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Metrô de Lisboa quer alargar presença internacional

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Metro de Lisboa quer alargar a sua presença internacional, oferecendo “serviços mais integrados” do que os que presta hoje, onde a sua expertise se tem resumido à área de estudos, consultoria, apoio à construção e entrega dos projectos na altura de início do serviço.
“Os nossos clientes esperam mais de nós. Estão à espera que sejamos capazes de dinamizar uma solução integrada em que ofereçamos inclusivamente a exploração ferroviária”, disse ontem o presidente do Metro de Lisboa, Francisco Cardoso dos Reis, em entrevista ao jornal Expresso.
De acordo com o responsável, a empresa terá sido mesmo convidada para explorar concessões na Argélia, mas não teve “capacidade para mobilizar um consórcio em tempo útil”.
“É algo que tem de ser bem amadurecido mas parece-me que é a solução de futuro. Dará alguma estabilidade à presença portuguesa noutros países. E é o que procuram alguns países com capacidade financeira, porque têm um plano de intervenção ao nível da infra-estrutura, mas ainda não têm competências de exploração suficientes para assegurarem eles próprios as operações”, explicou o presidente do Metro de Lisboa.
Finalmente, e segundo o Expresso, a empresa estará atenta a outros países do Norte de África e Países de lingua portuguesa para alargar a sua estratégia de internacionalização.

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Cuiabá: Veja mudança no itinerário de quatro linhas de ônibus

Quatro linhas de ônibus de Cuiabá terão mudanças em seus itinerários. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, as mudanças então previstas para entrar em vigor a partir dos dias 24 e (28-11), nas linhas 501, 503, 720 e 721.

Desde sábado a linha 501 – Santa Laura / Centro, retornará ao bairro pelo Morro da Luz (av. Cel. Escolástico). A linha 503 – Osmar Cabral / Rodoviária passará a fazer o retorno no Shopping Pantanal, deixando de retornar na Morada do Ouro.

A linha 721 – Voluntários / Terminal CPA I deixará de ir até o Terminal do CPA I. A integração com essa linha será feita no ponto de embarque/desembarque do Shopping Pantanal, através do cartão transporte.

A partir de hoje, as mudanças acontecem na linha 720 – Voluntários da Pátria / Centro, somente aos domingos, passará a operar como A70 – Alimentadora Voluntários / CAIC.

Mais informações pelos telefones da diretoria de transporte da SMTU: 3315-4213 / 3315-4229.

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Estudos do metrô de Curitiba ficam para fevereiro

Metrô SP
A prefeitura de Curitiba adiou para fevereiro de 2011 a conclusão dos estudos para elaborar o projeto de engenharia, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) da chamada Linha Azul, trecho de metrô entre os bairros Santa Cândida e CIC Sul, em Curitiba. Esses documentos são a base para o desenvolvimento de um futuro estudo de viabilidade e criação de um projeto executivo, que detalharão a construção do que seria a primeira linha de metrô da capital paranaense. A previsão inicial é que esses estudos estariam prontos no primeiro semestre deste ano, mas por causa de mudanças ao longo do projeto de engenharia houve atraso em todo o cronograma.
O consórcio Novo Modal (Trends, Engefoto, Esteio e Vega) foi contratado em março de 2009 para elaborar o projeto de engenharia, mas teve o prazo de conclusão do contrato prorrogado por duas vezes, segundo dados do Portal do Controle Social, mantido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com base em informações da própria prefeitura. Este estudo teria sido concluído em julho e, a partir dos detalhes dele, a empresa Ecossistema começou a se dedicar a desenvolver o EIA-RIMA.

Financiamento
Uma das grandes dúvidas sobre a construção de uma linha de metrô em Curitiba é quem será o responsável por pagar pela obra. O governo federal é o mais cotado a desembolsar os R$ 2 bilhões – estimados em 2008. Porém, o metrô de Curitiba não consta nos planos de investimento em infraestrutura do governo federal, como o Plano de Aceleração de Crescimento 2 (PAC 2), que será executado ou iniciado no governo de Dilma Rousseff a partir do ano que vem.
Portanto, a conclusão das análises para a elaboração do estudo de viabilidade econômico-financeira do metrô é importante para tentar convencer o governo federal a custear a construção. A prefeitura de Curitiba, através do Ippuc, foi procurada para comentar o andamento dos estudos e da negociação, mas a assessoria de imprensa informou que ninguém falaria sobre o assunto. Na CBTU, a informação é que o órgão acompanha o desenvolvimento dos projetos e aguarda a conclusão deles.
A construção de uma linha de metrô foi apontada pelo ex-prefeito Beto Richa (PSDB), eleito governador do Paraná, como uma obra importante para melhorar a mobilidade de Curitiba para receber turistas durante a Copa do Mundo de 2014.
A intenção seria construir até lá pelo menos um trecho da Linha Azul, que teria no total 22 quilômetros de extensão, entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul, passando pelo Centro. Estão previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque, com distância média de 1 quilômetro entre elas. O veículo usado no metrô terá características leves com capacidade de transportar 1.150 passageiros em cada composição, formada por quatro carros motorizados. A previsão é que 500 mil passageiros possam ser transportados por dia.


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Governo do Estado quer acabar com a greve dos ônibus na Grande Vitória

O governo deve oficializar, em caráter urgente, na manhã desta segunda-feira (29), o pedido para antecipar o julgamento do dissídio dos rodoviários, marcado para acontecer só na próxima sexta-feira (03). Caberá à presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Vanda Lúcia Decuzzi, decidir se antecipa ou não.

Para o procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello, não há motivos para que a greve continue, uma vez que o dissídio já tem data para acontecer. "Sexta-feira ainda está longe. Precisamos pôr fim a isso logo. O ideal é que o julgamento ocorresse nesta segunda mesmo ou, no máximo, terça", ressaltou Rabello.

O Sindicato dos Rodoviários, por meio da assessoria, diz que concorda com a antecipação do julgamento, mas que a categoria não aceita menos de 9,5% de aumento. A oferta inicial das empresas é de 5,39% de reajuste. Ainda de acordo com o Sindirodoviários, índices menores que 9,5% sequer serão levados para discussão da categoria em assembleia, e não descarta uma "reação espontânea" dos motoristas caso a Justiça decida por um reajuste menor.

Fonte: Gazeta Online
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O Polêmico Trem Bala de mais R$ 33 Bilhões

domingo, 28 de novembro de 2010

O adiamento do leilão do trem-bala anunciado pelo Governo é bom em todos os aspectos para a sociedade brasileira. Um projeto orçado em R$ 33 bilhões, mas com projeções que podem chegar a R$ 60 bilhões, não pode ser objeto de processos apressados. Muito pelo contrário. Deve ser sujeito a análises detalhadas para se chegar a um custo-benefício favorável ao País. Mesmo que por questões relacionadas ao desinteresse de um bom número de concorrentes, por vias indiretas o adiamento será melhor para todos.

Agora, o Brasil tem de aproveitar o tempo ganho com o adiamento para uma reavaliação de cronogramas e análise de outras prioridades na infraestrutura. Por exemplo, não se pode dizer que o trem-bala é mais importante do que a duplicação da capacidade dos terminais de passageiros dos aeroportos. Ou que tem mais retorno que o aumento do calado dos portos de Santos, Paranaguá, e mais pelo menos oito portos capazes de receber navios de grande porte. É também motivo de dúvidas atribuir importância maior ao trem-bala do que a projetos que poderiam duplicar as atuais malhas metroviárias de São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive fornecendo acesso por metrô aos dois aeroportos mais importantes do País. Pois o orçamento do trem-bala engloba os orçamentos de todos os projetos acima listados.

O momento vivido pelo Rio, associado aos congestionamentos que atingem situações incontroláveis em São Paulo, aos eventos de 2014 e 2016, e à deterioração da mobilidade urbana em quase todas as capitais não permitem que o foco das atenções seja todo dirigido para um projeto limitado espacialmente. Todas as regiões têm suas necessidades e dividir os recursos para resolver gargalos diversos é uma demonstração de gestão pública avançada e mais comprometida com a eficiência e competitividade brasileira.

As prioridades em infraestrutura logística começam no interior, passam pelas capitais e desembocam nos portos marítimos. Portanto, do novo governo demanda-se um aumento da densidade ferroviária, principalmente nas fronteiras agrícolas. Não se pode conceber uma nação que depende cada vez mais das fronteiras agrícolas do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sem que tais regiões sejam servidas de uma malha ferroviária conectada a uma rede rodoviária de alimentação.

No caminho do consumo, é preciso cuidar para que a malha rodoviária seja eficiente, principalmente pelo volume maior de estradas asfaltadas e com melhores condições de tráfego para produtos de maior valor agregado. Nesse contexto, é importante priorizar a duplicação das principais rodovias do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com consequente projeto de transferência para a iniciativa privada, com modelos de concessão que garantam pedágios com alto custo-benefício tanto para concessionários quanto para usuários.

Ao entrar nas grandes cidades, torna-se fundamental melhorar a mobilidade urbana, com investimentos robustos na expansão do metrô e criação de novos sistemas de transporte coletivo. Associada à mobilidade urbana, apresenta-se a duplicação imediata da capacidade de movimentação de passageiros nos aeroportos, principalmente aqueles que serão porta de entrada dos visitantes na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016. A imagem do Brasil será construída a partir dos aeroportos, e neles devem estar nossas atenções.

Os recursos públicos são limitados e, no caso brasileiro, necessários para a busca de melhorias em várias áreas. As vantagens competitivas e comparativas adquiridas nos últimos 16 anos não podem ser comprometidas por situações vergonhosas de infraestrutura. A entrada no seleto clube de países desenvolvidos tem de estar acompanhada de melhor qualidade de vida para os cidadãos. Portanto, não se deve brincar com R$ 33 bilhões quando muita coisa ainda está por ser feita.

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Recife: Vestibular UPE 2011 terá reforço em 38 linhas de ônibus

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os candidatos que irão realizar as provas da Universidade de Pernambuco (UPE) e precisarão utilizar o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), irão contar com uma programação especial de ônibus. No total, 38 linhas receberão acréscimos de viagens para os três dias de prova. Estão previstos um total de 419 viagens a mais e 70 veículos extras em circulação, além da estocagem especial de coletivos em três terminais de integração.

Para a prova do domingo, o Grande Recife Consórcio de Transporte reativou e ampliou a operação da linha 116-Circular (Príncipe), já que ela geralmente não opera, além de reforçar o serviço de outras 37 linhas, totalizando 66 veículos a mais em operação e 379 atendimentos extras.

Além desta programação, também no domingo, dez ônibus estarão estocados em três terminais de integração, sendo cinco no TI da Macaxeira, quatro no da PE-15 e mais um no TI de Igarassu. A estocagem funciona como uma reserva especial de coletivos em um local fixo, geralmente terminal de integração (TI), preparados para atuar nas linhas (qualquer linha do terminal) que apresentarem maior demanda de passageiros.

Já para as provas que serão realizadas na segunda (29/11) e na terça (30/11), o Grande Recife incluiu quatro veículos e 40 viagens divididos em ambos os dias de prova. Assim, 588 ônibus realizarão 4.511 viagens em cada um dos dois dias. Para saber mais sobre os horários que os ônibus saem do seu terminal e os itinerários das linhas, o usuário pode acessar o site http://www.granderecife.pe.gov.br/.
LISTA DE LINHAS REFORÇADAS
CODLINHA
032SETUBAL CONDE DA BOA VISTA
061PIEDADE
062JARDIM PIEDADE
116CIRCULAR (PRÍNCIPE)
118PRAZERES/BOA VIAGEM
123TRES CARNEIROS BAIXO
132UR-02 (IBURA)
137UR - 11
142ALTO DOIS CARNEIROS
143UR - 06
152JORDÃO BAIXO
181CABO (COHAB)
185CENTRO DO CABO
206BARRO / PRAZERES
216BARRO / PRAZERES (BR101)
232CAVALEIRO
243VILA DOIS CARNEIROS
331TOTÓ PLANALTO
432CDU (VÁRZEA)
442JARDIM PRIMAVERA (VALE DAS PEDREIRAS)
445TABATINGA
446UR - 07
450CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA)
460CAMARAGIBE (PRINCIPE)
624BREJO
631NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ)
645AV. NORTE (MACAXEIRA) DIESEL
726ALTO Sª TEREZINHA (C.B. VISTA)
742LINHA DO TIRO
842AGUAS COMPRIDAS
914PE-15/AFOGADOS
920RIO DOCE /CDU
946IGARASSU (BR-101)
967IGARASSU (VIA SITIO HISTÓRICO)
971AMPARO
973CASA CAIADA
977PAULISTA (CDE. DA BOA VISTA)
987RIO DOCE (PRINCIPE)
Total38 LINHAS

Fonte: CGRT
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Blumenau: Obras dos corredores de ônibus chegam à Rua Floriano Peixoto

As obras de implantação dos corredores de ônibus em Blumenau estão no cruzamento entre as ruas Floriano Peixoto e 7 de Setembro, no Centro. Desde o início da semana, os trabalhos estão concentrados na ampliação da baia de entrada na Rua Floriano Peixoto.
O espaço deixará de ser apenas um recuo e passará a ser uma faixa de conversão. A medida foi necessária para que os carros que precisam convergir à direita, não atrapalhem a conversão dos ônibus que estarão nos corredores.
Além do alargamento da via, novas faixas de segurança serão pintadas nas duas ruas. E o semáforo, retirado para a conclusão das obras, será recolocado para que os motoristas possam continuar cruzando a Rua 7 em direção ao Hospital Santa Isabel.
Segundo o Seterb, os motoristas que estiverem na Rua 7 de Setembro terão que ter um pouco de paciência para entrar na Rua Floriano Peixoto, convergindo à direita. O tráfego não está bloqueado, mas como há máquinas e trabalhadores na pista, poderá ficar lento em alguns períodos. A previsão é que o trabalho neste local fique pronto até este sábado.

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Rio de Janeiro: Linhas de integração do Metrô para à noite


A circulação das linhas de integração para a zona oeste, norte e para os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense foi suspensa na noite desta sexta-feira (26). A venda dos bilhetes está suspensa.

As empresas de ônibus que operam as linhas para outros municípios, saindo da estação da Pavuna, decidiram parar o funcionamento às 19h desta sexta-feira. A circulação das estações Del Castilho, na zona norte, com destino a Curicica, na zona oeste, e Ilha do Fundão, na zona norte, e da estação Estácio, no centro, para o Rio comprido, na zona norte e para a Rodoviária, na zona portuária, foram interrompidas as 20h.

As outras linhas que fazem a ligação para a zona sul da cidade (Estação Botafogo para a Gávea e Ipanema-General Osório para a Gávea) e os trens subterrâneos estão circulando normalmente.

Fonte: R7.com
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