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Em Fortaleza, Novas vias preferenciais para ônibus fazem parte do projeto da Avenida Bezerra de Menezes

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Depois da boa avaliação da população quanto à implantação do corredor preferencial para transporte coletivo na Avenida Bezerra de Menezes, o Serviço Rápido de ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) poderá ser ampliado nas avenidas Imperador e Tristão Gonçalves, no Centro, na próxima segunda-feira (27), de acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Ademar Gondim.
 
Segundo ele, os corredores preferenciais dessas vias ainda fazem parte do mesmo projeto da Bezerra de Menezes. "Amanhã (hoje), teremos uma reunião na Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) para definir os prazos e quais serão as outras ruas a terem os BRS", afirma.
Na Avenida Imperador, as duas faixas da direita serão preferenciais para ônibus. Nessa via, especificamente, o limite entre as faixas de transporte coletivo e particular será o canteiro central. Já na Avenida Tristão Gonçalves, apenas uma faixa será preferencial para os ônibus.
 
Ampliação
Também a Rua Castro e Silva deverá mudar o seu sentido, para facilitar o retorno dos ônibus e vans do transporte público de Fortaleza para a Avenida Imperador e, posteriormente, para a Bezerra de Menezes.
A intenção, conforme o presidente da AMC, é estender esse corredor até o Terminal da Lagoa e, no caso da Avenida Bezerra de Menezes, até o Papicu. "Poderemos ampliá-lo para a Rua Carapinima e Avenida José Bastos até o Terminal da Lagoa e o da Bezerra de Menezes faz parte do Transfor, que deixará mais rápida a viagem entre aquela avenida e o Papicu".
 
Dúvidas
No entanto, muitos dos que costumam transitar na Avenida Imperador, no Centro de Fortaleza, apesar de reclamarem do trânsito caótico daquela via, ainda têm dúvidas sobre como o projeto poderá ser implantado.
Para o ambulante Francisco de Assis Ferreira, que trabalha no canteiro central da avenida há cerca de sete anos, a situação já complicada do trânsito poderá piorar com a implantação do BRS. "Aqui é muito estreito, não consigo nem imaginar como poderia ser com esses corredores para ônibus", diz.
Já o consultor de vendas João Batista da Silva acredita que o trânsito poderá melhorar bastante com a adoção do projeto. "É uma boa ideia. A Bezerra de Menezes está bem melhor e acredito que poderia acontecer o mesmo com essa avenida, que também muito complicada, especialmente nos horários de pico", avalia João Batista.

Melhorias
Na Avenida Tristão Gonçalves, a expectativa dos usuários dos transportes coletivos também é muito boa com a notícia da implantação. "Esperamos que melhore, porque, no fim da tarde e no início da manhã, fica tudo parado aqui. Pode até ser que aumente o movimento nas lojas, com o acesso mais rápido ao Centro", opina a comerciante Clístenes Reis.
 
Na Avenida José Bastos, são comuns os ônibus deixarem de atender aos acenos dos passageiros pelo fato de existirem carros e até caminhões parados próximos às paradas de ônibus. A equipe de reportagem, inclusive, presenciou isso durante as entrevistas com os usuários de transporte coletivo.
 
A aposentada Lídia Nogueira passou pela experiência e disse que o fato é corriqueiro naquela via. "Esse projeto de corredor exclusivo para ônibus iria ajudar bastante a nós, aposentados, porque nem sempre os ônibus param, seja porque tem carros nas paradas ou mesmo por não quererem mesmo", afirma.
 
Por Kelly Garcia / Diário do Nordeste
 
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Governo de São Paulo quer encerrar mandato com R$ 8 bi em metrô e trens

O governo do Estado de São Paulo pretende chegar ao último ano de mandato (2014) com investimentos de pelo menos R$ 8 bilhões no metrô da capital e no sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

No ano passado, os recursos somaram R$ 2,9 bilhões e neste ano devem ficar próximos de R$ 5 bilhões. As afirmações foram feitas nesta quarta-feira pelo secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, que participou de evento no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEEP). "É um desafio enorme, mas tem de ser feito", disse.

Fernandes disse que hoje o Estado já possui financiamentos contratados de cerca de R$ 14 bilhões para projetos no setor e que até dezembro esse número deve subir para R$ 18 bilhões.

Durante palestra, ele fez uma ressalva sobre o sistema de tarifa integrada para os usuários do metrô e da CPTM. De acordo com ele, no começo da década, 64,2% dos usuários da CPTM eram pagantes diretos do sistema. Hoje, devido à integração com as estações do metrô, esse porcentual recuou para 55,7%. "Há de se rever com muito cuidado a política tarifária", afirmou.
 
Informações: Diário do Grande ABC
 



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Licitação para trem expresso SP-Jundiaí sairá em 15 dias

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai lançar nos próximos 15 dias a licitação dos projetos básico e executivo do trem regional expresso que ligará a capital paulista ao município de Jundiaí, de acordo com informações do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, que participa na manhã desta quarta-feira de evento no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. O valor estimado dos projetos é de R$ 152 milhões.

"Estamos tratando os trens regionais de Jundiaí, Sorocaba e Santos. Deixamos de tratar  do trem de São José dos Campos porque ele poderá ser atendido pelo TAV", afirmou o secretário, em referência ao Trem de Alta Velocidade, projeto do governo federal que deve ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, passando por São José dos Campos.

Ainda no mês de setembro, deve ser realizada audiência pública sobre o trem que ligará São Paulo a Sorocaba e o edital de licitação dos projetos deve ser lançado até dezembro.
Fonte: Agência Estado
 
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Ciclistas entregam manifesto de apoio ao Pedala PE

Trinta e dois ciclistas estiveram na sede provisória do governo do estado, no Centro de Convenções, em Olinda, na manhã desta quarta-feira (22) para entregar o manifesto de apoio ao Programa Pedala PE, lançado no último dia 07, ao governador Eduardo Campos.

O documento tem 543 assinaturas virtuais e presenciais de cidadãos que apreciaram a decisão do gestor. O programa está orçado em R$ 22,4 milhões e estimula o uso da bicicleta como meio de transporte na Região Metropolitana e ações que assegurem a convivência pacífica com carros, ônibus e metrô. Está prevista a construção de 100 km de ciclovia nos corredores Norte-Sul, Leste-Oeste, Ramal da Copa, BR-101 e II Perimetral, obedecendo às diretrizes Plano Diretor de Transporte Urbano e da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Durante o encontro, o governador ressaltou os prejuízos causados pelo crescimento desordenado das cidades refletido diretamente na mobilidade urbana.

Os secretários estaduais de Cidades, Danilo Cabral, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, também participaram do encontro. As duas pastas trabalham de forma integrada na execução do Pedala PE.
Fonte: Diário de Pernambuco e Blog Mobilidade Urbana
 
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EMTU/SP publicou nesta quarta-feira edital para sistemas de comunicação e sinalização do VLT na Baixada Santista

O governo do Estado, por meio da EMTU/SP, publica nesta quarta-feira (22/08) no Diário Oficial do Estado e em jornais da capital e Baixada Santista, aviso de licitação para fornecimento de sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle, controle de arrecadação e de passageiros, telecomunicações, controle semafórico e controle centralizado para o trecho integrante da etapa prioritária da rede de Veículos Leves sobre Trilhos - VLT na Baixada Santista. O trecho compreende entre o Terminal Barreiros (São Vicente) e o Terminal Porto (Santos), incluindo a extensão Conselheiro Nébias / Valongo.

O edital completo está disponível a partir de hoje (22/08) na página da EMTU/SP na Internet (
www.emtu.sp.gov.br). Poderá também ser retirado gratuitamente na sede da empresa, à rua Joaquim Casemiro, 290, Bairro Planalto, São Bernardo do Campo, das 8h30 às 16h00, mediante a apresentação de um CD necessário para cópia do arquivo até 24/09. A documentação e propostas de preços deverão ser entregues no dia 25/09, das 10h00 às 10h30, no mesmo local.

O Sistema Integrado Metropolitano (SIM/VLT) da Baixada Santista está em pleno desenvolvimento com avanços em suas diversas etapas que envolvem projetos já em elaboração: licitação em andamento da pré-qualificação das empresas interessadas em participar da licitação de execução das obras; publicação do edital de obras para o trecho de Barreiros (São Vicente) ao Porto de Santos prevista para este mês de agosto; licitação em andamento para a aquisição de 22 VLTs; e, já em fase de avaliação no Conselho Gestor de PPP, a proposta da modelagem preliminar da concessão patrocinada (PPP) para a operação do SIM/VLT Baixada Santista.

Edital disponível para download no link Licitações

A partir desta quarta (22/08) também está disponível para ser baixado pela internet (
www.emtu.sp.gov.br) o edital completo de pré-qualificação para selecionar empresas ou consórcios que queiram participar de licitações destinadas à execução de obras e projeto executivo em quatro corredores de ônibus.

O aviso engloba o Corredor Guarulhos - São Paulo (trecho Vila Endres-Ticoatira); BRT Perimetral Leste, que ligará o Terminal São Mateus ao Corredor Guarulhos-São Paulo, passando próximo ao Estádio onde haverá a abertura da Copa do Mundo de 2014; Corredor Itapevi-São Paulo (trechos Jandira - Terminal Carapicuíba e Terminal Carapicuíba - Terminal Metropolitano Km 21); e continuação do Corredor Noroeste, na Região Metropolitana de Campinas, incluindo o trecho Nova Odessa - Santa Bárbara D'Oeste e obras complementares no trecho Campinas - Sumaré.

A sessão pública para entrega da documentação de pré-qualificação será no dia 21/09, das 10h às 10h30, na sede da EMTU/SP.

Informações: EMTU SP
 
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Em Cuiabá: Decisão de "barrar" uso de dinheiro em ônibus é ilegal

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso já informou ao Poder Judiciário que as empresas de transporte coletivo de Cuiabá estão impedindo a entrada de passageiros que não possuem cartão eletrônico. O Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania e do Consumidor de Cuiabá esclarece que a posição adotada pelas empresas que operam o sistema de transporte coletivo é ilegal e afronta a decisão judicial proferida na ação civil pública proposta pela 6ª Promotoria Cível.

Segundo o promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos, a liminar proíbe, além da utilização dos motoristas dos ônibus para a cobrança de tarifas, qualquer restrição em relação aos usuários que não tenham conseguido obter acesso ao cartão eletrônico ou de crédito por ausência de pontos de venda/recarga. Nesses casos, a empresas estão obrigadas a receber a tarifa paga com dinheiro.

“Em um primeiro momento, os empresários estavam descumprindo o item da liminar que proibia a utilização dos motoristas para a efetivação da cobrança. Depois que comunicamos o descumprimento ao Poder Judiciário, eles passaram a descumprir um outro item da decisão referente à utilização do cartão eletrônio”, explicou.

O promotor de Justiça esclareceu que, embora exista uma lei municipal, publicada no dia 27 de abril deste ano, disciplinando como obrigatório, após três meses da sua publicação, o uso do cartão eletrônico para o pagamento da tarifa nos ônibus convencionais e alimentadores do transporte coletivo urbano, as empresas concessionárias ainda não se adequaram ao novo modelo.

“Antes de exigir a obrigatoriedade do cartão eletrônico, as empresas concessionárias devem se adequar ao novo modelo, readaptando a frota de veículos para atender com qualidade, eficiência a todos os usuários. Além disso, a MTU terá que disponibilizar pontos de venda/recarga em todos os bairros da Capital para atender a população”, informou o representante do MPE.

Segundo ele, o descumprimento da decisão liminar motivou o Ministério Público a requerer o bloqueio de ativos bancários das empresas concessionárias para garantir o pagamento da multa aplicada em razão do descumprimento da decisão judicial; prisão civil dos proprietários das empresas rés e do presidente da MTU e o afastamento do cargo do Diretor de Transportes de Cuiabá, Antônio Gabriel das Neves Muller.
 
 
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