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Grande Vitória: Ônibus do Transcol terão esquema especial nesta segunda-feira

domingo, 27 de junho de 2010


Os ônibus da Ceturb-GV e do Sistema Transcol terão funcionamento especial nesta segunda-feira (28), quando a Seleção Brasileira disputará as oitavas de final da Copa do Mundo 2010. Como as empresas, repartições públicas, construção civil e demais organizações vão liberar seus funcionários mais cedo, o horário de pico também será antecipado.

Ao invés de ocorrer entre as 16h30 e 19 horas, ele será iniciado às 12h30 e encerrado às 15 horas. Nesse horário a população terá 100% da frota disponível. Após as 15 horas, circulará aproximadamente 60% da frota do sistema Transcol, o que corresponde à quantidade de ônibus em operação no horário entre picos dos dias úteis, que vai 8 às 16h30. "Teremos uma inversão de pico e entre pico.

Depois das 12h30, teremos 100% da frota nas ruas, ou seja, 1.500 ônibus, para atender a demanda de retorno do trabalho. E mais tarde, como o horário de pico já terá passado, manteremos aproximadamente 900 veículos, quantidade que normalmente circula ao meio dia", explicou a diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.

Volta pra casa

Quem assistir ao jogo fora de casa e depois precisar voltar de ônibus, contará com frota extra. Entre as 17h30 e as 19h30, 60 ônibus de reforço ficarão estrategicamente distribuídos nos dez terminais (Jacaraípe, Laranjeiras e Carapina, na Serra, Jardim América, Itacibá e Campo Grande, em Cariacica, São Torquato, Ibes, Vila Velha e Itaparica, em Vila Velha).

Os veículos serão utilizados para cumprimento de viagens extras, reforçando linhas que apresentarem acréscimo de demanda. Equipes volantes da Ceturb-GV circularão pela Grande Vitória, monitorando os pontos de ônibus das vias de maior movimento e a frota de reforço será acionada de acordo com a necessidade.

Fonte: Gazeta Online
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Passagens de ônibus interestaduais e internacionais vão ficar mais caras a partir de julho


Os preços das passagens de ônibus de linhas interestaduais e internacionais, com percurso de longa distância, terão reajuste de 2,13% a partir de 1º de julho. A autorização para o aumento foi concedida nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O reajuste não se aplica ao serviço rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, ou seja, aquele em que a distância percorrida é menor que 75 quilômetros. Para essa categoria, os novos índices serão divulgados em julho.

Segundo a agência, o valor das passagens é calculado conforme a distância da linha, o tipo de pavimento da rodovia e o serviço oferecido pela empresa (convencional, executivo, semileito ou leito). Também são levados em conta a tarifa de embarque específica do terminal, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual incidente sobre a tarifa e o rateio do pedágio, quando houver, por passageiro.

Os itens de custo, como o combustível, as peças e os lubrificantes, são reajustados de acordo com índices de inflação setoriais.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL
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Começa obra que vai levar o metrô até a Barra da Tijuca


Começou neste sábado a obra do túnel de serviço da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que terá 14 quilômetros de extensão e vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na zona sul. O investimento previsto é de R$ 4 bilhões. A construção do túnel de serviço é o primeiro passo para a abertura da galeria principal, por onde passará o metrô. Maior empreendimento do setor de transportes no Rio nos próximos anos, a linha 4 passará pelos bairros de São Conrado, da Gávea e do Leblon até chegar a Ipanema.
Em respeito ao meio ambiente, a Secretaria Estadual de Transportes retirou 1,5 mil plantas nativas, a maioria bromélias, da área onde serão feitas as escavações. As plantas foram levados para o Jardim Botânico. Especialistas apostam que a chegada do metrô na Barra da Tijuca provocará “uma revolução” na forma como o carioca se desloca pela cidade. O governo estadual estima que a linha 4 estará funcionando em 2016, por ocasião dos Jogos Olímpicos, e deverá beneficiar, diariamente, cerca de 240 mil pessoas.

Fonte: Jornal Correio do Brasil
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São Paulo: Corredor será entregue no prazo, afirma EMTU


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que as obras no corredor Diadema-São Paulo (Morumbi) estão dentro do cronograma estabelecido por contrato e serão entregues no segundo semestre deste ano.

"No momento, a empresa responsável pelas obras trabalha na implantação dos pontos de parada, das estações de transferência, complemento do pavimento rígido e na sinalização horizontal, vertical e semafórica", afirma a EMTU por meio de nota.

Segundo a empresa, cerca de 70% dos 24 quilômetros do corredor de ônibus a serem recapeados já estão concluídos. A previsão é de que o trajeto diminua em 30 minutos a viagem entre Diadema e o Brooklin, hoje realizada em uma hora, em média, de ônibus.


Fonte: O Estado de S. Paulo
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Salvador: O povão fala na espera do BRT


Nada melhor do que conversar sobre buzu, com quem pega buzu e, mais ainda, “rodando” dentro de um deles. Uma parada aqui, um engarrafamento acolá, uns sobem, outros descem, uns chegam, outros vão… Foi nesse vaivém que procuramos saber de diferentes pessoas quais as vantagens e desvantagens de andar de ônibus em Salvador. E esse tal de BRT, vem de vera, vai funcionar de mermo? Siga nosso caminho e descubra o que o povão fala, tim-tim por tim-tim.“Pego ônibus há mais de 30 anos e digo, sinceramente, a melhor parte de andar num buzu é a hora de chegar em casa, dá um alívio danado! A gente enfrenta engarrafamento, coletivo lotado, isso cansa. Mas, acredito no BRT como uma das soluções… Coisas novas, modernas são sempre bem-vindas. Espero poder usufruir delas, ou meus netos usufruirão.”
“Dependo do ônibus para me locomover, utilizo esse serviço, já faz parte do meu dia a dia. Chego rápido aos lugares que quero ir, só me atraso quando cai uma chuva ou perco o horário de saída… Porém, quando os ônibus se atrasam, aí não gosto mesmo. Outra coisa que chateia são os congestionamentos na Paralela e Rótula do Abacaxi. Ainda tenho dúvidas sobre esse BRT, prefiro esperar para ver o que acontece.”
“No horário de pico, em algumas linhas, a dificuldade é enorme com os engarrafamentos e os ônibus lotados. Quando chove, piora tudo. Por outro lado, pegar um coletivo tem suas vantagens. Se as pessoas deixassem seus carros em casa e utilizassem mais os ônibus; os engarrafamentos seriam reduzidos sensivelmente. Penso que o BRT pode ser ótimo para a cidade, mas terá que ser muito bem estruturado, já que Salvador é uma cidade que está ficando cada vez mais inchada.”
“Acordo às 4h50 da manhã, saio de Dom Avelar e tenho que pegar quatros ônibus durante todo o dia. Infelizmente dependo da Estação Pirajá para me transportar. E lá, a situação não é das melhores, muito cheia, com invasões frequentes e desorganização. Pessoas mal educadas jogam lixo nos ônibus, depredam… Aproveito o tempo de viagem para estudar. Quanto ao BRT, facilitaria a nossa vida e esse sonho se tornaria realidade!
“Acho que os coletivos percorrem distâncias muito grandes, tornando uma viagem que poderia ser rápida, num verdadeiro martírio. As pessoas devem entender que se usarem mais o ônibus e menos seus carros, vão diminuir o fluxo e desafogar o trânsito. Daí evoluir o transporte público é urgente e necessário. Os projetos de melhoria dos transportes, estão muito prematuros. Mas, se bem executados vão resolver o problema.”
“Quando estou com meu isopor; entro pela porta dianteira e vendo picolé para os passageiros, mas, quando estou sem ele a coisa é diferente, entro por trás, como todo mundo. Prá falar bem a verdade, adoro quando o trânsito tá engarrafado, porque acabo vendendo mais picolés, sem dúvida as vendas aumentam muito mais quando tá tudo parado. BRT, o que é isso?”

Fonte: Bahia em Movimento
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Cidades da Copa optam por ônibus rápido e terão R$ 11 bi


O governo federal investirá R$ 11 bilhões para o financiamento de 47 projetos ligados ao transporte coletivo urbano visando à Copa do Mundo de 2014. Desse montante, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a Mobilidade Urbana, R$ 7 bilhões serão investidos pela União com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS), sendo boa parte desses aportes direcionada a linhas de transporte de ônibus modernos, que devem se tornar a menina-dos-olhos de nove das 12 cidades-sede da Copa.

Segundo Marcos Bicalho, diretor superintendente da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), até o segundo semestre deste ano todas as obras já estarão em andamento: "A definição do orçamento veio em ótimo momento. Estamos a apenas quatro anos do mundial e é necessário que as obras já tenham o seu andamento iniciado. As obras devem ser concluídas até 2013".

As cidades-sede terão até o meio do ano para enviar os seus projetos ao governo, para o começo das obras ainda no segundo semestre. Segundo Bicalho, a verba para a compra de veículos e para outros pormenores que não façam parte da construção da estrutura dos projetos deverá partir do sistema privado: "As melhorias técnicas no transporte coletivo por ônibus devem ser aliadas à criação de incentivos fiscais e linhas de créditos especiais para a aquisição de veículos novos pelas concessionárias privadas, como forma de não onerar o preço das tarifas para a população".

Das 12 cidades que sediarão o mundial no Brasil, nove já optaram pelo sistema de transporte rápido por ônibus (BRT). Ao todo serão construídas 20 BRTs, sendo 6 em Belo Horizonte, 4 em Fortaleza, 2 em Manaus, Recife, Porto Alegre e Cuiabá, 1 no Rio de Janeiro, Curitiba e em Salvador.

Além da Copa, as cidades visam melhorar o sistema de transporte para os próximos anos: "Os corredores exclusivos para os ônibus melhoram a velocidade de transporte e permitem serviços de melhor qualidade, aumentando a confiabilidade do usuário e, consequentemente, a demanda por serviços", disse Bicalho.

Para a NTU, a opção da maioria das cidades-sede da Copa pelo BRT é positiva, principalmente porque a sua implementação é rápida, levando de 24 a 36 meses. Além disso, a solução é mais barata, em torno de R$ 111 milhões a cada 10 Km, se comparada às outras modalidades de transporte, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que demora cinco anos para ser construído e custa R$ 404 milhões e também o Metrô, com estimativas de nove anos à implementação, a custos de R$ 2 bilhões.

Recentemente, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, comentou que o governo priorizou obras de transporte público que pudessem ser concluídas antes do Mundial e que já tivessem projetos finalizados ou licenças ambientais liberadas. Por conta dessas restrições, projetos como a construção de metrôs em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador não receberão estes recursos.

Fonte: DCI Diário do Comércio e da Indústria/SP
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