Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Adiada licitação das linhas de ônibus do Grande Recife

domingo, 6 de maio de 2012

A tão esperada licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife começou a enfrentar os primeiros adiamentos. A publicação do edital da concorrência pública, documento que detalha e norteia a disputa, não acontecerá mais na próxima segunda-feira, como prometido pelo governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, durante coletiva para apresentar a proposta. Pelo menos oficialmente, a justificativa do governo é de que a publicação foi adiada para agregar as sugestões feitas por técnicos, empresários e a sociedade durante audiência pública realizada no dia 3 de abril.

Foto: Blog Meu Transporte

Por enquanto, a previsão dada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte é de que o edital seja publicado no fim de maio ou, ainda, no início do mês de junho. Embora o adiamento tenha tido um motivo justificado, ninguém do órgão quis falar sobre o assunto. Nem mesmo o presidente, Nelson Menezes, teve autorização do governo para dar entrevista. Por meio da assessoria de imprensa, o Grande Recife explicou que, durante a audiência pública, vários pontos foram discutidos, entre eles a possibilidade de se refazer o cálculo das linhas que vão integrar os sete lotes a serem licitados. “Sendo assim, o Consórcio Grande Recife está analisando as observações apontadas pelos participantes da audiência. Caso julgue essas observações pertinentes, irá incorporá-las ao edital. Ao final desse processo, o documento será publicado”, afirma a nota enviada.

Participaram da audiência usuários do transporte público, técnicos do setor e representantes dos municípios consorciados (Recife e Olinda). Durante a discussão, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), um dos principais receios entre os participantes, tanto passageiros como empresários, era de que a licitação venha a provocar o aumento das passagens de ônibus. Isso porque, como a licitação exigirá que toda a frota passe a operar com ar-condicionado em até sete anos e a informação existente até agora é que que o custo das melhorias continuará sendo bancado exclusivamente pela tarifa, a impressão foi de que a conta sobrará, mais uma vez, para os 2,1 milhões de passageiros diários do sistema.

Em reserva, alguns profissionais do setor de transporte fizeram ponderações sobre o adiamento da publicação do edital. “Em 2009, o governo anunciou a licitação das linhas, mas o processo travou exatamente na mesma etapa, logo após a realização da audiência pública. Ainda é cedo para tirar conclusões. Precisamos esperar mais um pouco e torcer para que o governo cumpra os prazo prometidos. Até porque, sem o edital, os detalhes da concorrência não ficam claros”, argumentou um profissional.

O processo licitatório das linhas de ônibus da RMR será o primeiro do setor de transporte no âmbito metropolitano e o de maior concorrência pública em volume de recursos já realizado no Estado. A proposta tem custo estimado em R$ 15 bilhões, prevê um contrato com as empresas ou consórcios vencedores por um período de 15 anos, renováveis por mais cinco. Empresas nacionais e internacionais poderão participar da licitação.

Postado por Roberta Soares / JC Online

READ MORE - Adiada licitação das linhas de ônibus do Grande Recife

Faixa exclusiva para ônibus terá fiscalização em Brasília

Os motoristas de carros em Brasília que invadirem, a partir de segunda-feira, a faixa exclusiva para ônibus será punido com multa de R$ 53, além de três pontos na carteira de habilitação.

A faixa exclusiva para ônibus existente na W3 Sul vem sendo invadida por veículos, o que motivará uma fiscalização maior. Os motoristas de ônibus que trafegarem fora da faixa exclusiva também vão ser penalizados.

Além de multas aplicadas pelo Detran, os condutores do transporte público também podem ser receber multas administrativas do DFTrans.

Aos demais veículos é permitido trafegar na faixa exclusiva para acessar as quadras apenas quando a linha de sinalização estiver pontilhada. Além dos ônibus do transporte público, podem trafegar na via exclusiva táxis e veículos de transporte escolar.

Fonte: Band

READ MORE - Faixa exclusiva para ônibus terá fiscalização em Brasília

Monitoramento de ônibus por via satélite/ GPS em ônibus da capital sergipana começa a ser testado

Esta é uma ótima notícia para os estudantes universitários que utilizam diariamente o transporte público coletivo e, às vezes, se aborrecem com os atrasos dos veículos. Está em processo de implantação em Aracaju um sistema que informa em tempo real o horário em que os ônibus passarão pelos pontos, local onde eles estudam. A tecnologia foi desenvolvida pelos estudantes do curso de Ciências da Computação da Faculdade  Estácio/Fase, em parceria com a empresa Infortele que já instalou um dispositivo (chip) controlado por via satélite/ GPS em ônibus, 30 linhas da capital sergipana. Serão monitorados 739 pontos de ônibus.
Segundo o engenheiro Pedro Vargas, diretor da Infortele, que executa o projeto com os acadêmicos Antônio Ubirajara e André Rafael Vieira, o sistema monitora veículos de três empresas sergipanas, favorecendo que o usuário saiba o horário previsto que a linha chegará ao ponto de ônibus. “O sistema identifica a hora, a velocidade, as coordenadas e o local onde está o veículo, o que permite que haja um controle das próprias empresas onde está a frota. O usuário será o maior beneficiado porque ele ganhará tempo e identificará onde está a linha que ele costuma  utilizar”, explica.
Neste primeiro momento do projeto de implantação, três pontos estão monitorados pelo sistema: dois na Avenida Hermes Fontes (próximo ao MC Donald´s e Restaurante Potyguar) e um na Avenida Nova Saneamento (próximo ao Casulo Bar).  O engenheiro explica ainda que o acesso à informação contribui para a programação pessoal e proporciona qualidade de vida aos usuários. O sistema faz com que o cidadão se desloque até o ponto de ônibus somente quando souber, de fato, quando o veículo estiver próximo.

Fonte: Correio de Sergipe

READ MORE - Monitoramento de ônibus por via satélite/ GPS em ônibus da capital sergipana começa a ser testado

Em Belém, Obras do BRT chegam ao principal corredor de trânsito da cidade

A partir da próxima terça-feira, as obras do sistema BRT avançam pelo principal corredor de trânsito Belém, a avenida Almirante Barroso. Para a realização dos serviços, uma nova intervenção na via será necessária, o que promete um trânsito ainda mais lento, pelo menos nos próximos 90 dias, data estipulada pela prefeitura para execução desta etapa. As alterações no trânsito começam no sentido Entroncamento - São Brás: apenas duas faixas estarão livres para fluxo de veículos.
Nesta fase do projeto, que consiste na retirada do asfalto e posterior “concretagem” do espaço dedicado ao BRT, a prioridade de circulação na Almirante Barroso será para o transporte público. Por isso, a recomendação da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) é que os condutores de outros veículos utilizem vias alternativas, como a Duque de Caxias, João Paulo II, Centenário e Júlio César.
Além da restrição de faixas, adequação da travessia de pedestres e entrada de máquinas pesadas na pista, haverá ainda alterações no tempo dos semáforos, que em horários de pico serão controlados manualmente. A CTBel garante, no entanto, que os principais cruzamentos, bem como a circulação na ciclovia, não sofrerão interrupções.
”Em nenhum momento o trânsito na ciclovia será interrompido. Em determinados instantes, ela ficará mais estreita, mas sempre funcionando durante toda a obra. Nos locais onde há travessia de pedestres, a partir do momento que a gente concretar, vamos colocar uma proteção de modo que o pedestre continue atravessando normalmente”, explicou Izaías Reis, diretor de Operações de Trânsito.

PREVISÃO
O trecho inicial da obra corresponde ao perímetro que vai do conjunto Costa e Silva até a Tavares Bastos. A previsão da CTBel é que em três dias a obra no local esteja concluída e avance para o quarteirão seguinte. Em quinze dias, a Companhia pretende chegar a São Brás. E no dia 21 de junho as máquinas já devem estar de volta ao trecho da Tavares Bastos, no sentido oposto. “Durante todo este período, a CTBel reforçará seu efetivo na área para trabalhar ao máximo e garantir o mínimo de transtorno possível”.


READ MORE - Em Belém, Obras do BRT chegam ao principal corredor de trânsito da cidade

Transporte coletivo de Limeira terá mais 13 novos ônibus a partir de 2ª feira

sábado, 5 de maio de 2012

A Secretaria Municipal dos Transportes anunciou, na manhã de ontem, mais 13 novos veículos para o transporte coletivo. No dia 26 de abril foram apresentados sete ônibus, que já estão em pleno funcionamento. No total, somam 20 novos coletivos, que integram a frota de 153 carros das duas viações.

A Limeirense coloca em funcionamento, a partir da próxima semana, um veículo na linha 1, que faz o percurso dos bairros Campo Verde/Atacadão; um veículo na linha 3 - Nossa Senhora das Dores/Nova Limeira, um na linha 4 - Olga Veroni/Vanessa, um na linha 6 - Santa Adélia/José Cortez, dois na linha 11 - Santa Adélia/Nobreville, um na linha 11B - Lagoa Nova/Terminal, e dois na linha 105, Nossa Senhora das Dores/ Atacadão.

A Rápido Sudeste colocará um veículo na linha 102, Nossa Senhora das Dores/Parque Hipólito e três na linha 107, Atacadão/Odécio Degan.


Fonte: Gazeta de Limeira

READ MORE - Transporte coletivo de Limeira terá mais 13 novos ônibus a partir de 2ª feira

Em São Paulo, Especialista propõe até 400 Kms de faixas exclusivas, delimitadas, para dar rapidez aos ônibus

Em vez de projetar poucos corredores de ônibus que custam milhões e acabam não saindo do papel, o consultor em engenharia de transporte Horácio Augusto Figueira apresenta uma solução mais abrangente, barata, que pode ser implementada em pouco tempo.

Figueira propõe 400 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, sinalizadas com cones, nas principais vias públicas de São Paulo. Reversíveis, entrariam em operação nos horários de pico da manhã e da noite e seriam desmontadas nos períodos de menor demanda.
“A Prefeitura precisa decidir se quer transportar dez vezes mais pessoas por faixa de trânsito”, apontou Figueira, ao defender sua proposta. “A alternativa é o colapso na mobilidade da cidade”, acrescentou o especialista, crítico do transporte individual, considerado prioridade da administração municipal.

O especialista exemplifica com a Radial Leste, que liga o Centro da cidade à Zona Leste e é um dos principais corredores de São Paulo. Para aliviar as linhas do Metrô e da CPTM que correm paralelas à Radial Leste, lotadas nos horários de pico, Figueira defende uma faixa exclusiva à esquerda, com cones, para ônibus expressos que não param em pontos.
“Se tivermos 150 coletivos biarticulados por hora, por exemplo, levando 140 pessoas sentadas, com conforto, transportaríamos mais de 20 mil pessoas a cada 60 minutos”, calculou o técnico. “Isso reduziria a lotação do transporte sobre trilhos”, avaliou  Figueira.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já implanta, diariamente, 17 faixas reversíveis usando cones, em 33 quilômetros, mas apenas cinco voltadas à circulação de ônibus.

Vias públicas em toda a cidade poderiam receber faixas exclusivas reversíveis, segundo Figueira. Os grandes corredores, como as marginais Tietê e Pinheiros, bem como a Avenida 23 de Maio, teriam pistas delimitadas com cones à esquerda. “Seriam linhas expressas, para dar velocidade ao transporte coletivo”, opinou o especialista. “Com ônibus confortáveis e passagens diferenciadas”, disse.
O importante, assegurou o consultor, é dar rapidez aos deslocamentos. “O que adianta um ônibus vazio, rodando a 5 km por hora? Não serve para nada. O passageiro prefere ir de Metrô lotado, mas ciente de que chegará logo ao seu destino”, explicou o técnico.

Outras avenidas que teriam condições de receber faixas exclusivas reversíveis, conforme Figueira, são a Bandeirantes, Ricardo Jafet, Braz Leme e Tiradentes/Santos Dumont. “E muitas outras, praticamente na cidade inteira.” Ele dá o exemplo da Rua Conselheiro Rodrigues Alves, na Zona Sul. “Existem muitas como essa. Nesses casos, não é preciso sinalizar com cones. Basta faixa horizontal, no asfalto, e placa alertando para os horários em que a pista da direita é exclusiva dos ônibus.”

O raciocínio de Figueira: “É melhor transportar numa faixa 35 passageiros em 30 ônibus numa hora, ou menos de uma pessoa e meia por carro, em 600 a 900 automóveis, nessa mesma hora?” Ele responde: “O número de transportados é mais ou menos o mesmo, mas é crime ambiental veículos particulares contaminarem a fluidez do transporte coletivo.” 



READ MORE - Em São Paulo, Especialista propõe até 400 Kms de faixas exclusivas, delimitadas, para dar rapidez aos ônibus

Rodoviários já admitem decretar greve de ônibus em Salvador

Salvador – Não houve avanço nas negociações realizadas na tarde desta quinta-feira (3) entre o Sindicato dos Rodoviários e as empresas de ônibus, que não apresentaram proposta dentro das reivindicações da categoria. Com isso, os rodoviários decidiram manter o estado de greve, anunciado ontem. A próxima reunião está marcada para a próxima terça-feira, dia 8.
Depois disso, se novamente as negociações não avançarem, os rodoviários vão dar um prazo de 72 horas para que as empresas atendas as reivindicações da categoria ou faça alguma proposta.
A possibilidade de decretação de uma greve já começa a crescer entre os rodoviários. O diretor do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira, admite uma paralisação geral dos ônibus.
“Se não tem proposta dos empresários, a única solução é a greve geral por tempo indeterminado”, avisou.
Entre as reivindicações estão a volta do quinquênio, o acréscimo salarial de cerca de 15%, ticket refeição de R$ 15, piso dos técnicos em manutenção de R$ 700, jornada de trabalho de 6h, folga aos sábados e domingos, fim da terceirização, além de plano de saúde familiar sem co-participação.

Fonte: Jornal da Mídia

READ MORE - Rodoviários já admitem decretar greve de ônibus em Salvador

Motoristas são multados por invadirem corredores de ônibus em Joinville

No mês de abril a Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville), iniciou campanha para intensificar a fiscalização nos corredores de ônibus. De acordo com o setor de trânsito, no último ano (2011) foram 2100 infrações cometidas por uso indevido da faixa exclusiva para ônibus e veículos autorizados (ambulância, transporte escolar, táxi, polícia militar e civil). Neste ano, até março, o número já chegava a 1379. Nesse mês (abril), o número de infrações registradas foi de 304. Totalizando até o momento, 1683 infrações cometidas no ano de 2012.

Foto:Cleber Gomes

A diretoria de trânsito espera que a campanha obtenha o mesmo resultado que a campanha de fiscalização na faixa de pedestre. Segundo o diretor de trânsito, Marcelo Adriano Zgoda, nota-se uma mudança de comportamento dos motoristas na utilização e respeito as faixas exclusivas. “O órgão de trânsito deve se valer de todos os mecanismos legais a disposição para gerar mudança de comportamento nos motoristas. O primeiro é a educação para o trânsito, depois a engenharia de trânsito e o esforço legal”, comentou. Adriano explica que a intenção da campanha é continuar sem data específica de término. “A cada mês, é feita uma avaliação para verificar o progresso da campanha”, explicou.

Os 15 agentes disponibilizados para essa operação, estão divididos em 3 turnos de trabalho, dispostos nos corredores de ônibus localizados na rua João Colin, Avenida J.K, rua Blumenau, rua Nove de Março, Rua Aubé, Avenida Beira Rio, rua Santa Catarina e rua São Paulo. Todos os veículos autorizados a transitar na faixa devem estar sempre com a luz acesa. “Caso esses veículos estiverem de luz apagada e utilizando o corredor, serão notificados”, alerta o agente de trânsito Valdir da Silveira. É importante enfatizar que o corredor de ônibus da rua Santo Agostinho e da 9 de Março só pode ser utilizado pelos ônibus, já que está no contra fluxo da via.


READ MORE - Motoristas são multados por invadirem corredores de ônibus em Joinville

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960