in locu, mas não é possível fiscalizar toda a frota do transporte coletivo ao mesmo tempo”, explica Serafim.

Para manter a central em funcionamento, a Prefeitura investirá cerca de R$ 100 mil por ano. A previsão é de que o serviço esteja em operação até o primeiro trimestre de 2013. “Hoje recebemos várias ligações de passageiros sobre falhas nos horários dos ônibus. Com a central em funcionamento conseguiremos dar uma resposta imediata ao usuário e tomar medidas em relação à empresa”, exemplifica o chefe do Setor de Transporte.

A instalação da Central de Monitoramento faz parte do projeto de reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano que ganhou força com o novo contrato de concessão do serviço de transporte de passageiros, em vigor há dois meses, com regras bastante claras.

As medidas previstas no plano de transporte coletivo urbano beneficiam cerca de 7.500 pessoas que andam de ônibus todos os dias em Hortolândia. Entre as principais ações estão mais rigor na fiscalização do serviço prestado pela concessionária, ampliação da frota de ônibus, novos itinerários, redução do intervalo entre um ônibus e outro, além do subsídio financeiro da Prefeitura para reduzir o valor da tarifa ao usuário.

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