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Bilhete Único de Guarulhos é lançado

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como parte do processo de reestruturação do sistema de transporte, o prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, promoveram, na manhã desta terça-feira, no Terminal Urbano, o lançamento do Bilhete Único de Guarulhos.
O novo cartão permitirá que as pessoas possam se locomover pelo município pagando apenas o valor de uma única tarifa (R$ 2,65) pelo período de duas horas, contado a partir do momento em que passar pelo aparelho de leitura do primeiro veículo usado. Com isso, será possível economizar tempo e dinheiro para circular por toda a cidade.
O cartão só terá validade nas viagens feitas pelas linhas do transporte coletivo municipal. Os passageiros poderão usar, em qualquer local (pontos de parada, estações de transferência e terminais urbanos), mais de um ônibus ou micro-ônibus. "A implantação do Bilhete Único de Guarulhos representa uma mudança significativa do sistema de transportes e vai ao encontro das mudanças pelas quais passa o município, que cresceu e ganhou corpo de uma grande cidade. Como presente à população, o novo sistema entrará em operação em janeiro próximo", disse o prefeito.
O Bilhete Único ainda não permitirá fazer integração com as linhas intermunicipais. Assim, quem precisar se deslocar para outro município terá de pagar a tarifa separadamente. "O Governo do Estado poderia implantar o Bilhete Único em âmbito metropolitano para possibilitar a interligação da capital paulista com as outras cidades da Grande São Paulo", afirmou Sebastião Almeida.

INTEGRAÇÃO - Não há obrigatoriedade para aquisição do Bilhete Único. Caso a passagem seja paga com dinheiro, não será possível fazer integração com outra linha municipal. Qualquer passageiro terá direito a utilizar o cartão. O funcionamento do sistema é simples. Basta aproximar o cartão com créditos do validador e a catraca será liberada, a exemplo do que ocorre atualmente com os cartões de passagem já existentes.
"Estamos vencendo mais uma etapa do processo de reestruturação do sistema de transporte. A partir de amanhã (quarta-feira), o Bilhete Único de Guarulhos torna-se realidade para a população, que poderá adquirir seu cartão em vários pontos de venda. A expectativa é que 450 mil pessoas passem a utilizar, diariamente, o novo cartão. Trata-se de um ganho para toda a cidade, que resultará inclusive na melhoria do processo de mobilidade urbana", contou o secretário José Evaldo Gonçalo.
Ele garantiu ainda que a administração municipal respeitará a decisão da Justiça em relação às liminares concedidas aos profissionais que não conseguiram passar no processo seletivo do novo sistema e que continuam a operar: "Vamos cumprir todas as decisões judiciais, ao mesmo tempo em que damos sequência à implantação do Bilhete Único."
Segundo o secretário, a intenção é que as casas lotéricas e as redes de farmácia passem a fazer a recarga do Bilhete Único. Inicialmente estarão à disposição seis modelos de cartões: Bilhete Único Cidadão (utilizado por qualquer pessoa), Bilhete Único Escolar (para uso de estudantes e professores), Bilhete Único Vale-Transporte (para empregados), Bilhete Único Sênior (para idosos a partir de 60 anos), Bilhete Único Gratuidade (para pensionistas e aposentados) e Bilhete Único Especial (para portadores de deficiência).

ACESSIBILIDADE - A implantação do Bilhete Único de Guarulhos contará ainda com a aquisição de 550 ônibus e 301 micro-ônibus, todos movidos a biodiesel e devidamente equipados para permitir o acesso das pessoas portadoras de deficiência. "Dessa forma, Guarulhos terá a frota mais nova em operação no país, com 100% de acessibilidade", disse o representante das empresas de ônibus, José Roberto Yasbek.

Com o Bilhete Único, todas as atuais linhas do transporte coletivo terão seus números modificados. Algumas permanecerão com o mesmo nome e haverá ainda a criação de novos itinerários. Para informar a população a respeito dessas mudanças, equipes da Secretaria de Transportes e Trânsito, espalhadas por diversas regiões da cidade, irão orientar os passageiros e distribuir folhetos e cartilhas. Além disso, cartazes serão afixados no interior dos próprios ônibus com informações sobre o processo de reestruturação do sistema de transporte.

A primeira via do Bilhete Único Cidadão, que pode ser usado por qualquer pessoa, é gratuita. Para utilizar este cartão será preciso carregar, no ato de aquisição, o valor mínimo de duas tarifas municipais (R$ 5,30). A segunda via do cartão terá um custo equivalente a oito passagens, que não serão revertidos em créditos para uso. Mais informações, como os pontos de venda existentes, podem ser obtidas na Central do Bilhete Único (0800 559499) ou no site http://www.guarulhos.sp.gov.br/.

Fonte: Guarulhosweb
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Saiba como fica o transporte coletivo em Florianópolis para o Revellion

O sistema de transportes de Florianópolis vai funcionar de acordo com os horários do comércio para os festejos de final de ano com a colocação de ônibus extras de acordo com a demanda.

Os ônibus terão horários de dias úteis entre 27 e 31 de dezembro. Já nos dois primeiros dias de 2011 (1° e 2 de janeiro) serão feitos os horários de domingos. A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais determinou ainda a colocação de ônibus extras para os balneários de acordo com o fluxo de passageiros.
Na madrugada do dia 31 haverá reforço nos Madrugadões e dos veículos que partem do Ticen para os bairros, além da colocação de ônibus especiais das empresas Canasvieiras e Transol saíndo da Praça Celso Ramos para o Norte e Leste da Ilha e região da Trindade e Pantanal. Os ônibus extras terão partidas de acordo com a demanda.
Mais informações sobre os horários de ônibus podem ser obtidas no portal da Prefeitura, no endereço http://www.pmf.sc.gov.br/, ou com o setor de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais pelo fone 3324-1517.

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São Paulo: Prefeitos do ABCD fecharam em R$ 2,80 o valor da nova tarifa de transporte público municipal

Os prefeitos das sete cidades do ABCD fecharam em R$ 2,80 o valor da nova tarifa de transporte público municipal. A definição foi tomada em reunião na tarde desta segunda-feira (27/12). Logo em seguida ao encontro, os prefeitos conversaram com empresários da área em cada cidade para bater o martelo sobre o novo valor. A ideia, de acordo com o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), é publicar os decretos ainda esta semana para que aumento já passe a vigorar a partir do dia 1º de janeiro.
Dependendo do resultado da conversa, os valores podem ser diferentes em cada cidade. As únicas que não terão nenhum reajuste serão Mauá e Rio Grande da Serra. Os prefeitos Oswaldo Dias (PT-Mauá) e Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra) não poderão reajustar a tarifa por impedimento legal. Ambos cumprem regras de licitação que impossibilitam o reajuste tarifário pelo prazo de um ano. Mauá poderá pensar no aumento a partir do segundo semestre de 2011.
De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do ABC, Baltazar de Souza, os empresários pediram R$ 3. “Os empresários sempre jogam o preço lá em cima, mas sabemos que o reajuste tem que ser feito baseado no que é justo. O aumento do mínimo, por exemplo, não foi tão significativo, precisamos ser coerentes com aquilo que usuário pode pagar”, disse o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB).
Mesmo com a confirmação dos prefeitos Mário Reali, de Diadema, e de Aidan, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), afirmou que almoço foi apenas uma confraternização de fim de ano entre os chefes de Executivo, e que a tarifa não foi discutida na reunião. No entanto, Marinho já havia sinalizado no início do mês que os são-bernardenses podem contar com passagens mais caras em 2011.
Atualmente, as tarifas praticadas na Região são as seguintes: Santo André – R$ 2,65 (reajuste em fevereiro de 2010); São Caetano e Rio Grande da Serra – R$ 2,30 (reajuste em dezembro de 2008); Mauá, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires - R$ 2,50 (reajuste em dezembro de 2008).

Fonte: ABCD Maior
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Empresas finalizam processo de inversão do fluxo de ônibus em Juiz de Fora

A inversão no fluxo de passageiros terminou em Juiz de Fora. Agora, quem usa o transporte urbano na cidade entra pela porta da frente dos veículos. A mudança dividiu opiniões entre os usuários do transporte coletivo.

O processo de inversão foi gradativo. Começou no dia 02 de agosto e terminou este mês. Agora, todos os 553 ônibus do transporte coletivo de Juiz de Fora, das 260 linhas, estão adaptados para receber os passageiros pela porta da frente.

Para o secretário municipal de Transporte, Márcio Gomes Bastos, a inversão no fluxo de entrada e saída nos coletivos envolve a mudança de hábito da população e isso requer tempo para adaptação.

Ainda segundo o secretário, antes de implementar o novo modelo, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) fez um estudo e se baseou na experiência de outras cidades mineiras, como Belo Horizonte, Uberlândia e Governador Valadares, que utilizam a entrada pela porta da frente.

Márcio Gomes alega que ainda não foi feito um levantamento para medir o índice de satisfação dos usuários com a mudança, mas afirma que o número de atendimentos no setor de reclamações caiu.

A gerente de RH da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), Cláudia Ferreira, explica que todas as empresas do transporte coletivo cumpriram o prazo estipulado para a inversão. Mas ainda há muito o que fazer para atingir o objetivo de agilizar o embarque dos passageiros e a empresa pretende fazer uma campanha de conscientização para os idosos.

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Ônibus de Ribeirão Preto vão ter câmeras

A empresa de transporte coletivo Turb, de Ribeirão Preto, vai instalar câmeras de segurança em toda sua frota até março de 2011. A medida tem o objetivo de coibir assaltos nas linhas que a empresa opera. O projeto deve ser estendido às outras companhias da cidade.

A Turb cobre a zona norte do município e transporta cerca de 60 mil passageiros por dia. A empresa já instalou as primeiras câmeras em linhas como a do Ribeirão Verde e do Geraldo de Carvalho. As câmeras foram instaladas em 26 ônibus e começam a operar na próxima segunda-feira (3). A meta é instalar os equipamentos em 100% da frota de 105 veículos da empresa.

Em caso de assaltos, os cartões de memória dos equipamentos serão entregues à polícia para ajudar na identificação dos criminosos.

Segundo Marcelo Rosa, assessor especial da Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto), a medida vai trazer mais segurança para os usuários do transporte coletivo.

“As expectativas são grandes. Com as câmeras, a gente espera oferecer mais segurança aos usuários e também aos motoristas dos ônibus”, disse Rosa.

A Transcorp e a Rápido D’Oeste também manifestaram interesse na instalação das câmeras, segundo o assessor.

Os passageiros apoiam a iniciativa da empresa.

“Isso é muito bom, a câmera pode registrar o flagrante. Vão diminuir os crimes, com certeza”, diz o aposentado Sílvio Ennes.

“Espero que resolva de uma vez o problema. Quem entrar no ônibus para assaltar com certeza será preso pela polícia depois”, afirma a diarista Valéria Aparecida da Silva, que utiliza o transporte coletivo diariamente.

“É muito bom ter as câmeras nos ônibus, mas não sei se vai coibir os assaltos não”, diz a vendedora Elisângela Pereira Gomes, que também utiliza o transporte coletivo todos os dias para ir ao trabalho.

Cada equipamento custa cerca de R$ 1,4 mil e a Turb afirma que o custo não será repassado aos usuários.

A assessor da Transurb afirma que em 2009 foram registrados 154 assaltos nos ônibus da companhia. Em 2010, foram 120 assaltos.
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Metrô Rio: cartões especiais para réveillon estão à venda nas estações Central, Carioca e Largo do Machado

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os cartões especiais para ingresso no metrô na noite de réveillon agora estão à venda apenas nas estações Central, Carioca e Largo do Machado. Os passageiros interessados podem comprar o ingresso das 8h às 21h, com exceção do dia 31, em que a venda será encerrada às 19h.
O Metrô Rio informou que ainda há cartões para todos os horários, mas vale evitar filas e garantir logo o cartão para os horários mais requisitados: 21h e 22h. Cada cliente pode comprar até dez cartões por vez.
Os cartões de ida e volta com desconto custam R$ 5,00 e o cartão apenas de ida ou de volta sai pelo valor normal da tarifa, R$ 2,80. Ao comprar a ida e a volta antecipadamente, o passageiro economiza na tarifa e contribui para causas sociais: toda a renda líquida da venda será revertida para as ONGs Entre Amigas e Ressurgir.
Como todo ano, o embarque para a festa tem horário pré-determinado, entre 19h e meia-noite, e será permitido apenas com os cartões especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora. Já a volta poderá ser feita de meia-noite às 7h do primeiro dia do ano exclusivamente pelas estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.
Os cartões gratuidade, pré-pago, bilhetes de integração e VT eletrônico não serão aceitos durante a operação especial para o réveillon, das 19h do dia 31 de dezembro às 7h do dia 1º de janeiro. Como todos os anos, os passageiros que têm direito à gratuidade poderão retirar os cartões especiais nas estações onde há venda antecipada, mediante apresentação dos documentos necessários.

Fonte: O Globo
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DF: O caos no transporte de Planaltina, chove mais dentro do ônibus do que fora

As péssimas condições do transporte do DF foram comprovadas na manhã desta segunda-feira (27). Chovia na BR-020 e os passageiros de dois ônibus que vinham de Planaltina sentido Plano Piloto esperavam um socorro ali mesmo ao relento.

Quem usa o serviço diariamente reclama que cenas como essas são frequentes. “Já tem um monte de ônibus quebrado, mas a gente não pode fazer nada só ficar aqui esperando outro”, diz a cozinheira Vania Venturini. “Justificar no trabalha não tem mais jeito, porque sempre quebra. Eu acho que meu patrão nem acredita mais”, completa a secretária Terezinha Bravo.

O DFTrans diz que faz fiscalizações e que toda semana 500 ônibus são lacrados. Mas como o número de fiscais não é suficiente, os passageiros precisam ajudar.

“É importante o passageiro pegar a numeração, o horário ou a linha. Tentar passar o maior número de informações. A reclamação vai chegar e vamos tomar todas as providências cabíveis para solucionar esses problemas do transporte coletivo em Brasília”, diz o diretor de fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge.

Para fazer qualquer tipo de denuncia relacionado aos ônibus é só ligar no 156. (Kenzô Machida / Luis Rodnei)


Fonte: DFTV
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Custo para melhorar transporte chegará a R$ 350 bilhões nos próximos 8 anos

Mais Corredores de Ônibus
O governo Luiz Inácio Lula da Silva realizou muito na área de transportes, algo em torno de R$ 62 bilhões. Mas deixa um desafio ainda maior para a sua sucessora, Dilma Rousseff. Os investimentos previstos para os próximos oito anos somam R$ 350 bilhões. Só no setor de rodovias serão necessários R$ 220 bilhões para colocar todas as estradas em dia até 2018, incluindo obras de restauração, construção e duplicação de vias. Outra demanda pesada está no setor de ferrovias, em que serão necessários R$ 46,8 bilhões para terminar obras como a Norte-Sul e o trem bala Rio-São Paulo e mais R$ 46 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). A presidente eleita vai precisar de dois mandatos para fazer tudo isso.

A segunda etapa do PAC reserva R$ 109 bilhões para transportes, sendo R$ 50,4 bilhões para o sistema rodoviário. No PAC 1, que vai até 2014, foram executados 70% dos R$ 37 bilhões previstos para rodovias. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que foi muito pouco. Seriam necessários R$ 183 bilhões para atender a toda a demanda do setor. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagout, considera esses números irreais. Ele afirma que será preciso R$ 220 bilhões para atender o atual deficit.

Os desafios de Dilma

1) Para colocar todas as rodovias em dia, será necessário investir R$ 220 bilhões até 2018, incluindo restaurações, adequações, duplicações e novas estradas;

2) No setor ferroviário, será preciso gastar mais R$ 46,8 bilhões para terminar a Norte-Sul, a Leste-Oeste, a Transnordestina e o Trem-Bala, além de executar mais R$ 46 bilhões do PAC 2;

3) Na área de mobilidade urbana, o PAC 2 prevê investimentos de R$ 18 bilhões, incluindo os metrôs de Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte;

4) A ampliação e a modernização em portos vão consumir R$ 5,1 bilhões do PAC 2;

5) Investir R$ 5,3 bilhões em aeroportos até a Copa de 2014. Para atender toda a rede de 67 aeroportos será preciso R$ 9 bilhões.

Fonte: Correio Braziliense
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