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VLT pode integrar cidades do norte fluminense

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Interligar as quatro cidades de uma das áreas de maior crescimento econômico do estado. É com esse objetivo que nesta quarta-feira (15) os prefeitos de Macaé, Campos, Quissamã, no Norte Fluminense, e Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, se reuniram com o secretário estadual de transportes Júlio Lopes para acertar detalhes do projeto de implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT), uma espécie de metrô na superfície, que irá ligar os municípios.
As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana, desenvolvido para melhorar o sistema de transportes nestas cidades. Além dos prefeitos e do secretário, durante a reunião também estiveram presentes três integrantes do Banco Mundial, instituição interessada em financiar o projeto.
Apesar de já estar acordado, o programa ainda precisa ser aprovado. Segundo Lopes, a partir de agora, estudos serão feitos pelas prefeituras para garantirem a viabilidade técnica das obras. A reunião de hoje foi um pontapé inicial. Agora é preciso checar fisicamente o projeto. Caso não aconteça, precisamos de alguma forma preparar outras soluções para melhorar o transporte na região, comentou Lopes.
Para Jorge Rebello, representante do Banco Mundial, a medida é importante pois servirá de exemplo para outras cidades médias do país.
Nós recebemos um pedido da Secretaria para considerar o financiamento do VLT para a Região Metropolitana do Petróleo, onde há um milhão de habitantes. Estamos de acordo para incluir esse projeto no empréstimo já em curso e isso irá ajudar na construção dos corredores. É importante que as cidades de médio porte possam definir esses corredores de maneira proveitosa, explicou.
De acordo com Júlio Lopes, as quatro cidades sofrem com constantes engarrafamentos. Atualmente o motorista que quer chegar a Macaé percorre 26 km em 1h30. É uma obstrução total nos acessos da cidade. Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE apresentados pelo prefeito de Macaé, a região cresceu 72%. É preciso que haja uma melhora para transportar tanta gente, disse o secretário.
Além do investimento em transporte ferroviário, o Projeto de Mobilidade Urbana desenvolvido para a região também contempla a duplicação do trecho da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) entre Macaé e Rio das Ostras, além de uma nova via entre os bairros Novo Cavaleiros e Imboassica, em Macaé.

Decisões em conjunto
Durante o encontro, os representantes dos municípios decidiram que irão criar uma espécie de câmara técnica de transporte e logística para que possam estudar melhor a questão dos transportes nas cidades.
Para Jorge Rebello, a criação desse conselho evitará discussões futuras sobre obras. A câmara evitará que os municípios produtores de petróleo entrem em conflito. Trata-se de outro bom exemplo a ser seguido, disse ele.

Macaé terá VLT no ano que vem
Considerada eixo fundamental na implantação do projeto, Macaé já tem protótipo do VLT. De acordo com a prefeitura, a previsão é que os veículos leves sobre trilhos comecem a operar em 2011.
O projeto conhecido como Metrô Macaé custou R$ 25 milhões e foi baseado na revitalização da rede ferroviária. Ao todo, dois trens irão circular de norte a sul da cidade, passando por diversos bairros. Cada veículo terá capacidade para receber 360 passageiros.

Fonte: Revista Ferroviária
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Suspensa licitação do VLT de Santos

O juiz da de Direito da 7ª Vara de Fazenda Pública do Foro Central de São Paulo, Emílio Migliano Neto, concedeu hoje (20/12) de manhã uma liminar suspendendo a licitação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista, que abrange todo o sistema de ônibus metropolitano e a construção e operação da primeira etapa do VLT. A Viação Piracicabana, empresa de ônibus que atua na Baixada Santista, entrou com um mandado de segurança contra a EMTU, responsável pela licitação, pedindo a suspensão da licitação dizendo que são ilegais as exigências de garantia de proposta no valor R$ 7 milhões.
A entrega das propostas estava marcada para 9h30 e a abertura dos envelopes para 10h30. Por conta da liminar, a EMTU suspendeu a licitação e não recebeu as propostas.  A licitação que estava em andamento era para uma PPP (Parceria Público Privada) com uma concessão de 25 anos.
A licitação é uma concorrência internacional e o vencedor será responsável por reorganizar as linhas de ônibus intermunicipais, modernizar a frota e implantar a primeira etapa de um sistema de VLT, que se integrará às linhas de ônibus intermunicipais e municipais da Região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém).
O trecho da primeira etapa do VLT, entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos (Estuário),  terá 11 km de extensão, com 16 estações e 12 VLTs com 44 metros de comprimento. A previsão é transportar cerca de 45 mil passageiros/dia útil, dos 220 mil passageiros/dia útil previstos para o SIM como um todo.

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SPTrans fará operação especial para Natal e Ano Novo

A  SPTrans implanta nesta semana uma operação especial no transporte público municipal para as festividades de Natal e Ano Novo.
 
Na sexta-feira, 24 de dezembro, a frota de ônibus será de 100%, com antecipação do horário de pico da tarde para as 15h. Já nos dias 25 e 31 de dezembro, a frota será de 50%, assim como no dia 1º de janeiro de 2011.
 
Além disso, nos dias 25, 26 de dezembro e dias 1 e 2 de janeiro de 2011, os usuários poderão utilizar o Bilhete Único Amigão, com direito a quatro viagens de ônibus municipais em um período de oito horas, pagando apenas uma tarifa (a medida é válida para o Bilhete Único Comum, que tenha recebido em sua última recarga o valor correspondente a quatro tarifas, ou R$ 10,80).
 
Para informações sobre itinerários de linhas de ônibus e endereços de postos de venda e atendimento, o usuário pode acessar consulte itinerários ou ligar 156.
 
Funcionamento dos postos de venda e atendimento:
 
Os postos de atendimento localizados nos terminais funcionarão normalmente nos dias 24 e 25 de dezembro e 1 e 2 de janeiro de 2011 nos 28 terminais da SPTrans. Demais lojas e postos fecharão nesses dias, reabrindo em horários normais a partir de 3 de janeiro de 2011.
 
Fonte: SPTrans
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Preço da tarifa de ônibus em São Paulo será mesmo de R$ 3,00

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) afirmou nesta terça-feira (21) que o aumento na tarifa no serviço de transporte de ônibus municipal para 2011 é necessário e o valor da passagem deverá custar até R$ 3.
“Há a necessidade [de aumento]. O importante da nossa gestão é que nós agimos sempre com muita transparência. Há três anos, ou quase quatro, eu afirmei que ficaríamos sem dar o reajuste da tarifa por conta da crise econômica. Era uma contribuição nossa à classe dos trabalhadores, aos usuários de transporte público. E mantivemos esse compromisso. Agora, precisaríamos dar um reajuste no final do ano. As pessoas precisam saber a verdade do poder público”, disse o prefeito Kassab.
“Teremos um valor [da tarifa] entre R$ 2,70 e R$ 3,00. Mais próximo de R$ 3 ou R$ 3 do que de R$ 2,70”, afirmou Kassab. O projeto de aumento do valor da passagem é da Secretaria Municipal de Transportes. Atualmente, o valor é de R$ 2, 70. A Secretaria Municipal do Planejamento Econômico, Orçamento e Gestão está analisando a proposta – não há prazo para a realização dos estudos nem para o reajuste entrar em vigor. A previsão é que isso ocorra no início do próximo ano. O último aumento no bilhete de ônibus – de R$ 2,30 para os atuais R$ 2,70 – ocorreu em janeiro deste ano.

Fonte: G1.com
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Tarifa de ônibus em Caxias do Sul pode chegar à R$ 2,50

Se depender de um estudo da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) a passagem de ônibus do transporte coletivo urbano, em Caxias do Sul, deverá subir para R$ 2,5086. Isso representa um aumento de 14% sobre o preço atual, que é R$ 2,20. Além disso, a prefeitura sugere uma tarifa de R$ 2,7796 para táxi-lotação, que hoje custa R$ 2,50.

A proposta foi encaminhada ao Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, que se reúne na quinta-feira para decidir se aprova o aumento. O Conselho é formado por representantes de 18 entidades e secretarias municipais, além da Visate, que é a concessionária do transporte coletivo urbano.

Alguns integrantes do Conselho adiantaram que votarão contra a proposta. É o caso do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul. O coordenador de patrimônio e finanças do DCE, Vinicius Lemos Postali, diz que a qualidade do serviço oferecido pela Visate não justificaria um aumento. O representante da União das Associações de Bairro (UAB), Rudimar Leiser, vai propor uma tarifa de R$ 2,40. Por esse motivo, o presidente do Conselho, Éder Dal'Lago, diz que a reunião servirá para que outras propostas sejam apresentadas e votadas.

As novas tarifas, segundo análise da SMTTM, levaram em conta o aumento das gratuidades, o aumento da quilometragem percorrida, o resultado dos dissídios dos funcionários e o aumento dos insumos veiculares, entre outros encargos. O último reajuste foi em 2008, quando a passagem de ônibus subiu de R$ 1,95 para R$ 2,20.

Fonte: Pioneiro
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Ônibus do Transporte Coletivo de Juiz de Fora ganham monitores de TV

Por meio de parceria entre a Settra, Astransp e a Open TV, alguns ônibus do Transporte Coletivo Urbano de Juiz de Fora estão recebendo um sistema de Mídia Digital Indoor. Pelo menos 60 carros já contam com monitores LCD de 22 polegadas onde estão sendo veiculados conteúdos diversos como notícias on-line, anúncios publicitários e entretenimento. Até o final de dezembro, mais 40 veículos contarão com a tecnologia digital. Um dos objetivos da ação é utilizar este espaço para a divulgação de conteúdos relativos ao Transporte Coletivo Urbano, como mudanças de horários e itinerários das linhas, ampliação da oferta de veículos. Além disso, a Mídia Digital Indoor tem a proposta de aliviar o stress do usuário de transporte público, proporcionando momentos mais agradáveis durante os trajetos.

Confira, abaixo, as linhas que já possuem o sistema:

Tusmil:
Linhas 110, 974, 972, 964, 944, 984, 958, 940, 990, 998, 136, 114, 980, 968, 978, 962, 954, 942, 970, 960 e 982.

Goretti:
Linhas: 510, 330, 140, 670, 480 e 280.

São Francisco:
Linhas: 136, 102, 148, 916, 138, 114, 926, 526, 522, 530, 540 e 548.

Ansal:
Linhas: 960, 800, 770, 280, 270, 970, 920, 870, 820, 810, 950, 940, 900, 860, 930, 780 e 850.

Fonte: Rádio Solar 
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Campinas vai ter novo ônibus para transporte coletivo ''Mega BRT''

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Gerson Luis Bittencourt, conheceram na manhã desta segunda-feira, dia 20, o Mega BRT, inovador modelo de ônibus articulado que será adotado no sistema de transporte coletivo de Campinas a partir de 2011.

O Mega BRT foi desenvolvido pela empresa Neobus, de Caxias do Sul, e destaca-se pelo padrão de conforto oferecido ao usuário, com conceito dos veículos semelhante ao do trem bala.

É um veículo com cara de metrô, que será adotado inicialmente no corredor expresso da região Noroeste (o Corredor Campo Grande, na Avenida John Boyd Dunlop)”, disse o prefeito Dr. Hélio.

De acordo com o prefeito, a cidade aguarda a liberação de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II da Mobilidade Urbana para dar início à implantação do corredor da John Boyd Dunlop.

Aguardamos a liberação de verbas do PAC II. É certo que o PAC II privilegiará as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, mas Campinas também deverá ser contemplada porque possui o Aeroporto Internacional de Viracopos, que receberá boa parte das delegações e do público que assistirá à Copa e aos Jogos de 2016”, disse o prefeito.

A expectativa do secretário Bittencourt é que a cidade receberá de 50 a 60 veículos com as características do Mega BRT nos próximos dois anos. O contrato de concessão do Sistema InterCamp prevê a aquisição de novos veículos articulados no processo natural de renovação da frota e a cidade determinará às concessionárias a aquisição deste tipo de veículo.

Trata-se de um veículo com características modernas e inovadoras, que mantém o padrão universal de acessibilidade da frota, além de agregar novas características importantes, como dispositivos de informação sonoro e visual e a integração com o sistema de bicicletas”, disse Bittencourt.

O Mega BRT

Recém-lançado, o uso do Mega BRT ainda é inédito no país, mas a Prefeitura de Curitiba já assinou um contrato para utilização do modelo, que deverá entrar em circulação na capital paranaense a partir de fevereiro de 2011.

O veículo possui estrutura semelhante à de um ônibus articulado, mas destaca-se pelas medidas mais generosas, que ampliam o conforto oferecido ao usuário. O corredor do veículo, por exemplo, possui largura de 2,60m, contra 2,50m de um veículo convencional. Já sua altura é de 2,20m, enquanto a altura média de um ônibus convencional é de 1,90m.

O veículo conta ainda com sistema de ar condicionado; monitores em LCD; painéis de mensagem variável e sistema sonoro para informar ao usuário sobre as paradas ao longo do itinerário; cinto de segurança nos assentos preferenciais; área reservada para o transporte de bicicletas; maior área envidraçada e rede wi-fi.

É um projeto diferenciado, que adota o conceito de trem bala para o veículo. Oferece um conforto diferenciado porque nosso objetivo é criar uma opção atraente para que as pessoas deixem seu automóvel em casa e possam fazer a opção pelo transporte público”, destacou o diretor de engenharia da Neobus, Adelir José Boschetti.

O Mega BRT tem capacidade para transportar 150 pessoas, entre passageiros sentados e em pé. O custo de cada veículo é estimado em torno de R$ 600 mil.

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Goiânia: Presidente da CDTC nega irregularidades na renovação da concessão do Eixo

Um inquérito instaurado pelo Ministério Público (MP) vai investigar a prorrogação por mais 20 anos da exploração da linha do Eixo-Anhanguera pelo Metrobus. Segundo o promotor de Justiça Murilo de Moraes Miranda, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do MP, é necessário verificar os motivos da prorrogação e suas condicionantes legais e ainda apurar se o contrato anterior permitia essa prorrogação.

A decisão da renovação foi tomada pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) durante reunião na última semana. Dos seis membros presentes, quatro votaram a favor da prorrogação. O presidente da CDTC, Secretário de Cidades Paulo Gonçalves, assegura que tudo foi feito dentro do que prevê a Legislação.
“Pode ser feita a dispensa de licitação sem problema porque o órgão é o governo do Estado. Não fizemos nada fora da lei. É o que vemos e estamos pregando desde o início. Vamos fazer tudo obedecendo o que é determinado”, disse, em entrevista à repórter Nathália Lima, da RÁDIO 730.
Ainda segundo o presidente, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo tem um prazo de 90 dias para elaborar um novo contrato. “Compete agora esse novo passo e depois submeter de novo à Câmara Deliberativa. Estamos baseando em leis para que isso seja decidido”, acrescentou.
Para ele, não há possibilidade da renovação ser cancelada, pois isso acarretaria vários prejuízos, sobretudo para a população. “O importante é saber que hoje a Metrobus está trabalhando com a perspectiva futura de poder fazer um projeto mais organizado e planejado para novos investimentos. Isso dá tranquilidade para o novo governo poder executar ações”, completou.

Fonte: Rádio 730
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