Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Na Grande Vitória, Transcol ganha duas novas linhas aos domingos

terça-feira, 17 de julho de 2012

A partir do próximo dia 22 entrarão em vigor duas grandes alterações em linhas do Sistema Transcol. Serão criadas as linhas 561 e 562, que vão circular aos domingos em dois eixos, com a fusão de sete linhas: um pela Reta da Penha e outro pela Avenida Beira Mar. A fusão tem por objetivo otimizar as viagens e tornar o sistema mais ágil. As novas linhas vão utilizar veículos articulados e reduzir o tempo de espera.

A unificação dessas linhas aos domingos vai diminuir o tempo de espera dos passageiros. Para o usuário que hoje, por exemplo, espera até 30 minutos pela linha 509, ao utilizar a nova linha (562) vai esperar 12 minutos. A fusão das linhas não representará prejuízo para o usuário no que se refere a itinerário, uma vez que elas já fazem um desses dois percursos. A diferença é que as novas linhas vão ligar ‘as pontas’, passando pelos terminais ao longo do percurso.

Os veículos da linha 561 vão passar pelos terminais de Campo Grande, Jardim América, São Torquato, Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe, enquanto os da linha 562 passarão pelos terminais de Campo Grande, Jardim América, São Torquato, Carapina e Laranjeiras.

Essas duas grandes linhas farão o percurso utilizando veículos articulados (17 em cada linha), que possuem maior capacidade de carregamento e terão intervalos reduzidos, passando a realizar partidas a cada 12 minutos (562) e 15 minutos (561). Serão realizadas 77 viagens, na linha 561, e 88, na linha 562.

As alterações
As novas linhas funcionarão da seguinte forma:

Linha 561 – Eixo Norte Sul / Dante Michelini / Beira Mar, que irá abarcar as linhas 515 (Laranjeiras / T. Campo Grande via Beira Mar), 523 (T. Jacaraípe / T. Jardim América - vai Beira Mar) e 572 (T. Laranjeiras / T. São Torquato - via Camburi / Beira Mar).
Linha 562 – Eixo Fernando Ferrari / Reta da Penha / Av. Vitória, que fará o itinerário das linhas 509 (T. Carapina / T. Campo Grande - via Exp. Garcia / R. Penha), 527 (T. Carapina / T. Jardim América - via Reta da Penha), 559 (T. Laranjeiras / T. São Torquato – via T. Carapina / Reta da Penha) e 742 (T. Campo Grande / T. São Torquato - via Exp. Garcia / T. Jardim América).

“O usuário sai ganhando. Sabemos que nos fins de semana a demanda dos ônibus é de 40% da capacidade do sistema, e que os usuários utilizam o transporte para lazer. Muitas vezes, por conta da sobreposição de linhas, passam dois ônibus, um para o Terminal São Torquato e outro para o Terminal de Jardim América, mas o usuário quer ir para o de Campo Grande. Daí ele tem que esperar mais tempo. Com as novas linhas, o tempo de espera será de, no máximo, 15 minutos”, explicou o diretor de Planejamento da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), José Carlos Moreira.

A criação das linhas 561 e 562 faz parte das ações do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), lançado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), reúne um conjunto de intervenções em obras e tecnologias que vão possibilitar uma maior qualidade de vida a todos que moram e circulam na Grande Vitória.
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Projeto ''De Mão em Mão'' é sucesso nos terminais de ônibus de São Paulo

Se você é louco como eu por leitura parabéns, você sabe como é enriquecedor ter esse gosto. Mas se você ainda não faz parte desse grupo, a Prefeitura do Estado de São Paulo lançou um projeto bem bacana para o incentivo da prática da leitura: o De Mão em Mão.  É super fácil, a prefeitura implantou, em 4 terminais de ônibus, pontos de entrega de livros. É gratuito, você não precisa fazer cadastro ou registro de retirada, só tem que ter o compromisso de depois de se deliciar com a leitura, passar para outra pessoa. Assim o incentivo passa “de mão em mão”, como diz o nome do projeto. Cada pessoa tem direito a retirar um título. Foi inspirado no projeto colombiano chamado “Libro al viento”, em que obras literárias são distribuídas na cidade de Bogotá.

Os livros são obras curtas de grande valor literário, atualmente estão em circulação três coletâneas de contos de grandes escritores brasileiros: Machado de Assis, Lima Barreto e Alcântara Machado, mas sempre serão lançados novos títulos. Você pode retirar o seu nos terminais : Mercado (Centro), Santo Amaro, Pirituba e A. E. Carvalho. A retirada pode ser feita de segunda a sexta das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 18 h. Para saber como chegar nos pontos de entrega é só acessar o site do projeto, onde você também pode ter mais informações sobre as obras e seus autores.

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Em Fortaleza, Construção de túnel altera itinerário de 20 linhas de ônibus

A partir desta terça-feira (17), 20 linhas de ônibus e cinco linhas de vans terão itinerário alterado em virtude da construção de um novo túnel no cruzamento da Av. Washington Soares com Av. Rogaciano Leite. A mudança do percurso será temporária e acontecerá somente no período das obras.
 
Nos primeiros dias de alteração no tráfego dos coletivos, agentes operacionais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) estarão presentes no local orientando o embarque e desembarque de passageiros.
 
Confira as linhas envolvidas e desvios:

Linhas:
 (023) Edson Queiroz/Papicu (Corujão)
 (815) Cidade dos Func/Papicu/Tancredo Neves
 (825) Cidade dos Func/Papicu/Jardim das Oliveiras
 (835) Defensoria/Papicu/Via Câmara
 Desvio: Rogaciano Leite, Atilano de Moura, Miguel Dias, Washington Soares, Rua de acesso ao estacionamento do Iguatemi e Eng. Santana Jr.
 
Linhas:
 (03) Paupina/Pici (STPC)
 (05) Canindezinho/Iguatemi (STPC)
 (06) Edson Queiroz/Barra do Ceará (STPC)
 (12) Conjunto Palmeiras/Papicu (STPC)
 (55) Conjunto Alvorada/North Shopping (STPC)
 (017) Aldeota/Centro I (TopBus)
 (021) Luciano Cavalcante/Papicu
 (034) Av. Paranjana I (Corujão)
 (041) Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu
 (050) Siqueira/Papicu/Washington Soares
 (051) Grande Circular I
 (053) Messejana/Papicu/Washington Soares
 (055) Grande Circular I (Corujão)
 (066) Parangaba/Papicu/Aeroporto
 (068) Messejana/Papicu/Cambeba
 (074) Antônio Bezerra/Unifor
 (075) Campus do Pici / Unifor
 (093) Expresso/Messejana/Papicu
 (806) Edson Queiroz/Papicu
 (816) Edson Queiroz/Centro
 (820) Papicu/Cj Alvorada

 Desvio: Washington Soares, Rua de acesso ao estacionamento do Iguatemi e Eng. Santana Júnior

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Feriado comemorativo com poucos ônibus revolta usuários no centro do Recife

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Poucos ônibus, assim se sentiram as pessoas que lotaram o centro da cidade nesta segunda-feira na festa da padroeira da cidade. Paradas superlotadas e os poucos ônibus não davam conta para atender aos usuários. Linhas importantes como UR-02 Ibura e Vila Dois Carneiros demoravam mais de 40 minutos.

As pessoas se sentiam revoltadas pela falta de coletivos num dia em que o centro da cidade estava cheio de pessoas.

Vergonha, isso é uma esculhambação o que o governo e as empresas fazem com os usuários, esperar mais de 50 minutos e com a parada lotada, disse Carlos Rodolfo, morador da comunidade do Ibura.

O Blog Meu Transporte vai pedir informações sobre como foi o sistema implantado neste feriado na capital pernambucana,  e se houve esquema especial?

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Metrô do Distrito Federal transportará mais passageiros

A construção de cinco estações e de 7,5km de linhas do metrô aumentará em 30 mil passageiros a capacidade de transporte do sistema, além de possibilitar a retirada de aproximadamente 8,8 mil carros das ruas nos horários de pico, segundo cálculos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Com essa ampliação, a quantidade de usuários do sistema subirá de 160 mil para cerca de 190 mil passageiros por dia.

A iniciativa também reduzirá o intervalo de tempo entre a passagem dos trens. O período de espera em horários de pico, que hoje é de quase quatro minutos, passará a ser de dois minutos e quarenta e cinco segundos. Isso será possível com a modernização do sistema da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. As obras contarão com recursos do PAC da Mobilidade Urbana. Os projetos básico e executivo também preveem investimento em tecnologia.

A empresa responsável pela concepção dos projetos será a Engevix, selecionada em licitação. O resultado da concorrência pública foi divulgado na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do DF. O projeto, que receberá R$ 17 milhões em recursos do Metrô-DF, deverá ser concluído no início de 2013. Já o início da construção está previsto para o final de 2013, com previsão de entrega em 2015.

Para a presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, o transporte metroviário é um dos meios mais indicados para melhorar o trânsito do DF. “A mobilidade está diretamente associada à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades. E o metrô é um veículo viável, eficiente, seguro e não poluente”, destacou.

Crescimento – A expansão do Metrô abrangerá duas novas estações e mais 2,5km de linha em Ceilândia, dois novos terminais e 4km de trilhos em Samambaia, além da primeira estação da Asa Norte, com 1km de via, até a altura do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

“Vamos atender uma demanda reprimida nos locais com maior fluxo de pessoas”, explicou Ivelise Longhi. “Além de garantir o direito de ir e vir, o metrô é um indutor de crescimento, pois valoriza as áreas por onde passa”, acrescentou a presidente do Metrô-DF.
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Superlotação já faz Metrô São Paulo desistir de criar estacionamentos nas estações

O Metrô desistiu, pelo menos por ora, de ampliar o número de estacionamentos integrados com as estações da rede, o programa E-Fácil. Oficialmente, a empresa diz que o projeto ainda está em estudos preliminares - a promessa de 2009 era de que as novas unidades seriam entregues em 2010. Técnicos da companhia dizem que, dada a superlotação da rede, oferecer esse serviço deixou de ser uma prioridade.

A vantagem do E-Fácil para o usuário é o preço. Por valores que não passam de R$ 12,10 por 12 horas, o motorista deixa o carro em um dos estacionamentos do programa e ganha direito à passagem de ida e de volta no metrô - por meio de um bilhete único especial, que permite até a integração tarifária com os ônibus da rede municipal. Há também a economia de tempo que o metrô proporciona frente ao trânsito.

“Eu trabalho no centro (de São Paulo), estudo em São Bernardo do Campo e moro em Diadema. Só o estacionamento perto do meu trabalho, na Rua Xavier de Toledo, é R$ 400 por mês. Aqui, além de mais barato, a viagem fica mais ou menos meia hora mais rápida”, conta o projetista civil Filipe Costa Feitosa, de 22 anos, usuário do E-Fácil da Estação Santos-Imigrantes, da Linha 2-Verde, na zona sul.

Por outro lado, há a superlotação do metrô, que repele uma parcela dos moradores da cidade que já possuem automóvel. O entendimento da companhia, segundo técnicos, é de que só depois de a rede ser aumentada e ficar menos cheia é que esse estímulo extra para atrair passageiros poderá ser retomado.

Os seis estacionamentos existentes do programa foram inaugurados entre 2009 e 2010. Dos quatro locais novos prometidos pelo Metrô depois disso, apenas um foi feito - e não é um estacionamento “novo”, mas sim a ampliação de um dos estacionamentos que já existia, na Estação Santos-Imigrantes, da Linha 2-Verde, na zona sul. Faltam as Estações João Bosco, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e Belém e Tamanduateí do Metrô.

Na resposta oficial sobre o atraso da ampliação do programa, a Companhia do Metropolitano de São Paulo informa, em nota, que “existem estudos preliminares para analisar se há demanda para a implementação de estacionamentos próximos às demais estações citadas”. A dúvida sobre a procura pode ser justificada pela análise dos números de ocupação dessas garagens.

As Estações Corinthians-Itaquera, Santos-Imigrantes, do Metrô, e Guaianases, da CPTM, fora do centro expandido da capital paulista (ou, no caso da Imigrantes, encravada em uma das rotas de acesso à cidade) tem a lotação média diária acima do número de vagas existentes nelas. Em Itaquera, são 350 carros por dia disputando 257 vagas e em Santos-Imigrantes, são 315 carros e 241 vagas.

Vazias. Já nas estações da região central, a procura é muito menor: na Estação Bresser-Mooca, a média é de 17 usuários nas 195 vagas existentes naquele espaço, enquanto na Estação Brás há apenas 65 carros por dia ocupando as 195 vagas existentes.

O Metrô não quis dar detalhes sobre o motivo de uma promessa feita em 2010 ainda estar na fase de estudos “preliminares”. Mas informou que a função da companhia é oferecer um “transporte de massa”. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, a criação de estacionamentos está condicionada à existência de terrenos para abrigar as paradas e ao interesse de empresas privadas em explorar o serviço.

Fonte: Estadão



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