Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Metrô de SP vai reformar 20 estações para a Copa do Mundo de 2014

sábado, 15 de setembro de 2012


O Metrô de São Paulo vai reformar 20 estações das linhas 1, 2 e 3 – as mais antigas – para a Copa do Mundo de 2014. Estão previstas pintura e troca de piso, de forro e da identificação dos prédios, alguns deles projetados e construídos há mais de 30 anos. As obras ainda não foram licitadas e o custo do projeto não é revelado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.

A previsão para o início das intervenções é 2013, com término previsto para o primeiro semestre de 2014. “Haverá a requalificação por conta do tempo de utilização”, afirma o técnico da gerência de manutenção do Metrô paulista, Edgard El Khouri, lembrando que as estações não serão ampliadas.

As estações que serão modernizadas são as que ficam próximas da Arena Corinthians (Itaquerão) e aquelas que fazem integração com outros meios de transporte (CPTM e ônibus) e com demais linhas do metrô. Entre elas estão Barra Funda; Marechal Deodoro; República; Sé; Brás; Tatuapé; Arthur Alvim; Itaquera; Brigadeiro; Trianon-Masp; Consolação; Sumaré; Jabaquara; Santa Cruz; Ana Rosa; Paraíso; Luz e Tietê. As estações Anhangabaú e São Bento, no centro de São Paulo, também sofrerão modificações e devem receber espaços para exposições. “Serão instalados telões no Vale do Anhangabaú para a exibição dos jogos. É o chamado ‘fanfest’, que também será instalado no Sambódromo”, lembra Khouri.

Já as obras para expansão do Metrô devem avançar pouco. Em 2013 serão inauguradas a estação Adolfo Pinheiro, na região sul (Linha 5-Lilás) e a ligação entre Vila Prudente e Oratório, na zona leste, por meio de monotrilho. Para 2014 está previsto o monotrilho da linha 17, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi. Também serão entregues as estações da Linha 4-Amarela Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Vila Sônia e Morumbi. “Elas ficam prontas ao longo de 2014”, diz o diretor de operações do Metrô, Mario Fioratti Filho.

Ele lembra que o transporte de passageiros até o Itaquerão será garantido pelas atuais linhas de trem e de metrô que levam até o bairro de Itaquera, na zona leste da cidade. “Estamos modernizando as linhas para que haja intervalo menor entre os trens e aumento da capacidade do transporte de passageiros.”

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Belo Horizonte: Fabricantes levam modelos de ônibus BRT às garagens de empresas de ônibus

Enquanto a BHTrans não define o padrão para os ônibus do sistema BRT – entre as ideias está a adotação de um bicicletário na parte traseira do salão de passageiros –, fabricantes de carrocerias e chassis têm aproveitado o tempo para demonstrar às empresas como funcionam seus produtos. 

Na semana passada, um coletivo da paulista Caio (foto) fez uma série de manobras dentro de uma garagem em Vespasiano. No mesmo dia, o ônibus articulado percorreu as ruas de Sabará e Vespasiano. Primeiro BRT deslocado até BH para ser avaliado pelas empresas, conforme mostrou o EM com exclusividade, o Viale BRT Volvo B-340M continua nas ruas, mas ainda não há previsão de testes nas linhas com passageiros.

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Bahia: Metrô gratuito nas Confederações custará R$ 36 mi à União

sexta-feira, 14 de setembro de 2012


O funcionamento gratuito da Linha 1 do metrô de Salvador, opção acordada por governo estadual e prefeitura para servir de modelo durante a Copa das Confederações, deverá custar R$ 36 milhões aos cofres da União, subsidiadora do projeto.

As informações são do secretário da Setin (Secretaria Municipal dos Transportes e Infra-Estrutura), José Luiz Costa. Ainda segundo o titular da pasta, durante as Confederações, de 15 a 30 de junho do ano que vem, o metrô deverá operar com apenas dois dos quatro trens que tem à disposição. "Cada trem tem um período de 90 dias para começar a funcionar. Até as Confederações, só dá para colocar dois em funcionamento, mas entendemos que é o necessário para o período do torneio", projeta Costa.

Etapas - Para colocar os trens em operação, é necessário superar três etapas: revitalização (recuperação dos trens, que chegaram à Bahia em 2010); teste de estáticos e dinâmicos (avaliação da mecânica) e a própria operação assistida (que é a rodagem do metrô sem cobrança dos bilhetes de entrada). A estimativa da prefeitura é que sejam gastos R$ 3 milhões por mês na execução gratuita do transporte de massa.

"Acaba sendo a melhor opção para a Copa das Confederações. Hoje, o bilhete de entrada de Salvador custaria R$ 18 por 6 km de via. Seria inviável. Desde o início deste ano, a prefeitura já queria rodar o metrô gratuito de forma provisória, mas não teve o apoio necessário para tanto. Só agora que o governo acatou a nossa ideia", diz o vereador Jorge Jambeiro, presidente da Comissão de Transporte da Câmara de Salvador.

A escolha pela operação assistida durante a Copa das Confederações foi a opção assinalada pelos poderes públicos baianos somente após cobrança do Comitê Organizador Local da Copa (COL) para que a Linha 1 entrasse em funcionamento em 2013, por entender que "a Arena Fonte Nova é bastante complexa no gerenciamento da multidão", conforme trecho da nota do COL.

Na última quinta-feira, 13, o secretário Ney Campello emitiu nota negando que tenha dito, em evento na Arena Fonte Nova, que o metrô iria operar de forma gratuita. Há dias, o mesmo havia confirmado a informação.

Informações: Portal A Tarde

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Companhia do Metrô de São Paulo completa 38 anos de operação


Neste dia 14, a Companhia do Metrô completa 38 anos de operação e as histórias do primeiro metrô do país estão reunidas no Centro de Memória do Metrô-SP. O espaço foi criado em 2004 e está aberto para consulta pública.

Atualmente, o acervo da Companhia reúne mais de 150.000 itens dos mais variados tipos. São mais de 100.000 iconográficos (aquarelas, negativos, diapositivos, cromos, ampliações fotográficas e mapas), 1.500 documentos textuais (folhetos, folders, cartazes, convites e matérias jornalísticas), 1.000 horas de material audiovisual (películas, VHS, U-Matic), mais de 100 horas de material sonoro (depoimentos de funcionários e discursos) e objetos tridimensionais (miniaturas, prêmios e moldes).

O Centro de Memória é organizado fisicamente em 18 grupos, divididos por suporte utilizado e tamanho. A recuperação é feita através de um banco de dados que utiliza referência cruzada para encontrar eventos, atividades, locais e personalidades em comum.

Os itens mais antigos do acervo são ampliações fotográficas contendo imagens da Avenida Paulista e do centro de São Paulo entre 1910 e 1920. Já entre as peças mais interessantes estão miniaturas de trens, miniaturas de obras de arte, mais de 200 filmes em película das décadas de 60 e 70 sobre a criação e construção do Metrô e mais de 500 aquarelas da artista Diana Dorothèa Danon retratando as obras das linhas de 1972 até os dias de hoje.

Consultas

Os itens mais consultados são aqueles que retratam a mudança urbanística que o Metrô trouxe para a cidade de São Paulo. Os pesquisadores procuram negativos, diapositivos, ampliações fotográficas e filmes.

O Centro de Memória registra em média 10 consultas presenciais por mês. Os usuários são, na maioria, engenheiros, arquitetos, urbanistas, historiadores, historiadores da arte e interessados em geral.

O atendimento ao público acontece na rua Augusta 1626 - Edifício Metro I, térreo, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00.

Site Metrô Memória

Além do Centro de Memória, o Metrô disponibiliza para os interessados, em sua história institucional, o portal Metrô Memória, www.metromemoria.com.br.

Por meio das seções "Linha do Tempo", "História em Temas", "Fotos" e "Vídeos" é possível fazer uma viagem no tempo e verificar como se formou a rede metroviária de São Paulo. Desde a criação do site, já foram registrados mais de 35 mil acessos.

Do Metrô

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No Dist. Federal, Governo derruba liminar que impedia a licitação do transporte público


Após ter sido suspensa novamente por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região e do Tribunal de Contas do DF (TCDF), a licitação do transporte coletivo do Distrito Federal vai acontecer na manhã desta sexta-feira (14/9). Ontem, o GDF conseguiu derrubar, no Tribunal Superior do Trabalho, a liminar que impedia o início do processo.

O TRT cobrava a previsão, no processo licitatório, de itens para proteger a saúde de motoristas e cobradores, como motor traseiro, câmbio automático e ar-condiconado. A Procuradoria do Distrito Federal conseguiu derrubar essa liminar nesta manhã, segundo a assessoria da secretaria de Trabalho.

O TCDF alegou ter recebido, nos últimos dias, várias contestações por parte das empresas que atualmente operam o sistema. Elas querem regras mais claras para indenizações. A Procuradoria também conseguiu contornar essa decisão.

Nove empresas entregaram propostas à Secretaria do Transporte para concorrerem à licitação do transporte coletivo no Distrito Federal. De acordo com a secretaria, uma comissão vai analisar todos os processos e não há prazo definido para a escolha das empresas que irão operar a nova frota de ônibus.

Segundo a secretaria, 80% dos 3,8 mil veículos de transporte público que circulam no Distrito Federal serão trocados até maio de 2013.

Confira as empresas que participam da licitação:

1 - Viação Cidade Brasília LTDA
2 - Viação Pioneira LTDA
3 - Consórcio Brasília Empresa - Empresa Líder: Rota do Sol Transportes e Turismo LTDA
4 - Consórcio Distrito Federal e Transportes Urbanos - Empresa Líder: Transkuba Transportes Gerais LTDA
5 - Viação Planalto LTDA
6 - Santos & Pradela Negócios e Transportes LTDA
7 - Planalto Rio Preto Transporte Coletivo LTDA
8 - Expresso São José LTDA
9 - Empresa de Transporte Vera Cruz LTDA

Fonte: Correio Braziliense

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Em São Paulo, Obras alteram o funcionamento do Metrô e da CPTM neste fim de semana


Por conta de obras de modernização e testes nas linhas, o Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão estações fechadas e alterações no funcionamento neste fim de semana.

Metrô 
O Metrô dará continuidade neste domingo (16) aos testes do sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação (CTBC) na Linha 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena). Nesse dia, para a execução dos testes, as estações Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã ficarão fechadas ao público das 4h40 às 21h.

Durante esse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que cobrirão o percurso do trecho interrompido. De acordo com o Metrô, os testes são realizados aos domingos, devido ao menor número de usuários que utilizam os trens e estações metroviárias nesse dia.

CPTM 
Em razão das obras da infraestrutura, a operação de trens na CPTM será realizada com maior intervalo nas linhas impactadas pelas obras, neste fim de semana. 

Linha 7 (Luz – Francisco Morato): neste sábado (15), a partir das 19h até o fim da operação comercial, os trens circularão com maior intervalo devido às intervenções de via permanente entre as estações Água Branca e Pirituba. No domingo (16), durante todo o dia, o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus estará fechado para intervenções de grande porte.

Como opção, os usuários podem utilizar a Linha 7, entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde farão a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos para levar os usuários até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente na estação Domingos de Moraes, Pirituba e Perus.

Linha 8 (Júlio Prestes – Itapevi): no domingo (16) durante toda a operação comercial, os trens circularão com maior intervalo devido às intervenções no sistema de rede aérea e via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Osasco.

Linha 9 (Osasco – Grajaú): trens circularão com maior intervalo durante a operação comercial deste domingo (16), devido aos serviços de modernização do sistema de rede aérea. 
Linha 10 (Brás – Rio Grande da Serra): a partir das 7h até às 17h de domingo (16), os trens circularão com maior intervalo médio devido às intervenções no sistema de via permanente.

Linha 11 (Luz - Guaianazes – Estudantes): no domingo (16), durante toda a operação comercial, os trens circularão com maior intervalo devido a intervenções no sistema de rede aérea e via permanente.

Linha 12 (Brás – Calmon Viana): durante este sábado (15) e domingo (16), os trens não circularão entre Brás e Tatuapé, em razão da continuidade das obras. De Calmon Viana até Tatuapé, a partir das 18:00hs do sábado e durante todo o domingo, os trens circularão com maior intervalo. Os usuários com destino à região central deverão fazer transferência para a Linha 11, na estação Tatuapé. 

Informações: Último Segundo

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