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EMTU cria linhas semiexpressas para Estação Berrini no Corredor Diadema-São Paulo

quinta-feira, 5 de agosto de 2010


No primeiro dia útil de operação do Corredor Diadema-São Paulo, na segunda-feira, a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) identificou, no Terminal Diadema, maior demanda de passageiros na linha com destino à Estação Berrini da CPTM. Para melhor atendimento dos usuários, a empresa implantou viagens semiexpressas nesse trajeto, durante os horários de pico, que começaram a operar nesta terça-feira, 03.

As viagens são realizadas com ônibus articulados, circulando pelo Corredor. Durante a manhã, os usuários embarcam em Diadema e não há mais embarque ou desembarque até a Berrini. Com isso, a oferta de lugares para esse destino aumentou em 4%.

As linhas metropolitanas que circulam pelo Corredor são a 376M – Terminal Diadema-Morumbi; a 376 – Terminal Diadema-Berrini e a 044 Jd. Castelo – Itaim Bibi, via Diadema.

Essas linhas são atendidas por uma frota de 34 ônibus. Com os ônibus articulados, nos horários de pico, a frota será de 38 veículos.Em maio, as linhas metropolitanas que fazem o trajeto de Diadema ao Morumbi/Berrini transportavam a média diária de 9.800 passageiros.

No primeiro dia de operação do Corredor, houve aumento de 25,6% em relação a essa média, totalizando 12.304 passageiros transportados.

A empresa continuará estudando, durante esta semana, a necessidade de ajustes em número de linhas, frota, intervalos, adaptação de mais carros com porta à esquerda, de modo a atender a demanda da melhor maneira possível.

Fonte: EMTU-SP


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China projeta ônibus que anda sobre carros


Para combater o efeito estufa, a poluição e o consumo de energia, a China apresentou ao mundo, nesta terça-feira, um ônibus inovador que anda sobre os carros.
De acordo com o jornal The Huffington Post, o projeto também atende à necessidade chinesa de aliviar o trânsito, cada vez mais caótico. O ônibus 3D, como tem sido chamado, tem seis metros de largura, utilizará uma combinação de eletricidade e energia solar e será capaz de chegar à velocidade de 60 km/h, com carga máxima de 1.400 passageiros.
Somente carros com até dois metros de altura poderão trafegar por debaixo do ônibus. A primeira linha será construída na capital do País, Pequim, ainda em 2010. O projeto está estimado em US$ 73 milhões.

Fonte: Terra


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Campinas: Projeto quer proibir música em volume alto no transporte coletivo

quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Começa a ser analisado esta semana pela Câmara Municipal o projeto que pretende regulamentar o uso de aparelhos sonoros no interior de ônibus e vans. De acordo com a proposta, de autoria do vereador Paulo Galtério (PSB), ficará proibido que os passageiros do trasporte coletivo ouçam música, sem a utilização de fones de ouvido.
Pelo projeto, a pessoa que utilizar o aparelho no modo “alto falante” poderá ser advertida pelos outros usuários. E se não atender a advertência poderá ser obrigada a desembarcar.
Segundo Paulo Galtério, falta consciência de alguns usuários, que ouvem suas músicas em volumes que incomoda as demais pessoas, violando assim o respeito à individualidade. “Infelizmente as pessoas têm abusado no direito de ouvir determinado tipo de música. Então, nosso objetivo é limitar essa questão da invasão da privacidade de quem está ao lado, porque as pessoas não são obrigadas a ouvir um determinado tipo de música que não gosta. E isso tem acontecido muito”.
A proposta ainda deverá passar pelas Comissões Permanentes da Câmara, antes de ir para a votação em plenário.

Fonte: Câmara Municipal de Campinas


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Sistema de Bilhetagem Automática será implementado em Brasília


O Diário Oficial do DF publicou ontem a nova Lei do Passe Livre, 4.494/2010, alterada após uma sequência de erros de previsão nas estimativas de custos pela primeira lei, aprovada em janeiro deste ano. Uma das mudanças previstas é a implementação do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), que, segundo informações do secretário de Governo, Geraldo Lourenço, pode entrar em vigor em menor prazo. Esse é um dos principais problemas que provocam as quilométricas filas para os quase 132 mil usuários que se concentram em frente a Fácil Brasília Integrada, empresa que faz recarga do cartões no sistema atual.

Segundo a lei, o prazo mínimo para a execução das ações previstas no texto é de 30 dias e o máximo em fevereiro de 2011. Lourenço revelou que a equipe multidisciplinar, formada por membros de várias secretarias que tem avaliado o sistema de transporte do DF, continua trabalhando para implementar esse sistema o quanto antes. "Achamos possivel pela facildiade de implementar a bilhetagem eletrônica. As máquinas que estão instaladas no ônibus já dispõe dessa possibilidade por meio da programação dos cartões para tal".

Recarga

Atualmente o sistema de máquinas que está instalado nas roletas já fazem, por exemplo, a recarga automático dos cartões de vale-transporte de funcionários públicos do GDF.

Para o ativista do Movimento do Passe Livre (MPL), Paique Lima, é importante acelerar a implementação da bilhetagem automática e a nova forma da lei. Para ele, o prazo de seis meses dá muita margem para "manobras". "Vamos continuar mobilizados caso tentem mais uma vez derrubar nosso direito", disse.

Fonte: Clicabrasília


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Projeto para melhorar trânsito em Niterói está em busca de parcerias


Passados nove meses da apresentação do Plano Municipal de Transporte e Trânsito, elaborado pelo escritório do arquiteto paranaense Jaime Lerner, a Prefeitura parece ter começado a correr atrás da viabilização do projeto. O presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Sérgio Marcolini, esteve nesta terça-feira em Brasília em busca de parcerias para a execução das intervenções, que tinham prazo de dois anos para serem concluídas. No entanto, o atraso na execução do projeto revolta motoristas da cidade, que reclamam do tráfego.
Conhecido como Projeto Jaime Lerner, o plano foi apresentado em outubro de 2009, como a grande solução para desafogar o trânsito na cidade. Baseado no sistema de Bus Rapid Transit (BRT) – de operações de ônibus semelhantes às de um metrô de superfície –, o projeto prevê a construção de quatro terminais de ônibus interligados e dois mergulhões, além de um viaduto de pequeno porte na Rua Washington Luiz, junto à Avenida Jansen de Mello. Outras intervenções menores em pontos distintos também seriam feitas.
O orçamento inicial do projeto era de R$ 205 milhões, sendo R$ 85 milhões investidos pelo Poder Público e o restante pela iniciativa privada - graças à Lei das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Uma audiência pública para apresentação do projeto já foi realizada em março deste ano.
No entanto, do prazo de dois anos dado para a implantação do projeto, já se passaram nove meses sem que nenhuma intervenção tenha sido realizada. O presidente da NitTrans confirma que o plano ainda não foi iniciado, mas afirma que está tentando viabilizá-lo.
“Estou em Brasília justamente buscando parcerias para a implantação do projeto”, disse, nesta terça-feira, por telefone, Sérgio Marcolini.
Enquanto a Prefeitura não inicia a execução do projeto, motoristas reclamam das condições de tráfego na cidade. Quem passa pelas principais vias acredita que a situação só tem piorado e as intervenções estão se tornando cada vez mais urgentes.
“Hoje (terça), um acidente em Alcântara trouxe um reflexo enorme a Niterói e sempre é assim. Alguma coisa precisa ser feita porque a cidade não pode ficar nessa situação”, afirma o professor Edney Castelo Branco, de 36 anos.
A enfermeira Raquel Araújo, de 26 anos, diz que a cidade está em situação caótica.
“O trânsito está sempre muito congestionado e precisa de intervenções urgentes”.
“Alguma coisa precisa ser feita, porque o trânsito só tem piorado”, acredita o comerciante Júnior Ramoa, 22 anos.
Fonte: O Fluminense


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Prefeitura do Rio analisará propostas de licitação de ônibus nesta quarta


A prefeitura do Rio de Janeiro começa na quarta-feira (4) a abrir os envelopes com as propostas das empresas para a licitação das linhas municipais de ônibus. Seis consórcios participam do processo, sendo que quatro deles são liderados por empresas do Rio, e dois por grupos de São Paulo.

Os consórcios disputam a concessão para operar linhas de ônibus pelo prazo de 20 anos. A cidade foi dividida em quatro lotes: Zona Sul e Tijuca, Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, Zona Norte e Zona Oeste. A região do Centro não foi licitada por ser área de operação comum a todas as empresas.

Fonte: G1


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