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Tarifa de ônibus em Recife pode ser reajustada já em Janeiro

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O suspense anda no ar quando a questão é a o aumento de passagem de ônibus, e por incrível que pareça o esperado aumento da tarifa que ocorreria no começo de 2010 não aconteceu, muitas foram às causas para que o aumento não viesse neste ano, a principal é claro foi as eleições para o governo do estado, porém a população do Recife e Região Metropolitana tem é mesmo que se preparem para um aumento da tarifa de ônibus.
Vale Lembrar que a capital pernambucana hoje tem a 2ª menor tarifa entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, as únicas cidades que tem as tarifas mais baratas que a cidade de Recife é Juiz de Fora de Fortaleza (R$1,80), sendo que também em Fortaleza já se vê uma briga dos empresários com a prefeitura junto a um aumento, ou seja, é praticamente certo um aumento na tarifa dos ônibus na capital pernambucana já em janeiro.
 Só fica a dúvida de quanto será esse aumento, pois as empresas é claro pedirão um aumento de mais de 10% devido aos custeios com óleo diesel, renovação e manutenção de frota e pagamento de pessoal, já o governo vai na base do aumento de acordo com a inflação que este ano está na faixa dos 6%, em contrapartida os empresários, vão reclamar que não tem aumento a mais de 02 anos, que renovaram suas frotas, aumentaram salários dos motoristas e cobradores.
A tarifa de ônibus do Anel ‘’A’’ usado por mais de 70% dos usuários hoje no Recife custa R$ 1,85 e com o aumento poderá ficar entre R$ 2,00 à R$ 2,10.
O certo é que está começando as negociações para um aumento na tarifa de ônibus, à população é torcer por um transporte público de qualidade, coisa que na capital pernambucana vem deixando a desejar.
Fonte: Blog Meu Transporte
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Em BH, Tarifa de integração do metrô é reajustada e custará R$ 2,45

A tarifa de integração do Metrô, que antes custava R$2,30, também será reajustada e passará a custar R$2,45. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira, 28, pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU.

Para as linhas que fazem integração fora das estações do metrô, a nova tarifa integrada varia de R$ 2,45 a R$ 3,35. Segundo a CBTU, não haverá alteração no valor das passagens vendidas pela própria Companhia para os bilhetes. O bilhete custa hoje, R$ 1,80 para  viagem única, $ 3,60 para ida e volta e R$ 16,20 para múltiplos de dez.

A passagem do sistema integração terá o aumento por causa do reajuste das tarifas dos coletivos municipais anunciadas nessa segunda-feira, 27, pela BHTrans. A nova tarifa começa a ser cobrada a partir desta quarta-feira, dia 29.
As tarifas de integração Metrô-ônibus representam cerca de 40% dos usuários do metrô e deve afetar quase 2 milhões de passageiros por mês. Por dia, cerca de 180 mil pessoas passam pelo metro e 72 mil utilizam o desconto da integração.

A CBTU ressalta que, o reajuste é da BHTrans e o metrô está apenas informando aos passageiros do novo valor para que eles não estranhem o aumento na tarifa sem justificativa. Segundo a companhia,135 cartazes foram espalhados nas 19 estações do metrô com o reajuste detalhado.
Fonte: O Tempo
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Metrô de SP e CPTM vão operar 24h no Réveillon

O Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prepararam esquema especial para o transporte do público do Réveillon na avenida Paulista. As principais linhas vão operar ininterruptamente durante o dia 31 de dezembro e toda a madrugada do dia 1º de janeiro.
Pelo metrô, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha vão operar ininterruptamente na madrugada do Réveillon. As estações estarão abertas para embarque e desembarque até as 2h.
Na linha 2-Verde, após esse horário, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação ficarão abertas para embarque e desembarque, enquanto as demais funcionarão apenas para desembarque.
As estações Vila Prudente e Tamanduateí ainda estão em operação assistida, e seu horário de funcionamento seguirá das 8h30 às 17h. A estação Trianon-Masp será fechada às 19h do dia 31 e reaberta às 4h40 do dia 1º.
A frota de trens será reforçada e haverá aumento do efetivo de agentes de segurança. A orientação da empresa é que os usuários comprem antes o bilhete, para evitar filas nas bilheterias.
O intervalo de três será, em média, de 8 minutos. Mas, dependendo da demanda, poderão ser empregados mais trens para reduzir o intervalo. A linha 5-Lilás funcionará em no horário habitual, das 4h40 à 0h.

CPTM
As linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º de janeiro, com intervalos de 15 minutos entre as composições.
Todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque até à 1h do dia 1º. Após esse horário, o embarque só poderá ser feito nas estações Brás, Luz e Barra Funda, que fazem integração com o metrô.
As demais estações do sistema continuarão funcionando somente para desembarque. Em caso de aumento da demanda, a frota de trens será reforçada.
Na dia 31, o serviço Ponte Orca --que liga as estações Vila Madalena (linha 2-Verde) e Cidade Universitária (linha 9-Esmeralda)-- funcionará das 6h às 20h, devido à demanda na noite de Ano-Novo.

Fonte: Folha.com
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Curitiba: Até 20 de janeiro conversão de cartão será feita em dez endereços

A partir desta terça-feira (28) e até o dia 20 de janeiro a conversão do cartão transporte será feita em dois pontos da praça Rui Barbosa; nas praças Tiradentes e Carlos Gomes e nos terminais Pinheirinho, Capão Raso, Hauer, Capão da Imbuia, Cabral e Campinha do Siqueira. A partir de 20 de janeiro a conversão somente poderá ser feita na Urbs ou nos postos da empresa nas Administrações Regionais.

A conversão – que é gratuita e feita em menos de um minuto - é necessária para adaptar o cartão à nova bilhetagem eletrônica que, entre outros benefícios, faz a carga automática de créditos no mesmo equipamento que valida a passagem e libera a catraca em estações tubo, terminais e ônibus na hora do embarque. A partir de janeiro não será mais possível carregar o cartão nos equipamentos antigos.

Quem não fizer a conversão poderá usar o cartão – desde que tenha crédito - para embarcar nos ônibus e estações tubo ou passar nas catracas nos terminais, mas não terá como carregar créditos uma vez que os antigos carregadores estão saindo de circulação.

É importante que o usuário converta seu cartão o mais rápido possível. Trabalhadores, por exemplo, que não converterem o cartão, não terão como carregar os vales transporte a que têm direito no começo do mês. Os créditos pagos estarão disponíveis no sistema mas não poderão ser carregados nos cartões não convertidos.

Como fazer – O processo de conversão é rápido, gratuito, e nos terminais onde haverá conversores pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite.Basta inserir o cartão na máquina conversora e aguardar menos de um minuto até receber a mensagem “Conversão concluída com sucesso”. Se não receber esta mensagem tente novamente com o cartão em outra posição. Em caso de dúvida basta procurar um fiscal do transporte no terminal para receber ajuda.

Quem não precisa – Quem fez cartão transporte a partir de 16 de agosto não precisa fazer a conversão. Os novos cartões já estão liberados de acordo com o novo sistema.

Idosos e pessoas com deficiência que têm gratuidade garantida por lei também não precisam fazer a conversão agora. Como eles comparecem à Urbs uma vez por ano a conversão do cartão será feita junto com a revalidação da gratuidade.

No caso de estudantes que recebem o passe escolar (desconto de 50% na tarifa) a conversão poderá ser feita no cadastramento para obtenção do benefício para 2011, que vai começar nas Administrações Regionais em 31 de janeiro.

Carga embarcada – Desde 16 de agosto, passageiros que utilizam cartão transporte já convertido podem carregar os créditos em qualquer ônibus, estações tubo e terminais. É que o mesmo equipamento que valida a passagem, liberando a catraca, faz a carga automaticamente, sempre que o usuário tiver créditos liberados no sistema.

Não há alteração na compra de créditos que pode ser feita diretamente no caixa da Urbs, no bloco central na Rodoviária ou pela internet. Na compra pela internet o usuário pode optar por guia de recolhimento do Banco do Brasil, sem pagamento de tarifa bancária; ou por boleto de cobrança pagável em qualquer banco, com acréscimo da taxa bancária atualmente em R$ 1,50.

A chamada carga embarcada tira de circulação cerca de 140 equipamentos de carga de créditos que estavam instalados em praças e terminais e eram alvo de vândalos e depredadores prejudicando os usuários que eram obrigados a procurar outro carregador. Houve casos em que vândalos destruíram peças cuja montagem exigiu dias de conserto para reposição.

Onde converter o cartão

Até 27 de dezembro:
em equipamentos instalados em todos os terminais de transporte.

De 27 de dezembro a 20 de janeiro: em equipamentos instalados nos terminais Pinheirinho, Capão Raso, Hauer, Capão de Imbuia, Cabral, Campina do Siqueira e nas praças Tiradentes, Carlos Gomes e Rui Barbosa. Na Rui Barbosa são dois conversores: um perto do tubo do ônibus Pinheirinho/Rui Barbosa; e outro próximo à entrada pela rua Westphalen.

Como converter o cartão nos terminais

Insira o cartão no equipamento conversor e aguarde a mensagem: Conversão concluída com sucesso. Se a mensagem não aparecer tente novamente com o cartão em outra posição. Se precisar, peça ajuda ao fiscal da Urbs no terminal

Fonte: URBS
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SPTrans altera itinerário nas zonas Sul, Oeste e Leste

  • Zona Sul
A SPTrans informa a alteração do ponto final da linha 502J-10 Vila Pedreira – Santa Cruz, atualmente localizado próximo a usina Piratininga, para a estação Autódromo da CPTM, pois o acesso à Estação Autódromo é mais próximo em relação à Estação Jurubatuba, e por vias com menos tráfego de veículos e interferências (sinalização semafórica e lombadas). Desta forma o prolongamento da linha para a Estação Autódromo fará itinerário não atendido por transporte coletivo municipal (Av. Miguel Yunes), assim dará maior fluidez ao serviço. .
Linha e itinerário:
502J-10 “Estação Autódromo – Metrô Santa Cruz” – circular
Terminal: Rua Plínio Schmidt, oposto ao nº 85
Itinerário: Rua Plínio Schmidt, Praça Automóvel Clube Paulista, Rua Djalma Pessolato, Rua João Baptista Cataldo, Passagem Inferior, Av. Jair Ribeiro da Silva, Ponte Vitorino Goulart da Silva, Av. Miguel Yunes, Av. Nossa Senhora do Sabará, Rua Antonio do Campo, prosseguindo normal até à Av. Nossa Senhora do Sabará, Av. Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart da Silva, Av. Jair Ribeiro da Silva, Passagem Inferior, Rua João Baptista Cataldo e Rua Plínio Schmidt.
A SPTrans informa a regularização do itinerário das linhas 6L04-10 Jardim Oriental/Fontes – Terminal Parelheiros, 6L04-4 Jardim das Fontes - Terminal Parelheiros e 6L04-22 Jardim Oriental – Terminal Parelheiros, pois foi constatado que a Rua Benedito Felizardo mudou a denominação para Av. Dra. Nice Silveira.
  
Linhas e itinerários:
6L04-10 Jardim Oriental/Fontes – Terminal Parelheiros
Ida: Normal até Rua Fonte Nova, Av. Dra. Nice Silveira, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Rua Edith Blin, Av. Dra. Nice Silveira, prosseguindo normal.
6L04-41 Jardim das Fontes - Terminal Parelheiros
Ida: Av. Dra. Nice Silveira, Rua Edith Blin, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Rua Edith Blin, Av. Dra. Nice Silveira, prosseguindo normal.
6L04-22 Jardim Oriental – Terminal Parelheiros
Ida: Normal até Rua Fonte Nova, Av. Dra. Nice Silveira, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Rua Edith Blin, Av. Dra. Nice Silveira, prosseguindo normal.
  • Zona Oeste
A SPTrans informa a alteração no itinerário da linha 746P/10 Paraisópolis - Santo Amaro, para que possa atender ao CEU, à ETEC e ao EMEF do bairro de Paraisópolis.

Linha e itinerário:

746P/10 Paraisópolis - Santo Amaro
Ida:
Rua das Jangadas, Rua Dr. Laerte Setubal, Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, Rua Antônio Ferreira de Castilho, Rua Dr. Paulino Guimarães Júnior, Rua Dr. Jerônimo de Campos Freire, Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, Rua Dr. Laerte Setubal, Rua Dr. Francisco Degni, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, Rua Dr. Laerte Setubal, Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, Rua Antônio Ferreira de Castilho, Rua Dr. Paulino Guimarães Júnior, Rua Dr. Jerônimo de Campos Freire, Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, Rua Dr. Laerte Setubal, Rua Dr. Francisco Degni, Av. Giovanni Gronchi, Rua Dr. Laerte Setubal, Rua Iriri, Rua Melchior Giola, Rua Iratinga, Rua Herbert Spencer, Rua Pasquale Galupi e Rua das Jangadas.

Obs.: Face a realização de feira-livre aos sábados na Rua Melchior Giola (entre a Rua Pasquale Galupi e Rua Iratinga), a linha deverá obedecer o seguinte itinerário alternativo:

Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Giovanni Gronchi, Rua Dr. Laerte Setubal, Rua Iriri, Rua Melchior Giola, Rua Pasquale Galupi e Rua das Jangadas.
  • Zona Leste

A SPTrans informa a alteração do itinerário das linhas 5142/10 Term. Sapopemba Teot. Vilela - Term. Pq. Dom Pedro II, 5108/10 Jd. Celeste - Term. Pq. Dom Pedro II e 5107/10 Term. Sacomã - Term. Correio, para aumentar a fluidez  do tráfego dos coletivos.

Linhas e itinerários:

5108/10 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II
5142/10 Term. Sap. Teot. Vilela - Term. Pq. D. Pedro II
Ida:
Sem alteração.
Volta: Terminal Pq. Dom Pedro II, acesso, Av. do Estado, Av. Prefeito Passos, Rua Teixeira Leite, prosseguindo normal.

5107/10 Term. Sacomã - Term. Correio
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até o Parque Dom Pedro II, Av. do Exterior, acesso, Av. Prefeito Passos, Rua Teixeira Leite, prosseguindo normal..


Fonte: SPTrans
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Transalvador define esquema de transporte no Réveillon

Para promover a melhor locomoção dos soteropolitanos e turistas que passarão o Réveillon na capital baiana, a Prefeitura, através da Transalvador, montou um esquema especial de transporte coletivo para a sexta-feira, 31, e o sábado 1º. Entre as 19 horas da sexta e 5 horas do primeiro dia de 2011, 49 linhas do Sistema de Transporte Coletivo irão operar com frota máxima dos dias úteis com destino à Lapa, Barra, Ondina e Campo Grande, somando 345 veículos. Já no sábado, as mesmas linhas operarão também com frota máxima até as 18 horas.

Nas estações de transbordo de Pirajá e Mussurunga haverá regime especial para a virada do ano. Em Pirajá, 164 veículos de 52 linhas do Subsistema de Transporte Especial Complementar com destino à Barra oriundas da Suburbana, Cajazeiras, Brasilgás, Itapuã Ceasa, São Cristovão irão operar das 19 horas do dia 31 às 5 horas do dia 1º. Serão disponibilizados ainda dez veículos reguladores, até as 2 horas da madrugada, preparados para atender à população, caso haja algum imprevisto com os ônibus da frota especial.

Na Estação de Mussurunga, 140 veículos, com mais dois regulares, atenderão a população até as 2 horas do primeiro dia do ano-novo. Entre os bairros da Ribeira e Boa Viagem haverá reforço de frota em 14 linhas do transporte complementar, a partir das 20 horas, somando 74 veículos. Também haverá reforço de 18 linhas complementares, entre as 19 horas do dia 31 e 18 horas do dia 1º, fazendo os roteiros de Periperi e Paripe.

Através do Projeto Operação Praia, nove linhas, que somam 24 veículos, irão atuar na Orla Atlântica até as 19 horas do dia 1º. Ainda na operação, 40 veículos que fazem as linhas de área Itapuã, Praia do Flamengo, Aeroporto e Parque São Cristóvão irão operar entre as 16 horas do dia 31 e 5 horas do dia primeiro. Outros cinco veículos reguladores ficarão na Estação da Lapa com destino à orla, na madrugada da virada de ano.

Operação Réveillon - Todas as linhas do Sistema de Transporte Complementar deverão operar com frota de dias úteis até as 12 horas; Entre 12 e 19 horas as linhas irão operar com frota de sábado; das19 horas do dia 31 às 5 horas do dia 1º, 49 linhas complementares irão operar com frota máxima de dias úteis com destino à Lapa, Barra, Ondina e Campo Grande, somando 345 veículos. No sábado (1º), as mesmas linhas irão operar com frota máxima até as 18 horas.

Estação Pirajá - Prolongamento de itinerário de 52 linhas com destino à Barra oriundas da Suburbana, Cajazeiras, Brasilgás, Itapuã Ceasa, São Cristovão, com 164 veículos, e apoio de dez veículos reguladores até as 2 horas.

Estação Mussurunga – Operação com frota de dias úteis até as 2 horas, somando um total de 140 veículos, com apoio de mais dois reguladores; Boa Viagem/ Ribeira – Reforço de frota em 14 linhas complementares a partir das 20 horas com frota máxima de dias úteis (total de 74 veículos) e reforço de 18 linhas, entre 19 horas do dia 31 e 18 horas do dia 1º, fazendo os roteiros de Periperi e Paripe com um total de 30 veículos.

Orla marítima - Ativação de nove linhas da Operação Praia, das 21 horas às 6 horas, com um total de 24 veículos, encerrando-se às 19 horas do dia 1º. Quatro linhas de área de Itapuã, Praia do Flamengo, Aeroporto e Parque São Cristóvão irão operar entre as 16 horas do dia 31 e 5 horas do dia 1º (total de 40 veículos). Ativação de cinco veículos reguladores na Estação da Lapa, das 22 horas às 5 horas.

Fonte: Jornal da Mídia
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Em Maceió, Ônibus devem implantar dispositivos sonoros

A Câmara Municipal de Maceió aprovou por unanimidade, durante a sessão desta terça-feira (28), o projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Gouveia (PRB) que dispõe sobre a obrigatoriedade da existência de dispositivos sonoros nos ônibus coletivos.

De acordo com o projeto, que seguiu para a sanção do Chefe do Executivo, prefeito Cícero Almeida, as empresas de transportes urbanos de nosso município ficam obrigadas em um prazo de 90 dias após a sanção, a colocarem em sua frota, um dispositivo sonoro que indique o número da linha, bem como a rota a ser seguida.

Ao justificar a iniciativa da Lei o vereador Marcelo Gouveia destacou que a mesma visa melhorar acessibilidade nos transportes coletivos para as pessoas com deficiência visual. “Os deficientes visuais atravessam uma série de obstáculos em suas vidas e a questão da acessibilidade nos transportes coletivos é uma deles e com o intuito de facilitar e garantir o direito a acessibilidade é que elaborei está Lei”, explicou o vereador.

Marcelo Gouveia destacou ainda a importância de se ampliar projetos de acessibilidade em Maceió justificando que não se pode esperar de braços cruzados por ações públicas, por isso pediu o apoio da Casa para assumir o compromisso de legislar em defesa dos interesses de todos, principalmente das minorias e dos menos favorecidos. “Não podemos legislar esquecendo o direito da igualdade e como tratar de forma igual os diferentes? Só através de leis que garantam esta igualdade seja ela ao branco, negro, deficiente, idoso e crianças”,finalizou Gouveia.

Fonte: Cadaminuto.com
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Brasilienses precisam enfrentar diariamente um metrô lento, caro e inseguro

Há 18 anos em construção, o metrô do Distrito Federal está longe de atender as necessidades dos usuários. Faltam estações, segurança, conforto e sobram problemas operacionais. As viagens estão cada vez mais demoradas, devido às constantes paralisações ao longo do percurso. A dependência do governo ainda é grande. O GDF arca com metade dos custos do transporte. Para os trens rodarem, são repassados R$ 7,5 milhões mensais à estatal administradora do serviço. Iniciativas simples que poderiam diminuir esse deficit, como aluguel de lojas e espaços para publicidade, não saem do papel.

A construção do metrô começou em 1992, com a promessa de a primeira viagem ocorrer dois anos depois. Mas a operação teve início somente em 2001, de forma precária. Desde então, a empreitada consumiu mais de R$ 2 bilhões dos cofres públicos, sem previsão de ser entregue à população conforme o projeto original. Das 29 estações planejadas para a Linha 1, composta pelas linhas verde (Ceilândia) e laranja (Samambaia), 24 estão em funcionamento. Nas outras cinco, as obras nem começaram. Existe ainda a proposta de expansão na Asa Norte, com oito estações, mas nem sequer existe um projeto de engenharia para tal.

Em quase todo o mundo, os metrôs operam no vermelho. Mas, em Brasília, o rombo é maior do que em outras cidades brasileiras. Enquanto na capital do país o governo banca 50% dos custos, em outras metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, a participação do Estado fica entre 10% e 20%, respectivamente. Para piorar, o do DF não fatura com o aluguel de lojas nas estações e a publicidade em trens, vias e paradas. Em São Paulo, por exemplo, a receita não tarifária do metrô, que inclui exploração comercial das estações, subiu 44,8% em três anos. Em 2010, essa renda deve ultrapassar R$ 130 milhões.

A integração com os ônibus também poderia aumentar a arrecadação do metrô brasiliense, pois levaria mais passageiros aos trens. Mas só em 13 das 24 estações é possível comprar o bilhete único, que permite o usuário complementar a viagem usando linhas de ônibus e micro-ônibus, por meio do Sistema Fácil. Com isso, muita gente prefere andar de carro. “Moro há 4km de uma estação do metrô, não tem ônibus para me levar até lá. Também não existe a integração onde desço para o trabalho, com isso, preciso caminhar por mais 20 a 30 minutos. Sempre que posso, vou e volto em meu carro, é mais rápido e confortável”, conta o comerciário Rogério Diniz, 26 anos, morador de Samambaia e funcionário de uma drogaria da Asa Sul.

Irregularidades
Somente na metade de 2010, nove anos após começar a transportar passageiros, a direção da companhia administradora do metrô criou medidas para faturar com propaganda. No entanto, ela esbarra na própria burocracia e apresenta licitações com suspeitas de irregularidades. Dois editais de exploração publicitária lançados nos últimos dois meses estão na mira do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O órgão mandou corrigir itens referentes ao prazo de contratação. O metrô prometeu fazer as alterações conforme as recomendações e a previsão é relançar as concorrências no início de 2011.

Antes desses dois editais, destinados à exploração de publicidade no interior dos trens, nas paredes e escadas das estações, o metrô licitou e contratou uma empresa para cuidar da propaganda por meio de monitores a serem instalados nos pontos de espera e nos vagões. Pelo contrato, todas as paradas e os trens terão telas de LCD com programação de TV e comerciais, além de mensagens com instruções de segurança e postura no metrô. O sistema está em fase de instalação (lançamento de cabos, fibra ótica et.c), mas as TVs estarão funcionando somente em julho, se a nova administração não mudar os planos.

Ainda está em processo de licitação a locação de espaços para máquinas de autoatendimento bancário. As propostas estão na etapa de análise. O aluguel ocorrerá ao fim da concorrência, o que também ficou para ser decidido pelo governo que assume o DF em 1º de janeiro. Já a locação das lojas está ainda mais indefinida. Só poderá ocorrer após o a regularização dos lotes, assunto tratado por uma comissão formada pelo Metrô-DF, Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduma). A assessoria do metrô não informou quanto a companhia receberá pela exploração da publicidade nos trens e nos prédios.

Superfaturamento
Além dos prejuízos e da demora em criar medidas para diminuí-lo, o metrô de Brasília acumula denúncias de desvio de dinheiro público em sua construção. A mais recente, divulgada este ano, partiu da Controladoria-Geral da União (CGU). Auditoria do órgão ligado à Presidência da República mostrou que de R$ 40 milhões repassados pelo governo federal, R$ 11 milhões teriam sido gastos de forma ilegal nas construções de quatro estações em Ceilândia. Os auditores apontaram sobrepreço, pagamento de valor acima do normal por um produto ou serviço.

Entre outras coisas, o metrô do DF pagou cinco horas de trabalho para um pedreiro assentar um metro quadrado de granito. De acordo com a CGU, 10 vezes mais que o previsto na tabela da Caixa Econômica Federal e 17 vezes mais horas do que é pago pela prefeitura de São Paulo. Na investigação, os técnicos da CGU constataram que quanto maior era a espessura do granito, mais horas eram pagas pelo serviço.

Os auditores da Controladoria-Geral da União também identificaram um gasto com encargos sociais 43% acima do estimado. Para inflacionar essa conta, a direção do metrô pagou adicional noturno e de fim de semana aos funcionários e alterou o valor dos produtos usados na obra. Um tijolo usado durante a semana custava um preço e na madrugada, sábado ou domingo, tinha outro valor. Nenhum diretor do metrô quis dar entrevista sobre essa e outras falhas da companhia.

EXPANSÃO NO PAPEL
» Um projeto do GDF prevê a expansão do metrô em direção à Asa Norte, com a construção de uma estação no Setor Bancário Norte, além de outras duas em Samambaia e duas em Ceilândia. Ao todo, são 6,7km (1km na Asa Norte, 2km em Ceilândia, 3,7km em Samambaia).

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