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Usuários enfrentam filas para embarcar na estação Barra Funda do Metrô

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma fila de quase 200 metros se formou antes da catraca da estação Barra Funda do Metrô, por volta das 20h50 desta terça-feira (18). As portas da estação estavam semifechadas e, segundo usuários ouvidos pelo R7, funcionários da empresa informaram que a situação era reflexo de um problema na estação Brás.

Os passageiros relataram que foram orientados a entrar em uma filha única para ter acessar ao metrô. Já a empresa informou que a situação é reflexo dos problemas que os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) enfrentaram por conta das chuvas, que atingiram a capital, no final da tarde. 

O Metrô informou que "há um número acima da média no horário na estação Barra Funda" e que funcionários estão controlando a entrada dos passageiros.

Fonte: R7.com
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Turismo no Metrô de São Paulo: É possível conhecer quase tudo, gastando quase nada

O marco zero, na Praça da Sé, está a poucos metros de onde se acredita ter a Vila de São Paulo de Piratininga começado, no Pateo do Colégio. Também mais alguns passos e podemos conhecer o Solar da Marquesa, o Centro Cultural e o Largo do Café. Esses são alguns dos pontos de um único roteiro idealizado pela São Paulo Turismo e o Metrô para se conhecer a cidade de São Paulo. Existem outros quatro, todos com histórias e curiosidades deliciosas de saber.
O passeio acontece aos fins de semana e só é cancelado de chover. Conheça os pontos de cada um deles.

Roteiro da Luz
O roteiro da Luz parte da Estação Sé destino Estação Luz e inclui em sua visitação a própria Estação da Luz, o Parque da Luz, Café Pinacoteca, Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, e termina embarcando n a Estação Tiradentes com destino Estação Sé.
São necessários 2 bilhetes de metrô e as saídas são todos os sábados e domingos, às 14h. Com chuva o roteiro é cancelado e 25 pessoas é o limite de participantes por saída.

Roteiro na Paulista
O roteiro na Paulista tem início na estação Sé com destino à estação Brigadeiro. Os locais visitados são: a Casa das Rosas, Grupo Escolar Rodrigues Alves, Hospital Santa Catarina e Instituto Pasteur, Após novo embarque com destino a estação Trianon-Masp o visitante conhece o Parque Trianon, Feirinhas do Masp, com novo embarque Trianon-Masp e finalização na Estação Sé.
São necessários 3 bilhetes de metrô, com saída todos os domingos, às 9h. A duração média é de 3 horas e em caso de chuva o roteiro é cancelado. Máximo de 25 participantes por saída.

Roteiro Teatro Municipal
O roteiro Teatro Municipal sai da estação Sé com destino a estação Anhangabaú e visita a Ladeira da Memória, o Shopping Light, o Teatro Municipal, Monumento a Carlos Gomes e Fonte dos Desejos, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Faculdade de Direito Largo do São Francisco, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja da Ordem 3ª de São Francisco, Escola de Comércio Álvares Penteado,
Igreja de São Gonçalo, Fórum João Mendes e Tribunal de Justiça, Capela do Menino Jesus e Santa Luzia, Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Igreja da Ordem 3ª do Carmo e Estação Sé.
Apenas um bilhete de metrô é necessário, com saída às 14h somente aos domingos. Em caso de chuva o passeio é cancelado e a duração média é de 3 horas. Limite de 25 pessoas por saída.

Roteiro Turismo na Sé
O roteiro Turismo na Sé inicia-se na estação Sé com destino a estação São Bento e inclui a Igreja de São Bento, Largo de São Bento, Praça Antônio Prado, Rua 15 de Novembro, Rua do Comércio, Largo do Café, Praça do Patriarca, Igreja Santo Antônio, Rua da Quitanda, Centro Cultural Banco do Brasil, Pateo do Collegio, Capela do Beato Padre Anchieta, Casa Nº 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa, Centro Cultural da Caixa Econômica, Praça da Sé, Marco Zero Catedral da Sé.
Apenas 1 bilhete do Metrô é necessário e as saídas são todos os sábados e domingos em dois horários, às 9h e as 14h. A duração média do passeio é de 3 horas e se chover o roteiro é cancelado. O número de participantes é de 25 po saída.

Roteiro Memorial da América Latina
O roteiro Memorial da América Latina parte da estação Sé com desembarque na estação República. A partir daí os pontos visitados, além da própria estação são a Praça da República, Edifício COPAN, Edifício Itália e Secretária da Educação. Um novo embarque com destino a estação Barra Funda, com visita interna Memorial da América Latina, próximo ao terminal de passageiros, onde o turista pode inclusive tomar o ônibus de retorno para a cidade de Sorocaba.
Para este roteiro, que sai somente aos domingos, às 9h, são necessários 3 bilhetes do metrô. Com um máximo de 25 participantes, a duração média do passeio é de 3 horas e, em caso de chuva, é cancelado.

SAIBA MAIS
Informações no balcão do Turismetrô, localizado na Estação Sé, que funciona de segunda a sexta das 9h às 13h; e das 14h às 18h, ou pelos telefones (11) 2958-3714 - segunda a sexta, das 8h às 17h e (11) 7716-5141 - segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 8h às 17h.
Bilhetes necessários para cada roteiro -
Turismo na Sé - um bilhete unitário do Metrô - sab e dom - 9h e 14h
Turismo na Paulista - três bilhetes unitários do Metrô - dom 9h
Turismo na Luz - dois bilhetes unitário do Metrô - sab e dom 14h
Memorial da América Latina - três bilhetes unitários do Metrô - domingo - 9h
Teatro Municipal - um bilhete unitário do Metrô - dom 14h
Alguns dos locais citados, a visitação é apenas externa, enquanto outros são visitados inclusive internamente. Todos os roteiros são realizados juntamente com guia capacitado e bilíngue.

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Ônibus de São Paulo terão Painéis Indicadores de Velocidade

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A partir deste ano, os ônibus da cidade de São Paulo passarão a circular com um Painel Indicador de Velocidade, visível a todos os passageiros. A medida vai permitir um maior controle da velocidade praticada pelos motoristas, uma vez que, na cidade, os ônibus devem circular com a velocidade máxima de 60 km/h. Em algumas regiões a velocidade máxima é de 40 km/h e, nos corredores, os coletivos não devam passar de 50 km/h.
O equipamento é uma inovação nos transportes públicos e já está em teste em um veículo híbrido, operado pela Via Sul Transporte. As empresas têm até dois anos para instalá-lo em toda a frota. Após esse período, caso não o tenham feito, serão autuadas.

PNDV
O equipamento é denominado PNDV (Painéis Digitais Numéricos Indicadores de Velocidade). A lei que deu origem ao dispositivo estabelece que ele deva ser ligado ao tacógrafo - que mede a velocidade, o tempo de uso e a distância percorrida pelo veículo - e seja de fácil visualização dos passageiros que estiveram dentro do coletivo.

Os primeiros veículos a terem o equipamento serão os ônibus novos. Pelo contrato firmado com as empresas, um ônibus precisa obrigatoriamente ser trocado toda vez que completar dez anos em circulação.

Caberá à SPTrans estabelecer o cronograma de instalação dos equipamentos. Se o prazo for desrespeitado e o ônibus for flagrado circulando sem o PNDV, terá de pagar multa de R$ 180, que dobra em caso de reincidência (R$ 360).

Dados da SPTrans apontam que a idade média da frota circulante em dezembro de 2010 na cidade de São Paulo era de cinco anos e sete meses (no caso das concessionárias) e de três anos e um mês no caso dos permissionários.

A obrigatoriedade é prevista desde o ano de 2007, após a publicação de uma lei de autoria do vereador Aurélio Miguel (PR), a de número 14.645, mas só agora sairá do papel.

Fonte: SPTrans
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Prefeitura lança Ciclofaixa Campinas – Cidadania em Movimento

O prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos, lançará nesta quarta, dia 19 de janeiro, às 10 horas, a Ciclofaixa “Campinas – Cidadania em movimento, na Sala Azul da Prefeitura de Campinas, que ligará o Centro ao Taquaral.

 A nova ciclofaixa terá 18 km de extensão (percurso de ida e volta) e funcionará exclusivamente aos domingos e feriados, no período das 7h às 13h.

O início de operação da Ciclofaixa está marcado para o próximo domingo, dia 23 de janeiro.

Participarão da entrevista coletiva o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC, Gerson Luis Bittencourt; e de Esportes e Lazer, Gustavo Petta; pastas que coordenam o projeto.

Durante a entrevista coletiva, serão apresentados detalhes do projeto, mapas, horários, toda a sinalização adotada, as alterações no transporte e trânsito, serviços e atividades de lazer e esportivas que serão disponibilizados.

Fonte: EMDEC
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Comunicado aos Clientes do Transporte Coletivo de Campo Grande

Devido à necessidade da execução de melhorias no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo, comunicamos que nos dias 22 e 23 de janeiro de 2011 os serviços de venda e recarga de créditos do passe eletrônico ficarão inativos.

A operação será restabelecida normalmente no dia 24 de janeiro, segunda-feira.

Fonte: Assetur
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STM aponta desafios para trem-bala

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A necessidade de alterar mais de 230 curvas para reduzir a sinuosidade que impõe limites à velocidade, custosas desapropriações, trechos que exigem corte e aterro, inclusive em rocha, que provocarão grandes movimentações de terra para a ampliação da faixa ferroviária; instalações de vias junto às várzeas e córregos que sofrem inundações e assoreamentos, transposição na capital do rio e marginal Pinheiros, além da limitação na velocidade ao compartilhar a área com trens metropolitanos. Essa é apenas uma parte dos problemas que precisarão ser sanados para a instalação do trem de passageiros para ligar Sorocaba a São Paulo. O atual governo do Estado, liderado por Geraldo Alckmin (PSDB), quer fazer dos trens regionais a marca da sua administração.

As questões a serem resolvidas foram apontadas por um levantamento da própria Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Elas constam no caderno “Ligações ferroviárias regionais: considerações preliminares e de diretrizes”, disponível para consulta no site da STM. O passo seguinte após o levantamento que consta no caderno é a contratação de uma empresa por cerca de R$ 1 milhão para elaborar, no prazo aproximado de um ano, os estudos de viabilidade técnica, operacional e ambiental de inserção urbana e projeto funcional. O edital para tal contratação foi publicado em outubro do ano passado. Quando o estudo estiver pronto, a STM e a CPTM definirão os traçados e outras características que considerar viáveis, técnica e economicamente.

Segundo a STM, a linha Sorocaba-São Paulo também será utilizada por passageiros de Mairinque, São Roque, Alumínio, Votorantim, Itu e Salto. Conforto e regularidade na prestação desse serviço são apenas duas das condições consideradas indispensáveis para atrair usuários para o serviço. O levantamento aponta a necessidade de adotar soluções em trechos junto às várzeas de rios e córregos que ainda sofrem inundações e assoreamentos, provocados pelo rápido acúmulo de águas, não drenadas e não absorvidas adequadamente nas áreas urbanas, muito impermeabilizadas.

Sorocaba em 2º plano?
Em reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, na última segunda-feira, dia 10, o novo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, declarou que se fracassar a licitação do governo federal para o trem-bala que ligará São José dos Campos a Capital e Campinas a Capital, o governo do estado vai implantar tais itinerários com um trem de 180 km/h. Já, se houver avanço do trem-bala, vai priorizar os eixos entre São Paulo, Santos e Sorocaba como complementos. Na própria segunda-feira, o Cruzeiro do Sul questionou a STM como ficaria a prioridade para Sorocaba se não houver avanço do trem-bala do Governo Federal. A resposta foi que o secretário não poderia atender e nem pela assessoria de imprensa essa questão específica foi respondida. “O que sonho como marca do Geraldo? A volta dos trens regionais”, foram palavras do novo secretário Jurandir Fernandes à Folha de S.Paulo.

Opções de traçado
O secretário Fernandes falou à Folha de S.Paulo no aproveitamento de boa parte da via férrea já existente. O levantamento da própria STM e CPTM apresenta três alternativas: compartilhar os trilhos com o transporte de carga; compartilhar a atual faixa de terra para a instalação de novos trilhos; ou ainda um novo traçado de linha férrea. O compartilhamento das linhas entre os trens de carga e os de passageiros não é considerado apresentado como viável por conta da intenção de expandir o transporte de cargas ferroviárias e os corredores de exportação.

Quanto à construção de um novo traçado, recomenda-se a possibilidade de compartilhar as faixas de terra já destinadas ao uso ferroviário. O compartilhamento da faixa de terra que pertence à ferrovia é recomendada com a observação da necessidade de corrigir curvas, traçado de rampas, o uso de área sob concessão federal, além de desapropriações. Observa que os espaços vizinhos à ferrovia pode resultar em perfil de curvas e rampas e extensões não viáveis aos desempenhos de velocidade que resultem em tempos competitivos de viagem.

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