Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Uberlândia, Preço da passagem deve ser de R$ 2,60 em janeiro

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A tarifa do transporte coletivo de Uberlândia deve passar para R$ 2,60, a partir da segunda quinzena de janeiro. O reajuste de 8,3% foi definido ontem durante uma reunião do Conselho Municipal de Trânsito, que contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e diretores das empresas de ônibus. A proposta será analisada hoje pelo prefeito Odelmo Leão. “Vou examinar os dados e cumprir o que diz o contrato. Tenho responsabilidade fiscal e administrativa, não posso negar o reajuste, mas não será nem perto do aumento do salário mínimo – que será de 14,3%, passando de R$ 545 para R$ 622”, afirmou.

A reportagem do CORREIO de Uberlândia obteve a confirmação do índice por meio de duas fontes extraoficiais que participam do processo. Caso seja mantido, o aumento será praticamente o mesmo proposto pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para as tarifas de água e esgoto, que também está sendo analisado pelo prefeito. Uma das fontes disse que o decreto deve ser publicado na próxima segunda-feira (2).

O contrato de licitação com as empresas de ônibus prevê um reajuste anual calculado por fórmula que envolve o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a variação de preços do óleo diesel e lubrificantes e a variação anual de preços por atacado (como pneus, entre outros).

Durante a reunião, a proposta das empresas era de um aumento de 23,3%, o que elevaria o valor da tarifa para R$ 2,96. De acordo com José Luiz Rissato, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett), que não confirmou o reajuste para R$ 2,60, “caso este seja o valor, não atenderá a nossa expectativa”, disse.

Em 22 de janeiro deste ano, a tarifa do transporte coletivo foi reajustada em 6,7%, de R$ 2,25 para R$ 2,40 (veja abaixo a evolução da tarifa).

Novo valor vai gerar gasto extra anual de R$ 105,60

Levantamento feito pelo CORREIO de Uberlândia mostra que, caso a tarifa de R$ 2,60 seja aprovado pelo prefeito Odelmo Leão, o usuário que utiliza duas passagens diárias, considerando uma média de 22 dias úteis por mês, vai ter um gasto de R$ 8,80 a mais no orçamento mensal, o que em um ano somará R$ 105,60.

De acordo com Odelmo Leão, “a tarifa será reajustada dentro daquilo que atenda o usuário, de maneira que não sacrifique a população, mas que as empresas possam continuar com os investimentos no transporte público da cidade”, disse.

Tarifas sobem 7,02% a partir de hoje

O aumento das tarifas de ônibus intermunicipal e metropolitano de 7,02% passa a valer a partir de hoje. As portarias com o novo valor e o índice foram publicados, ontem, no “Diário Oficial Minas Gerais”. Com o reajuste, a passagem mais cara do sistema intermunicipal passa a ser de R$ 191,25, para o trecho entre Uberlândia e Juiz de Fora, a linha mais longa, com 854,5 quilômetros.
O sistema de transporte coletivo intermunicipal rodoviário possui
892 linhas e 1.306 atendimentos parciais, oferecidos por 221 empresas. A frota soma 5.196 veículos, que atendem a 838 municípios do Estado Gerais e realizam o transporte de mais de 6 milhões de passageiros por mês.

TRANSPORTE COLETIVO
Evolução da tarifa em Uberlândia
1º/10/1999 R$ 0,90
27/5/2001 R$ 1,00
5/5/2002 R$ 1,25
16/3/2003 R$ 1,50
1º/6/2005 R$ 1,90
19/1/2009 R$ 2,20
31/1/2010 R$ 2,25
22/1/2011 R$ 2,40
Aumento de gastos com a tarifa a R$ 2,60
+ R$ 8,80 por mês
+ R$ 105,60 por ano
(2 passagens por dia em 22 dias úteis)


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São Paulo: Governo vai investir no plano de mobilidade regional do Grande ABC

Na manhã desta quinta-feira (29/12) o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, assinou um convênio com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC para a transferência de recursos para o planejamento e a elaboração do Plano de Mobilidade Regional do Grande ABC. O convênio tem valor de R$ 1 milhão, sendo R$ 800 mil gastos pelo Governo do Estado de São Paulo e uma contrapartida de R$ 200 mil do consórcio. Uma das ações é a integração física e tarifária do transporte público na região metropolitana, além de incentivar o uso de ciclovias para transporte de pequenos trajetos.

No plano vai ser feito o diagnóstico e indicação de ações para mobilidade urbana para os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além das conexões com as cidades vizinhas. Entre os temas a serem tratados, estão a infra-estrutura urbana, metro-ferrovias, ciclovias, estacionamentos, terminais viários, equipamentos para controle e fiscalização, sinalização de vias, além de aprimorar o gerenciamento do trânsito na região.

“O objetivo é contribuir para uma melhor circulação viária e a otimização dos transportes públicos, bem como a inclusão social e a acessibilidade universal, articulando com os planos diretores e a legislação urbanística dos municípios”, afirma o secretário Paulo Alexandre Barbosa. Ele afirma que o cenário a ser colocado vai levar em conta os próximos 15 anos. A região do Grande ABC é responsável por 15% do total de viagens diárias realizadas em toda a metrópole, o que representa um fluxo de 5,6 milhões de viagens por dia.


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Imagens aéreas do metrô de Salvador em teste, Confira o video:

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Depois de divulgar fotos do primeiro teste, agora a Prefeitura de Salvador liberou um vídeo com imagens do metrô em funcionamento na fase de testes. Segundo informações da assessoria de imprensa, os testes estão na fase final e ainda deve durar alguns meses. A expectativa é de que inicialmente o metrô transporte cerca de 25 mil passageiros diariamente e que faça todo o percurso em até 15 minutos.

Ainda segundo a assessoria, após inspeção executada por oito técnicos coreanos da Roten/Hyundai, a fabricante dos trens, o percurso completo entre Estação da Lapa à Estação Acesso Norte está sendo testado com técnicos e operadores.


Operações
As primeiras operações, entre as estações da Lapa e da Rótula, estão sendo feitas sem cargas. O metrô começará a andar sozinho e será verificado todo o sistema técnico, atendendo às normas de segurança.

Já os testes com a movimentação, inspecionam e preparam os trens para os seguintes experimentos envolvendo cargas. Este procedimento é habitual e necessário para que o metrô possa ser liberado para a população.




De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), as verificações com carga devem começar em janeiro de 2012. A depender do desempenho, há possibilidades de que a população soteropolitana possa, depois de 12 anos de espera, utilizar o metrô ainda no primeiro semestre de 2012.

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Fonte: iBahia
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SPTrans altera itinerários de ônibus para a festa de Réveillon da Paulista

A SPTrans informa que em virtude da festa de Réveillon realizada na Avenida Paulista às 20h, 39 linhas de ônibus terão os seus itinerários alterados, conforme o cronograma de interdições da via.

Para a realização do evento, será necessário efetuar o bloqueio da Avenida Paulista, no sentido Paraíso-Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Augusta. Já no sentido contrário, a avenida será fechada entre as ruas Haddock Lobo e Maria Figueiredo. Vale lembrar que a Alameda Santos e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio também serão bloqueadas. As interdições começarão às 19h do dia 31/12, sábado, com o desbloqueio total da avenida previsto para as 6h do dia 1º de janeiro, domingo.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:
917H/10 Term. Pirituba – Metrô Vila Mariana
917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
917M/31 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
975A/10 Vila Brasilândia – Metrô Ana Rosa
Ida:
Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

175P/10 Edu Chaves – Ana Rosa
Ida:
Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

967A/10 Imirim – Pinheiros
Ida:
Normal até a Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

508L/10 Term. Princesa Isabel – Aclimação (Circular)
Sentido Único:
Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

696P/10 Term. Amaral Gurgel – Pinheiros (Circular Noturna)
Sentido Único:
Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

805L/10 Term. Princesa Isabel – Aclimação (Circular)
Sentido Único:
Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Bela Cintra, prosseguindo normal.

475R/10 Jd. São Savério – Term. Pq. D. Pedro II
Ida:
Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

477A/10 Sacomã – CEASA
Ida:
Normal até a Av. Bernardino de Campos, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Treze de Maio, retorno na Pça. Amadeu Amaral, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

478P/10 Sacomã – Pompéia
478P/31 Sacomã – Pompéia
Ida:
Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

874T/10 Ipiranga – Lapa
Ida:
Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Bela Cintra, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

5131/10 Cidade Ademar – Metrô Brás
5175/10 Balneário São Francisco – Pça. da Sé
5178/10 Jd. Miriam – Lgo. São Francisco
5194/10 Jd. São Jorge (até Apurá) – Lgo. São Francisco
Ida:
Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.


5164/10 Vila Santa Catarina – Lgo. São Francisco
Sentido Único:
Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal até a Rua Riachuelo, Vd. Brig. Luis Antonio, Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
577T/10 Jd. Miriam – Vila Gomes
875A/10 Aeroporto – Perdizes
875M/10 Aeroporto – Perdizes (via Miruna)
Ida:
Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

5111/10 Term. Santo Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
5119/10 Term. Capelinha – Lgo. São Francisco
5154/10 Term. Santo Amaro – Est. da Luz
5185/10 Term. Guarapiranga – Pq. D. Pedro II
Ida:
Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

669A/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel
Ida:
Normal até a Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua da Consolação, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

857P/10 Term. Campo Limpo – Paraíso
Ida:
Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

714C/10 COHAB Educandário – Lgo. da Pólvora
715F/10 Shopping Continental – Lgo. da Pólvora”
715M/10 Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora
Ida:
Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

775P/10 Jd. Guarau – Metrô Ana Rosa
857R/10 Term. Campo Limpo – Aclimação
Ida:
Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

874C/10 Pq. Continental – Metrô Vila Mariana
875H/10 Term. Lapa – Metrô Vila Mariana
875P/10 Metrô Barra Funda – Metrô Ana Rosa
Ida:
Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

877T/10 Vila Anastácio – Metrô Paraíso
Ida:
Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Bela Cintra, prosseguindo normal.

6412/10 Paraisópolis – Term. Princesa Isabel
Ida:
Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

6418/10 Real Parque – Lgo. São Francisco (Circular)
Sentido Único:
Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normalmente até o Viaduto e Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

Além disso, a SPTrans informa a relação das linhas diuturnas e noturnas que atendem a região da Avenida Paulista:

Diuturnas:
6450/10 Term. Capelinha – Term. Bandeira
6500/10 Term. Santo Amaro – Term. Bandeira
8605/10 Terminal Campo Limpo – Terminal Bandeira
8700/10 Terminal Campo Limpo – Praça Ramos de Azevedo


Noturnas:
6312/10 Jd. Luso – Terminal Amaral Gurgel
696P/10 Term. Amaral Gurgel – Pinheiros (Circular)
702N/10 Term. Pq. D. Pedro II – Pinheiros
802C/10 CEASA – Lgo. da Concórdia


Fonte: SPTrans

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Em Brasília, Usuários do transporte público aprovam faixa na EPNB

Os usuários de transporte coletivo tiveram um alento na disputa com os carros particulares. No primeiro dia de funcionamento, o único corredor exclusivo para ônibus do Distrito Federal reduziu o tempo de viagem dos passageiros, mas provocou congestionamento de mais de quatro quilômetros nas outras duas faixas da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Entre as 7h e as 9h de ontem, motoristas de carros particulares levaram pelo menos 45 minutos para percorrer o trecho entre o Riacho Fundo e a Candangolândia em um período de férias, às vésperas do réveillon, quando o trânsito costuma ser tranquilo. Já os usuários do transporte coletivo chegaram mais rápido ao trabalho. A faixa exclusiva será instalada em mais sete pontos do DF.

Enquanto o corredor dos ônibus fluía bem durante a manhã de ontem, os carros das duas faixas restantes avançavam com lentidão. Diante da dificuldade, muitos condutores de automóveis de passeio e motociclistas arriscaram violar a proibição, mas a presença dos carros da Companhia de Polícia Militar Rodoviária (CPRV) e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intimidou os infratores. Nos cruzamentos, o corredor também não funcionou, pois, para retornar, os motoristas dos ônibus precisavam invadir a faixa dos carros.

O secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, diz que a prioridade é garantir a fluidez e a pontualidade do transporte público, por conta do número de passageiros. Segundo ele, Brasília seguirá a tendência de grandes centros brasileiros para garantir uma “melhor mobilidade urbana”. “A medida adotada pelo Governo do Distrito Federal na EPNB e, em sequência, em outras vias de grande movimento prioriza o usuário do transporte público coletivo sobre o individual”, disse.

A expectativa do governo é reduzir o tempo das viagens de ônibus em até 20 minutos. Ontem, segundo balanço do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a viagem dos passageiros entre o Recanto das Emas e a Rodoviária do Plano Piloto, que durava 1h05, caiu para 55 minutos, em média. Com isso, ao fim de um mês, os usuários do transporte coletivo terão economizado 6h40 no trânsito. Em um ano, são três dias, oito horas e 20 minutos a menos dentro do ônibus. Ainda de acordo com o DFTrans, um cálculo preliminar da empresa São José, que tem diversas linhas em operação na EPNB, mostra que ontem quase não houve atraso de ônibus no trecho entre o Recanto das Emas e a Rodoviária.

Abrangência
Pela pista passam diariamente 80 mil veículos. Segundo o DFTRans, desse total, automóveis e caminhões somam 94,26%, enquanto os ônibus, apenas 5,74%. Porém, os coletivos levam 70,31% dos usuários da via. São cerca de 14 mil passageiros por hora nos horários de pico. O presidente do DFTrans, Marco Antônio Campanella, afirmou que, diante dos números, “não é justo que os usuários de transporte coletivo não tenham prioridade”.

Por outro lado, com o intuito de minimizar os transtornos sofridos pelos motoristas de carros de passeio, Campanella disse que existem estudos para proibir o tráfego de caminhões durante o horário de pico na EPNB. Outra possibilidade é criar uma faixa exclusiva para carros próximo do viaduto da Candangolândia.

Quem desrespeitar a proibição de trafegar pelo corredor exclusivo está sujeito a multa de R$ 53 e pode ganhar três pontos na Carteira de Habilitação. No entanto, de acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur Júnior, os infratores não serão punidos pelos próximos dois meses. Durante esse período, serão realizados ações educativas. “Somente quando toda a sinalização (faixas, placas indicativas e front-lights) e as câmeras de segurança estiverem instaladas, a penalidade começa a valer”, ressaltou.

Motoristas e passageiros de ônibus dividiram as opiniões sobre o corredor exclusivo para ônibus. A gráfica Maria Vilani, 49 anos, moradora do Riacho Fundo II, enfrenta congestionamento diário na EPNB e, com a via destinada a coletivos, espera poder sair um pouco mais tarde de casa. “É um grande avanço, mas não vai melhorar muito se os ônibus continuarem quebrando no caminho”, ressaltou. Já o funcionário público Fábio Seridó, 23, morador do Riacho Fundo, não gostou. “O trânsito já era lento. Eu perdia uma hora por dia para ir de carro de casa para o trabalho. Agora vai demorar ainda mais”, queixou-se.

O DFTrans e o DER também estudam a ampliação da faixa exclusiva até o viaduto Camargo Corrêa, na Estrada Parque Aeroporto (Epar), passando pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e Estrada Parque Guará (EPGU). Com a mudança, o corredor passaria de oito para 12 quilômetros de extensão.

Mudanças
Veja onde estão previstas mais faixas exclusivas para ônibus:
BR-020 — Entre Sobradinho e a entrada da Ponte do Braguetto (nos dois sentidos).
BR-040 — Entre os viadutos de Santa Maria e da Candangolândia (dois sentidos).
Eixo Monumental — Entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto (dois sentidos).
Avenida Hélio Prates — Entre o centro/Feira de Ceilândia e o antigo Buritinga (dois sentidos).
DF-085 — Entre o Estádio e o Centro de Taguatinga.
Via Estrutural — Entre a Cidade do Automóvel e a entrada do Viaduto Ayrton Senna (início da manhã).
Via Estrutural — Entre o posto do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e o viaduto do Pistão Norte (fim de tarde).




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Tarifa de ônibus em Belo Horizonte passa a custar R$ 2,65

Passageiros do transporte coletivo de Belo Horizonte devem se preparar para o aumento da passagem de ônibus a partir da 0h desta sexta-feira (30). Quem antes pagava R$ 2,45 na tarifa vai ter que pagar R$ 2,65. O reajuste será de 7,61%, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e a BHTrans.
Este ano, as linhas de vilas e favelas não terão reajuste de tarifa, mantendo a atual, que é R$ 0,60. Já a passagem de R$1,75 foi para R$1,85. Foram incorporados à frota 174 ônibus, com isso Belo Horizonte passa a ter 3.006 ônibus, que estão distribuídos em 296 linhas e operados por quatro concessionários.
Confira abaixo as linhas e os serviços e os novos valores tarifários:
· Linhas perimetrais, diametrais, semi-expressas e troncais (ônibus nas cores laranja, azul e verde): R$ 2,65 (8,16%).
. Tarifa de integração com o metrô: R$ 2,65; (8,16%)
· Linhas circulares e alimentadoras (ônibus cor amarela): R$ 1,85 (5,71%)
· Linhas de vilas e favelas (microônibus cor amarela): RS 0,60 (o mesmo preço de 2011)
Grande BH. Os usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte e da região metropolitana devem se preparar para desembolsar mais dinheiro no pagamento da passagem a partir da 0h de quinta-feira (29). Isso porque o preço das tarifas das linhas de ônibus do sistema de transporte coletivo intermunicipal e metropolitano e os táxis metropolitanos serão reajustadas, conforme a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Os ônibus intermunicipais e os metropolitanos terão um reajuste de 7,02% e os táxis especiais de 7,35%.
Fonte: O Tempo

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