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Transporte público de Teresina terá 40% das linhas interligadas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A integração no sistema de transporte público de Teresina entra em funcionamento na próxima segunda-feira, 2. De acordo com o prefeito Elmano Férrer (PTB), a Prefeitura iniciou os trabalhos para integrar as linhas há cerca de um ano e o resultado desse trabalho é a integração, que vai beneficiar os usuários do transporte público da capital.

“Desde o ano passado, quando assumimos a Prefeitura, estamos trabalhando nessa integração com uma série de ações. Inicialmente começamos com a padronização dos ônibus, depois com a bilhetagem eletrônica, seguido do trabalho compartilhado com as empresas”, pontuou o prefeito.

Na última semana, a Prefeitura também iniciou as obras de engenharia de tráfego necessárias para implantar o sistema de integração, com a pintura de uma faixa exclusiva para ônibus e táxis com passageiros, além de sinalização vertical, na Avenida Frei Serafim, e a adequação das paradas.

De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Strans), já a partir da próxima segunda-feira, cerca de 40% das linhas já estarão interligadas. Para a superintendente da Strans, Alzenir Porto, além as obras estruturais, é importante esclarecer que o órgão manterá uma equipe nas ruas de Teresina para sanar as dúvidas dos usuários do sistema.

“Os usuários não precisam se preocupar, pois a nossa equipe estará nas ruas para responder a todas as dúvidas dos teresinenses”, explicou. Além disso, Alzenir Porto discorreu sobre a importância da integração para a economia dos usuários e a melhoria do trânsito nas ruas da capital.

“Iremos ter uma redução de gasto de tempo e de dinheiro, pois as pessoas que antes pagavam duas passagens para dois ônibus agora irão utilizar apenas uma tarifa e meia. Isso significa redução de gastos e um transporte de maior qualidade”, finalizou.


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Serviço mapeia linhas de ônibus de Manaus com Google Maps

Os moradores de Manaus contam com a internet para descobrir o itinerário dos ônibus. Site da Secretaria de Transportes? Muito pelo contrário, a administração pública não tem nada a ver com o Ônibus Manaus, mais recente iniciativa com o objetivo de mapear as linhas de transporte público presentes na capital do estado do Amazonas.

Ônibus em Manaus

Criado pelos jovens responsáveis pela startup Trânsito Manaus, o Ônibus Manaus chega com a premissa de trazer mais informação para os cidadãos. Quem mora em Manaus carece de dados com acesso fácil sobre as linhas de ônibus, o que vem se resolvendo com o mapeamento da cidade. No site o usuário pode escolher a linha para, em seguida, saber todas as ruas que o ônibus percorre na ida e na volta.

Em aproximadamente 65% das linhas, o usuário ainda tem acesso ao mapa do itinerário com tecnologia fornecida pelo Google Maps. Dá inclusive para baixar um arquivo de computador compatível com o Google Earth, aplicativo de mapas que o Google atualiza de tempos em tempos.

Mapa com o caminho do ônibus

De acordo com Steven Conte, diretor de inovação do serviço, esse é apenas o começo. O time pretende, no futuro, adicionar a busca por logradouros (como cidades e avenidas). Onibus Manaus também deve ganhar a busca por linhas de ônibus considerando o bairro de origem e o bairro de destino do cidadão.

Além do projeto, a Trânsito Manaus também gerencia contas no Twitter, Google+, Facebook e outras redes sociais com informações em tempo real sobre o trânsito na cidade. Sempre contando com a colaboração dos cidadãos.


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Porto Alegre: Ônibus começam a circular com tabela horária de verão

A partir de hoje, 26, inicia a tabela horária de verão na frota de ônibus da Capital. A medida se dá até 26 de fevereiro, domingo. As linhas de ônibus urbanas terão sua frequência de viagens reduzida em 10%, devido à diminuição de usuários nos meses de férias. Os novos horários já estão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Outras informações sobre ônibus podem ser obtidas no telefone 156, ou no www.poatransporte.com.br


Informações: Correio Cidadão

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Campo Grande vai ter R$ 120 milhões para construção de novos terminais de ônibus

Foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial de Campo Grande a lei que autoriza o Poder Executivo a contratar empréstimo de R$ 120 milhões com a Caixa Econômica Federal, relativo ao programa de mobilidade do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento). O texto anuncia o projeto de construção de quatro novos terminais de transporte coletivo urbano na Capital.
As novas unidades de transbordo serão construídas nos bairros Parati, Tiradentes, São Francisco e avenida dos Cafezais, no Centro Oeste.

Além dos novos terminais, o recurso será destinado para reforma ou ampliação do Terminal Morenão, bem como a construção de corredores de ônibus.

Conforme a publicação, os novos corredores na região Sudoeste do município seguirão os itinerários: avenida Guinter Hans (Marechal Deodoro) – Terminal Aero Rancho/Terminal Bandeirantes; avenida Bandeirantes - Terminal Bandeirantes/avenida Afonso Pena; Afonso Pena – avenida Bandeirantes/Shopping Campo Grande; avenida Afonso Pena - Shopping Campo Grande/Rua Guia Lopes; Rua Guia Lopes - Afonso Pena/Rua Brilhante; Rua Brilhante - Rua Guia Lopes/avenida Marechal Deodoro; avenida Marechal Deodoro - Terminal Bandeirantes/Terminal Aero Rancho.

Já na região Sul os corredores seguirão os trajetos: avenida Gury Marques - Terminal Guaicurus/Terminal Morenão; avenida Costa e Silva - Terminal Morenão/Rua Hélio de Castro Maia; Rua Rui Barbosa – Hélio de Castro Maia/avenida Mato Grosso; Rua 13 de Maio - Mato Grosso/avenida Eduardo Elias Zahran; avenida Costa e Silva - Eduardo Elias Zahran/Terminal Morenão; Gury Marques - Terminal Morenão/Terminal Guaicurus.

Na região Norte os corredores seguirão os percursos: Rua Bahia – Afonso Pena/avenida Coronel Antonino; Coronel Antonino - Rua Bahia/Terminal General Osório; Rua Cônsul Assaf Trad - Terminal General Osório/Terminal Nova Bahia; Rua Cônsul Assaf Trad - Terminal Nova Bahia/Terminal General Osório; Rua Alegrete – avenida Mascarenhas de Moraes/Rua 25 de Dezembro; 25 de Dezembro - Rua Alegrete/Afonso Pena; Rua Antônio Maria Coelho – Rua 14 de Julho/avenida Ceará; avenida Mato Grosso - Ceará/13 de Maio.

Por fim, o recurso vai contemplar obras de intervenção viária com a construção de abrigos de ônibus e estações de embarque/desembargue pré-pago, os Peg-Fácil, bem como a compra de equipamentos e sistema de controle.

A lei ainda autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no orçamento de 2012 até o valor de R$ 70 milhões para o início da execução “das ações e metas dos empreendimentos que integram este programa, objeto dessa Operação de Crédito autorizada".





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SPTrans informa criação de linha na Vila Nhocuné

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Com o intuito de propiciar melhor atendimento aos usuários, a SPTrans informa que a partir do dia 7 de janeiro de 2012 será criada uma nova linha de ônibus aos moradores do bairro Vila Nhocuné, na zona leste.

A nova linha será operada de forma circular e vai proporcionar maior oferta de lugares e mais opção de transporte na região.

Trata-se do serviço 4723/10 Metrô Patriarca – Jd. Hercília, o qual será um atendimento complementar do já existente 3724/10 Metrô Patriarca – Vila Nhocuné, que será renomeado e terá alteração no seu itinerário, entretanto não deixará de atender aos habituais usuários, pois o local suprimido não possui pontos de parada.

Além disso, a frota da linha terá novos ônibus maiores e funcionará nos dias úteis, nos sábados e aos domingos.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

De 3724/10 para
4724/10 Metrô Patriarca – Vila Nhocuné
Sentido único:
Term. Metrô Patriarca, Av. Antonio Estevão de Carvalho, Rua Cachoeira Paulista, Rua Porto da Folha, Rua Campo Maior, Praça Araruva, Rua Caracaraí, Av. Antonio Estevão de Carvalho, Rua Brig. Brito Delamare, Av. Antonio Estevão de Carvalho, Rua Des. Rocha Portela, Rua Henrique Jacobs, Rua Pontal, Rua José Benedito da Rosa, Rua Mazagão, Rua Xapuri, Rua Mirador, Rua Xique-Xique, Rua Palmeirina, Rua Emb. Dias Carneiro, Rua Pereira de Vasconcelos, Rua José Pinto de Melo, Rua Dr. Cândido Dores, Rua Cel. Antonio Barroso, Av. Dr. Bernardino Brito F. de Carvalho, Av. Prof. Xavier Lima, Av. Eng. Soares de Camargo, Pça. Leonildes Ramos Sayago, Rua Mateus de Siqueira, Av. Patrocínio Paulista, Rua Prof. Tito Novaes, Rua Sabaudia, Rua Dr. Ivan Maia de Vasconcelos, Praça Eng. Ribeiro Viegas, Rua Inocêncio Correa, Rua Caico, Rua Colatina, Rua Ibiá, Rua Dourado, Rua Alto Garças, Rua Astorga, Rua Paraisópolis, Rua Lavras, Pça. São Domingos do Prata, Rua Palmeira das Missões, Rua Itaocara, Av. Cabrália Paulista, Term. Metrô Patriarca.
4723/10 Metrô Patriarca – Jd. Hercília
Sentido único:
Term. Metrô Patriarca, Av. Antonio Estevão de Carvalho, Rua Cachoeira Paulista, Rua Porto da Folha, Rua Itaocara, Rua Palmeira das Missões, Pça. São Domingos do Prata, Av. Alterosa, Pça. Divinolândia, Rua Paraisópolis, Rua Astorga, Rua Alto Garças, Rua Dourado, Rua Ibiá, Rua Colatina, Rua Caico, Rua Inocêncio Correa, Praça Eng. Ribeiro Viegas, Rua Dr. Ivan Maia de Vasconcelos, Rua Sabaudia, Rua Prof. Tito Novaes, Av. Patrocínio Paulista, Rua Mateus de Siqueira, Pça. Leonides Ramos Sayago, Av. Eng. Soares de Camargo, Rua Palmeirina, Rua Xique-Xique, Rua Mirador, Rua Xapuri, Rua Mazagão, Rua José Benedito da Rosa, Rua Pontal, Rua Henrique Jacobs, Rua Fernandes Pereira, Av. Antonio Estevão de Carvalho, Rua Cachoeira Paulista, Rua Porto da Folha, Av. Cabrália Paulista, Term. Metrô Patriarca.


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No Rio, Bilhetes do metrô para réveillón passam a ser vendidos em apenas três estações

O MetrôRio, na última semana do ano, concentrou as vendas dos cartões de embarque para o Réveillon em Copacabana em três estações. Os interessados em participar de uma das maiores festas de passagem de ano do planeta poderão comprar seus cartões somente nas estações Central, Carioca e Largo do Machado. A venda acontece das 8h às 20h e se estenderá até às 19h do dia 31, ou até que os cartões se esgotem.

Foram colocados a venda 141,5 mil cartões (104 mil para ida e volta, 24,5 mil para ida e 13 mil para a volta) e, até agora, foram comercializadas 39.185 unidades – 32.387 de ida e volta, 5.316 de ida e 1.482 de volta. O horário de embarque mais procurado até o momento é o das 21 às 22h, com 11.962 dos 31.000 cartões disponíveis vendidos.

Também estão à disposição dos usuários 8.897 dos 11 mil bilhetes especiais de gratuidade para pessoas portadoras de necessidades especiais e maiores de 65 anos.  O usuário deverá comprovar que tem direito à gratuidade e poderá retirar apenas um bilhete nos pontos de venda.

Pulseiras de identificação para crianças
Em iniciativa inédita na operação de Réveillon, o MetrôRio está distribuindo pulseiras de identificação para as crianças. Elas estão à disposição dos passageiros também no Espaço do Cliente nas estações Central, Carioca e Botafogo.

Serviço:
Estações com venda: Central, Carioca e Largo do Machado.
Horário de venda: das 8h às 20h, até o dia 30. No sábado, dia 31, as vendas se encerram às 19h, caso haja disponibilidade de cartões.

Preço: R$ 6,00 (ida e volta); R$ 3,10 (ida ou volta). Os bilhetes de gratuidade devem ser obtidos também nos pontos de venda, mediante comprovação.
Cores dos cartões por horário de embarque no Réveillon:
Ida:
Das 19h às 20h – AzulDas 20h às 21h – LaranjaDas 21h às 22h – VerdeDas 22h às 23h – VermelhoDas 23h às 24h – Amarelo
Volta:
Das 24h às 05h – Branco


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No DF, Faixa exclusiva para ônibus na EPNB entra em funcionamento amanhã

Começa a valer a partir de amanhã (27) a primeira faixa exclusiva para ônibus do DF. Por volta das 7h, a Transporte Urbano do DF (DFTrans), a Polícia Militar do DF (PMDF) e o Departamento de Estrada de Rodagem (DER), estarão na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) orientando e distribuindo panfletos informativos aos motoristas.

A faixa exclusiva da EPNB tem a extensão de oito quilômetros, indo do viaduto do Pistão Sul de Taguatinga, até a entrada do viaduto da Candangolândia. O obejtivo da medida adotada, segundo o DFTrans, é dar mais fluidez ao trânsito, já que boa parte dos congestionamentos ocorrem devido ao grande número de automóveis nas vias.

O corredor exclusivo vai atingir uma região de cerca de 415 mil habitantes, moradores de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante, além de Taguatinga, Park Way, Arniqueiras e Águas Claras.

A EPNB tem três faixas de rolamento e um acostamento. Os ônibus irão circular na faixa da direita e o uso dos acostamentos será livre, em caso de emergência, para qualquer veículo que transite na via. No caso da entrada à direita para acesso às vias marginais, os motoristas poderão fazê-lo a partir de uma distância de 100 metros da conversão, em locais devidamente sinalizados e com marcações tracejadas na pista, em vez de contínua.

A EPNB será sinalizada vertical e horizontalmente, com placas e pinturas no asfalto. Serão instalados radares eletrônicos para coibir os demais veículos que trafeguem na faixa exclusiva. No entanto, esses radares não funcionarão imediatamente. O DFTrans informou que a PMDF estará no local durante tempo indeterminado, auxiliando os motoristas no início desta operação.
Segundo o departamento, outras vias do DF receberão a faixa exclusiva para ônibus: na BR-020, entre Sobradinho I e a entrada da Ponte do Bragueto; na BR-040, entre os viadutos de Santa Maria e da Candangolândia; no Eixo Monumental, entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto; na Hélio Prates, entre o centro de Ceilândia e o antigo Buritinga; na DF-085, entre o Estádio e o centro de Taguatinga; na Estrutural, entre a cidade do automóvel e a entrada do viaduto Ayrton Senna; e também na Estrutural, entre o posto da Polícia Militar e o viaduto do Pistão Norte.


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Em Belém, CTBel já está multando ônibus fora da faixa azul

Em vigor desde a semana passada, os ônibus urbanos que trafegam pela Avenida Almirante Barroso, a principal via da cidade, têm que circular obrigatoriamente pelas faixas 3 e 4 e, consequentemente, estão proibidos  de andar nas faixas 1 e 2 , sob pena de multas de trânsito e  administrativa.

Até agora, já foram autuados 36 ônibus por infração de trânsito e 84 por descumprimento à ordem de serviço da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) que regulamenta essa obrigatoriedade.

A regulamentação da circulação obrigatória dos ônibus pelas faixas de tráfego 3 e 4 da Avenida Almirante Barroso é uma medida da CTBel para dar fluidez ao trânsito e possibilitar segurança aos passageiros que embarcam e desembarcam nas paradas da via.

Segundo Elias Jardim, diretor de Trânsito da CTBel, a pintura da faixa azul e a colocação de placas de regulamentação da circulação de ônibus na Av. Almirante Barroso vão ajudar os motoristas de ônibus a cumprir a obrigatoriedade pelas duas faixas da pista. “A pintura é para chamar atenção mesmo e dividir as faixas. As placas foram colocadas na calçada e em braços projetados com a indicação das faixas dos ônibus. As duas faixas serão obrigatórias para ônibus urbanos, mas não exclusivas, até porque não tem como evitar que outros carros passem para elas no momento de entrada e saída às vias transversais”, disse ele.        
 
Infração
Os ônibus que desrespeitarem a nova determinação da CTBel serão autuados por trafegar em local proibido, conforme especifica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuja multa vai custar R$ 85,00 ao motorista infrator por ser infração média, além de quatro pontos na carteira. 

Feita a autuação de trânsito, a empresa de ônibus será também notificada e receberá penalidade administrativa prevista no Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Belém (RSTCOMB) no valor R$ 175,00.


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Fonte: Prefeitura de Belém

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