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São Paulo: EMTU inaugura novo corredor de ônibus Diadema-Morumbi nesta sexta

sexta-feira, 30 de julho de 2010


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) fará a cerimônia de inauguração nesta sexta-feira (30) de um novo trecho do corredor de ônibus ABD, que vai ligar a cidade de Diadema, na Grande São Paulo, ao bairro Morumbi, da capital paulista. Segundo o governo do Estado, o custo do novo trecho foi de R$ 22,9 milhões.


Com a ampliação, a extensão total do corredor passa a ser de 45 km. Além do Morumbi, os outros limites do ABD são o terminal São Mateus, na zona leste da capital paulista, e terminal do Jabaquara, zona sul, passando pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, da Grande São Paulo.

No Morumbi haverá um novo terminal vai estar perto da estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, da CPTM (companhia que administra os trens de superfície de São Paulo). A linha 5-Lilás do Metrô deverá passar perto da estação, mas não há prazo para essa expansão do trem subterrâneo.

A inauguração conclui parcialmente promessa feita há 24 anos pelo governo estadual. No projeto inicial, o corredor seria todo percorrido por trólebus, que não poluem. Porém, a partir de sábado (31), somente veículos a Diesel passarão pelo novo trecho. Para amenizar o impacto dessa alteração no projeto, o governo teria que plantar 12 parques Ibirapueras.

Dois dias depois da publicação dessa matéria, o promotor Saad Mazloum fez uma inspeção no corredor ABD e fez uma recomendação para a Metra (empresa contratada pela EMTU que vai operar os ônibus) usar ônibus híbridos, que usam eletricidade e combustão a diesel.

De acordo com Mazloum, esses veículos poluem 90% a menos que a versão somente de diesel. A Metra disse que em 45 dias poderia fazer a adaptação dos ônibus, segundo o promotor.

Linhas de ônibus do novo traçado
607C/10 - Jd. Míriam – Shopping Morumbi
516N/10 - Jd. Míriam – Itaim Bibi
5131/10 - Cidade Ademar – Pq. D. Pedro II
6358/10 - Jd. Luso – Term. Bandeira
6358/41 - Vila Império – Term. Bandeira
509M/10 - Jd. Míriam – Term. Princesa Isabel
5178/10 - Jd. Míriam – Lgo. São Francisco
577T/10 - Jd. Míriam – Vila Gomes
5129/10 - Jd. Míriam – Term. Guarapiranga
5129/41 - Jd. Míriam – Santo Amaro
6312/10 - Jd. Luso – Term. Amaral Gurgel (noturna)
675P/10 - Shop. SPMarket – Metrô Conceição
6040/10 - Term. Capelinha – Itaim Bibi (circular)
376 - Diadema (Terminal) / Brooklin (São Paulo)
376VP1 -Diadema (Terminal) / Shopping Morumbi (São Paulo)
044 - Jardim Castelo (São Paulo) / Itaim Bibi (São Paulo)

Fonte: R7.com


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Recife: Copa projeta o futuro nos trilhos


A excelência em mobilidade durante a Copa do Mundo é uma exigência da Fifa para os países que se propõem a organizar a maior competição esportiva do planeta. Estipular um tempo de acesso até a arena e cumpri-lo à risca é algo que não pode sair da pauta do comitê organizador do Mundial, que recebe telefonemas (cobranças pesadas) da diretoria da Fifa de 15 em 15 dias. Em Pernambuco, a Cidade da Copa está no papel para ser o legado do estado pós-2014. Entre os corredores elaborados para facilitar o caminho à arena está o metrô.
Principalmente o metrô, diga-se. Orçada em R$ 5,85 milhões, a estação Cosme e Damião, que ficará a 700 metros do futuro estádio em São Lourenço da Mata, já está em franco processo de construção e deverá receber a grande maioria dos 46 mil torcedores a cada um dos quatro (ou cinco) jogos do Mundial no Grande Recife. A obra está prevista para acabar em dezembro. Assim, a capital pernambucana será a primeira das 12 subsedes do Mundial de 2014 a ligar o aeroporto à estação do estádio.
Hoje,o tempo do Aeroporto Internacional dos Guararapes até o terreno do estádio, considerando a espera na estação e o percurso, é de 1 hora e 15 minutos. Muito alto. A meta é tentar fixar o acesso em, no máximo, uma hora. O percurso passa por 17 das 28 estações da rede Metrorec e conta com a vantagem de ter uma tarifa unificada (R$ 1,40), além de uma rota direta - exceção feita à conexão na estação Joana Bezerra, para a troca da linha sul pela linha centro. Além do metrô, o estádio também está programado para receber o movimento tradicional no Recife para jogos de futebol, via carro - já inflado. O estacionamento tem capacidade para seis mil veículos e o tempo médio entre o Marco Zero e a arena (19 quilômetros) é de 30 minutos. Durante a Copa de 2014 é possível que sejam criados corredores exclusivos para facilitar o acesso até a Cidade da Copa. Depois disso, é melhor pensar em andar de metrô mesmo.

Fonte: Diário de Pernambuco


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Fortaleza: Motoristas ameaçam nova greve de ônibus na Capital


Com a suspensão do processo de negociação salarial com os empresários, motoristas de ônibus se reuniram em duas assembleias, nesta quinta-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro), e em ambas aprovaram que vão para um segundo momento de greve se nas próximas rodadas de conversa com os patrões não alcançarem os 15% de reajuste reivindicado para os salários.

Os profissionais também decidiram que farão uma passeata pelas ruas de Fortaleza esclarecendo a população o problema pelo qual passa a categoria. Nas reuniões, a diretoria do sindicato esclareceu que a classe deve se manter atenta. Explicou que embora a entidade patronal tenha enviado ofício as empresas informando que deverão acrescentar na folha deste mês 5,5% de aumento aos salários, retroativos aos últimos três meses, não devem assinar nenhum documento dando conta que concordam com o percentual.

Redação O POVO Online


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Maceió: Rodoviários podem deflagrar greve geral na próxima semana


Os trabalhadores rodoviários de Alagoas podem deflagrar greve a partir da próxima semana em Maceió. Os funcionários vão fazer uma assembleia geral com indicativo de greve, no próximo sábado (31), às 17h, na sede do sindicado, no bairro da Levada, para decidir os rumos da paralisação. Eles reivindicam reajuste salarial de 16%, direito a plano de saúde, o recebimento do quinquênio para os servidores que entraram a partir de 1998 e ticket alimentação no valor de R$ 260.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários em Alagoas, Écio Luiz Angelo, a greve vai depender de uma reunião marcada para segunda-feira (02), na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), às 9h, com o procurador Rodrigo Gazzanéo e empresários do setor.

O sindicalista informou que esta será a terceira rodada de negociações e, caso não entrem em acordo, a categoria vai declarar greve geral. De acordo com Écio, os empresários alegam que não podem atender as solicitações dos funcionários porque não existe evasão de receita e a SMTT, segundo ele, não disciplina o transporte público como deveria.

A última audiência com todos os envolvidos na questão foi realizada nessa quarta-feira (28), na PRT, mas não houve nenhum avanço.

Fonte: Gazetaweb



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BH: Bilhetes do metrô só serão aceitos nos ônibus até sábado


No próximo sábado será o último dia em que os bilhetes do metrô serão aceitos nos ônibus metropolitanos. Para continuar usufruindo dos mesmos benefícios da integração, os cerca de 20 mil usúarios que utilizam diariamente o ônibus e o metrô com o Vale-transporte Integrado e o Bilhete Integrado devem trocá-los por créditos nos cartões Ótimo, de 1º a 31 de agosto.

O Vale-transporte integrado pode ser substituído por créditos eletrônicos (Cartão Ótimo) no posto de venda do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, na Rua Aquiles Lobo, 504, no Bairro Floresta, na Região Leste de BH. Já a troca do bilhete integral pode ser realizada em qualquer uma das 19 estações do metrô.Para efetuar a troca, o usuário deve apresentar a nota fiscal da compra dos vales-transporte em papel e a carteira de identidade. Os bilhetes já utilizados parcialmente no metrô ou nos ônibus não poderão ser trocados.

Fonte: Uai Minas


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Metrô Rio instala 22 máquinas de autoatendimento em nove estações


Metrô Rio instalou nesta quinta-feira, mais 22 máquinas de autoatendimento para venda e recarga do cartão pré-pago em nove estações: Pavuna (2), Vicente de Carvalho (1), Nova América/Del Castilho (2), Saens Peña (4), Central (2), Uruguaiana (4), Catete (1), Cardeal Arcoverde (2) e Siqueira Campos (4).

Os equipamentos permitem que o passageiro compre ou adicione créditos no cartão sem precisar enfrentar filas na bilheteria. A compra pode ser feita somente em dinheiro, com carga mínima de R$ 10,00, e a recarga com notas iguais ou superiores a R$ 5,00. A iniciativa faz parte dos serviços que estão sendo implantados pela concessionária a partir da modernização do sistema de bilhetagem concluído em 2009.

A empresa já conta com outras 17 máquinas de autoatendimento nas estações Ipanema/General Osório (6), Cantagalo (2), Largo do Machado (2), Cinelândia (3) e Carioca (4). O objetivo é instalar mais 12 terminais distribuídos nas estações Flamengo, Botafogo e Afonso Pena até o fim do ano. A empresa esclarece que não haverá redução no número de bilheterias hoje existentes.

Fonte: O DIA ONLINE


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Manaus: Prefeitura aprova projeto que fixa horário de ônibus


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, ontem, o Projeto de Lei (PL) nº 006/2009, de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), que obriga a instalação de placas indicativas do itinerário e horário das linhas do transporte coletivo nos abrigos onde os veículos são aguardados pelos usuários. A proposta altera a Lei nº 038 de 2 de maio de 2000. Na antiga lei, a divulgação dessas informações eram restritas, somente, aos terminais de ônibus. Agora, o projeto vai para a sanção do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes.

De acordo com o vereador Hissa, que também é ouvidor-geral da CMM, a nova legislação vai beneficiar cerca de 900 mil pessoas em Manaus, que equivale ao número de usuários do transporte coletivo na cidade. O parlamentar, também, explicou a importância da alteração na lei. “Espero que essa legislação possa pelo menos amenizar o sofrimento que muitos usuários de transporte passam nos pontos de ônibus. Agora, as empresas de ônibus são obrigadas a informar os horários das linhas de ônibus nos locais onde os usuários aguardam o serviço. E quero deixar claro que eu, mesmo, vou fiscalizar o cumprimento dessa lei”, declarou o parlamentar.

Pela nova legislação, os empresários do sistema de transporte coletivo, também, deverão divulgar nos pontos de ônibus dados como o número da linha de ônibus que passa pelo local; os principais logradouros que integram o itinerário da linha; o logradouro e o bairro de destino; o tempo médio da rota nas respectivas paradas de ônibus, com ressalvas para horários de tráfego intenso, bem como de congestionamento de veículos, e em casos eventuais como chuvas, temporais ou calamidades.

Ainda na proposta de Hissa Abrahão, a empresa de ônibus deverá informar o número do telefone para que a população denuncie ao órgão fiscalizador do município de Manaus, os problemas de atraso de linha ou ônibus superlotados. O parlamentar, também, lembra no projeto que a execução da lei deverá contar com a participação Instituto Municipal de Transportes Urbanos no que diz respeito a fiscalização dos seus dispositivos.

Fonte: Camara Municipal de Manaus


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Transporte, um desafio no Distrito Federal


O caos no transporte público do Distrito Federal está entre os principais temas de debate dos candidatos que disputam as eleições deste ano. As propostas preveem ampliação da linha de metrô, implantação de ciclovias, melhorias no sistema rodoviário e até mesmo a expansão das áreas de estacionamento — inclusive na parte subterrânea da Esplanada dos Ministérios. Lado a lado com saúde, educação e segurança, a questão do transporte tem interferência direta na vida da população. Muitas pessoas moram nas regiões administrativas que cercam a capital federal e dependem de ônibus, trem ou carro para chegar ao trabalho. As reclamações diárias dos passageiros tratam da má condição dos veículos, do valor elevado das passagens e dos congestionamentos. Em ano eleitoral, os usuários do transporte coletivo enfrentaram paralisações dos rodoviários e panes no sistema metroviário.

Além de incrementar o transporte coletivo, o futuro governante deverá pensar em soluções voltadas à grande quantidade de carros que circulam nas ruas da cidade — são mais de 2 milhões. Segundo levantamento do Departamento de Trânsito (Detran), a cada ano, cerca de 100 mil veículos a mais tomam conta das ruas do DF. Esta realidade se reflete nos constantes engarrafamentos e na quantidade insuficiente de estacionamento para tantos veículos. Para amenizar os atuais problemas, o candidato a governador Agnelo Queiroz (PT) promete dar prioridade ao transporte coletivo, caso assuma o Palácio do Buriti em 1º de janeiro de 2011. No seu plano de governo, o petista garante a regularização da prestação de serviços de transporte é uma forma de tentar coibir a clandestinidade no setor. E ainda “romper o atual monopólio empresarial” com a renovação de concessões públicas e licitações.

Entre as propostas de Agnelo está a implantação do Plano Diretor de Transporte Público Coletivo. Segundo o ex-secretário nacional de Transportes Urbanos do Ministério dos Transportes e um dos responsáveis pelo setor na campanha petista, José Luiz Valente, a ideia é montar um fórum para pensar nas questões relacionadas à área a longo prazo. “A ideia é fazer um fórum para discutir ideias e elaborar um plano diretor. Algumas questões são óbvias: a necessidade de ampliar a abrangência do metrô e o funcionamento integrado das linhas de ônibus”, explicou. Ele aposta ainda na possível implantação do Veículo Leve sobre Pneus, seguindo os moldes do transporte público de Curitiba. “Mais na frente podemos chegar ao ponto de ter um bilhete único que dure até duas horas e meia nas mãos do passageiro. Além de ciclovias decentes para o DF”, disse.

Fonte: Correio Braziliense



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