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Em Natal, Setur tem 120 dias para instalar GPS

sábado, 22 de janeiro de 2011

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) terá 120 dias para instalar o sistema de GPS em toda frota de ônibus natalense. O prazo foi estipulado pela Prefeitura de Natal como contrapartida para liberar o aumento no valor da passagem, que hoje já passa de R$ 2,00 para R$ 2,20.

O Diário Oficial do Município (DOM) dessa sexta-feira, trouxe a publicação referente ao aumento da passagem, que vinha sendo discutido há algum tempo entre a Prefeitura e o Seturn. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marcos Antônio, o valor da tarifa subiu R$ 0,20 sob a condição do sindicato realizar algumas mudanças no serviço. "O GPS permite o controle dos dados operacionais, como itinerário. O prazo para serem instalados é de 120 dias", informou. O secretário disse ainda que os empresário de ônibus incluirão na frota mais 24 novos veículos. De acordo com ele, as áreas com demanda reprimida, por exemplo, o bairro Planalto, receberão novos ônibus.

Há dois meses, o aumento de R$ 0,30 seria publicado no DOM na ausência da prefeita Micarla de Sousa. Quando voltou a Natal, a chefe do executivo declarou que o reajuste só aconteceria mediante a melhoria dos serviços, entre as quais a ampliação do tempo do Passe Livre, programa que dá direito ao passageiro usar o NatalCard em dois ônibus dentro de uma hora. Com a mudança, esse período passaria a ser de 1h30. Além disso, ela cobrou a integração entre os sistemas de transporte coletivo e alternativo, com objetivo de dar direito de escolha ao usuário.

Reação

O secretário de Mobilidade Urbana adiantou que não haverá aumento no tempo do Passe Livre. "Está faltando apenas a orientação para o usuário", declarou Marcos Antônio. Ele acredita que a integração não é feita em uma hora somente quando o usuário passa por algum imprevisto. A visão de Renata Nunes, moradora do bairro Santarém, é bem diferente. "Tem dias que o ônibus está lotado de um jeito que não consigo passar pela roleta. Quando vejo já perdi o tempo da integração", reclama a usuária. Para ela, esse aumento é "absurdo", principalmente, diante dos problemas de segurança enfrentado pelos ônibus.

Por ter acompanhando as discussões do assunto na mídia, Ana Carmem Nascimento, não foi pega de surpresa com o aumento da passagem, mas reclama da valor. "Não tem sentido essa passagem de ônibus aumentar, é abusivo, se contarmos apenas com o simples fato de que Natal é pequena, sendo possível ir de uma ponta a outra da cidade em pouco tempo", aponta.

No final da tarde de ontem, surgiu um movimento no site de relacionamento Twitter, onde os usuários enfaizam a seguinte frase: #eunãopossopagar2e20. As empresas de ônibus pediram desde outubro de 2010, um acréscimo de R$ 0.34 no valor da tarifa, sendo autorizado pela Prefeitura apenas R$ 0.20. A nova tarifa está embasada por um detalhado estudo realizado pelo setor técnico Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob).

Novos preços

Normal: R$ 2.20
Estudante: R$ 1.10

Tarifa Social: R$ 1,10

Linha Norte Fácil: R$ 1,60

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Transporte coletivo do Rio começa a ganhar forma ‘olímpica’

As mudanças no transporte coletivo no Rio, que fazem parte da preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016, começam este ano, segundo anunciou a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Câmeras de vídeo serão instaladas nos ônibus em maio.

“As imagens estarão ligadas ao centro de operações Rio, da prefeitura”, divulgou a relações-públicas da federação, Suzy Balloussier, acrescentando que a Fetranspor também pretende instalar banheiros nos pontos finais de cada linha.  Segundo Suzy, as ações são integradas com a implantação do BRS, faixas especiais que serão implantadas nas zonas sul e norte.  As duas faixas da direita serão corredores exclusivos para ônibus.

Copacabana será o primeiro bairro a receber a novidade. A congestionada avenida Nossa Senhora de Copacabana vai ganhar a faixa especial no dia 19 de fevereiro. De acordo com o plano de metas da Fetranspor, o embarque e o desembarque em ônibus só serão permitidos na faixa da direita. Os carros apenas poderão trafegar nas faixas da direita para ter acesso às garagens.

Outra rua importante e bastante tumultuada de Copacabana, a Barata Ribeiro, terá BRS em março. Botafogo e Jardim Botânico também serão beneficiados com a faixa exclusiva ainda no primeiro semestre, mas sem data certa.

No segundo semestre,  o sistema será implantado em cinco importantes vias da zona norte: Marechal Rondon, Vinte e Oito de Setembro, Radial Oeste, Teodoro da Silva e Vinte e Quatro de Maio. Os veículos que circularem indevidamente nas faixas preferenciais serão multados. Para identificalos, a prefeitura vai instala radares para verificar as placas. O esperado é que a velocidade passe de 13 km/h para 24 km/h nas vias especiais.

Com a implantação do BRS, a frota deverá ser reduzida, mas a Fetranspor alega que isso são afetará o transporte.

Fonte: eBand
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Paulistanos desaprovam preço de transporte público e soluções para áreas de risco, diz pesquisa Ibope

A tarifa do transporte público e as soluções para áreas de risco na capital paulista são motivos de insatisfação para a maioria dos 1.512 moradores de São Paulo ouvidos em pesquisa Ibope encomendada pela ONG Movimento Nossa São Paulo.
O preço das passagens, que incomodava 76% dos entrevistados em 2009, passou a ser desaprovado por 80% no levantamento feito entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro de 2010. No final do ano passado, pouco depois do período das entrevistas, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou o aumento da passagem de ônibus de R$ 2,70 para R$ 3.
E a desaprovação não abrange apenas o custo da passagem. Segundo a pesquisa, que avalia a qualidade de vida do paulistano, os entrevistados se disseram muito insatisfeitos em quase todos os quesitos referentes ao transporte público na capital.
A restrição aos ônibus fretados, o tempo de espera nos pontos de coletivos e a pontualidade do serviço desagrada a cerca de 70% dos entrevistados em todas as áreas da cidade.

O tamanho da rede do metrô foi o item melhor avaliado: 21% dos entrevistados se disseram muito satisfeitos e 40% deram nota entre seis e oito, em escala que varia de um (muito insatisfeito) a dez (muito satisfeito). Apesar disso, 39% afirmaram estar muito insatisfeitos com a extensão das linhas.

Medo de alagamentos

Em meio à temporada de chuvas em São Paulo, quando até quarta-feira (19) 24 pessoas haviam morrido desde dezembro passado em todo o Estado, as soluções criadas para quem vive em área de risco foram desaprovadas pela maioria dos entrevistados (74%). Entretanto, o total de entrevistados insatisfeitos caiu de 78%, em 2009, para 74% no último levantamento. Apenas 5% dos entrevistados classificaram o item como muito satisfatório.
Segundo o levantamento, 23% se disseram com medo de alagamentos. Em comparação ao ano passado, no entanto, quando foi registrado 28%, o número caiu.
Ainda quanto à questão habitacional, políticas que permitem compra de casa própria, reurbanização de favelas e ofertas de planos de moradia para todas as faixas salariais também são alvo de insatisfação para a maioria dos 1.512 entrevistados.

O percentual de moradores da cidade que classificam a administração municipal como ótima ou boa caiu de 28% para 27%. Aumentou de 46% para 51% o total de entrevistados que a considera regular, e diminuiu de 26% para 21% os que avaliam o trabalho da prefeitura como ruim ou péssimo (1% não soube ou preferiu não responder).

Qualidade de vida
O total de moradores de São Paulo insatisfeitos com a capital paulista diminuiu entre 2009 e 2010, mas ainda assim, a maioria dos entrevistados quer deixar a cidade.

Honestidade dos governantes está entre os aspectos que registram maior nível de insatisfação, com nota de 2,7 em uma escala de um a dez, seguido por punição à corrupção e transparência dos gastos e investimentos públicos, ambos com nota 3.

Para a maior parte dos entrevistados (47%), a qualidade de vida em São Paulo melhorou em 2010; 44% avaliaram o ano como estável e, para 9%, a qualidade de vida piorou no último ano.

Na divisão por subprefeituras, a região de Capela do Socorro e Cidade Ademar, ambas na zona sul, é a mais insatisfeita com a qualidade de vida - seus moradores deram a menor nota (4,5) em uma escala de um a dez.
O bairro de Pinheiros, na zona oeste, foi o melhor avaliado, com nota 6,2. Ao todo, 12 regiões foram classificadas dentro do maior grau de satisfação.

Fonte: R7.com
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Em Goiânia, Projeto prevê fiscalização contra mau uso do transporte coletivo

Uso indevido de cartões do transporte coletivo (Sit-PASS), embarque pela porta traseira, desembarque pela porta dianteira, pular ou passar por baixo da catraca. Atitudes como estas serão fiscalizadas por agentes autorizados da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). O projeto é uma iniciativa piloto da RMTC e pretende evitar a prática de ações de má utilização do transporte coletivo. A ação terá início a partir de amanhã, sábado, 22. Até o mês de abril de 2011, fiscais estarão presentes em linhas das três regiões da RMTC (Leste, Oeste e Sul). “A seleção das linhas integrantes desta primeira etapa foi feita com base no resultado da pesquisa sobre o mau uso do transporte coletivo, a qual apontou considerável índice de irregularidades”, explica o diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino.
Após a mensuração dos resultados iniciais, a ideia é que o projeto se torne permanente, de maneira a evitar irregularidades na utilização do serviço. Por ano, segundo pesquisa feita no 1º semestre de 2010 em todas as linhas e terminais da Rede – incluindo o Eixo Anhanguera –, estima-se que ocorram, em média, 9,3 milhões atitudes de mau uso do transporte coletivo. Dentre as principais, estão o uso impróprio dos cartões Sit-PASS e ações dentro dos veículos, como embarque ou desembarque indevidos.
Ainda considerando o mesmo período, ações irregulares causam prejuízos da ordem de mais de R$15 milhões ao setor. O diretor ressalta que a principal consequência é que o montante poderia ser revertido em benefícios aos clientes por meio da melhoria da qualidade do serviço. “Além disso, é necessário buscarmos a divisão equânime dos custos entre todos que utilizam o serviço. O valor não pode ficar somente a cargo de alguns, enquanto outros deixam de contribuir”, completa. 
Como será feito
Os ônibus fiscalizados contarão com a presença de agentes autorizados, identificados com crachá. O trabalho terá foco na orientação ao cliente. No caso de embarque pela porta traseira, será solicitado o reembarque pela porta dianteira. Quanto aos cartões Sit-PASS, caso seja evidenciado sua utilização por outra pessoa que não àquela identificada como proprietária, o mesmo será retido e o cliente orientado a dirigir-se à agência do SETRANSP (Localizada na Rua 4, Edifício Parthenon Center, no Centro) para regularizar sua situação.

Fonte: RMTC
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Prefeitura de Manaus desiste de prêmio de melhor transporte público no país

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Prefeitura de Manaus desistiu de concorrer ao prêmio de melhor transporte coletivo do país. Em outubro do ano passado, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) havia assinado acordo com a Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), onde colocava a capital amazonense entre as candidatas ao Prêmio ANTP de Qualidade 2011. A pesquisa que iria avaliar o sistema deveria ter sido entregue ainda no ano passado, mas sofreu paralisação e deve ser retomada somente em fevereiro.

A análise teve início em setembro de 2010 por uma empresa do Rio de Janeiro. Cerca de cem pesquisadores fariam o levantamento de dados nos cinco terminais de ônibus da capital. Com os resultados da pesquisa, a Prefeitura pretendia diagnosticar os problemas do transporte coletivo de Manaus.

O SMTU, responsável pela análise, informou que, por decisão do prefeito Amazonino Mendes, a pesquisa foi paralisada em dezembro. O órgão não soube informar o motivo da paralisação do levantamento. A pesquisa deve ser retomada em fevereiro. A divulgação do resultado está prevista para o final de março deste ano. O atraso na entrega da pesquisa impede a participação de Manaus no Prêmio de Qualidade 2011.

Ao oficializar a intenção de concorrer ao prêmio, a Prefeitura se comprometeu a adotar modelos da ANTP. Entre os fatores cobrados pela Agência, estão questões que vão da liderança e análise de estratégias, até a satisfação de usuários, fornecedores e trabalhadores do sistema, como motoristas e cobradores.

De acordo com o SMTU, existe a possibilidade de a Prefeitura tentar concorrer no ano de 2012.

A melhoria do atual sistema de transporte coletivo está prevista na licitação de novas empresas para o transporte coletivo da cidade. Na manhã de ontem (20), representantes de 37 empresas interessadas no certame visitaram os terminais de integração da capital. O novo contrato prevê dez lotes, com no máximo 200 ônibus para cada empresa. O início do processo de licitação, anteriormente previsto para dezembro, foi adiado para o dia 4 de fevereiro.

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Em Foz, definidos novos ajustes no sistema de transporte coletivo

Reunidos na quinta-feira (20), o prefeito Paulo Mac Donald, o vice Chico Brasileiro, o presidente da Câmara, Edilio Dall Agnol e as equipes técnicas do Foztrans e Logitrans definiram novos ajustes no sistema de transporte coletivo. As alterações ocorrem a partir de sexta-feira e sábado nas linhas da região da Vila C, Morumbi, Vila Portes, interbairros, Três Lagoas e Jardim Ipê. 
 
Na Vila C a linha principal do bairro passa a circular no sentido norte e sul a partir de amanha (sexta). Ainda na região da Vila C o ônibus da linha 101 Vila C/Jardim das Flores dará opção para os usuários da Vila C ir direto para a Ponte da Amizade passando pela barreira de Itaipu, Ponte, centro e Jardim das Flores.
 
A partir de sábado a linha Jardim Itaipu/Porto Meira sai do Porto Meira e acessa a avenida Tarquínio Santos, através da Avenida Andradina, vai a Vila São Sebastião e entra na Vila C pela área norte. Esta linha atende a reivindicação da grande Vila C ligando o bairro a Unioeste, região da Vila A, Avenida Paraná, INSS, colégio Barão e terminal.
 
A linha Sohab passa a fazer o itinerário Sohab (Porto Meira) direto para a ponte, passando pela rua Marechal Deodoro (no centro), Avenida Paraná e terminal.
 
A linha Interbairros fará a ligação Vila C/Porto Meira sem a necessidade de trocar de ônibus em Três Lagoas. A linha fará sentindo Norte/Sul na Vila C e terá ponto final no Porto Meira, na Avenida General Meira, no acesso ao Marco das Três Fronteiras.
 
O Morumbi passa a ter viagem direta para a Ponte da Amizade através da linha 211 que sai da Vila Borges (mesmo itinerário da antiga linha 350), porem apenas nos horários de maior movimento (manha e final de tarde). A partir de sábado haverá ajustes também nas linhas 201 A e 201 B do Morumbi. Estas linhas vão seguir do bairro para o centro através da Avenida Republica Argentina.
 
Está previsto a partir desta sexta-feira atendimento pela linha 403 da Vila Carima passando pela Almirante Barroso até  o terminal. Na região do Jardim Ipê está  sendo estudado um reforço nos horários de pico com o ônibus passando na Avenida Andradina.
 
Em Três Lagoas os alimentadores Sol de Maio, Vila Miranda e Colombelli passam a operar em um mesmo itinerário a partir desta sexta-feira. E a partir de sábado o alimentador da prainha passa a rodar de hora em hora. Também a partir de sábado, no Jardim Itaipu será implantada uma linha ligando o bairro direto para a Ponte da Amizade ate o terminal.
 
Outros ajustes ainda estão sendo estudados, mantendo-se o projeto do novo sistema que funciona com a integração. Entre os estudos de ajustes estão as linhas em que se registrou excesso de lotação. 
 
Fonte: ClicFoz
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