Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Com fim da greve dos metroviários, trens circulam normalmente nesta sexta

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Após dois dias de greve, os metroviários voltaram ao trabalho na manhã desta sexta-feira (22/10). De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o movimento é tranquilo e os 19 trens circulam normalmente.

O retorno aconteceu depois de uma reunião entre o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro) e direção do Metrô-DF, mediada pelo Ministério Público do Trabalho, onde a empresa se comprometeu a convocar os 90 aprovados no último concurso público. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira. Confira a lista dos aprovados no site.

Por 90 dias, os metroviários vão ter redução da carga horária de 40h para 30h, sem redução salarial. Como anteriormente divulgado pelo Metrô, a diminuição do horário de trabalho, a partir de 1º de novembro, terá caráter experimental. Uma modificação na remuneração será avaliada por uma comissão ao fim do prazo.

Fonte: Correio Braziliense
READ MORE - Com fim da greve dos metroviários, trens circulam normalmente nesta sexta

São Paulo: Projeto põe ônibus e bicicleta na mesma faixa

O projeto de ciclofaixas em Moema, na zona sul de São Paulo, em estudo pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), prevê pistas compartilhadas entre ciclistas e ônibus. O modelo, comum em países europeus, é inédito no Brasil. Se for adotado, uma das pistas de carros terá de ser reservada para o corredor e as outras, estreitadas.
O projeto prevê a criação de uma rede completa de ciclofaixas no bairro, no lugar das vagas de Zona Azul, retiradas pela Prefeitura no início do ano, totalizando cerca de 15 km. Onde não passa ônibus, as ciclofaixas ficariam nas extremidades, obedecendo ao sentido de circulação. O plano foi feito pela consultoria TC Urbes e pelo Instituto CicloBR, com participação da CET. O traçado definitivo ainda não está definido e dependerá dos estudos de impacto e viabilidade da companhia. Moradores deverão ser consultados.
Segundo os técnicos responsáveis, as pistas compartilhadas entre bicicletas e ônibus vão dar prioridade tanto ao transporte não motorizado quanto ao público. A solução pode ser adotada em vias com fluxo de ônibus, como a Alameda dos Maracatins ou a Avenida dos Eucaliptos, por onde passam algumas linhas de ônibus. Questões como a velocidade dos ônibus e o embarque de passageiros também foram consideradas.
Para diminuir os atritos entre ciclistas e motoristas, estão previstas palestras e treinamento dos condutores de ônibus. As faixas exclusivas deverão ter 4 metros de largura - corredores de ônibus normais são menores, com pistas que variam entre 2,75 metros e 3,30 metros.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
READ MORE - São Paulo: Projeto põe ônibus e bicicleta na mesma faixa

Ônibus no Rio começam a circular com novo visual no dia 30

A Secretaria municipal de Transportes confirmou nesta quinta-feira que os quatro consórcios de empresas, vencedores de licitação promovida pela prefeitura, passarão a operar as linhas de ônibus da capital no próximo dia 30. O Bilhete Único Carioca (BUC), no entanto, só começará a valer no dia 6 de novembro. O prefeito Eduardo Paes decidiu adiar a implantação do BUC para o primeiro sábado após o segundo turno das eleições, a fim de não criar confusão e não atrapalhar o processo eleitoral.
A intenção da Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas de ônibus do Rio) é que, na estreia, 200 veículos novos comecem a circular já com a nova padronagem visual. Conforme resolução da Secretaria de Transportes, os ônibus municipais serão brancos, com alguns detalhes em outra cor, para identificar a região onde eles circularão. Amarelo identificará as linhas do consórcio Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca); verde as do Internorte (Zona Norte); azul as do Transcarioca (Jacarepaguá, Barra e Recreio); e vermelho as do consórcio Santa Cruz (Zona Oeste).
O contrato da prefeitura com os quatro consórcios, para operar as linhas municipais pelos próximos 20 anos, foi assinado no dia 17 de setembro. Eles assumem sob a vigência de um Código Disciplinar mais rigoroso para as empresas e os motoristas de ônibus. Com o novo código, ações como não parar no ponto, circular com veículos em mau estado de conservação, usar celular ao volante dos ônibus e permitir o acesso de ambulantes aos coletivos poderão gerar multas que vão de 20 a 520 Ufirs-RJ (de R$ 40 a R$ 1.050 aproximadamente).

READ MORE - Ônibus no Rio começam a circular com novo visual no dia 30

Metrô DF: Metroviários decidem em assembleia por fim de paralisação

Parados há dois dias, o trabalhadores do Metrô-DF decidiram, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (21/10), pelo fim da greve e retorno às atividades. Já na manhã desta sexta-feira, todos os 19 trens devem circular normalmente. A categoria disse ter tido avanços na redução da jornada de trabalho.

O Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô) e a empresa entraram em acordo durante reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho, no início desta noite. A proposta, levada à votação pelos sindicalistas, teve a aprovação de 90% dos participantes da assembleia; 10% se posicionaram contra.

Por 90 dias, os metroviários vão experimentar a redução da carga horária de 40h para 30h, sem redução salarial. Como anteriormente divulgado pelo Metrô, a diminuição do horário de trabalho, a partir de 1º de novembro, terá caráter experimental. Uma modificação na remuneração será avaliada por uma comissão ao fim do prazo.

"Essa reunião de hoje se resume a um compomisso que tem valor. Nós avançamos em várias questões, como o Plano de Carreira", disse um dos diretores do SindMetrô, Luciano Soares Costa.

A empresa se comprometeu a chamar 90 aprovados no último concurso, referente ao cadastro reserva. Ao todo, serão 40 vagas para piloto e 50 para agente de estação. A categoria, no entanto, reivindicava 200. O Diário Oficial do DF (DODF) de amanhã (22/10) trará os nomes dos convocados. O órgão garante que a greve dos funcionários não influenciou nas convocações, que já estavam previstas.

READ MORE - Metrô DF: Metroviários decidem em assembleia por fim de paralisação

Salvador terá sistema Bus Rapid Transit '' BRT ''


BRT DA CHINA
A cidade se prepara para receber um sistema de ônibus chamado BRT – Bus Rapid Transit (Transporte Rápido por Ônibus) que circulará nas  avenidas mais movimentadas.
Trata-se de um esquema de transporte coletivo operado com ônibus de grande capacidade em vias exclusivas  segregadas em relação ao tráfego de veículos em geral, a ser instalado nas avenidas Paralela, ACM, Juracy Magalhães, Barros Reis e Vasco da Gama, pois já possuem espaço físico suficiente para implantação dessas vias, sem necessidade de vultosas desapropriações.
Este projeto irá proporcionar maior eficiência no transporte de passageiros de Salvador, através da redução significativa no tempo de viagem e dos custos de deslocamento, com mais confiabilidade e segurança para os usuários, melhor acessibilidade e agilidade no atendimento aos mesmos, bem como a minimização do consumo energético e emissão de poluentes, além de importantes melhorias urbanísticas, que se traduzirão numa melhor qualidade de vida da cidade.
A Etapa do Projeto BRT Salvador, prioritária para a Copa 2014, compreende os corredores Aeroporto-Acesso-Norte (Av. Paralela) e Iguatemi-Lapa (via Av.ACM e Vasco da Gama) que totalizam R$884 milhões, dos quais, já estão assegurados R$570 milhões de recursos federais, relativos à implantação do trecho Aeroporto –Acesso Norte. Os recursos para os trechos complementares estão sendo pleiteados junto ao Governo Federal pela Prefeitura de Salvador.
Estes corredores irão promover a articulação rápida, segura e confortável dos principais acessos da Região Metropolitana e de Salvador (Aeroporto e Estação Rodoviária ), com o Estádio da Fonte Nova e estádios complementares, os polos hoteleiro de turismo e negócios,  o Centro Histórico e o novo Centro do Iguatemi  e a rede hospitalar pública e privada, pois irá operar nos corredores estruturais de transporte da cidade, integrada com a linha de Metrô Acesso Norte-Lapa, e consolidar o principal eixo de expansão da cidade atualmente, representado pela Av. Paralela.  
Com resultados positivos em outras cidades do Brasil e do mundo, a exemplo de Curitiba (RIT), São Paulo (Interligado), Bogotá (Transmilenio), Quito (Metrobus), México (Metrobus),  este sistema de ônibus cada vez mais atrai os passageiros, inclusive nestes locais citados houve até migração de pessoas que possuem automóvel e hoje utilizam este transporte devido à eficiência do mesmo. E aqui em Salvador a expectativa é de que tenha a mesma aceitação já que o objetivo principal é o de resolver os graves problemas do trânsito e do transporte público existentes na cidade.

READ MORE - Salvador terá sistema Bus Rapid Transit '' BRT ''

SPTrans testa ônibus híbrido visando a melhora na qualidade do ar

A Secretaria Municipal de Transportes, por meio da São Paulo Transporte,  apresentou no dia 19 de outubro um novo protótipo de ônibus híbrido diesel/elétrico, desenvolvido pela Volvo, que será testado em São Paulo.
O novo ônibus híbrido tem tecnologia revolucionária e, segundo o fabricante, é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida no mundo. Chamada de "Híbrida em Paralelo", foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora, e também como gerador de
energia durante as frenagens.
O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado. Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente.
O modelo em teste ficará 15 dias na capital, depois segue para um teste no Rio de Janeiro. Em março de 2011, volta para testes definitivos com equipamentos "onboard".

Menor consumo, menos poluição
O fabricante garante que esta tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental. O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.

Programa de Teste de Ônibus Híbrido
O propósito do programa de teste com ônibus híbridos, com financiamento a fundo perdido do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenação da Fundação Clinton, é de possibilitar o desenvolvimento da tecnologia híbrida dentro da America Latina, a fim de que as cidades possam acelerar sua habilidade de incorporar tecnologias mais eficientes de combustíveis na frota de ônibus municipal e, com isso, produzir grande impacto na redução de emissão de gases do efeito estufa e de poluentes locais.
São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Bogotá fazem parte do programa de teste de ônibus híbrido, cujo objetivo principal será testar as diferentes tecnologias em operação urbana. A medição de poluentes será feita com a utilização de equipamentos de medição "onboard", ou seja, acoplados aos escapamentos dos ônibus para a medição em operação real.

Testes em desenvolvimento na capital
A Secretaria Municipal de Transportes já investe em combustíveis alternativos ambientalmente mais corretos.  Desde janeiro de 2009, os ônibus da capital estão operando com óleo diesel de S 50 (50 ppm de enxofre e com a adição de 5% de biodiesel). Este combustível com baixo teor de enxofre apresenta ganhos ambientais significativos  comparado ao  diesel utilizado anteriormente. Testa também um ônibus a etanol e um outro modelo que utiliza uma mistura de diesel com um biodiesel extraído  da cana-de-açúcar.

Além disso, a Secretaria Municipal dos Transportes intensifica a renovação de 140 trólebus, dos 203 veículos elétricos, que percorrem 137 quilômetros de cabos, divididos em 12 linhas, a maioria na zona leste da cidade.
No momento, 11 veículos novos já estão operando. Os novos carros serão distribuídos de acordo com as necessidades identificadas  pela concessionária que opera com trólebus. Todos os novos veículos são totalmente acessíveis, com rampa para cadeirantes.

Fonte: SPTrans
READ MORE - SPTrans testa ônibus híbrido visando a melhora na qualidade do ar

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960