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Grande Vitória: Mais viagens para quem sai de shopping aos sábados à noite

quinta-feira, 5 de agosto de 2010


Desde o dia 24/07, trabalhadores e clientes do Shopping Vitória que utilizam o Sistema Transcol têm mais viagens para voltar para casa aos sábados à noite. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) ampliou a programação especial do Terceiro Pico, viagens extras realizadas entre as 21h30 e 23h30, faixa de horário correspondente às saídas de estudantes de escolas e faculdades e fechamento de shoppings centers.
Três linhas com destino a terminais rodoviários localizados nos municípios de Vila Velha e Cariacica realizam mais 16 viagens que, em vez de partirem dos pontos originais, saem da frente do shopping, para ocupação dos veículos pelos usuários que estão nos pontos. O Terceiro Pico foi detectado pela Ceturb-GV por meio de pesquisas de campo, que identificam as demandas das linhas nas diferentes faixas horárias.
Com o crescimento do número de faculdades, escolas e estabelecimentos comerciais que funcionam à noite, aumentou o número de usuários que precisam voltar para casa mais tarde e que representam aproximadamente 10% da demanda de passageiros nos dias úteis.
  • Viagens extras do shopping para o Terminal Vila Velha (linha 550):21h40, 22h, 22h20, 22h40, 23h e 23h20.
  • Viagens extras do shopping para o Terminal São Torquato (linha 574):21h30, 22h, 22h25, 22h50, 23h15.
  • Viagens extras do shopping para o Terminal Campo Grande (linha 515):21h40, 22h20, 23h10, 22h, 22h45.

Fonte: CETURB

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Etufor reforça monitoramento operacional da Linha Central


Em virtude da implementação da Linha Central e das mudanças em determinados pontos de parada no Centro, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) intensifica o acompanhamento operacional dos ônibus na área. Além de supervisionar a operação pelo sistema de monitoramento via GPS instalado na sede do órgão e no Terminal da Parangaba, cerca de 30 agentes da Divisão de Operações da Etufor encontram-se nos principais pontos de embarque e desembarque do Centro orientando os passageiros.

Diariamente, a Linha Central deve atender a uma demanda de 800 usuários, que podem utilizar os microônibus para trafegar pela Rua Castro e Silva, Av. do Imperador, Rua Pedro Pereira, Rua Pinto Madeira, Rua 25 de Março, Rua Costa Barros, Rua São José, Rua Rufino de Alencar, Rua Dr. João Moreira e Rua 24 de Maio.

Fonte: ETUFOR


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EMTU cria linhas semiexpressas para Estação Berrini no Corredor Diadema-São Paulo


No primeiro dia útil de operação do Corredor Diadema-São Paulo, na segunda-feira, a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) identificou, no Terminal Diadema, maior demanda de passageiros na linha com destino à Estação Berrini da CPTM. Para melhor atendimento dos usuários, a empresa implantou viagens semiexpressas nesse trajeto, durante os horários de pico, que começaram a operar nesta terça-feira, 03.

As viagens são realizadas com ônibus articulados, circulando pelo Corredor. Durante a manhã, os usuários embarcam em Diadema e não há mais embarque ou desembarque até a Berrini. Com isso, a oferta de lugares para esse destino aumentou em 4%.

As linhas metropolitanas que circulam pelo Corredor são a 376M – Terminal Diadema-Morumbi; a 376 – Terminal Diadema-Berrini e a 044 Jd. Castelo – Itaim Bibi, via Diadema.

Essas linhas são atendidas por uma frota de 34 ônibus. Com os ônibus articulados, nos horários de pico, a frota será de 38 veículos.Em maio, as linhas metropolitanas que fazem o trajeto de Diadema ao Morumbi/Berrini transportavam a média diária de 9.800 passageiros.

No primeiro dia de operação do Corredor, houve aumento de 25,6% em relação a essa média, totalizando 12.304 passageiros transportados.

A empresa continuará estudando, durante esta semana, a necessidade de ajustes em número de linhas, frota, intervalos, adaptação de mais carros com porta à esquerda, de modo a atender a demanda da melhor maneira possível.

Fonte: EMTU-SP


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China projeta ônibus que anda sobre carros


Para combater o efeito estufa, a poluição e o consumo de energia, a China apresentou ao mundo, nesta terça-feira, um ônibus inovador que anda sobre os carros.
De acordo com o jornal The Huffington Post, o projeto também atende à necessidade chinesa de aliviar o trânsito, cada vez mais caótico. O ônibus 3D, como tem sido chamado, tem seis metros de largura, utilizará uma combinação de eletricidade e energia solar e será capaz de chegar à velocidade de 60 km/h, com carga máxima de 1.400 passageiros.
Somente carros com até dois metros de altura poderão trafegar por debaixo do ônibus. A primeira linha será construída na capital do País, Pequim, ainda em 2010. O projeto está estimado em US$ 73 milhões.

Fonte: Terra


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Campinas: Projeto quer proibir música em volume alto no transporte coletivo

quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Começa a ser analisado esta semana pela Câmara Municipal o projeto que pretende regulamentar o uso de aparelhos sonoros no interior de ônibus e vans. De acordo com a proposta, de autoria do vereador Paulo Galtério (PSB), ficará proibido que os passageiros do trasporte coletivo ouçam música, sem a utilização de fones de ouvido.
Pelo projeto, a pessoa que utilizar o aparelho no modo “alto falante” poderá ser advertida pelos outros usuários. E se não atender a advertência poderá ser obrigada a desembarcar.
Segundo Paulo Galtério, falta consciência de alguns usuários, que ouvem suas músicas em volumes que incomoda as demais pessoas, violando assim o respeito à individualidade. “Infelizmente as pessoas têm abusado no direito de ouvir determinado tipo de música. Então, nosso objetivo é limitar essa questão da invasão da privacidade de quem está ao lado, porque as pessoas não são obrigadas a ouvir um determinado tipo de música que não gosta. E isso tem acontecido muito”.
A proposta ainda deverá passar pelas Comissões Permanentes da Câmara, antes de ir para a votação em plenário.

Fonte: Câmara Municipal de Campinas


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Sistema de Bilhetagem Automática será implementado em Brasília


O Diário Oficial do DF publicou ontem a nova Lei do Passe Livre, 4.494/2010, alterada após uma sequência de erros de previsão nas estimativas de custos pela primeira lei, aprovada em janeiro deste ano. Uma das mudanças previstas é a implementação do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), que, segundo informações do secretário de Governo, Geraldo Lourenço, pode entrar em vigor em menor prazo. Esse é um dos principais problemas que provocam as quilométricas filas para os quase 132 mil usuários que se concentram em frente a Fácil Brasília Integrada, empresa que faz recarga do cartões no sistema atual.

Segundo a lei, o prazo mínimo para a execução das ações previstas no texto é de 30 dias e o máximo em fevereiro de 2011. Lourenço revelou que a equipe multidisciplinar, formada por membros de várias secretarias que tem avaliado o sistema de transporte do DF, continua trabalhando para implementar esse sistema o quanto antes. "Achamos possivel pela facildiade de implementar a bilhetagem eletrônica. As máquinas que estão instaladas no ônibus já dispõe dessa possibilidade por meio da programação dos cartões para tal".

Recarga

Atualmente o sistema de máquinas que está instalado nas roletas já fazem, por exemplo, a recarga automático dos cartões de vale-transporte de funcionários públicos do GDF.

Para o ativista do Movimento do Passe Livre (MPL), Paique Lima, é importante acelerar a implementação da bilhetagem automática e a nova forma da lei. Para ele, o prazo de seis meses dá muita margem para "manobras". "Vamos continuar mobilizados caso tentem mais uma vez derrubar nosso direito", disse.

Fonte: Clicabrasília


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