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Metrô DF tem movimento tranquilo em todas as estações após fim da greve

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Moradores do Distrito Federal estão encontrando situação tranqüila em todas as estações do metro na manhã desta quarta-feira (18/1). Os 24 trens estão em circulação após 37 dias de greve e o intervalo entre os trens no trilho principal, que liga Águas Claras ao Plano Piloto, é de três a quatro minutos e nos ramais de Ceilândia e Samambaia, o intervalo chega a sete minutos entre um trem e outro.

Na tarde dessa terça-feira, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que os metroviários suspendessem a greve nesta manhã. De acordo com o diretor conselheiro do sindicato dos metroviários (Sindmetrô-DF), Leandro Santos, os diretores e os empregados terão 15 dias para encontrar uma solução definitiva para o caso e, conforme o entendimento do TRT, isso passa pelo atendimento dos itens firmados no acordo coletivo, no início do ano passado. O Governo do Distrito Federal soltou uma nota dizendo que irá cumprir todas as determinações do TRT.



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Em São Paulo, 77% estão insatisfeitos com as tarifas do transporte público

A insatisfação dos paulistanos com o transporte e o trânsito na cidade continua alta, embora tenha melhorada a percepção com a maioria dos itens relacionados ao tema. Quanto se trata das tarifas do transporte, por exemplo, no ano passado, 77% dos cidadãos da cidade estavam descontentes. No entanto, o índice caiu três pontos percentuais em relação a 2010, quando 80% estavam insatisfeitos.

Segundo estudo realizado pelo Ibope Inteligência, a pedido da Rede Nossa São Paulo, e divulgado nesta quarta-feira (18), além das tarifas, no ano passado, boa parte dos paulistanos também não ficou satisfeita com a pontualidade dos ônibus e o tempo de espera nos pontos, que obtiveram as notas mais baixas (de 1 a 5, em uma escala que vai até 10) de 71% e 64% dos entrevistados, respectivamente.
O tempo de deslocamento na cidade desagradou 68% dos paulistanos. Em 2010, esse índice era de 8 p.p. maior, de 76%.

De bicicleta ou a pé

Quando se trata das calçadas, 75% dos paulistanos afirmaram não estar satisfeitos com a situação. O índice é 3 p.p. menor que o registrado em 2010. No entanto, o número de pessoas satisfeitas caiu de 4% para 2%.
O respeito ao pedestre também parece não agradar aos paulistanos, já que 77% ficaram insatisfeitos em relação a esse item. Em 2010, 81% não estavam contentes com o respeito ao pedestre.
Para os moradores da capital paulista, a cidade deveria ter mais ciclovias. De acordo com a pesquisa, em 2011, 74% não estavam satisfeitos com a quantidade de ciclovias disponíveis. Em 2010, esse índice era 5 p.p. maior, de 79%.

O que menos desagrada

O tamanho da rede de metrô é o item que menos desagrada o paulistano, quando se trata de transporte e trânsito. No ano passado, 43% estavam insatisfeitos em relação ao item. Já 16% estavam totalmente satisfeitos e 40% estavam mais ou menos satisfeitos.

Além disso, 67% dos cidadão estavam insatisfeitos com as soluções para diminuir o trânsito na cidade. No ano de 2010, esse índice era de 68%. Já a satisfação caiu de 5% para 4%, na mesma base comparativa.
Pesquisa

Para a pesquisa, foram entrevistados 1.512 moradores da cidade de São Paulo, com idade acima de 16 anos, entre os dias 25 de novembro e 12 de dezembro do ano passado.

Fonte: InfoMoney


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No Recife, Empresas de ônibus querem aumento de 17% nas tarifas

Como anunciado em primeira mão o reajuste nas tarifas de ônibus na Região Metropolitana do Recife que acontecerá nos próximos dias, o sindicato das empresas de ônibus (urbana-pe), divulgou em nota uma proposta de reajuste de 17%, maior que a inflação de 2011, e a negociação está apenas começando, porém com este aumento, a tarifa do anel A, que hoje é usado por 70% da população pularia dos atuais R$ 2 para R$ 2,35.

No Recife, Tarifas de ônibus serão reajustadas

E esta proposta das empresas de ônibus certamente não será aceita pelo Governo do Estado que em 2011 determinou que o aumento das tarifas de ônibus fossem com base no IPCA, que é o índice padrão de reajustes de outros serviços a população.

Vejam nota do sindicato dos empresários

A tarifa de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) é a mais baixa do país, ranking que tem sido sustentado a meses pelo setor. Mesmo em cidades onde as tarifas são iguais ou próximas às praticadas na RMR, o valor consegue ser mantido porque suporta menores cargas tributárias, taxas e gratuidades, que no caso do Recife ultrapassam 50% do valor da tarifa. Várias cidades brasileiras, entre elas algumas com tarifas bem mais elevadas, têm ainda suas operações subsidiadas pelos governos municipais ou estaduais, o que não acontece na RMR.

O setor ainda tem apoiado o governo em sua política de integração que tem possibilitado a inclusão ao sistema com a ampliação da quantidade de terminais integrados, beneficiando diretamente milhares de usuários, e que alcançou, no final de dezembro de 2011, aproximadamente 400.000 (quatrocentas mil) viagens/dia sem ônus adicionais para o usuário, com forte repercussão na arrecadação setorial.  Isso significa que cerca de 20% das viagens realizadas não são pagas pelos usuários. Para este ano, está previsto a operação de quatro novos terminais de integração, três deles a serem inaugurados ainda no primeiro semestre, elevando, seguramente, o número de viagens integradas e reduzindo a demanda pagante.

Diante deste cenário, atendendo exclusivamente a critérios técnicos e considerando os custos da operação do sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife, verificou-se a necessidade de um realinhamento de 17,20% na tarifa, alterando a tarifa A para R$ 2,35 (dois reais e trinta e cinco centavos). É preciso ressaltar que a política de reajuste adotada pelo Governo nos últimos quatro anos (2010 não houve aumento), utiliza o IPCA, índice inferior a elevação do custo setorial, tem acumulado significativa defasagem tarifária.

TARIFAS DAS CAPITAIS - 10/01/2012
Cidade
UF
Valor Predominante (R$)
Início da Vigência
SãO PAULO - MUNICIPAL
SP
 3,00
05.01.11
MANAUS - MUNICIPAL
AM
 2,75
22.10.11
CAMPO GRANDE - MUNICIPAL
MS
 2,70
28.02.11
PORTO ALEGRE - MUNICIPAL
RS
 2,70
09.02.11
PORTO VELHO - MUNICIPAL
RO
 2,60
08.01.11
FLORIANÓPOLIS - MUNICIPAL
SC
 2,60
17.04.11
SALVADOR - MUNICIPAL
BA
 2,50
02.01.11
GOIÂNIA - MUNICIPAL
GO
 2,50
21.05.11
CUIABÁ - MUNICIPAL
MT
 2,50
14.11.10
CURITIBA - MUNICIPAL
PR
 2,50
05.03.11
BELO HORIZONTE - MUNICIPAL
MG
 2,45
29.12.10
RIO BRANCO - MUNICIPAL
AC
 2,40
13.02.11
RIO DE JANEIRO - MUNICIPAL
RJ
 2,40
06.11.10
VITÓRIA - MUNICIPAL
ES
 2,35
08.01.12
MACAPÁ - MUNICIPAL
AP
 2,30
11.08.11
ARACAJU - MUNICIPAL
SE
 2,25
30.01.11
JOÃO PESSOA - MUNICIPAL
PB
 2,20
09.01.12
NATAL - MUNICIPAL
RN
 2,20
20.01.11
PALMAS - MUNICIPAL
TO
 2,20
06.09.10
MACEIÓ - MUNICIPAL
AL
 2,10
05.07.10
SÃO LUÍS - MUNICIPAL
MA
 2,10
13.02.10
TERESINA - MUNICIPAL
PI
 2,10
27.08.11
FORTALEZA - MUNICIPAL
CE
 2,00
03.03.11
BRASÍLIA - MUNICIPAL
DF
 2,00
01.01.06
BELÉM - MUNICIPAL
PA
 2,00
16.05.11
BOA VISTA - MUNICIPAL
RR
 2,00
28.05.11
RECIFE - MUNICIPAL
PE
 2,00
09.01.11


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