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Obras do BRT devem iniciar em 60 dias em Manaus

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O consórcio Construbase - S.A Paulista venceu a concorrência para a execução das obras do trecho Leste do Bus Rapid Transit (BRT), que terá 19 quilômetros de extensão e ligará a Zona Leste ao Centro de Manaus. O investimento será de R$ 223 milhões, aproximadamente, 37,2% dos R$ 600 milhões previstos para a implantação do sistema. A edificação deve iniciar em 60 dias com prazo de conclusão de 24 meses, informou a assessoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

O corredor do BRT iniciará na avenida Manaus Moderna (Zona Centro-Sul) e terminando na avenida Autaz Mirim, conhecida como Grande Circular (Zona Leste), passando, ainda, pelas avenidas do Contorno e Cosme Ferreira. O Despacho de Homologação foi publicado, no Diário Oficial do Município (DOM) da última quarta-feira (11/04), quase 28 meses após o anúncio da implantação do sistema na capital pelo prefeito Amazonino Mendes. Agora, o início da obra, conforme a assessoria a Seminf, ocorrerá a partir da assinatura da Ordem de Serviço que, geralmente, leva entre 15 e 60 dias. Para tanto, o processo seguirá à Procuradoria Geral do Município (PGM), que vai homologar o contrato entre a empresa e a prefeitura.

Atraso
A previsão dada em 2011 pelo prefeito era de conclusão da licitação em novembro de 2011. Contudo, o processo foi concluído apenas este mês, com atraso de cinco meses, sob a justificativa de que as empresas que concorreram ao certame  foram inabilitadas e “para se concluir o processo existem prazos a serem cumpridos previstos em Lei”, informou a Seminf.

O projeto original do BRT previa um corredor com 22 quilômetros, mas, conforme a Seminf, o último projeto básico trouxe o novo trecho de 19 quilômetros e, até ser aprovado pela Caixa Econômica Federal – banco que financiará a obra -, foram solicitadas várias mudanças. Entre as alterações pode estar a redução da extensão do corredor.

Conforme a assessoria da Seminf, a modelagem operacional do sistema deve começar a ser planejada e licitada (aquisição de veículos/ou concessão) paralela à execução da obra. Sendo assim, o sistema deve começar operar tão logo as obras sejam entregues.

Contudo, o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Ivson Coelho, informou que ainda não há previsão de quando será iniciado o processo licitatório que viabilizará a operacionalização. “Estamos levantando informações para elaborar o edital”, assegurou, confirmando o valor de investimento total de R$ 600 milhões.

Histórico
O primeiro anúncio do BRT foi feito no final de 2009 pelo prefeito Amazonino Mendes. A previsão de investimento inicial da obra, anunciada pelo próprio prefeito, era de R$ 256 milhões, passando em seguida para R$ 290 milhões. Em outubro de 2010 a Vetec Engenharia, que estudou o trânsito de Manaus por seis meses e determinou algumas diretrizes, apresentou o projeto básico do BRT e, no mesmo mês, Amazonino criticou o projeto de mobilidade urbana do Estado, denominado Monotrilho – que ligará a área Norte da cidade ao Centro e também não foi iniciado -, informando que pretendia duplicar a extensão das obras do BRT com vistas à Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Na ocasião, ele comentou, ainda, que o valor do investimento total seria duplicado, passando de R$600 milhões (obra e operacionalização) para R$ 1,2 bilhão. A idéia foi descartada pouco tempo depois, quando anunciou-se que havia a possibilidade de integrar os dois sistemas.

O que é o BRT?
O sistema BRTé uma tecnologia que utiliza veículos sobre rodas (ônibus articulados ou bi-articulados), mas se valendo de controle operacional totalmente baseado na estrutura metroviária. Trata-se do sistema de transporte público mais difundido no mundo.

O projeto prevê a construção de 19 Km de anel viário interligando 20 estações e 3 terminais, com modais de velocidade média operacional de 25km/h, utilizando veículo articulado e bi-articulado com capacidade máxima de 270 passageiros por veículo.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o projeto apresenta desempenho e conforto semelhantes aos sistemas sobre trilhos, mas com custo de quatro a 20 vezes menor, operando por controle centralizado, o que permite viagens em velocidades constantes e elevadas.
O controle centralizado será feito por meio do Sistema de Transporte Inteligente (ITS, sigla em inglês) e prevê o planejamento moderno do uso do solo e políticas de transporte.

O BRT também possibilitará, segundo a Semcom, a revitalização da avenida Autaz Mirim (Grande Circular), via principal de escoamento do trânsito na Zona Leste e todo o seu entorno. Eliminará também o déficit de transporte coletivo nas áreas dos bairros Japiim e Cachoeirinha fazendo inclusive a integração com os bairros Educandos e Santa Luzia, na zona Sul, para em seguida integrar-se ao Largo da Matriz, no Centro da cidade.



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Pernambuco: Obras do Corredor Norte Sul avançam até o centro de Abreu e Lima

A Secretaria das Cidades iniciou hoje (11/04), as obras de mais um trecho do corredor exclusivo de ônibus Norte Sul. A intervenção irá contemplar a pavimentação e a requalifi...cação do corredor de ônibus entre o Hospital Miguel Arraes e o centro de Abreu e Lima, no sentido Igarassu/Recife. O eixo Norte-Sul faz parte do Pr...ograma Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB), responsável pela implantação de 100 km de corredores exclusivos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), na Região Metropolitana do Recife, que serão entregues até o final de 2013.

No caso do Norte Sul três etapas já foram iniciadas e estão em andamento: sendo a primeira entre o Km 42 da BR-101 e o Km 47 da BR-101; a segunda entre a BR-101 e a PE-15 e o a terceira etapa com a construção de dois viadutos nos bultrins. Para a intervenção o Governo conta com recursos do PAC Copa e PAC da Mobilidade (este ainda aguardado pelo Governo Federal) e do próprio Tesouro Estadual. A obra está sendo executada pelo consórcio EMSA/ATERPA e tem um investimento de R$ 151 milhões.

Com a interdição, 11 linhas de ônibus que circulam no local terão seus pontos de embarque e desembarque alterados provisoriamente e deslocados para oito paradas provisórias instaladas ao longo da via. O trânsito para o tráfego misto continuará funcionando.

Os passageiros serão informados das mudanças por meio de cartazes fixados nos ônibus e nas paradas desativadas. Divulgadores também estarão no trecho em que a mudança será realizada distribuindo folhetos. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, pelo telefone 0800 081 0158.

Lista de paradas provisórias a serem implantadas:

Sentido Igarassu/Recife:

1.Em frente ao Conjunto Residencial (em construção) Poste de Nº T23065.
2.Após a Pizzaria do Gordo. Entre os postes de Nº AO37486 e AO37483.
3.Em frente a Praça COAHB, próximo ao salão de beleza da Camila Transformação
4.Em frente a Loja Planeta das Placas Poste de Nº AO8070.
5.Entre a serralharia e a Loja Abreu Center
6.Em frente a Igreja Assembleia de Deus
7.Em frente ao antigo Hospital São José, Poste de nº AO51286
8.Em frente a Borracharia JK, Poste de nº AO51275

Lista das linhas envolvidas na mudança:

905 - Igarassu/Paulista
933 - Abreu e Lima/Paulista
946 - Igarassu (BR-101)
956 - Igarassu (Bacurau)
957 - Caetés I (Bacurau)
964 - Igarassu/Macaxeira
967 - Igarassu (Sítio Histórico)
984 - Loteamento Bonfim/Paulista
988 - Desterro/Paulista
989 - Loteamento Planalto/Paulista
998 - Caetés III/Paulista

Informações: Secretaria das Cidades PE


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Em Fortaleza, Etufor baixa preço de passagens no aniversário da cidade

Fortaleza comemora 286 anos na próxima sexta-feira (13/04), e as passagens de ônibus e topics dentro da cidade sofrerão redução de preço.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou em nota que será utilizado no dia do aniversário da Capital a Tarifa Social em todos os ônibus e vans do transporte público. Com isso, a passagem inteira custará R$ 1,40 e a meia R$ 0,70, até as 4h da manhã de sábado (14).

Além do preço reduzido das passagens, a Etufor irá disponibilizar ônibus extra para a população conferir a programação especial da prefeitura na Praia de Iracema. Ainda haverão 20 agentes de trânsito organizando o embarque e desembarque na Av. Abolição e monitoramento em tempo real da circulação dos ônibus.

Confira as linhas especiais que circularão em decorrência do aniversário de Fortaleza:

(930) Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema
(931) Parangaba/Aterro Praia de Iracema
(933) Lagoa/Praia de Iracema
(935) Messejana/Praia de Iracema
(936) Cj Ceará/Aterro Praia de Iracema
(937) Papicu/Aterro Praia de Iracema
(938) Siqueira/Aterro Praia de Iracema

Linhas que passam próximo ao Aterro da Praia de Iracema:
(011) Circular I
(012) Circular II
(016) Cuca Barra/Papicu
(017) Aldeota/Centro I
(033) Corujão/Circular I
(049) Caça e Pesca/Centro/Beira-Mar
(051) Grande Circular I
(052) Grande Circular II
(054) Corujão/Praia do Futuro/Caça e Pesca
(055) Corujão/Grande Circular I
(056) Corujão/Grande Circular II
(071) Antônio Bezerra/Mucuripe
(078) Siqueira/Mucuripe
(092) Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
(905) Meireles/Centro
(906) Caça e Pesca/Serviluz/Centro
(907) Castelo Encantado/Centro
(945) Antônio Bezerra/Mucuripe/Papicu

Informações: Diário do Nordeste


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Sem fiscalização, mototaxistas montam pontos na capital baiana

Ainda é ilegal, mas nem parece. Basta ter uma motocicleta e uma camisa com a inscrição “Mototáxi” para ganhar alguns trocados transportando passageiros pelos corredores de carros do tumultuado trânsito de Salvador.
Punição para quem exerce a profissão de forma clandestina? Praticamente nenhuma. Polícia Militar e Transalvador fazem de conta que o problema não existe e deixam passar incólumes os mais de 5 mil mototaxistas que rodam na capital, segundo estimativa do sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas da Bahia (Sindmoto).
“Do jeito que está, gato e cachorro está pegando a moto para rodar. Vai chegar uma hora em que todos os desempregados vão virar mototaxista”, reclamou o próprio presidente da entidade, Henrique Baltazar.
Estimativas do Sindmoto indicam que a atividade já está regulamentada em 40% das cidades da Bahia. “Lauro de Freitas, Feira de Santana, Valença e Camaçari já estão regulamentadas, além de outras cidades menores. Em Salvador, o preconceito dos vereadores faz com que não seja regulamentada”, diz Baltazar.

Em Fortaleza, cidade com quase o mesmo número de habitantes de Salvador, a atividade já está regulamentada desde 1997. Na capital baiana, às vistas do poder público, a categoria se organiza  a ponto de instalar nos canteiros das principais vias da cidade verdadeiros pontos de mototáxi.
Na Avenida ACM, no Iguatemi, um toldo e cadeiras garantem um abrigo para os profissionais à espera de passageiros. A cena se repete em diversos outros pontos, como na Avenida Vasco da Gama, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE); na Avenida Paralela, na entrada de Narandiba; e no Largo do Carangueijo, em Itinga.
“Já é um ponto de apoio para a gente. Todo mundo se conhece e não chega ninguém estranho, que esteja mal intencionado. É uma garantia de segurança para o passageiro”, defendeu o criador do ponto na ACM, Paulo Cosme Conceição, 25 anos. Segundo ele, nunca houve ação de policiais ou fiscais da prefeitura para tentar retirar o equipamento da via pública.

Legislação 
A ação dos mototaxistas se multiplicou após o Congresso Nacional aprovar, em 2009, a Lei 12.009/2009, que reconhece a profissão. Para que o serviço funcionasse de maneira ordenada, como é com os táxis convencionais, bastava que na época a Prefeitura regulamentasse a legislação federal, com normas claras para a obtenção do alvará. Ou que impedisse desde o início a ação dos clandestinos. Como nada disto não foi feito, o problema tornou-se maior do que se imaginava.

“A gente está desenvolvendo estudos para tentar disciplinar, mas não de maneira ampla. Estamos estudando de que forma regulamentar, a quantidade de alvarás que serão expedidos e o perímetro onde eles poderiam atuar em Salvador, mas não é algo simples”, justifica o superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho. “O número de 5 mil é excessivo. Temos que estabelecer alguns critérios, como táxi, por exemplo, que só pode um para cada 500 habitantes”, pondera. Segundo Gordilho, não há previsão para quando a regulamentação deve sair.
Na próxima terça-feira está prevista uma reunião em Salvador, entre o Detran e o Sindimoto para tratar da regulamentação.

Reclamações
Especialistas em transporte vêm com muitas restrições a liberação do exercício da profissão. Eles alertam para o perigo do transporte em motocicletas.
 “Em cidades pequenas, onde não se conta com muito transporte urbano, isso é muito útil, quebra o galho de muita gente. Mas cidade pequena é diferente de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo. É um tipo de veículo de fácil perda de equilíbrio”, alerta o professor Élio Santana Fontes, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), especialista em engenharia de tráfego.
“Se o motociclista está em uma pista perfeita, sem problema algum, mas recebe uma fechada de um carro, pode virar vítima de acidente”, ponderou, lembrando dos problemas do relevo e da condição das pistas da capital baiana.
O professor reconhece, porém, que devido à quantidade de mototaxistas que atuam clandestinamente, a regulamentação ao menos amenizaria o índice de acidentes. “Já que você não vai conseguir impedir a atividade, seria bom (regulamentar) para tentar fazer com que eles conduzissem de forma melhor”.

"É um risco para todos", diz vereador
O vereador Jorge Jambeiro (PP), presidente da Comissão de Transporte e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Salvador, é contrário à regulamentação da atividade: “Antes de ser vereador, sou médico e digo o quanto é impressionante a quantidade de pessoas que dão entrada na UTI devido a acidentes causados por motocicletas. É um absurdo que isso exista como profissão. É um risco para todas as pessoas”.
Como ele também reconhece a dificuldade para impedir a ação dos clandestinos, sugere a adoção de uma medida mais radical. “Se você regulamentar mil, no outro dia tem seis mil atuando ilegalmente. O único modo de proibir seria impedir duas pessoas em uma moto. Para duas pessoas, tem que comprar aquele banquinho ao lado. Seria muito mais seguro, porque não andaria nos corredores”, defendeu.

Falta de opção 
Apesar da posição do vereador, para muitas pessoas não há outra opção. A estudante Luiza Correia Albuquerque, 24 anos, por exemplo, trabalha com telefonia no Cabula até as 18h, mas sua aula do curso de Administração começa meia hora depois no Rio Vermelho.
“Nesse horário, se eu não for de mototáxi não chego. Eu sei que é perigoso, mas não dá para ir de ônibus. O protético Jorge Macedo, 43 anos, também reclama do trânsito. “Eu tenho que entregar um material a um cliente na Manoel Dias às 17h. Vou me arriscar, fazer o quê?”, disse, às 16h45, na Vasco da Gama.
Segundo o superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho, a regulamentação estudada pela prefeitura deve limitar a ação dos mototaxistas às regiões periféricas da cidade. “Nas áreas centrais da cidade não comporta”, salientou.

Fiscalizações são esporádicas, admite Transalvador
Enquanto a atividade permanece ilegal, os mototaxistas se proliferam sem o controle do poder público. “Quando fazemos blitze para transporte clandestino de uma maneira geral, apreendemos vans, carros de passeio e mototáxi”, disse o superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho.
Ele reconhece, porém, que essas operações de combate ao transporte clandestino são “esporádicas”. As fiscalizações que ocorrem cotidianamente por agentes da Transalvador não punem quem exerce a atividade ilegal. “Nesses casos, a moto estando regular e  motorista também, a princípio não tem por que apreender”, admitiu. 
A Polícia Militar, em nota, informou que somente atua na repressão aos mototaxistas quando um pedido do apoio é solicitado pelos órgãos de fiscalização de trânsito. Na rua, a categoria agradece. “Ninguém nos incomoda, não. Respeita, porque sabe que somos trabalhadores.  Quem está com documento em dias, sem nada de errado, anda tranquilo”, afirmou Jailton Costa, 31 anos.

Taxistas
Incomodados com a atuação dos mototaxistas, os taxistas  clamam por ação do poder público. “A gente paga nossos impostos, os carros têm que estar novos, limpos, pneus não podem ficar carecas, e eles chegam de qualquer jeito, andam sem capacete, na contramão, subindo passeio e não temos a quem reclamar”, reclama o presidente da Associação dos Taxistas de Salvador, Valdeilson Miguel.
Ele mesmo não tem opinião formada sobre se seria melhor regulamentar ou combater a atividade. “Se a prefeitura regulamentar  mil motos, não vai ter como fiscalizar e as clandestinas vão continuar atuando”. Na rixa entre as duas categorias, quem acaba perdendo é o passageiro. Os motociclistas reclamam de serem perseguidos no trânsito. “Os taxistas fecham a gente para não passar. Se a gente não ficar ligado, pode até causar acidente”, disse Pablo  Santos, 23 anos.




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Novos ônibus eficientes entram em circulação em João Pessoa

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), entregou na manhã desta quarta-feira (11), às 11h, no anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, 22 novos ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais. Agora João Pessoa passa a ter 201 ônibus com acessibilidade, disponível aos cadeirantes. Até o final do ano serão adquiridos mais 33 desses veículos.
“A gestão municipal exige que anualmente seja renovada a frota de transporte coletivo, pois esse serviço é uma parceria entre a Prefeitura e as empresas concessionárias. O aumento da frota vai permitir que as demandas, cada vez crescentes pelo uso do transporte coletivo, sejam mais bem atendidas. Uma ação da iniciativa privada combinada com a PMJP”, explicou o prefeito Luciano Agra presente à solenidade.

Acessibilidade – O universitário Reginaldo Faustino, 48 anos e cadeirante experimentou um dos novos ônibus e aproveitou para opinar sobre as novas aquisições. “Essa novidade é de grande importância para nós cadeirantes, porque vai melhorar o acesso a vários locais da cidade. Agradeço também a Prefeitura, porque antigamente a gente subia por trás dos coletivos e hoje a gente entra e sai sozinho neles, sem pedir ajuda a ninguém”, disse.

Os veículos serão inseridos nas frotas das empresas de Transportes públicos, que circulam em várias linhas da cidade. As empresas beneficiadas são: Transnacional, Reunidas e Santa Clara.

Nilton Pereira, superintendente executivo da Semob, falou que a política adotada pela administração municipal, tem como objetivo manter a frota mais nova possível. “Com isso, a gente consegue ter veículos com a média de três anos e meio de idade, o que deixa João Pessoa no topo das capitais brasileiras com uma das frotas mais novas de transportes coletivos do Brasil. Estamos não apenas aumentando o número de ônibus, mas também renovando, pois os veículos mais velhos são substituídos imediatamente”, ressaltou.

“Essa renovação de frota é um processo anual que se realiza em João Pessoa, temos cumprido isso, com muita dedicação, trazendo um melhor serviço de transporte coletivo. Com a substituição e renovação, ganhamos tranquilidade, comodidade e garantia de uma prestação de serviço com qualidade”, frisou presiddente da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho.

Frota – Atualmente, João Pessoa dispõe de 551 veículos cadastrados, sendo 179 deles com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Em operação diária são 456 ônibus no total, composta por seis empresas e três mil funcionários; por mês são atendidos mais de oito milhões de usuários. Com esses 22 novos veículos adaptados, agora João Pessoa passa a ter 201 ônibus com acessibilidade no total.

Ônibus novos – cada um dos 22 veículos custou em torno de R$ 260 mil reais que somados dão um total de R$ 5.720.000,00, investidos nessas aquisições.

Fonte: PB News


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Com reestruturação, transporte coletivo de Limeira receberá novos ônibus

Na tarde desta quinta-feira, 12 de abril, o Secretário Municipal dos Transportes, Rodrigo Oliveira, acompanhado pelos diretores João Somera (Trânsito), Luiz Augusto Lopes Xavier (Transportes), divulgaram em entrevista coletiva, a reestruturação no transporte coletivo em Limeira a partir de 5 de maio.

“A reformulação da frota será feita de maneira gradativa. As empresas estão adquirindo novos veículos, que de imediato, substituirão os ônibus com mais de 10 anos de uso, até maio, serão oito veículos substituídos e mais 20 veículos aumentando a frota das viações que atendem o transporte coletivo em Limeira”, informou Oliveira. “Veículos estes com elevador e do ano de fabricação de 2008”, completou o secretário.

As empresas apresentaram também documentos que representam a compra de veículos 0 km. Viação Limeirense, 10 veículos e Rápido Sudeste, cinco veículos, que deverão ser entregues em outubro deste ano.

A Secretaria dos Transportes informa também a aquisição de mais um veículo transporta para a Viação Limeirense e um veículo transporta para a Rápido Sudeste, ambos 0km, que deverão ser entregues em agosto.

Com os novos veículos, segundo Oliveira, a população vai perceber a redução no tempo de espera nos pontos de ônibus.
“A partir de 5 de maio algumas linhas receberão mais carros, com isso a população perceberá a melhora no atendimento, no tempo de espera. Esta evolução no contrato, com a reestruturação no sistema do transporte coletivo vai beneficiar, significativamente, a população de Limeira”, destacou o secretário.

De acordo com Oliveira, com a nova frota a idade média dos veículos em circulação passa a ser de 4 anos, em média, a partir de maio. “A partir de outubro a idade média dos ônibus será de três anos, trazendo mais segurança para o passageiro, para o trabalhador deste setor”, citou o secretário.
Quanto o atendimento pelas empresas do transporte coletivo à população, a Secretaria destacou que, com as novas aquisições as empresas terão também de contratar funcionários.

“Todos os funcionários destas empresas do transporte coletivo receberão treinamento para atender a população. Treinamento de atendimento e também quanto a linguagem de sinais (LIBRAS). Para isso as empresas estão buscando professores para ensinar seus funcionários”, disse Oliveira.
Reajuste
A respeito de reajuste no preço da tarifa de ônibus, Rodrigo Oliveira informou que, por determinação do prefeito Orlando Zovico, as tarifas não serão reajustadas no momento.
De acordo com Oliveira, o último reajuste na tarifa ocorreu em 13 de abril de 2011. “Até o momento as empresas não entraram com pedido de reajuste porém, o prefeito Orlando Zovico disse que não haverá reajuste na tarifa de ônibus enquanto não tiver um transporte que atenda bem a população”, informou Oliveira.




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