Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte coletivo de Rio Grande terá reajuste na tarifa

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A partir da zero hora do dia 13 deste mês, próximo domingo, a tarifa do transporte coletivo convencional do Rio Grande terá reajuste. De R$ 2,25, valor atual, passará para R$ 2,35, enquanto que o seletivo para o balneário Cassino, que tem custo atual de R$ 3,75, custará R$ 3,90.
A sugestão do Conselho Consultivo de Transportes e Trânsito, que analisou planilhas onde estão registrados aumentos de insumos e despesas, volume de passageiros, reajuste da categoria dos trabalhadores em transportes rodoviários e também um comparativo com as tarifas cobradas em outros municípios, foi de R$ 2,40 para a tarifa do transporte coletivo convencional.
No entanto, o Executivo Municipal, determinou que a tarifa fosse reajustada em somente 0,10 centavos. Isso considerando, os benefícios gerados pela integração tarifária do transporte coletivo, que o Executivo entende existirem.
O conselho é formado por integrantes da administração municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, empresas concessionárias, Urab, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande, Câmara de Comércio, OAB, CREA e Furg.


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Na Grande Vitória, Linha 212 tem itinerário estendido até a Basílica de Santo Antônio

A linha de ônibus 212 (Aeroporto/Mário Cyprestes/via Beira-Mar) teve seu itinerário estendido até a Basílica de Santo Antônio.
Com a alteração, já em vigor, os usuários do transporte coletivo municipal têm mais uma opção para se deslocar de Santo Antônio para a avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar) e praia de Camburi.

A linha passou a se chamar Aeroporto/Santo Antônio/via Beira-Mar. A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) também reduziu o intervalo de partida entre as viagens nos horários de pico, de 15 para 12 minutos.

O novo itinerário compreende a avenida Santo Antônio, Rodovia Serafim Derenzi, rua Leôncio Nunes e rua Ernesto Bassini, com retorno pela Rodovia Serafim Derenzi, rua Soldado Manoel Furtado, avenida Santo Antônio e avenida Nair Azevedo, seguindo o itinerário normal.


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Tarifa do Metrô de SP aumenta o dobro da inflação em 15 anos

O preço da tarifa do Metrô de São Paulo subiu 263% desde 1996, considerando o aumento da passagem para R$ 2,90. O reajuste passa a valer a partir do próximo domingo (13). Nos últimos 15 anos, a inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) foi de 131%.

Em 1996, a tarifa era de R$ 0,80. Se a inflação fosse seguida, o preço hoje estaria em R$ 1,84.

A R$ 2,90, a tarifa passa a ser a segunda mais cara do Brasil. Em Brasília, a passagem custa R$ 3 nos dias de semana e R$ 2 nos fins de semana e feriados.

O índice da Fipe é sempre mencionado pelo Metrô como uma referência. O índice de 2010 fechou em 6,4%. O reajuste do Metrô neste ano foi maior, de 9%. Entretanto, a diferença entre os reajustes do Metrô e a inflação vem diminuindo. A comparação de dez anos mostra uma diferença de 30% a mais no aumento do Metrô. De cinco anos para cá, a tarifa e o IPC têm praticamente o mesmo índice.
21% do salário mínimo
Um usuário que use o Metrô duas vezes por dia útil durante 22 dias no mês gastaria R$ 127,60. Esse valor representa 21% do salário mínimo de São Paulo, que é atualmente de R$ 560.

Segundo o especialista em transporte Horácio Figueira, o reajuste do Metrô não deve fazer com que diminuam os passageiros. Ele explicou que, hoje, as tarifas dos transportes metropolitanos estão todas atreladas. Uma vez que houve aumento no ônibus é necessário reajustar o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para manter o equilíbrio do sistema, afirmou Figueira. Os trens da CPTM também vão subir de R$ 2,65 para R$ 2,90.
Se o Metrô fica mais barato, há uma migração de passageiros. Além disso, existe uma conta muito complexa para dividir o valor da integração que não permite que haja muita diferenciação. É como um dominó. Se um transporte aumenta, o outro vai ter que aumentar também.

Novos preçosAlém do aumento na passagem unitária do Metrô, haverá reajuste também de outras tarifas. O bilhete unitário da Linha 5-Lilás (que opera atualmente entre Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro) custará R$ 2,80.

O bilhete Madrugador Exclusivo (válido das 4h40 às 6h15 no Metrô e das 4h às 5h35 na CPTM), que custava R$ 2,40, será comercializado a R$ 2,50. O Cartão Madrugador Integrado passará de R$ 4,11 (desde a majoração dos ônibus municipais da capital, em 5 de janeiro) para R$ 4,21.

Os cartões Bilhete Único Integrado Comum e Vale-Transporte serão reajustados de R$ 4,29 para R$ 4,49.
Já o Cartão Lazer (BLA-M10), que custava R$ 22,30, será comercializado a R$ 23,50. O Cartão Fidelidade M8 passará de R$ 20,30 para R$ 21,50; o M20, de R$ 48,70 para R$ 51,40 ; e o M50, de R$ 116,50 para R$ 123.

De acordo com a secretaria, a atualização dos preços "leva em consideração o equilíbrio econômico-financeiro da CPTM e do Metrô". No caso da CPTM, "há subsídio governamental para possibilitar que a população de renda mais baixa e moradora em áreas mais distantes do centro não seja penalizada com um custo maior dos deslocamentos".

Fonte: R7.com

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Em Fortaleza, Sistema Integrado de Transporte em "xeque", alerta vereador

Usuários do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza (SIT-FOR) passaram a sair dos terminais de ônibus para pegar linhas em paradas próximas aos próprios terminais, com o objetivo de fugir das longas filas nas plataformas, como também viajar na parte traseira dos coletivos, onde não há superlotação.

A observação é do vereador Plácido Filho (PDT), líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quarta-feira (9), em pronunciamento no plenário da Casa. De acordo com o vereador, a superlotação em terminais e os atrasos de ônibus colocam em “xeque” o Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza.

“O usuário chega ao terminal, por meio de uma linha de ônibus, e encontra uma longa fila na plataforma de uma outra linha que deveria levá-lo ao trabalho. Além da demora de espera pelo segundo transporte coletivo, ele dificilmente irá embarcar no segundo ou terceiro ônibus que encostar na plataforma. Como forma de embarcar no primeiro ônibus que encostar na plataforma e fugir da superlotação, muitos usuários estão deixando os terminais e se dirigindo para as paradas mais próximas. Isso é uma consequência da falta de estrutura dos terminais, que há seis anos não são ampliados ou construídas novas unidades. Se a prefeita Luizianne Lins continuar a acreditar que Fortaleza tem o melhor transporte coletivo do Brasil, o Sistema Integrado de Transporte certamente entrará em falência”, avaliou Plácido Filho.

Fonte: O Povo Online

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Em Bauru, Bilhete eletrônico de ônibus ganha nova tecnolodia

Para melhorar o sistema de transporte coletivo de Bauru, a Emdurb solicitou às empresas operadoras uma modernização no sistema de bilhetagem eletrônica.

Conhecido como Cartão Bauru Integrado, o sistema incorporará facilidades que tecnologias mais recentes proporcionam ao gerenciamento do serviço.

As empresas operadoras do transporte coletivo atenderam ao pedido da Emdurb e, a partir de 13 de fevereiro, entrará em operação um novo modelo de hardware e software que trará mais facilidade e agilidade aos usuários.

Neste domingo (13), a loja da Transurb, localizada na rua Ezequiel Ramos, 6-77, estará aberta das 8h30 às 18h, para atendimento às pessoas que por ventura tiverem algum problema no momento de converter e receber os créditos no Cartão Bauru Integrado.

Como funcionaráOs equipamentos eletrônicos instalados nos ônibus e nos centros de processamentos de dados para o carregamento e leitura do cartão Bauru Integrado serão substituídos por tecnologias mais modernas e avançadas, oferecendo maior agilidade e rapidez ao usuário no momento do embarque e passagem pela catraca.

A nova bilhetagem eletrônica assegurará maior velocidade de processamento e, em conseqüência, mais rapidez na liberação do acesso dos usuários nos ônibus.

Todos os cartões em utilização serão convertidos ao novo sistema nos próprios validadores das catracas, em operação simples que preservará as informações e créditos.

Para tanto, o usuário, para receber os seus créditos no cartão, deverá aproximar o mesmo no validador e manter apresentado, sem afastá-lo, até que se apareça a mensagem “cartão convertido com sucesso” e a catraca seja liberada.

A principal inovação da nova tecnologia é a de se constituir uma plataforma para que seja implantado GPS – Sistema de Posicionamento Global - no sistema de transporte coletivo de Bauru, o que ocorrerá numa etapa posterior a que será implantada no dia 13 de fevereiro.

Com a implantação do GPS, será possível realizar o gerenciamento online da frota, acompanhando em tempo real todos os coletivos em seus itinerários pela cidade, viabilizando ainda a comunicação instantânea do operador com cada carro.

A Emdurb espera, cada vez mais inovar a operação do sistema de transporte coletivo. Cada tecnologia implantada favorece a incorporação de outras plataformas tecnológicas que tornam o sistema de transporte coletivo da cidade de Bauru um dos mais modernos do país.

Com a incorporação do GPS à frota, futuramente, também poderão ser viabilizados novos sistemas de informação ao usuário, como por exemplo, a fixação de totens eletrônicos nos principais pontos de embarque de usuários para informações sobre os coletivos.


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Moderno sistema de transporte coletivo começa a operar esta semana em Salgueiro-PE

Nos últimos dois anos, Salgueiro tem dado um salto qualitativo com o projeto de organização e ordenação voltado para a municipalização do trânsito. Uma das medidas mais eficazes é a implantação do transporte coletivo  que começa a funcionar em caráter experimental a partir desta quinta-feira (10), com cinco ônibus distribuídos para duas linhas. A iniciativa faz parte da agenda de compromissos do governo municipal visando atender da melhor forma possível os usuários.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Erivaldo Pereira, a população contará com  ônibus novos circulando por todos os bairros.
Nessa primeira etapa, os coletivosvão circular a partir de duas linhas integradas que atenderão todos os bairros do centro e periferia. Uma das linhas vai atender áreas e imediações do Planalto, IF, Corpo de Cristal, Prefeitura, Centro, Girador do Prado e Santa Margarida. Os ônibus vão passar por 16 ruas, além das avenidas Audísio Rocha Sampaio, Agamenon Magalhães, Aurora de Carvalho Rosa, Antônia Raimunda Gonçalves e Coronel Veremundo Soares.
A segunda linha atenderá os passageiros que moram ou circulam pelas áreas da BR-232 e 116,Ceasa, Avenida central, Cohab, Primavera, Prado, Centro, Prefeitura, Divino Espirito Santo, Planalto, e IF Sertão. Esta linha vai atender aos usuários de 37 ruas espalhadas nessas localidades, incluindo também avenidas como Antônio Angelim, Agamenon Magalhães e Aurora de Carvalho Rosa, além de várias travessas.
As linhas serão operadas pela empresa Braspex Transportes, sempre das 6h às 22h30. Já estão sendo implantadas na cidade as placas de identificação de paradas. A passagem custará R$ 1,80. A gratuidade será para o idoso com mais de 65 anos, pessoa com deficiência, crianças com menos de seis anos e policial militar. Os estudantes terão direito a meia passagem, mediante apresentação da carteira de estudante.
Com a chegada do serviço, o prefeito Marcones Libório de Sá aponta que Salgueiro está começando sua história no transporte coletivo urbano. “Licitamos e contratamos uma empresa especializada para o período experimental que será de três meses, no sentido de quantificar realmente que volume tem de movimentação para esse tipo de política pública. Acreditamos que a população terá um atendimento de qualidade”, disse o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Salgueiro

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Reajuste do transporte público em diversas capitais surpreende especialistas

Os reajustes das tarifas de transporte público anunciados em várias capitais neste início de ano surpreenderam até mesmo os especialistas. Os novos valores de trens, ônibus e metrô devem pressionar a inflação.

A passagem de ônibus em São Paulo aumentou de R$ 2,70 para R$ 3 em janeiro e a partir deste domingo quem usa trem e metro também vai pagar mais caro. A passagem unitária de R$ 2,65 vai custar R$ 2,90.

O reajuste do trem e do metro foi de 9,43%, do ônibus foi de 11,11 %, valores bem acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi a maior desde 2005, e o item transportes foi o que mais subiu.

A supervisora de preço do Dieese, Cornélia Nogueira Porto, afirma que o aumento de salário de um modo geral é em torno de 6, 6 %, uma alta de 9,43 no metrô e trem diariamente parece não ser muito, mas prejudica o orçamento.

Na capital paulista todos os dias mais de nove milhões de pessoas utilizam algum tipo de transporte público. Com esse aumento o passageiro ainda consegue economizar se recarregar o bilhete único com a tarifa antiga até sábado.

Atualmente, o paulistano paga a passagem de ônibus mais cara do país. Em seguida vem Florianópolis, com R$ 2,95 e Porto Alegre R$ 2,70. Em Salvador, a passagem sai por R$ 2,5.

No início da semana estudantes realizaram dois protestos contra o aumento de R$ 0,30 na tarifa. Em Porto Alegre outra manifestação, também contra o reajuste de mais de 10%. Em Natal, a população cobra a promessa de novos ônibus depois do aumento.


Fonte: Band


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São Paulo: Transporte metropolitano terá reajuste à partir de 13 de fevereiro

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos reajustou as tarifas dos trens do Metrô e da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] e dos serviços de ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU [Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos], que passam a vigorar a partir da zero hora do próximo domingo, dia 13.

Realizada anualmente, esta atualização tarifária leva em consideração o equilíbrio econômico-financeiro da Companhia do Metrô, como empresa não dependente do governo em suas despesas de custeio. No caso da CPTM, há subsídio governamental para possibilitar que a população de renda mais baixa e moradora em áreas mais distantes do centro não seja penalizada com um custo maior dos deslocamentos.A tarifa social permite a realização de viagens de longa distância, como entre Jundiaí e Mogi das Cruzes, pagando somente um valor básico.

O bilhete unitário do Metrô e da CPTM será majorado de R$ 2,65 para R$ 2,90. Já o bilhete unitário da Linha 5-Lilás [que opera atualmente entre Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro] custará R$ 2,80.

O bilhete Madrugador Exclusivo [válido das 4h40 às 6h15 no Metrô e das 4h às 5h35 na CPTM], que custava R$ 2,40, será comercializado a R$ 2,50. O Cartão Madrugador Integrado passará de R$ 4,11 [desde a majoração dos ônibus municipais da capital, em 5 de janeiro último] para R$ 4,21.

Os cartões Bilhete Único Integrado Comum e Vale-Transporte serão reajustados de R$ 4,29 [valor de 5/1/2011] para R$4,49.

Já o Cartão Lazer [BLA-M10], que custava R$ 22,30, será comercializado a R$ R23,50. O Cartão Fidelidade M8 passará de R$ 20,30 para R$ 21,50; o M20, de R$ 48,70 para R$51,40 ; e o M50, de R$ 116,50 para 123,00.

As transferências entre Metrô e CPTM continuarão gratuitas nas estações Palmeiras-Barra Funda, Luz, Brás e Santo Amaro.

ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS

A partir de 13 de fevereiro, serão reajustadas também as tarifas dos ônibus intermunicipais das três regiões metropolitanas do Estado - São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

A média de reajuste das tarifas das linhas intermunicipais do serviço comum na Região Metropolitana de São Paulo [RMSP] é de 7,66%; na Região Metropolitana da Baixada Santista [RMBS], de 6,94% e da Região Metropolitana de Campinas [RMC], de 6,23 %.

As 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD [São Mateus - Jabaquara], operadas pela concessionária Metra, terão suas tarifas alteradas de R$ 2,65 para R$ 2,90. O ônibus executivo que liga o Aeroporto Internacional em Guarulhos a diversos pontos da capital terá a tarifa reajustada em 6,5% - de R$ 31,00 para R$ 33,00. A linha suburbana que interliga a Estação Tatuapé do Metrô ao Aeroporto Internacional será reajustada em 6,06%, passando de R$ 3,80 para R$ 4,05.

O cálculo das novas tarifas levou em conta a evolução dos custos do setor de transporte coletivo nos últimos 12 meses, incluindo componentes específicos como material rodante [veículos], que aumentou 12,5 %, e mão-de-obra, com variação de 6,7 %.

O peso destes itens no cálculo do custo do transporte é de 43% para mão-de-obra, 20% para combustíveis, 24% para veículos e peças e 13% para os demais.

Em 2010 houve a incorporação de ônibus novos no sistema. Na RMSP, em quatro áreas de operação foram incluídos 419 ônibus zero quilômetro. Entraram 110 ônibus novos no sistema da RMBS e 516 na RMC. A renovação da frota oferece aos usuários mais conforto, segurança e regularidade no serviço.

REAJUSTE POR ÁREAS [Serviço regular comum]

REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

ÁREA 1

Municípios de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e São Paulo. A menor tarifa será de R$ 1,95 e a maior, de R$ 5,05, dependendo da quilometragem percorrida pela linha.

ÁREA 2

Municípios de Barueri, Cajamar, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e São Paulo..

A menor tarifa será de R$ 2,10 e a maior, de R$ 5,00.

ÁREA 3

Municípios de Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel e São Paulo. A menor tarifa será de R$ 2,10 e a maior, de R$ 5,00.

ÁREA 4

Municípios de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano e São Paulo. A menor tarifa será de R$ 2,10 e a maior, de R$ 4,95.

ÁREA 5

Municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. A menor tarifa será de R$ 1,95 e a maior, de R$ 4,85.

REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA [Serviço regular comum]

Menor tarifa: R$ 2,20; maior tarifa, R$ 8,60, dependendo da quilometragem percorrida pela linha.

REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS


Menor tarifa: R$ 2,65; maior tarifa, R$ 6,00, dependendo da quilometragem percorrida pela linha.

DADOS OPERACIONAIS


A EMTU/SP atua em 67 municípios, com população total de 24 milhões. A empresa gerencia 816 linhas metropolitanas do Serviço Regular [Comum e Seletivo] e, em 2010, transportou 660 milhões de passageiros: 544 milhões na RMSP, 62 milhões na RMBS e 54 milhões na RMC.

Fonte: CPTM

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