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Começa obra que vai levar o metrô até a Barra da Tijuca

domingo, 27 de junho de 2010


Começou neste sábado a obra do túnel de serviço da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que terá 14 quilômetros de extensão e vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na zona sul. O investimento previsto é de R$ 4 bilhões. A construção do túnel de serviço é o primeiro passo para a abertura da galeria principal, por onde passará o metrô. Maior empreendimento do setor de transportes no Rio nos próximos anos, a linha 4 passará pelos bairros de São Conrado, da Gávea e do Leblon até chegar a Ipanema.
Em respeito ao meio ambiente, a Secretaria Estadual de Transportes retirou 1,5 mil plantas nativas, a maioria bromélias, da área onde serão feitas as escavações. As plantas foram levados para o Jardim Botânico. Especialistas apostam que a chegada do metrô na Barra da Tijuca provocará “uma revolução” na forma como o carioca se desloca pela cidade. O governo estadual estima que a linha 4 estará funcionando em 2016, por ocasião dos Jogos Olímpicos, e deverá beneficiar, diariamente, cerca de 240 mil pessoas.

Fonte: Jornal Correio do Brasil
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São Paulo: Corredor será entregue no prazo, afirma EMTU


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que as obras no corredor Diadema-São Paulo (Morumbi) estão dentro do cronograma estabelecido por contrato e serão entregues no segundo semestre deste ano.

"No momento, a empresa responsável pelas obras trabalha na implantação dos pontos de parada, das estações de transferência, complemento do pavimento rígido e na sinalização horizontal, vertical e semafórica", afirma a EMTU por meio de nota.

Segundo a empresa, cerca de 70% dos 24 quilômetros do corredor de ônibus a serem recapeados já estão concluídos. A previsão é de que o trajeto diminua em 30 minutos a viagem entre Diadema e o Brooklin, hoje realizada em uma hora, em média, de ônibus.


Fonte: O Estado de S. Paulo
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Salvador: O povão fala na espera do BRT


Nada melhor do que conversar sobre buzu, com quem pega buzu e, mais ainda, “rodando” dentro de um deles. Uma parada aqui, um engarrafamento acolá, uns sobem, outros descem, uns chegam, outros vão… Foi nesse vaivém que procuramos saber de diferentes pessoas quais as vantagens e desvantagens de andar de ônibus em Salvador. E esse tal de BRT, vem de vera, vai funcionar de mermo? Siga nosso caminho e descubra o que o povão fala, tim-tim por tim-tim.“Pego ônibus há mais de 30 anos e digo, sinceramente, a melhor parte de andar num buzu é a hora de chegar em casa, dá um alívio danado! A gente enfrenta engarrafamento, coletivo lotado, isso cansa. Mas, acredito no BRT como uma das soluções… Coisas novas, modernas são sempre bem-vindas. Espero poder usufruir delas, ou meus netos usufruirão.”
“Dependo do ônibus para me locomover, utilizo esse serviço, já faz parte do meu dia a dia. Chego rápido aos lugares que quero ir, só me atraso quando cai uma chuva ou perco o horário de saída… Porém, quando os ônibus se atrasam, aí não gosto mesmo. Outra coisa que chateia são os congestionamentos na Paralela e Rótula do Abacaxi. Ainda tenho dúvidas sobre esse BRT, prefiro esperar para ver o que acontece.”
“No horário de pico, em algumas linhas, a dificuldade é enorme com os engarrafamentos e os ônibus lotados. Quando chove, piora tudo. Por outro lado, pegar um coletivo tem suas vantagens. Se as pessoas deixassem seus carros em casa e utilizassem mais os ônibus; os engarrafamentos seriam reduzidos sensivelmente. Penso que o BRT pode ser ótimo para a cidade, mas terá que ser muito bem estruturado, já que Salvador é uma cidade que está ficando cada vez mais inchada.”
“Acordo às 4h50 da manhã, saio de Dom Avelar e tenho que pegar quatros ônibus durante todo o dia. Infelizmente dependo da Estação Pirajá para me transportar. E lá, a situação não é das melhores, muito cheia, com invasões frequentes e desorganização. Pessoas mal educadas jogam lixo nos ônibus, depredam… Aproveito o tempo de viagem para estudar. Quanto ao BRT, facilitaria a nossa vida e esse sonho se tornaria realidade!
“Acho que os coletivos percorrem distâncias muito grandes, tornando uma viagem que poderia ser rápida, num verdadeiro martírio. As pessoas devem entender que se usarem mais o ônibus e menos seus carros, vão diminuir o fluxo e desafogar o trânsito. Daí evoluir o transporte público é urgente e necessário. Os projetos de melhoria dos transportes, estão muito prematuros. Mas, se bem executados vão resolver o problema.”
“Quando estou com meu isopor; entro pela porta dianteira e vendo picolé para os passageiros, mas, quando estou sem ele a coisa é diferente, entro por trás, como todo mundo. Prá falar bem a verdade, adoro quando o trânsito tá engarrafado, porque acabo vendendo mais picolés, sem dúvida as vendas aumentam muito mais quando tá tudo parado. BRT, o que é isso?”

Fonte: Bahia em Movimento
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Cidades da Copa optam por ônibus rápido e terão R$ 11 bi


O governo federal investirá R$ 11 bilhões para o financiamento de 47 projetos ligados ao transporte coletivo urbano visando à Copa do Mundo de 2014. Desse montante, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a Mobilidade Urbana, R$ 7 bilhões serão investidos pela União com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS), sendo boa parte desses aportes direcionada a linhas de transporte de ônibus modernos, que devem se tornar a menina-dos-olhos de nove das 12 cidades-sede da Copa.

Segundo Marcos Bicalho, diretor superintendente da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), até o segundo semestre deste ano todas as obras já estarão em andamento: "A definição do orçamento veio em ótimo momento. Estamos a apenas quatro anos do mundial e é necessário que as obras já tenham o seu andamento iniciado. As obras devem ser concluídas até 2013".

As cidades-sede terão até o meio do ano para enviar os seus projetos ao governo, para o começo das obras ainda no segundo semestre. Segundo Bicalho, a verba para a compra de veículos e para outros pormenores que não façam parte da construção da estrutura dos projetos deverá partir do sistema privado: "As melhorias técnicas no transporte coletivo por ônibus devem ser aliadas à criação de incentivos fiscais e linhas de créditos especiais para a aquisição de veículos novos pelas concessionárias privadas, como forma de não onerar o preço das tarifas para a população".

Das 12 cidades que sediarão o mundial no Brasil, nove já optaram pelo sistema de transporte rápido por ônibus (BRT). Ao todo serão construídas 20 BRTs, sendo 6 em Belo Horizonte, 4 em Fortaleza, 2 em Manaus, Recife, Porto Alegre e Cuiabá, 1 no Rio de Janeiro, Curitiba e em Salvador.

Além da Copa, as cidades visam melhorar o sistema de transporte para os próximos anos: "Os corredores exclusivos para os ônibus melhoram a velocidade de transporte e permitem serviços de melhor qualidade, aumentando a confiabilidade do usuário e, consequentemente, a demanda por serviços", disse Bicalho.

Para a NTU, a opção da maioria das cidades-sede da Copa pelo BRT é positiva, principalmente porque a sua implementação é rápida, levando de 24 a 36 meses. Além disso, a solução é mais barata, em torno de R$ 111 milhões a cada 10 Km, se comparada às outras modalidades de transporte, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que demora cinco anos para ser construído e custa R$ 404 milhões e também o Metrô, com estimativas de nove anos à implementação, a custos de R$ 2 bilhões.

Recentemente, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, comentou que o governo priorizou obras de transporte público que pudessem ser concluídas antes do Mundial e que já tivessem projetos finalizados ou licenças ambientais liberadas. Por conta dessas restrições, projetos como a construção de metrôs em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador não receberão estes recursos.

Fonte: DCI Diário do Comércio e da Indústria/SP
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Supervia: Programação de Trens para o jogo do Brasil na Copa do Mundo


A SuperVia preparou um esquema especial para atender à população que irá assistir ao jogo da Copa do Mundo de 2010, nas oitavas de final, no dia 28 de junho, segunda-feira, às 15h30. A concessionária irá antecipar a programação horária de pico, com intervalos reduzidos, para antes do início do jogo. Confira os intervalos dos trens neste dia, entre 13 e 16 horas:

· Ramal Deodoro (trens paradores): intervalos de 10 minutos.
· Ramal Santa Cruz:

o Intervalos de 10 minutos no trecho entre Deodoro e Campo Grande.
o Intervalos de 15 minutos no trecho entre Campo Grande e Santa Cruz.

· Ramal Japeri:
o Intervalos de 10 minutos no trecho entre Central do Brasil e Nova Iguaçu.
o Intervalos de 30 minutos no trecho entre Nova Iguaçu e Japeri.

· Ramal Belford Roxo: intervalos de 15 minutos.
· Ramal Saracuruna:
o Intervalos de 10 minutos no trecho entre Central do Brasil e Gramacho.
o Intervalos de 30 minutos no trecho entre Gramacho e Saracuruna.

Fonte: Supervia
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EMDEC reforça operação do transporte antes de jogo do Brasil


Para quem não quer perder o jogo da Seleção Brasileira na 2ª fase da Copa da África do Sul, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) vai realizar um esquema especial de transporte público. Nesta segunda-feira, dia 28 de junho, o Brasil entrará em campo às 15h30, pelas oitavas-de-final da competição.

Para garantir o transporte dos usuários do Sistema InterCamp que vão assistir ao jogo fora do ambiente de trabalho, a EMDEC vai antecipar o horário de pico da tarde, que passará das 16 para as 12 horas. Com isto, 100% da frota estará em circulação no horário do almoço - em dias normais, 60% da frota estaria em atividade no período.Isto representa cerca de 450 veículos a mais em circulação no horário. Além disto, 40 ônibus reservas estarão posicionados estrategicamente nos terminais, para serem utilizados pelos agentes da Mobilidade Urbana em caso de demanda excessiva de passageiros.

Fonte: Emdec
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