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No Rio, tarifa de ônibus intermunicipais passa para R$ 2,50 em janeiro

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A tarifa de ônibus intermunicipais no Rio de Janeiro passará de R$ 2,35 para R$ 2,50. O Departamento de Transportes (Detro) estabeleceu data-base anual para o reajuste das tarifas nos ônibus intermunicipais, fixada para o mês de janeiro. Assim, o Detro autorizou que, a partir de 2 de janeiro próximo, seja aplicado o índice de 5,63% na revisão tarifária dos trajetos intermunicipais. O percentual concedido foi menor do que o solicitado pela Fetranspor, representante das empresas de ônibus, que pleiteava índice de 9,42%. Como forma de não onerar o orçamento do trabalhador fluminense, o governador Sérgio Cabral decidiu manter em R$ 4,40 o valor do Bilhete Único Intermunicipal para 2011.
“A definição de uma data-base para a aplicação de reajuste tarifário, atendendo à orientação do Ministério Público feita pelo promotor Rodrigo Terra, é uma grande conquista para os passageiros, pois, antigamente, não era rara a concessão de vários aumentos ao longo de um mesmo ano. Isso agora não acontece mais. Ao contrário, a revisão é anual, e a população tem que ser avisada com antecedência de, no mínimo, 10 dias antes dos novos valores começarem a ser praticados. Sendo que, neste ano, estamos publicando as novas tarifas 18 dias antes de o reajuste entrar em vigor”, afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.
Para cálculo do percentual, de acordo com a portaria 975 do Detro, publicada em dezembro de 2009, é usada a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no período imediatamente anterior de 12 meses, ou seja, entre 30 de novembro e 1º de dezembro. Este é o menor índice de reajuste dos preços, se comparado com o INPC de 6,08% e o IGP-M, de 10,27 calculados para este mesmo período. Os valores das novas tarifas estão publicados na edição desta quarta-feira (15/12) do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e estarão também disponíveis no site do Detro.
“Os empresários devem estar conscientes de que o tempo do lucro pelo lucro chegou ao fim. A melhor tarifa não é aquela de maior valor, mas a que a população pode pagar. Com o ordenamento do transporte complementar, com a integração de modais e com o Bilhete Único, há a garantia da saúde financeira das empresas e a população não deve pagar além do justo. Ainda mais agora, quando a sensibilidade do governador Sérgio Cabral fez com que ele decidisse pelo não-reajuste da tarifa de R$ 4,40 do Bilhete Único. Este é um incentivo a mais para que um maior número de pessoas queira aderir ao sistema”, afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.
O aviso sobre o valor das novas tarifas deverá ser afixado em ônibus, guichês e pontos de vendas pelas empresas. O Vale Transporte continua sendo aceito com o valor antigo até 30 dias após o reajuste entrar em vigor, ou seja, até 02 de fevereiro de 2011.

Fonte: Agência Rio
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Em Pelotas, Greve de ônibus continua por tempo indeterminado

Em assembleia no sindicato, motoristas e cobradores do transporte coletivo de Pelotas decidiram manter a greve que começou às zero hora de quarta-feira (15) por tempo indeterminado. Os trabalhadores recusaram a proposta de aumento salarial de 5,39% mais 50% de repasse do índice que for concedido pela Prefeitura no próximo aumento das passagens.
A categoria irá entregar ao prefeito Antônio Adolfo Fetter um documento em que pede a revogação do reajuste de 6,82% na tarifa autorizado pelo Executivo Municipal, que entrou em vigor no último domingo (12) e elevou o preço das passagens de ônibus em Pelotas de R$ 2,20 para R$ 2,35.
Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores rodoviários, Eder Blank, a categoria voltará ao trabalho imediatamente caso o prefeito publique a revogação.

Fonte: ClicRBS
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Tarifa de ônibus vai subir em janeiro em Joinville

A Prefeitura de Joinville vai definir até o final do ano o aumento das tarifas que será concedido para as empresas Gidion e Transtusa, concessionárias do transporte coletivo da cidade. Os novos valores passarão a valer a partir de janeiro. Nesta quinta-feira, o Executivo informou, por meio do microblog Twitter, que concederá um percentual de reajuste, conforme havia ficado acordado em abril deste ano. Mas o valor ainda não foi definido.

Na semana passada, as duas empresas protocolaram um pedido de reajuste de R$ 0,48 centavos ou 25,2%. Com isso, a passagem passaria a custar R$ 2,88.

A Secretária de Infraestrutura estuda a planilha com as informações do custo do sistema e pretende, no começo da semana que vem, apresentar sua sugestão de valor ao prefeito.

Atualmente, a tarifa simples custa R$ 2,30 e a embarcada, R$ 2,70.
— Ainda não temos um valor definido. Devemos nos reunir antes do Natal. Mas sabemos que vai haver um reajuste. Foi o que ficou acordado com as empresas, comenta Ariel Pizzolati, secretário da Infraestrutura.

O aumento passará a valer a partir de janeiro do ano que vem. Há uma sinalização de que o novo custo da passagem deve ficar entre R$ 2,55 a R$ 2,70. O último reajuste foi concedido há um ano e oito meses, já na gestão Carlito.

O histórico dos reajustes no governo Carlito Merss
- Em 2009, as empresas pediram reajuste de 17% com a base na planilha de custos do transporte coletivo.
- O prefeito Carlito Merss concedeu reajuste de 12,2%.
- Com isso, a passagem que custava R$ 2,05 passou a custar R$ 2,30.
- Em abril deste ano, Gidion e Transtusa protocolaram pedido de reajuste
- Em maio, o prefeito Carlito Merss (PT) se recusou a conceder o aumento.
- Ali ficou acertado que janeiro seria o período que o prefeito daria o reajuste.
- Em 11 de setembro, "AN" noticiou o pedido de 25,2% no aumento das tarifas pedido pelas empresas de ônibus.
- A Prefeitura ainda não marcou reunião, mas há tratativas para que o assunto seja tratado antes do Natal. 


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Vestibulandos terão ônibus extras para provas da UFSC em Florianópolis

Os vestibulandos que tentarão uma vaga na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir do próximo domingo, terão mais opções de horários de ônibus para chegarem aos locais de prova em Florianópolis. A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital determinou a colocação de veículos extras para atender aos estudantes nos três dias do exame.

Todas as linhas que circulam pelos bairros com locais de prova terão horários ampliados com saídas dos terminais da cidade. Os ônibus extras não têm horários fixos, mas devem partir sempre que alcançarem a capacidade máxima de passageiros.

As provas do vestibular da UFSC serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de dezembro. Neste ano, foram 34.910 candidatos inscritos.

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Prefeitura de São Paulo estuda tarifa de ônibus a R$ 3 em 2011

A Secretaria Municipal dos Transportes quer que a tarifa de ônibus seja de R$ 3 em 2011. O estudo foi encaminhado ao prefeito Gilberto Kassab (DEM) no início deste mês. Quem está analisando o caso é a Secretaria de Planejamento.
A tarifa de ônibus na cidade de São Paulo hoje é de R$ 2,70. Kassab deve autorizar um reajuste, ainda indefinido, para começar a valer a partir de janeiro, mas ainda não há data para sair a decisão.
Os cálculos estão sendo feitos pela Secretaria de Planejamento com base no Orçamento, aprovado ontem na Câmara Municipal, mas ainda não sancionado por Kassab.
Para saber o valor da tarifa é preciso calcular quanto a prefeitura terá em recursos para transferir às empresas de ônibus, na forma de subsídio. A proposta orçamentária elaborada pela prefeitura apontava para uma tarifa de R$ 2,90, com subsídio de R$ 600 milhões, mesmo valor que está sendo repassado às empresas neste ano.
Porém, a Câmara aumentou a verba para R$ 743 milhões. Com isso, é possível que o aumento da tarifa seja menor que o previsto originalmente.

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Lei garante implantação de placas para cegos em terminais rodoviários

É de autoria do deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) a lei 3.300, de 7 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a instalação de placas em braille contendo a relação das linhas de ônibus e seus itinerários nos terminais rodoviários do estado.

De acordo com Picarelli, o benefício garante a acessibilidade de informações relativas ao transporte coletivo e privilegia as pessoas que não enxergam, mas que lutam diariamente para aprender a sobreviver. “É uma maneira de os cegos se sentirem como as pessoas que saem de casa e sabem sua localização, sem dependerem de perguntas a pessoas desconhecidas, que muitas vezes não estão prontas a ajudar”.

Pela lei do deputado, as placas devem ser instaladas nos terminais rodoviários, contendo a relação das linhas de ônibus e seus respectivos itinerários. Cabe ao governo julgar necessária a adoção das providências para a execução da lei.

Difícil situação - Os deficientes visuais têm enfrentado muitos desafios no sistema de transporte coletivo, principalmente em Campo Grande. Eles alegam que deve haver garantia ao direito exclusivo na parte da frente do ônibus.

Em contato com o deputado Picarelli, muitos cegos disseram que algumas empresas retiraram os bancos exclusivos, após reunião com entidades representativas dos deficientes visuais, visando garantir a esses usuários o poder de orientar-se, pedindo informações ao motorista e cobrador do coletivo.

No entanto, neste ano houve nova mudança e os adesivos afixados com os dizeres “exclusivo para deficiente visual desacompanhado” foram trocados por outro que estende o benefício a idosos e gestantes. Os deficientes visuais alegam que fica um acúmulo de pessoas na parte da frente.

“É necessário que o Poder Executivo reveja a política do transporte público urbano, não somente na aquisição de veículos adaptados, mas na construção de uma cidade que garante comodidade a todos os usuários, principalmente aos deficientes visuais”, conclui o peemedebista.

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