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Consórcios podem suprimir linhas de ônibus na cidade do Rio

sábado, 23 de outubro de 2010

A estreia dos quatro consórcios que venceram a licitação da prefeitura para a operação dos ônibus municipais (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), no próximo dia 30, pode dar início ao processo de reordenamento do sistema. A assessoria do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas de ônibus da capital) informou que os empresários estão estudando uma proposta de supressão de algumas linhas e serviços (variações da mesma linha), que fazem trajetos sobrepostos a outros. O estudo será apresentado na semana que vem ao secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão a quem cabe tomar a decisão. A Rio Ônibus garantiu que a retirada imediata de alguns veículos de circulação, se aprovada, não prejudicará os passageiros.
A Rio Ônibus assegurou ainda que as linhas das seis empresas que deixarão de funcionar no dia 30 serão absorvidas pelos consórcios. Segundo a entidade, os consórcios estão se organizando para operar esses trajetos. Sansão lembrou que, formalmente, os consórcios assumiram a responsabilidade jurídica por essas linhas.
- Elas poderão adquirir os ônibus das empresas que deixarão de operar, colocar ônibus novos, usar veículos de empresas do consórcios. Elas têm a liberdade de escolher como vão fazer. No caso de usarem os veículos das empresas que vão sair, terão de cobrir o nome delas. O número e o trajeto das linhas também tem de estar no ônibus - explica Sansão.
Entre as seis empresas que deixarão de operar no dia 30 está a Amigos Unidos, que atualmente é responsável por linhas como a 107 (Central-Urca), a 176 (Central-São Conrado) e a 521 (Vidigal-Metrô Botafogo). A Breda, a Auto Diesel e a Zona Oeste são outras empresas que não participam dos consórcios. Deixarão de operar ainda os ônibus municipais a Erig e a Top Rio. A Santa Sofia e a Ocidental já não fazem parte do sistema municipal atual, sendo as suas linhas operadas por um pool de empresas.
No primeiro dia de operação dos consórcios deverão circular 200 ônibus - todos novos - com a nova padronização externa fixada por resolução da Secretaria de Transportes. Brancos, os coletivos terão detalhes em outra cor, para identificar a região onde trafegam. Já a implantação do Bilhete Único Carioca acontecerá no dia 6 de novembro, no sábado posterior ao segundo turno das eleições.

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Ciclovia da Radial Leste, em SP, fica pronta com 3 anos de atraso

Com atraso de quase três anos, foi concluída neste mês a ciclovia Caminho Verde, também conhecida como ciclovia da Radial Leste.
Dois trechos já haviam sido entregues, em 2008 e 2009. Mas um percurso intermediário, de 2,4 km, entre o viaduto Aricanduva e a estação Vila Matilde do Metrô, ainda estava em obras.
Os 12 km da pista fazem agora ligação completa entre as estações de metrô Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
O professor de educação física André dos Santos Baieta, 26, usa a ciclovia todos os dias para ir de casa, na Vila Matilde, até a academia onde dá aula, no Carrão.
A viagem de bicicleta, que antes levava 30 minutos, passou a ser feita em 18. A pedalada também ficou mais segura. "Não tenho que ficar atravessando a Radial para pedalar do outro lado", afirma.

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Em Joinville, Novos ônibus do transporte coletivo são apresentados

A cidade terá em circulação 16 novos ônibus de transporte coletivo com pintura personalizada. Uma carreata para apresentação destes ônibus à população acontece hoje, a partir das 8h30, nas principais vias da cidade. Já às 10h30, os ônibus serão direcionados ao Centro Administrativo da Prefeitura, para apresentação ao prefeito.
De acordo com Robinson do Amaral Camargo, superintendente de planejamento de transporte e trânsito, os ônibus trarão imagens de figuras históricas do município. “Imagens de Chico Xavier, do Mercado Municipal, dos dinossauros de Peirópolis, da entrada da ABCZ e outras estarão pintadas nas estruturas dos ônibus”, conta. 
Segundo o superintendente, as duas empresas concessionárias do transporte coletivo possuem uma frota de 136 veículos, com idade média de um ano. Ele afirma que a empresa Líder, comprometeu-se a substituir 44 veículos. “Foram substituídos dezesseis carros que já circulam na cidade. Na  segunda-feira mais dezesseis ônibus com pintura personalizada entrarão em circulação”, explica. Já a Viação Piracicabana possui todos os carros do ano de 2009 e a previsão é de que a frota seja reformulada no final de 2011.
Para o próximo dia 30, aguarda-se a chegada de mais 12 ônibus. “Com esses ônibus, Uberaba estará com 100% da frota adaptada para transportar cadeirantes”, ressalta. Ainda segundo o superintendente, além de elevadores, a frota uberabense possui assentos reservados para idosos, obesos e deficientes. “Desde 2009 as fábricas têm por obrigatoriedade produzir ônibus com determinadas características, seguindo normas federais”,  esclarece.

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Detro apreende 39 ônibus irregulares na Região Metropolitana do Rio e de Niterói

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) apreenderam 39 ônibus em uma operação especial realizada nesta sexta-feira, nos principais terminais da Região Metropolitana do Rio. Também foram aplicadas 55 multas. Vinte e cinco veículos foram recolhidos em Niterói, dez na Central do Brasil, três na Praça XV e outro na Praça Mauá. Um coletivo da empresa Transmil, que circulava com documentação atrasada de 2004, foi levado para o depósito da Rodovia Washington Luiz.
A empresa com maior número de veículos apreendidos foi a Rio Ita, com 11 ônibus recolhidos, sendo a maior parte deles por apresentarem número de bancos a mais ou a menos do que o correto para aquele tipo de transporte. As principais infrações constatadas foram: problemas na documentação, falta de trocador, omissão do quadro de horários e falta de autorização para o transporte de passageiros.
As multas variam de R$ 900 a R$ 2.100 e os veículos recolhidos só podem voltar a circular após regularizarem as infrações.
- Se o cidadão é tratado com rigor, por que as empresas acham que podem tentar driblar a legalidade? Quem se dispõe a prestar serviço à população deve estar comprometido com a qualidade e a segurança deste. Não é admissível que os empresários teimem em tratar os passageiros do transporte público como gado - disse o presidente do Detro, Rogério Onofre.

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Com fim da greve dos metroviários, trens circulam normalmente nesta sexta

Após dois dias de greve, os metroviários voltaram ao trabalho na manhã desta sexta-feira (22/10). De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o movimento é tranquilo e os 19 trens circulam normalmente.

O retorno aconteceu depois de uma reunião entre o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro) e direção do Metrô-DF, mediada pelo Ministério Público do Trabalho, onde a empresa se comprometeu a convocar os 90 aprovados no último concurso público. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira. Confira a lista dos aprovados no site.

Por 90 dias, os metroviários vão ter redução da carga horária de 40h para 30h, sem redução salarial. Como anteriormente divulgado pelo Metrô, a diminuição do horário de trabalho, a partir de 1º de novembro, terá caráter experimental. Uma modificação na remuneração será avaliada por uma comissão ao fim do prazo.

Fonte: Correio Braziliense
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São Paulo: Projeto põe ônibus e bicicleta na mesma faixa

O projeto de ciclofaixas em Moema, na zona sul de São Paulo, em estudo pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), prevê pistas compartilhadas entre ciclistas e ônibus. O modelo, comum em países europeus, é inédito no Brasil. Se for adotado, uma das pistas de carros terá de ser reservada para o corredor e as outras, estreitadas.
O projeto prevê a criação de uma rede completa de ciclofaixas no bairro, no lugar das vagas de Zona Azul, retiradas pela Prefeitura no início do ano, totalizando cerca de 15 km. Onde não passa ônibus, as ciclofaixas ficariam nas extremidades, obedecendo ao sentido de circulação. O plano foi feito pela consultoria TC Urbes e pelo Instituto CicloBR, com participação da CET. O traçado definitivo ainda não está definido e dependerá dos estudos de impacto e viabilidade da companhia. Moradores deverão ser consultados.
Segundo os técnicos responsáveis, as pistas compartilhadas entre bicicletas e ônibus vão dar prioridade tanto ao transporte não motorizado quanto ao público. A solução pode ser adotada em vias com fluxo de ônibus, como a Alameda dos Maracatins ou a Avenida dos Eucaliptos, por onde passam algumas linhas de ônibus. Questões como a velocidade dos ônibus e o embarque de passageiros também foram consideradas.
Para diminuir os atritos entre ciclistas e motoristas, estão previstas palestras e treinamento dos condutores de ônibus. As faixas exclusivas deverão ter 4 metros de largura - corredores de ônibus normais são menores, com pistas que variam entre 2,75 metros e 3,30 metros.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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