Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Especialistas apontam medidas para priorizar o transporte coletivo e aliviar os congestionamentos

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

São Paulo deveria ter priorizado o transporte coletivo há muito tempo. “Fazemos dois quilômetros de Metrô por ano, mas precisamos de dez”, afirma Plínio Assmann, o responsável pela implantação do Metrô paulistano na década de 1970. “Agora estamos dando um passo importante e vamos ter a construção de três linhas ao mesmo tempo. Chegaremos a cinco quilômetros por ano”, prevê Assmann.

Especialistas apontam a importância de se priorizar o transporte coletivo para reduzir o trânsito na cidade. “Precisamos triplicar o número de corredores de ônibus”, diz Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). “Fazer corredor de ônibus é muito mais barato que qualquer obra”, acrescenta ele.

Para Cláudio de Senna Frederico, secretário de Transportes Metropolitanos entre 1995 e 2001, é preciso limitar a circulação de veículos, restringindo o estacionamento e reduzindo faixas de rolamento para ampliar calçadas, criar ciclovias e corredores de ônibus.

Os governos investem muito em obras viárias, que incentivam o transporte individual. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura aplicou R$ 72,5 milhões em corredores de ônibus, mas gastou R$ 185 milhões só em obras no corredor Radial Leste.

A administração estadual investiu R$ 4,3 bilhões nos últimos cinco anos na CPTM (Companhia Metropolitana de Transportes Metropolitanos), enquanto destinava R$ 6,5 bilhões para obras do Rodoanel, Marginal Tietê e Avenida Jacu-Pêssego. O Metrô recebeu R$ 7,3 bilhões no período. 

Região metropolitana /Frederico quer que a rede do Metrô chegue aos municípios vizinhos de São Paulo e que os trens da CPTM desenvolvam velocidades acima de 100 km/h. Além disso, ele defende corredores de ônibus de alta capacidade, sistema de ônibus com privilégio de circulação e reescalonamento de horários.

“Até o Metrô ter uma rede significativa, precisamos de corredores de ônibus”, preconiza Assmann. “É  pena não termos entendido isso há alguns anos”, lamenta o ex-presidente do Metrô, lembrando que um corredor de ônibus demora cerca de dois anos para ficar pronto.

São Paulo dispõe de apenas dez corredores. O último foi inaugurado há sete anos. Agora, a Prefeitura divulga que prepara licitações para mais três, em Santo Amaro, na Radial Leste e o da Berrini, na Zona Sul.

Sociedade quer obras para carros, diz diretor da ANTP
O sistema viário está saturado, mas mesmo assim a sociedade pressiona os governos por obras viárias, favorecendo o transporte individual. A opinião é de Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP. “Todo mundo quer espaço para o automóvel,  embora seja mais importante para uma cidade como São Paulo, que sofre com o trânsito, empregar os recursos em novos corredores de ônibus”, afirma Pires. “Ônibus ocupam menos espaço nas vias públicas e transportam muito mais gente que os carros”, acrescenta o presidente da ANTP.

O especialista também critica o crescimento desordenado, que leva os mais pobres a morar em bairros afastados. “Não é equilibrado esse contingente enorme passar mais de uma hora no trânsito para chegar aos bairros centrais e, depois, mais uma hora para voltar para casa”, diz ele.

O dirigente defende planos urbanos que reorganizem a cidade e permitam que as pessoas possam trabalhar perto de casa.



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Em Campo Grande, Cartão eletrônico ainda é desafio para os usuários

Má distribuição e falta de divulgação dos pontos de venda e recarga de cartões eletrônicos, principalmente nos bairros, são a principal dificuldade apontada pelo usuário para ter acesso pleno ao sistema de transporte coletivo em Campo Grande a partir de agora, com a obrigatoriedade de uso do cartão em todas as linhas de ônibus urbano da Capital.


Embora a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Associação das Empresas de Transporte Urbano (Assetur) divulguem a existência de 800 pontos de venda e recarga cadastrados em toda a Capital, nem todos esses locais estão devidamente sinalizados, dificultando a localização por parte do usuário.

Moradora do Núcleo VII do Conjunto Aero Rancho, Viviane Samudio, de 21 anos, já se habituou ao uso do cartão eletrônico — mantém inclusive o hábito de andar com um recarregável quando sai de casa — no entanto reclama que falta informação para a população sobre onde comprar cartões e fazer a recarga nos bairros.

Fonte: Correio do Estado

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Curitiba: Neste ano Linha Turismo já transportou 120 mil passageiros

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Linha Turismo, mantida pelo Instituto de Turismo de Curitiba e operada pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que administra o transporte coletivo, transportou 120 mil passageiros desde o início do ano até aqui.
A linha desde 2007 é servida por ônibus double deckers que permitem ao passageiro apreciar a paisagem urbana e os 25 pontos de atração turística ao longo do trajeto percorrido em duas horas e meia, do alto da carroceria que abriga até 55 pessoas por viagem.
Desde o dia 12 de dezembro, a linha, que tradicionalmente funciona de terça-feira a domingo, passou a atender os turistas também às segundas-feiras, dia habitualmente reservado à manutenção da frota.
O atendimento às segundas-feiras passou a ser feito para servir os turistas presentes na cidade nas festas de fim de ano durante o verão, até o fim do período carnavalesco. Neste ano, o atendimento às segundas-feiras será encerrado já nesta segunda-feira (20).
O atendimento da Linha Turismo volta a ser de terça a domingo já a partir do dia 21, com saídas regulares a cada 30 minutos, das 9h às 17h30, defronte à Catedral, na praça Tiradentes. O circuito é percorrido em cerca de 45 minutos, e a passagem custa R$ 25,00.

Informações da Prefeitura de Curitiba

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Em Teresina, Procura por cartão de ônibus cresceu 38%, diz Strans

A superintendente de Transporte e Trânsito de Teresina, Alzenir Porto, informou ao CidadeVerde.com que a procura pelos cartões do sistema de ônibus cresceu 38% nos últimos trinta dias. O dispositivo é necessário para que os usuários possam fazer a integração entre as linhas dos coletivos. 


Para Alzenir Porto, a procura do cartão - que custa R$ 6,30 e pode ser encontrado nos postos de venda do Setut - é um bom sinal. "As solicitações de cartões aumentaram muito e diariamente ela cresce. As pessoas estão trocando os vales de papel", comemora. 

A Strans irá divulgar um balanço com o total de usuários que utilizam o sistema de integração - que passou a não cobrar o segundo trecho no último domingo - na próxima quarta-feira (22), após o retorno do recesso dos servidores municipais. 
Segundo a prefeitura, o sistema de integração das linhas de ônibus foi implantado no dia 2 de janeiro de 2012. Já estão integradas 33 linhas e a expectativa é que até 1º de junho mais 23 linhas sejam integradas, totalizando 56 linhas. O sistema de transporte público de Teresina conta, atualmente, com 91 linhas e sua integração total foi antecipada para o mês de junho deste ano.
 
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Nota 0: Vândalos atacam ônibus com pedras em Campinas


Sete ônibus do transporte coletivo de Campinas, no interior de São Paulo, foram alvo de vandalismo entre as madrugadas de domingo (19) e desta segunda-feira (20). Os ataques, segundo o diretor de Comunicação da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), Paulo Barddal, foram no Jardim Ipaussurama e na região do Campo Grande. Os vândalos usaram pedras para quebrar os vidros dos veículos. Uma passageira ficou ferida após ser atingida no braço, mas passa bem.

A região do Campo Grande foi palco do desfile das escolas de samba Acadêmicos de Madureira, do Jardim São Bernardo, Unidos de Vila Rica, da Vila Rica, e Rosas de Prata, da Vila Castelo Branco, na noite de domingo. Os desfiles foram realizados no Parque Itajaí depois da descentralização do carnaval 2012 de Campinas, que estava prevista, até a semana passada, para ocorrer na Avenida Ruy de Almeida Barbosa, na saída do Túnel Joá Penteado. A programação foi alterada por "falta de tempo" para organizar os desfiles em um único local, segundo o Secretário de Cultura, Flávio Sanna.

Quatro ônibus foram atacados na região do Campo Grande na madrugada desta segunda-feira e um no Jardim Ipaussurama. Os outros dois coletivos foram apedrejados na madrugada de domingo, também no Jardim Ipaussurama.

O caso será investigado pelo 9º Distrito Policial de Campinas. Até a publicação da reportagem, ninguém havia sido detido. O balanço do prejuízo causado pelos ataques ainda não foi divulgado pelas empresas. De acordo com o diretor de Comunicação da Transurc, Paulo Barddal, este valor deve ser contabilizado e os boletins de ocorrência devem ser registrados pelos proprietários dos ônibus.

Prejuízo com vandalismo foi de R$ 230 mil em 2011
Os ataques a ônibus no carnaval de 2011 de Campinas causaram R$ 230 mil de prejuízo às concessuionárias, segundo a Transurc. Entre 4 e 8 de março, foram cometidos 66 crimes de depredação em ônibus, que tiveram bancos arrancados, vidros quebrados, pichações, parte elétrica danificada, janelas de emergência e alçapões arrancados, além de tetos quebrados e até validadores arrancados.
A região mais afetada, assim como nos anos anteriores, foi a do Ouro Verde. A VB Transportes e Turismo, concessionária que opera naquela região, teve 41 carros depredados.

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DNIT não tem condições de executar PAC, diz diretor

Brasília, 18 - Nomeado vice-chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) Tarcísio Gomes de Freitas se diz à frente de uma autarquia falida, sem condições de executar suas principais funções. Espécie de interventor do órgão, no cargo há pouco mais de cinco meses, ele desabafa: “O Dnit não tem condições de tocar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O que fazem com ele é covardia."
Como diretor executivo do Dnit, o auditor concluiu em dezembro estudo que evidencia a impossibilidade de atingir as pretensões de eficiência do programa na área de Transportes. O Dnit tem hoje 2.695 servidores de carreira - menos funcionários, segundo o diretor, que o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), com 3,8 mil. Mais da metade do pessoal passou dos 51 anos de idade e um terço já tem ou terá, até 2016, condições de se aposentar. Para levar adiante 1.196 contratos, a maior parte integrante do PAC, seriam necessários 6,8 mil funcionários.
“Como é que eu vou ter um bom ambiente de controle num órgão que gere R$ 15 bilhões e tem uma auditoria interna com 7 auditores?”, questiona o diretor executivo. Nas palavras do estudo, o Dnit leva “incríveis 300 dias” para pagar a uma empreiteira pela medição de um serviço.
Em vários Estados, obras importantes do PAC, prometidas pela presidente Dilma Rousseff, permanecem no papel ou atrasadas. É o caso da duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, e da reforma do Anel Rodoviário da capital mineira. Há anos, os dois empreendimentos não saem da fase de projeto.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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