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Mauá inicia reformulação do transporte neste sábado

quinta-feira, 22 de julho de 2010


A prefeitura de Mauá dará início à reformulação do transporte público na cidade neste sábado, com a interligação de nove linhas de ônibus que cortam o município. A expectativa é que essas mudanças reduzam o tempo de espera nos pontos.
Segundo o secretário de mobilidade urbana, Renato Moreira dos Santos, a ideia é transformar o modelo atual, que concentra todos as linhas no Terminal Central, em um sistema tronco alimentado, com pequenos pontos terminais nos bairros da cidade.
Outros dois grandes terminais serão construídos no Zaíra e no Jardim Itapeva. Já os bairros Vila Nova Mauá, Jardim Itapark, Guapituba e Alto da Boa Vista terão pontos terminais. O terminal do Jardim Independência será totalmente remodelado e estão previstas obras viárias no seu entorno.
O secretário também afirmou que o problema de iluminação no Terminal Central será resolvido em 30 dias. "Já fizemos algumas obras, como a colocação de telhas translúcidas e circuladores de ar, e uma estação primária deve aumentar a capacidade de energia no local", afirmou Santos.
Outras seis linhas devem ser interligadas até o dia 7 de agosto.(Com informações de Deborah Moreira)

Confira as linhas que mudam a partir deste sábado (24):
- 073 Oratório/Centro e 103 Bogus/Centro vão virar a linha B1071 Bogus/Oratório via Centro
- Falchi/Centro e Aracy/Centro vão virar a linha C0110 Centro/Aracy vai Falchi
- Parque das Américas e Itapark vão virar a linha B1091 Itapark/Parque das Américas via Centro
- Feital/Centro via Hélida e Hélida/Centro via Feital vão virar as linhas R1111 Feital Central e R1112 Hélida/Centro
- São Lúcido vai virar a linha AL111 Circular São Lúcido/Feital

Fonte: Diário do Grande ABC
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Paulistanos já pagaram mais de R$ 3 bilhões em pedágio neste ano


Como se não bastasse já ter pago mais de R$ 55,8 bilhões em imposto, o paulista já gastou quase R$ 3 bilhões com pedágio nas rodovias do Estado. Às 13h desta quarta-feira, o pedagiômetro contabilizava R$ 2,927 bilhões. No ano passado inteiro, as concessionárias das estradas arrecadaram R$ 4,5 bilhões. A média de crescimento apresentada de um ano para o outro é de 25%.

O número de postos também cresceu nos últimos anos. De 1997 para 2010, São Paulo ganhou 187 praças. De dois anos para cá, as rodovias do estado recebeu mais 71 postos de cobrança aumentou, de acordo com a Artesp (Agência Reguladora de Serviços de Transportes do Estado de São Paulo).

Embora o Estado tenha as dez melhores rodovias do Brasil, também tem as tarifas de pedágio mais caras, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional dos Transportes. Os altos valores cobrados encarecem o frete e até impedem o tráfego dos motoristas de uma cidade para outra. Um caminhão de seis eixos paga 74% mais em imposto em terras paulistas do que em outro Estado, apontou uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisas de Economias Aplicadas).

Por segundo, os pedágios paulistas contabilizam R$ 168,09. Por hora são mais de R$ 605 mil. Por dia são mais de R$ 14 milhões e por mês o valor ultrapassa os R$ 435 milhões. O motorista pode acompanhar a quantas anda a arrecadação de pedágios no site do pedagiômetro.

Fonte: eBand
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Curitiba: Primeira ciclofaixa da cidade, na Marechal Floriano, terá 4 km


A Prefeitura de Curitiba assinou nesta segunda-feira (19) convênio de cooperação técnica para implantar a primeira ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto. O projeto faz parte da proposta de Curitiba para o STAQ (Sustainable Transport and Air Quality), projeto regional financiado com recursos do Banco Mundial e do Global Environment Facility (GEF) e coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
O presidente da Associação, Ailton Brasiliense, veio a Curitiba para formalizar o convênio, que foi feito apenas com mais duas cidades brasileiras, São Paulo e Belo Horizonte. Para Curitiba, serão doados US$ 2,1 milhões. O objetivo do projeto é reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio de intervenções em meios de transporte sustentáveis e mais eficientes. A ANTP acompanhará a utilização dos recursos nos projetos solicitados pela cidade.
"Sozinha, Curitiba já é uma referência. Queremos mostrar para as demais cidades como é possível fazer. Queremos estimular que outras cidades possam promover mudanças necessárias para a busca de meios de transporte não motorizados e com a valorização do transporte coletivo", disse Brasiliense ao informar que entre 2005 e 2009, a frota de automóveis no Brasil cresceu 50%.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Cléver Almeida, informou que a ciclofaixa será implantada, numa primeira etapa, do viaduto da Linha Verde até o Terminal do Carmo, numa extensão de aproximadamente 4km. Mas antes das obras necessárias à implantação da primeira ciclofaixa de Curitiba, as pistas lentas da avenida Marechal Floriano Peixoto serão totalmente revitalizadas.
Esta obra será licitada e paga pela Prefeitura de Curitiba. Só depois disso, em 2011, será implantada a ciclofaixa, que será feita com recursos da doação do GEF. Numa segunda fase, a Marechal Floriano terá infraestrutura cicloviária do Terminal do Carmo até a divisa com São José dos Pinhais, numa extensão de 3,7km. Além da ciclofaixa, os recursos serão investidos na contratação de consultoria para o Plano Diretor Cicloviário de Curitiba.
Como será - A ciclofaixa deverá retirar da canaleta de ônibus os ciclistas que a utilizam em seus deslocamentos. Paralela à canaleta da Marechal Floriano Peixoto, do lado esquerdo da pista, ela oferecerá mais segurança no trânsito, já que serão evitados os conflitos causados pelas conversões à esquerda (que serão proibidas) e pelas guias rebaixadas, que estão do lado direito.
Com a ocupação do lado esquerdo, o estacionamento existente hoje ficará do lado direito, junto ao alinhamento predial. Feita com emulsão asfáltica de alta resistência na cor vermelha, motoristas, pedestres e ciclistas facilmente reconhecerão o espaço reservado aos ciclistas. A ciclofaixa também terá tachões, pictogramas no asfalto e placas indicativas.
A implantação da primeira ciclofaixa na Marechal Floriano Peixoto se deve às características da via e à proximidade com outros trechos da infraestrutura cicloviária existente - a ciclovia da Linha Verde e a da Aluízio Finzetto, formando uma rede, conceito que será aplicado na cidade sempre que uma nova facilidade para incentivar o uso da bicicleta for adotada.
"A partir desta experiência, outras ciclofaixas poderão ser implantadas", disse o presidente do Instituto. Atualmente, a infraestrutura cicloviária da cidade possui 100km de ciclovias e calçadas compartilhadas. "Nossa meta para médio prazo é saltar dos atuais 100km para 300km de infraestrutura cicloviária, o que abrangerá várias facilidades, e não apenas ciclovias", disse Almeida. Ele informou que o Plano Diretor Cicloviário, que estava previsto no Plano de Mobilidade, estuda ainda a localização de para-ciclos e bicicletários.

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Etufor define programação especial para Fortal 2010


De 22 a 25 de julho, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) fará uma programação especial de ônibus para a 19ª edição do Fortal. A fim de facilitar o deslocamento do público até o local do evento, os horários de 12 linhas de ônibus serão prolongados, todos os dias, até o término da festa. A linha (840) Papicu/Fortal, que visa atender exclusivamente aos foliões, ligando o Terminal Papicu à Cidade Fortal, também estará operando.

Além dessas medidas, a Etufor prolongará o itinerário de três linhas que passam próximo ao evento e disponibilizará 75 veículos extras, que deverão estar a serviço da população a partir das 14 horas.

Linhas de ônibus com horário prolongado durante o Fortal:

027 - Siqueira/Papicu/Aeroporto
028 - Antônio Bezerra/Papicu
030 - Siqueira/Papicu/13 de Maio
041 - Av. Paranjana I
042 - Av. Paranjana II
044 - Parangaba/Papicu/Montese
045 - Cj Ceará/Papicu/Montese;
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
069 - Lagoa/Papicu/Via Expressa
076 - Cj Ceará/Aldeota
804 – Aldeota

Linhas de ônibus com itinerário prolongado durante o Fortal:

831 – Papicu/Hospital Geral/Cidade 2000
832 – Papicu/Cidade 2000
833 – Cidade 2000/Centro

Fonte: ETUFOR
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Revitalização urbana irá extinguir problemas com transporte público em Uberaba

Modelo de Curitiba

Uma vez implantado, o projeto de revitalização urbana assinado pelo arquiteto urbanista Jaime Lerner deverá cessar de vez com problemas no transporte público em Uberaba. A afirmação é do vereador Almir Silva, ressaltando que, juntamente com o vereador Samuel Pereira, irá fazer o acompanhamento da execução do projeto relativo ao trânsito na cidade.

Os vereadores observam que o projeto partiu de um trabalho desenvolvido pelos parlamentares, quando se empenharam no estudo dos terminais de mais alto gabarito no país. "Curitiba, que teve o projeto assinado pelo arquiteto urbanista, certamente se destaca. Foi quando enviamos nossa análise e proposta ao prefeito, que abraçou o projeto", afirmou Almir.

Samuel salienta que a cidade está em fase de crescimento e precisa ser estruturada para comportar o desenvolvimento. O vereador Almir também destaca a importância de melhorias para o setor, tendo em vista a demanda por parte da população para que, segundo ele, em número cada vez maior, tenda a ser usuária do serviço de transporte público. "A implantação dos terminais, modernos e arquitetonicamente funcionais, trará mais segurança aos usuários, comodidade, qualidade e agilidade ao serviço", disse Almir.

Ele também ressalta que a tendência, ao longo dos anos, assim como acontece em cidades maiores, é que em Uberaba mais pessoas passem a usar o transporte coletivo. "A modernidade e conforto que esse projeto irá trazer também deve contribuir para aumentar o número de usuários do serviço. Consequentemente, as empresas de ônibus deverão ofertar melhorias e qualidade a seus clientes. Ou seja, o principal beneficiado com isso tudo será o uberabense.

"Pela proposta serão implantados dois terminais, um Leste e outro Oeste na avenida Leopoldino, intermediados por dez tubos ao longo da via. "O tempo previsto para construção dos terminais é de dois anos, haja vista que outras obras serão feitas antes, mas iremos acompanhar este processo passo a passo para garantir sua execução", garantiu Almir.

Fonte: Jornal de Uberaba
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Paralisação de ônibus em Brasília deixa população mais uma vez prejudicada


Motoristas e cobradores realizaram nova paralisação relâmpago na manhã desta quinta-feira (22/7). Os ônibus que fazem as linhas da Estrutural, Guará, P Sul, Núcleo Bandeirante, Octogonal e Cruzeiro ficaram parados entre as 5h e 8h. Os veículos da Viação Planeta, da garagem do Pistão Sul, e os da garagem central da Viação Planalto (Viplan) não rodaram nesta manhã. O sindicato dos Rodoviários já anunciou: haverá uma greve geral caso o acordo não seja cumprido ou uma nova proposta seja apresentada até este domingo (25/7).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, as paralisações servem para conversar com as categorias sobre a assembleia para a votação de greve geral, que está marcada para o próximo domingo.

Segundo um dos diretores do sindicato, Messias dos Reis, as empresas ainda não pagaram o adiantamento salarial e o valor da cesta básica, que deveriam entrar na conta dos funcionários todo dia 20. "Nós estamos fazendo essas paralisações relâmpago para conscientizar os empresários a cumprirem o acordo. Nós também não queremos fazer uma greve geral, mas é o que vai acontecer se uma nova proposta não for apresentada até domingo", ameaça o diretor.

A reportagem do Correio Braziliense passou por várias paradas de ônibus nas regiões afetadas e constatou que as paradas do Guará, P Sul e Núcleo Bandeirante foram as que ficaram mais cheias de passageiros a espera de ônibus.



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DF: Recarga automática do Passe Livre pode ser aprovada até a próxima sexta-feira


O governador do DF, Rogério Rosso, tem até sexta-feira (23/7) para decidir se veta ou sanciona o Projeto de Lei que torna a recarga automática dos cartões.

A assessoria de imprensa do governador confirma que Rosso deve tomar posição sobre o assunto até sexta-feira, no entanto, não adianta nada sobre a decisão que será tomada. O projeto de lei vai facilitar a vida dos usuários, extinguindo a necessidade de ir até um posto para efetuar a recarga do cartão.

O projeto substitutivo foi aprovado no dia 30 de junho, pelos deputados distritais, junto com o crédito extra de R$ 20 milhões ao Passe Livre. Segundo o texto, o governo vai arcar com um terço do valor das passagens, e resto ficará sob a responsabilidade do sistema de transporte coletivo do DF.

Movimento

A procura de usuários nos postos de recarga ainda é grande. De acordo com a assessoria de imprensa da Fácil, só na segunda-feira (19/7), dos 132 mil usuários sem repasse, 6.922 foram atendidos.

Dos R$ 3 milhões liberados para o abastecimento dos cartões, R$ 618 mil foram gastos.De acordo com a empresa, os postos estão bastante lotados esta manhã. No Setor Comercial Sul, por exemplo, a fila está extensa.

A Fácil explica que o atendimento é feito sem problemas, no entanto, é preciso um pouco de paciência porque há uma certa demora recorrente da quantidade de pessoas à espera da recarga.

Postos de recarga da Fácil

Setor Comercial Sul: Ed. Palácio do Comércio, Quadra 2, Bloco B – Térreo, salas 1 e 2

Taguatinga: C10, Lote 15, Loja 1, Taguatinga Centro (em frente à entrada do Colégio EIT)

Sobradinho: Quadra Central (Bloco K, Ed. Varandas Shopping, Lojas 18 a 21, próximo à Feira Modelo)

Gama: Terminal Rodoviário do Setor Central do Gama, lojas 22 a 25Samambaia: QN 318, Conjunto 2, Lote 1

Fonte: Correio Braziliense
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Fundos de pensão entrarão no trem-bala


Peças estratégicas no financiamento das grandes obras de infraestrutura do governo, os fundos de pensão das estatais participarão do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo e Campinas. Segundo uma fonte do governo, representantes de Funcef (Caixa Econômica Federal), Petros (Petrobras) e Previ (Banco do Brasil) vêm se reunindo com o governo e comunicaram que articulam a formação de um fundo de investimento para se associar ao vencedor após o leilão.
Com o fundo, essas entidades visam a entrar com participação na sociedade de propósito específico (SPE) que vai construir e operar a ferrovia, cujo orçamento é de R$ 33,1 bilhões. Depois do leilão, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV) vai se incorporar ao grupo, com 33% do capital.
A participação dos fundos é tradição nos grandes investimentos nacionais. Este ano, a Funcef comprou 5% de participação no consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESDB), que constrói a hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. Os fundos de pensão participam, direta e indiretamente, com 27,5% no projeto de Belo Monte, no Pará.
Enquanto isso, o governo acompanha e estimula as conversas nos bastidores entre investidores nacionais e estrangeiros. Trata-se de uma estratégia comum em grandes projetos no país. O objetivo declarado é monitorar o movimento dos interessados, mas a estratégia real é evitar que não haja concorrência suficiente no leilão. O governo adotou política semelhante nos últimos leilões de hidrelétricas.
- Estimulamos a maior participação possível e a concorrência, mas não estamos forjando grandes grupos. Não acreditamos que o leilão ficará vazio (sem interessados) - diz a fonte do governo.
Representantes de sete países estão interessados no TAV - China, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália e Canadá. Apenas os chineses não manifestaram interesse em ter um sócio nacional na empreitada. Os interessados têm conversado com o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a fonte, apenas os coreanos sinalizaram que participarão mesmo da licitação. Para isso, contam com o apoio de dez empresas locais, como Hyundai e Samsung.
- Já temos a garantia de que um consórcio irá entrar no leilão, e outros grupos estão sendo formados - diz a fonte.

Fonte: O Globo
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