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SPTrans informa desativação e alteração de itinerários da Zona Leste

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A partir do dia 20 de novembro, a linha 3407/41 - Jd. São Pedro – Term. Pq. D. Pedro II será desativada. Este serviço opera somente em dias úteis e no sentido bairro/centro, das 5h20 às 7h20, na qual serve como suporte da linha base, 3407/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II. Em razão disto, a linha base – 3407/10 – terá prolongamento no seu itinerário, fazendo o percurso que o serviço suporte realizava, não deixando de atender os seus usuários habituais. Ressaltamos também que a linha 3759/10 Jd. São Pedro – Metrô Tatuapé terá o seu ponto final transferido para a Rua Cesar Domênico, antiga parada do serviço 3407/41. Assim como no antigo ponto final, a via também fica na lateral da Praça Bom Pastor, na qual não desatenderá os antigos passageiros.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:


3759/10 Jd. São Pedro – Metrô Tatuapé
Ida:
Rua Cesar Domênico, Rua prof. Leôncio Gurgel, Rua Jaraguá do Sul, Rua Luis Matheus, Rua Silvianópolis, Rua Lincoln Junqueira, Rua prof. Leôncio Gurgel, Rua Ana Maria Sirani, seguindo normal.
Volta: normal até a Rua Ana Maria Sirani, Rua Silvianópolis, Rua profa. Lucila Cerqueira, Rua Jaraguá do Sul, Rua prof. Leôncio Gurgel, Rua  Giovanni Quadri, Rua Giacomo Quirino, Rua Cesar Domênico.

Fonte: SPTrans
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ANTP firma convênios com EMTU e prefeitura paulistana para projetos de transporte sustentável

Visando implementar acordo firmado em março último com o Banco Mundial – o qual prevê projetos de transporte sustentável, no valor total de US$8,5 milhões, com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba – a ANTP assinou me meados de outubro de 2010 dois convênios bilaterais específicos.

No dia 14 de outubro, foi firmado convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU-SP), ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, considerando uma série de atividades, entre as quais, o gerenciamento do transporte coletivo e um estudo sobre as alternativas energéticas para o transporte urbano já testadas pela empresa pública.

Em 19 de outubro, foi assinado o convênio com a Prefeitura de São Paulo, com atividades que envolvem a participação da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). Uma das atividades diz respeito à primeira pesquisa de origem-destino de cargas urbanas na capital paulista. Uma outra atividade prevista se refere à elaboração de um inventário de emissões de poluentes, estudo que será realizado pela ANTP. A solenidade aconteceu durante evento em que a prefeitura apresentou um novo protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro de 2010 nas ruas da cidade de São Paulo; desenvolvido pela montadora Volvo, esse ônibus conta com um motor diesel e outro elétrico.

O acordo com o Banco Mundial abrange ainda outras organizações do setor, em duas Regiões Metropolitanas, com as quais a ANTP já firmou convênios bilaterais próprios: a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), vinculada à administração municipal da capital mineira, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), ligado à Prefeitura de Curitiba. Os recursos são provenientes do Fundo GEF (Global Environment Facility) e são entregues pelo Banco Mundial à ANTP que os repassa às organizações conveniadas.

Fonte: ANTP
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Rio de Janeiro: Engarrafamentos impedem uso do Bilhete Único

Pelo terceiro dia consecutivo, o engarrafamento continua dando um drible no Bilhete Único Carioca (BUC). Na manhã desta quarta-feira, mais uma vez os usuários - principalmente os que moram na Zona Oeste - reclamaram do intervalo de duas horas para fazer as duas viagens por R$ 2,40. Alguns, como a governanta Tania Maria da Silva, de 39 anos, fizeram uma apelo para que o prefeito Eduardo Paes aumente esse limite de tempo para três horas ou que estenda o uso do BUC para os trens:
- Eu não ando de ônibus de jeito algum, por isso para mim o bilhete só valeria mesmo se pudesse usá-lo no trem. Mas sei que, para quem vem de ônibus, é impossível chegar ao Centro em duas horas. Ô prefeito, faz uma favor para a população da Zona Oeste e muda essas regras! - disse ela, que mora em Bangu e trabalha em Copacabana.
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou que "não descarta, conforme informou o prefeito, ajustes no tempo de uso do Bilhete Único Carioca (BUC), mas por enquanto manterá as regras atuais". Ainda segundo a SMTR, nessa primeira fase de implantação do BUC, o foco será em avaliar o novo sistema. A Secretaria acredita que gradativamente a população vai assimilar a melhor forma de usar o BUC.

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Cuiabá: Passagens de ônibus serão reajustadas neste domingo

Às zero hora deste domingo (14), entra em vigor o reajuste anual da tarifa do transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá e Várzea Grande. A tarifa de R$ 2,40, foi reajustada em 9,09% de acordo com levantamento dos custos operacionais feito pela Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) junto a empresa concessionária.

As prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande também a anunciaram o reajuste do transporte nesta terça-feira (9) e, a partir de agora, o início da cobrança no transporte Intermunicipal (Cuiabá/Várzea Grande) e no transporte coletivo das duas cidades passa a ser realizado na mesma data. Na Capital, a nova tarifa é de R$ 2,50 e os várzea-grandenses vão pagar pelo transporte coletivo na cidade, R$ 2,40. A unificação é o primeiro passo para uma única tarifa nos três sistemas de transporte, até a Copa de 2014. A presidente da Ager-MT, Márcia Vandoni, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e o superintendente de Trânsito e Transporte de Várzea Grande, Fernando Sé, comunicaram a medida em reunião, na tarde de ontem, na prefeitura de Cuiabá.

Para Márcia Vandoni, o usuário não terá mais dúvidas sobre quando e quanto vai pagar pelo transporte coletivo tendo o reajuste na mesma data. Até então, Cuiabá definia o reajuste anual no mês de abril, o intermunicipal em setembro e Várzea Grande, em agosto. "O usuário não terá mais dúvidas sobre quando começa a pagar o reajuste. Já a empresa concessionária, mantém o equilíbrio econômico financeiro do contrato e tem que garantir a qualidade do serviço", constatou Vandoni.

De acordo com a Ager-MT, o novo valor da tarifa poderia ser menor se fossem computados o número de passagens gratuitas concedidas no sistema de transporte intermunicipal. São 73.796 passageiros que não pagam para utilizar o serviço, em média, por mês. "Na verdade, os usuários pagantes arcam com os custos de quem tem a gratuidade no transporte intermunicipal. Se esses usuários fossem computados a tarifa seria de R$ 2,24", destacou Vandoni.

Entre Cuiabá e Várzea Grande, a média mensal no transporte coletivo é de mais de 1,129 milhão de passageiros. Aprovado em sessão regulatória da Agência, em 21 de julho, este é o terceiro reajuste da tarifa concedido à empresa União Transporte e Turismo Ltda, concessionária do serviço, entre Cuiabá e Várzea Grande, desde dezembro de 2006. O índice solicitado pela União Transporte foi de 15%, mas o percentual estabelecido a partir do levantamento da Coordenadora de Estudos Econômicos (CEE) da Agência de Regulação apontou uma correção menor. Entre os fatores analisados na planilha de custos operacionais estão os insumos (combustível, peças de reposição, frota), número de passageiros e quilômetro rodado, entre outros.

Um dos itens que têm mais peso na composição tarifária, de acordo com o coordenador da CEE, Emerson Almeida, é o número de passageiros. "O sistema de transporte intermunicipal Cuiabá e Várzea Grande registrou uma queda de 17% no número de usuários, entre 2008 e 2009", explicou Almeida. Em 2008, o número de passageiros no sistema de transporte intermunicipal foi de 1.268.371 e em 2009, caiu para 1.055.776.

"Esta redução no número de usuários acontece em todo o país, não só em função da qualidade do serviço, mas principalmente, pela facilidade em adquirir um veículo ou uma moto hoje em dia. Assim, temos um volume menor de pessoas pagando pelo mesmo sistema que acaba não atendo os interesses da população. O governo Federal tem que rever a questão do transporte de massa e adotar medidas para que o sistema seja mais eficiente", ponderou Márcia Vandoni.

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Ônibus de Jundiaí-SP terão GPS para controle de frota

A Secretaria de Transportes de Jundiaí (SP) e empresas concessionárias do transporte coletivo local instalaram hoje equipamentos de GPS em 20 dos 285 ônibus que servem o Sistema Integrado de Transporte Urbano (Situ) da cidade. A previsão é de que toda a frota esteja equipada e possa ser monitorada até a segunda quinzena de dezembro. O Situ atende 120 mil passageiros por dia.
A ação faz parte da primeira etapa do Sistema de Controle de Desempenho da Frota. O objetivo é tornar o transporte coletivo urbano mais eficiente, já que o equipamento permitirá, por exemplo, a detecção precoce de ônibus parados (em congestionamentos, quebrados ou envolvidos em acidentes). "Com o sistema de monitoramento via GPS poderemos disponibilizar veículos-reserva mais rapidamente. Os operadores que visualizarem ônibus parados poderão acionar o terminal mais próximo, que providenciará um veículo para quem espera por aquela linha", afirmou o diretor de Transportes, Leslie Litano Tealdi.
O equipamento de GPS instalado em cada ônibus calcula a cada segundo as coordenadas de geoposicionamento do veículo via satélite e as envia pela rede de telefonia móvel para a central na qual é feito o monitoramento. As posições dos ônibus são cruzadas com informações de horários, pontos e linhas cadastradas em um banco de dados do sistema.
Há uma central na secretaria, duas unidades operacionais estão em processo de instalação nas garagens das concessionárias e outras sete serão distribuídas nos terminais de ônibus do Situ. Segundo informou Tealdi, a meta é de, futuramente, tornar essas informações acessíveis aos passageiros em painéis nos terminais, pela internet e por meio de aparelhos de telefone celular. Também faz parte do projeto o cadastramento dos 2.500 pontos de ônibus de Jundiaí, todos os itinerários e as 70 linhas em operação.

Fonte: Estadão
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Em Curitiba, Tarifa de ônibus deve ser reajustada em 2011

As recentes mudanças nas regras do sistema de transporte público de Curitiba, em que as empresas passaram por uma licitação e devem cumprir determinadas regras para continuar a explorar as linhas de ônibus que operam na cidade, abrem a possibilidade de aumento da tarifa dos ônibus, deixando os usuários preocupados. O preço da passagem hoje é de R$ 2,20 e o último reajuste aconteceu em janeiro de 2009, quando o valor era de R$ 1,90.

Em entrevistas para uma rádio da capital, ontem, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o presidente da Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Isfer, deixaram escapar que pode haver esse reajuste.
O prefeito disse que “haverá uma análise em todas as planilhas para verificar se existe a possibilidade de aumento”. Isfer reforça esta probabilidade de subir o preço porque “em fevereiro é o mês de reajuste do salário dos motoristas e cobradores e isso pode contribuir para a alta na tarifa”.

Antes mesmo da confirmação, a população já se mostra contrária ao aumento. A autônoma Karen Beatriz Felipe Hilgenstierel acredita que não existem razões para que a tarifa custe mais do que R$ 2,20.
“Nosso transporte público não é exatamente bom e acho até que pagamos caro por ela. Vai ser ruim para todo mundo esta medida”, lamenta. A autônoma reclama ainda que, além da qualidade do transporte deixar a desejar, a população sofre com os constantes atrasos nas linhas. “Pelo o que a gente paga, deveria haver mais ônibus para nos atender. Nós perdemos muito esperando e isso incomoda bastante”, afirma.

Fonte: Paraná Online
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