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Passagens de ônibus ficam mais caras em Belo Horizonte

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Depois de dois anos com os preços congelados, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (SMURBE) e da BHTRANS, informa que a partir da zero hora de quarta-feira, 29/12, as tarifas do serviço público municipal de transporte coletivo de passageiros serão reajustadas por um índice médio de 6,5%.

Nos últimos dois anos a variação do INPC foi de 10,5% e o salário mínimo teve um aumento de 22,9% (veja quadro abaixo), ou seja, índices superiores ao reajuste das tarifas, que vão ter os seguintes valores: a tarifa de R$ 2,30 passa para R$ 2,45; a de R$1,65 para R$ 1,75; e a R$ 0,55 para R$ 0,60. Confira abaixo as linhas e os serviços e seus novos valores tarifários:

 · Linhas perimetrais, diametrais, semi-expressas e troncais (ônibus nas cores laranja, azul e verde): R$ 2,45;
· Linhas circulares e alimentadoras (ônibus cor amarela): R$ 1,75;
· Linhas de vilas e favelas (microônibus cor amarela): R$ 0,60
· Tarifa de integração com o metrô: R$ 2,45;

O último reajuste tarifário ocorreu há dois anos, em 29.12.08. Para efeito comparativo, as variações do INPC e do valor do Salário Mínimo foram bem acima do presente reajuste tarifário.

Os novos valores tarifários foram calculados de acordo com critérios estabelecidos nos Contratos de Concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros por Ônibus de Belo Horizonte.

 Cartazes serão afixados nos ônibus informando o valor das tarifas

A partir de 28 de dezembro, cartazes informativos com os novos valores estarão afixados dentro dos ônibus. As informações também estarão disponíveis no portal da BHTRANS http://www.bhtrans.pbh.gov.br/ e na Central de Relacionamento Telefônico da Prefeitura, pelo número 156.

Serviço Suplementar

Também as tarifas das linhas do Sistema de Transporte Suplementar de Belo Horizonte terão seus valores reajustados a partir de quarta-feira, dia 29/12: a tarifa de R$ 1,65 passa para R$ 1,75; a de R$ 1,85 para R$ 2,00 e a de R$ 2,30 para R$ 2,45.
 Cartão BHBUS

Os créditos válidos do Cartão BHBUS Vale-Transporte (cartão amarelo) terão seu valor de compra mantido até o fim de sua validade. Caso queira, o usuário poderá trocar seus créditos antigos pelos valores das tarifas reajustadas em até 30 dias após a data do atual reajuste.

 Os portadores do Cartão BHBUS Usuário (cartão azul), com créditos adquiridos até 28/12/2010, poderão utilizar esses créditos até o dia 11/02/2011, com cobrança da tarifa antiga. A partir de 12 de fevereiro de 2011 será cobrada a nova tarifa, automaticamente.
 O Cartão BHBUS Retornável passa a ser vendido por R$ 7,35, com R$ 4,90 pode ser utilizada em pagamento de uma nova passagem ou recebida em espécie.

 Táxi-Lotação

A tarifa do serviço de táxi-lotação, em operação nas avenidas Afonso Pena e do Contorno, será reajustada em 8,33%, passando de R$ 2,40 para R$ 2,60.

Dados do Sistema

. Belo Horizonte possui uma frota de 2.832 ônibus, distribuídos em 296 linhas e operados por quatro concessionários;
· Em 2010, entraram para o sistema 900 veículos novos, equipados com ventiladores, janelas que possibilitam mais arejamento, vidros escuros para amenizar o calor e assentos para obesos. Mais de 60% da frota já está equipada com elevadores de acessibilidade;
. A média de passageiros pagantes em 2010 é de 1 milhão e 493 mil usuários/dia útil;
·  A média de passageiros pagantes/mês em 2010 é de 37 milhões;
· Cerca de 56% dos passageiros pagantes utilizam o cartão BHBUS ;
· 285 veículos do Sistema Suplementar, distribuídos em 25 linhas, transportam, em média, 110 mil usuários/dia útil;
· Percentual de uso das tarifas pelos usuários em 2010: R$ 2,30 (80%); R$ 1,65 (18%); R$0,55 (2%);
· Número de Táxi-Lotação: 124 veículos, sendo 106 na Av. Afonso Pena e 18 na Av. do Contorno.

Fonte: BHTrans
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Tarifa de ônibus em João Pessoa sobe para R$ 2,10 em janeiro

Aconteceu na manhã de hoje, a reunião que definiu o reajuste da tarifa de ônibus, o conselho municipal de trânsito aprovou por unanimidade e a passagem vai custar, a partir do dia dois de janeiro, R$ 2,10.

De acordo com Laura Farias, superintendente da STTrans, foram apresentadas duas planilhas, durante a reunião, uma da Associação de Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC) que propunha o valor de R$ 2,16, e a da STTrans com tarifa de ônibus a R$2,10.

Laura Farias disse ainda que o reajuste beneficiará João Pessoa, segundo ela, “Serão implantados cinquenta ônibus, todos adaptados, construção de novas paradas e um novo terminal de ônibus no conjunto Nova Mangabeira”.

O reajuste segue agora para homologação do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra.

Fonte: ClickPB
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São José dos Campos terá corredor de ônibus em 9 avenidas

Pelo menos nove grandes avenidas de São José dos Campos devem receber uma faixa preferencial para a circulação de ônibus em 2011.
Em estudo há um ano pela prefeitura, o projeto prevê aumentar a velocidade média dos coletivos na zona urbana --que hoje é de 18 km/h. A meta é atingir uma circulação média de 21 km/h inclusive nos horários de pico.

Estão no projeto da pasta a colocação dos corredores nas avenidas Juscelino Kubitschek --que só tem uma faixa em cada sentido-- Benedito Friggi, Pedro Friggi e Tancredo Neves (na zona leste), Estrada Velha (sul) e na região central: Adhemar de Barros, José Longo, João Guilhermino e São José.

O secretário de Transportes, Anderson Farias Ferreira, disse que a proposta esta em fase final de estudo.

Segundo ele, está sendo feita a medição da velocidade média dos ônibus nos principais corredores nos dias de semana e finais de semana. Ele afirmou ainda que estão sendo estudados os semáforos de cada corredor para verificar pontos com necessidade de alteração.

“Em 2011 começa a nascer em São José o conceito de corredor de ônibus que serão as faixas preferenciais durante todo o dia, ou somente alguns trechos das faixa em determinados horários do dia”, afirmou Ferreira.

]Sinalização. Segundo ele, o corredor exclusivo de ônibus será identificado através da sinalização vertical e horizontal. Ferreira disse que só em alguns trechos a pista dos ônibus será separada das demais por meio de tachões.

“Já está certo que o corredor de ônibus é a melhor solução para a melhoria do transporte público. Até porque tem ruas em São José hoje em que já se formam corredores naturais de ônibus”.

Ele afirmou que paralelo a instalação do corredor, outras medidas estão sendo estudadas pela secretaria para tentar diminuir o tempo de viagem dos usuários do transporte público. Entre elas, está a segregação dos pontos de ônibus para diminuir o tempo de embarque e desembarque.

A ideia é que diferentes pontos de uma mesma avenida passem a receber somente os ônibus que atendem linhas de determinadas regiões da cidade.

Avaliação. O presidente do Sindicato dos Condutores, José Carlos de Souza, disse que para ter uma melhoria no sistema de transporte público a implantação dos corredores de ônibus precisa vir acompanhada de mais ônibus nas ruas.

“A prefeitura está atrasada com a colocação dos corredores pois essa era uma promessa de campanha. Agora, de nada vai adiantar se não vier novos ônibus. Pelo menos 50 novos ônibus precisam circular em São José”, disse.

Fonte: O Vale
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Pequim reduzirá drasticamente registro de carros em 2011

A China anunciou nesta quinta-feira que em 2011 reduzirá drasticamente o número de novos registros de automóveis na capital, Pequim.
A partir do próximo ano, a cidade permitirá o registro de apenas 240 mil veículos, cerca de um terço do número de novas licenças emitidas em 2010.
O porta-voz do governo local de Pequim, Zhou Zhengyu, disse que '88% da quota será destinada a donos de carros de passeio, 2% a veículos comerciais e 10% a empresas'.
Com as novas regras, Pequim deve ter no máximo cinco milhões de carros nas ruas no próximo ano. Em 2005, a frota era de 2,6 milhões.
Correspondentes dizem que os congestionamentos pioraram nos últimos anos, com o aumento do poder aquisitivo da classe média.

AumentoConsumidores chineses anteciparam a mudança nas regras e aqueceram o mercado.
Segundo a agência de notícias Xinhua, 30 mil veículos foram registrados na semana passada, três vezes mais do que a média semanal da cidade.
Uma pesquisa encomendada neste ano pela IBM sugere que Pequim, com 17 milhões de habitantes, empataria com a Cidade do México no posto de metrópole com o pior trânsito.
A China ultrapassou os Estados Unidos em 2009 como o maior mercado consumidor de automóveis do mundo.

Fonte: G1.com
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João Pessoa com aumento de tarifa nos ônibus em janeiro

O valor da passagem de ônibus em João Pessoa será decidido nesta segunda-feira (27), durante uma reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT).

De acordo com a assessoria de imprensa da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), se o reajuste seguir a tendência dos últimos anos, o aumento deve ser de R$ 0,10, fazendo com que a tarifa passe de R$ 1,90 para R$ 2, já a partir do dia 3 de janeiro.

Na reunião, a STTrans vai apresentar a proposta de tarifa dos ônibus para o próximo ano, com base em estudos econômicos. Na semana passada, a superintendente da autarquia, Laura Farias, afirmou que a reunião seria realizada antes do Natal, mas a dificuldade de conciliação de agenda entre os componentes do conselho foi responsável pelo adiamento.

Fonte: Correio da Paraíba
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Balanço de fim de ano na mobilidade urbana do Brasil em 2010

domingo, 26 de dezembro de 2010

Espero que, assim como eu, vocês também contaram os dias para o Natal e o Ano-Novo. Nesta época do ano, é comum fazermos uma retrospectiva dos fatos ocorridos. O ano de 2010 foi repleto de desafios e grandes acontecimentos como as eleições presidenciais que elegeram a primeira mulher à frente do povo brasileiro.
Reconhecendo que as cidades são hoje o quadro de vida da maioria da população, são identificados problemas comuns com impactos na qualidade de vida, Segurança e Saúde dos cidadãos, no desenvolvimento e competitividade das cidades e na sua sustentabilidade ambiental.
Passar por desafios que fazem parte da vida de todas as pessoas não foi uma tarefa fácil. No entanto, é chegado momento de saudar um novo ano e a melhor maneira é tentar refletir sobre o que podemos melhorar e colocar em prática nos meses que estão por vir. Afinal todos nós temos motivos de orgulho e satisfação em nossas vidas.

UMA NOVA CULTURA DE MOBILIDADE
Na questão dos investimentos no transporte coletivo houve avanços, porém é preciso mais. O governo federal instituiu um ‘PAC da Copa' com previsão de mais de R$ 11 bilhões em projetos de mobilidade urbana nas cidades-sede. O governo paulista, nos últimos quatro anos, destinou R$ 23 bilhões, sobretudo para a ampliação do metrô e a requalificação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). De modo geral, os candidatos às eleições de 2010 falaram na importância do transporte público urbano.

PROJETO DE LEI DA MOBILIDADE URBANA
Neste ano tramitou no Senado um projeto de lei oriundo da Câmara que estabelece medidas de desoneração fiscal voltadas para o barateamento de tarifas, o fim das gratuidades pagas pelos usuários e a adoção do sistema integrado temporal (Bilhete Único) ou a integração em terminais. Outro projeto muito importante e cuja tramitação se arrasta no Congresso, institui o vale-transporte social.
Vamos tentar em 2011 garantir maior velocidade e conforto para os usuários do transporte público e menores custos operacionais, ressaltando a importância do uso de diesel com menor quantidade de enxofre e outros combustíveis mais limpos.
Defendo também medidas de restrição a automóveis e motos e a integração desses veículos aos sistemas estruturantes de transporte público, a implementação de corredores exclusivos de transporte publico de superfície, operados com ônibus (BRTs) ou trilhos (VLTs), e a adoção de tecnologias já disponíveis para efetivar o controle e gestão das frotas e garantir maior confiabilidade aos sistemas e um nível mais apurado de informações sobre os serviços aos usuários.
Para a criação de uma outra cultura de mobilidade urbana e para a avaliação dos recursos financeiros necessários, precisamos avaliar as boas práticas; precisamos de muita pesquisa e investigação; de desenvolvimento tecnológico; de um quadro normativo que regulamente a atividade urbana; e de incentivos econômicos e financiamento para a mobilidade urbana. Enfim, precisamos que o novo governo tenha um plano de ação, constituído por um conjunto de iniciativas para uma mobilidade urbana melhorada e sustentável nas cidades do País.
E finalmente, é preciso garantir a segurança no trânsito e eficiência na circulação, para que possamos cumprir a meta da OMS (Organização Mundial de Saúde) de redução em 50% do número de mortos em acidentes de trânsito, nos próximos quatro anos.

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