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Metrô do Cariri está com dois vagões paralisados

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Metrô do Cariri está com dois dos três vagões sem funcionar há mais de dois meses. Com a paralisação dos veículos, em virtude de problemas relacionados às colisões registradas entre os percursos de Crato e Juazeiro do Norte, aumenta o tempo de espera dos usuários nas estações entre as duas cidades. Antes, era de 45 minutos, e agora foi ampliado para 1 hora e 20 minutos. Outro grande problema está relacionado à depredação, por parte de vândalos, durante o percurso.
 
De acordo com a gerente administrativa do metrô, Dina Maria Moreira de Assis, não há previsão de conserto dos dois vagões. Ela afirma que vem sendo encaminhado o processo de licitação. As partes danificadas pelos acidentes registrados, principalmente, nas passagens de nível, são, em sua maioria, na parte dianteira dos veículos, o que prejudica a proteção do motor.
 
Consertos
Segundo cálculos da administração, já se somam mais de R$ 120 mil gastos apenas com os consertos em virtude dos acidentes, a maioria deles, conforme Dina Moreira, pela falta de atenção dos motoristas. Ela afirma que, além da sinalização obrigatória, como a Cruz de Santo André e o sinal sonoro, foram incluídos portões para impedir a passagem dos condutores.
 
Em alguns casos, as pessoas sequer aguardam que os portões sejam abertos novamente e passam por baixo.
 
Outro problema tem sido causado pela depredação dos veículos, ao longo da única linha, entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Em pouco mais de dois anos de funcionamento na região, já foram quebradas pelo menos dez janelas de vidro. Cada uma delas, de acordo com Dina, tem um custo de R$ 1 mil.
 
Outras ainda precisam ser repostas, por já estarem danificadas em virtude dos ataques, a maioria deles, explica a gerente, pode ser ocasionado com o uso de estilingues. "A gente até pode identificar os locais das ocorrências, mas não tem como identificar as pessoas", diz ela.
 
Educação
Sobre essa questão, está sendo realizado um trabalho educativo nas escolas, nas principais áreas onde foram registradas as ocorrências, por meio dos técnicos e da própria administração do metrô. Conforme a gerente, atualmente, é pago pelo percurso R$ 1,00. São pelo menos 1.100 usuários por dia. Antes, com os dois vagões, esse número chegava a 1.300. Dina afirma, ainda, que não houve uma redução significativa em relação ao fluxo de passageiros.
 
No entanto, os usuários reclamam do tempo a mais que têm de esperar para se locomoverem entre as duas cidades, a exemplo do vendedor José Roberto Barbosa. Todos os dias, ele precisa utilizar o transporte. Apesar da melhoria no setor de transporte na região, com a inserção do trem, ele diz que é preciso mais agilidade, por também haver bastante demora em virtude da quantidade de paradas.
 
Distância
Já o aposentado Antônio Honório Pereira declara que a chegada do trem trouxe benefícios para a região. Ele é um deles, por estar isento do pagamento da taxa. Mas, ressalta que um dos problemas relacionados ao que ele chama de pequeno fluxo de passageiros é a distância das estações, principalmente, em Juazeiro do Norte, do Centro.
 
"O povo ainda vem pouco. Se fosse mais próximo da Praça Padre Cícero, seria bem maior o número de usuários e realmente se estaria sentindo essa paralisação dos outros vagões", afirma o aposentado.
 
Até agora, o maior número de ocorrências registradas foram entre as estações Padre Cícero e Crato, e em Juazeiro, entre a estação do Antônio Vieira e a Escola, nas proximidades do Frigorífico Industrial da cidade.
 
Segundo a gerente, a fibra usada nos vagões é onerosa, por ser um material especial. Desde que foi inaugurado na região, há o interesse de outras administrações em ampliar a linha do trem. O problema das depredações vai depender do nível de conscientização das pessoas, para que haja a redução dos prejuízos, conforme a administração. Há dois anos e meio, o metrô funciona na região.
 
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) iniciou, em fevereiro deste ano, as operações da estação Escola, localizada no Bairro São José, em Juazeiro do Norte. A estimativa é de que passem pela estação os estudantes da Escola Técnica Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho, além de moradores e trabalhadores de uma indústria instalada próxima à estação.
 
A estação Escola segue o padrão implantado em todas as estações do Metrofor com acesso ao trem por portas nas plataformas, obedecendo todas as normas de acessibilidade. O Metrofor investiu cerca de R$ 398 mil na construção e na compra de equipamentos.
 
Esta é nona estação, que liga Juazeiro ao Crato. A linha do metrô do Cariri, que com 13,9 km de extensão, transportou 295.400 pessoas em 2011.
 
Por Elizângela Santos / Diário do Nordeste
 
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Fortaleza: Etufor cria nova linha Vila do Mar/Antônio Bezerra

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que a partir deste sábado (25) entrará em operação a linha (120) Vila do Mar/Antônio Bezerra, cujo objetivo é facilitar o deslocamento da comunidade ao terminal nos dias úteis, sábados e domingos, no período de 5h30 da manhã às 22h30.
 
O percurso dos coletivos será iniciado na Av. Dr. Theberge, passando pela Av. Costa Oeste, Pólo de Lazer da Barra do Ceará, Av. Radialista José Lima Verde, Av. Cel. Carvalho e Terminal do Antônio Bezerra. Na volta, os ônibus devem seguir o mesmo itinerário.
 
A iniciativa atende aos moradores do entorno que ainda não tinham opção direta para se deslocar até o Terminal do Antônio Bezerra. A expectativa da Etufor é que, inicialmente, sejam realizadas 33 viagens diárias. Esse número pode aumentar de acordo com a demanda.
 
Nova nomenclatura
Na mesma data, a linha (110) Planalto das Goiabeiras terá o nome alterado para Vila do Mar/Centro, mas o trajeto permanece inalterado, permitindo viagens diretas à Praça da Estação.
 
Informações: ETUFOR


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São Paulo: Linha deixa de operar aos finais de semana na Zona Leste

A SPTrans informa que a linha 3751/21 COHAB Prestes Maia – Metrô Itaquera deixará de operar nos finais de semana. A demanda será absorvida pela linha 3751/10 COHAB Prestes Maia – Metrô Itaquera que terá seu itinerário ampliado a partir de sábado dia 25 de Agosto.
Para informações sobre linhas e trajetos consulte itinerários ou ligue 156.
3751/10 COHAB Prestes Maia – Metrô Itaquera
Ida: Normal até Estrada Iguatemi, Rua Vinte e Quatro de Agosto, Av. Paulo Gracindo, Rua Coração Sertanejo, Av. A, Rua Henriqueta Noguez Brieba, Rua Ivon Curi, R. Jofre Soares, Av. Paulo Gracindo, Rua Francisco Cardoso Junior, Rua Luis Matheus, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Luis Matheus, Rua Francisco Cardoso Junior, Av. Paulo Gracindo, Rua Jofre Soares, Rua Sebastião de Andrade Filho, Rua Henriqueta Noguez Brieba, Av. A, Rua Coração Sertanejo, Rua Vinte e Quatro de Agosto, Estrada Iguatemi, prosseguindo normal.
Assessoria de Imprensa - SPTrans
 
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No DF, Rodoviária do Plano Piloto ganha terminais para consultar itinerários dos ônibus

Em média 700 mil pessoas circulam pela rodoviária todos os dias. A maior parte já sabe qual ônibus pegar. Mas segundo o plano diretor de transporte urbano 20 mil pessoas passam por aqui esporadicamente e precisam de informação.
 
Com base nisso, vários totens foram instalados para ajudar os passageiros a encontrar o ônibus e saber em qual box devem pegá-lo.
 
Mesmo com a instalação dos equipamentos, muitos passageiros acham que o a falta de sinalização é um problema maior. Para eles, se os espaços para os ônibus tivessem uma melhor sinalização, não seria tão complicado.

Outro grande problema apresentado pelos passageiros é o não cumprimento dos horários. Mas segundo o DFTrans, o cumprimento dos horários depende ainda da instalação de equipamentos de GPS nos ônibus. O que só acontecerá depois da renovação da frota, prevista para o 2º semestre de 2013.
 
— Com a licitação dos novos ônibus e colocar GPS, aí sim, teremos um sistema de informação completo. O usuário terá informação em tempo real.
 
 
Fonte: R7.com
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Busscar Colômbia fabrica 60 ônibus biarticulados

O sistema de transporte público de Bogotá, na Colômbia, contará em breve com mais 60 veículos biarticulados produzidos pela Busscar Colômbia, empresa do grupo Busscar Ônibus. Há opção de compra de mais 60 unidades. A iniciativa integra a terceira fase de expansão do projeto Transmilênio, operado pelo Consorcio Express.

Os modelos terão piso alto e capacidade para 250 passageiros e reforçarão o sistema de transporte público urbano colombiano, que utiliza corredores exclusivos do tipo BRT – Bus Rapid Transit –, que já funcionam em Curitiba há alguns anos e são cogitados em Porto Alegre como alternativa para o trânsito, principalmente às vésperas da Copa do Mundo de 2014.
 
Fonte: amanha.com.br
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São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade

São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. Cada trem terá sete carros e poderá transportar até mil pessoas. Ao todo, a linha atenderá a uma demanda de até meio milhão de pessoas todos os dias.
A previsão é de que o primeiro trecho, que ligará Vila Prudente ao Pátio Oratório, seja entregue em 2013. Quando a linha estiver totalmente implantada, o percurso entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, feito atualmente em mais de duas horas, será percorrido em apenas 50 minutos.

O monotrilho contará com itens para garantir a acessibilidade, como sinalização em braile, mapa dinâmico da linha, sistema automático de emissão de mensagens sonoras e intercomunicador para os usuários falarem diretamente com os operadores do Centro de Controle do Metrô, caso necessário.
 
 
 
 
O monotrilho já foi implantado, com sucesso, em diversos países, como China, Estados Unidos, Japão e Austrália. Atualmente, está sendo construída uma extensão em monotrilho do metrô de Washington, nos Estados Unidos, com 37 km de linha construída e que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento urbano da região, além de ligar o metrô a um dos aeroportos que servem a cidade. O infográfico interativo abaixo mostra os detalhes das linhas sendo construídas atualmente na capital, com um aplicativo de áudio que explica o que é esse novo sistema, e porque ele foi o escolhido nessas áreas em detrimento do metrô subterrâneo.

Do Portal do Governo do Estado
 





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