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Trânsito cada vez mais complicado em Natal

domingo, 13 de junho de 2010


A cidade é outra, a realidade é a mesma. Em 2011 a municipalização do trânsito de Natal completará uma década e o transporte e o tráfego na capital potiguar continuam enfrentando o mesmo grande desafio de quase 10 anos atrás: evitar o estrangulamento das principais vias, devido ao aumento contínuo da frota, que se ampliou 13 vezes desde 1988. A solução é unânime entre os especialistas e passa necessariamente pela melhoria do sistema de transporte público, sem a qual se tornará quase impossível controlar um crescimento médio de 20 mil novos veículos por ano.

Taxista há 11 anos, Rodrigues Camilo da Silva não poupa críticas às mudanças pelas quais o trânsito natalense passou desde a municipalização. “Piorou 100%. Hoje em dia, em todo canto que você andar, as maiores vias como a Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Bernardo Vieira, Prudente de Morais, vai ver congestionamento. E agora é o dia todo, antigamente era só no horário de pico”, recorda o profissional. No quesito “pior mudança”, ele dá medalha de ouro às modificações na Bernardo Vieira. “Piorou demais. Quiseram fazer no estilo de Recife e não teve condições”.

Já das melhorias, o taxista cita duas: “A ponte nova (Newton Navarro) melhorou muito o acesso à zona Norte e o Via Livre está melhorando bastante as ruas”. Em seu entender, era necessário transporte público de qualidade para a população deixar os carros em casa, ou o município adotar medidas como transformar a Salgado Filho e a Prudente de Morais em vias de mão única, “porque a situação é gravíssima”.

Os usuários dos transportes coletivos também não veem avanços. Manoel Alves trabalha em uma oficina de móveis e leva até mais de uma hora para fazer o percurso de menos de 10 km entre Petrópolis e o bairro de Pirangi. “Piorou muito, dá mais congestionamentos na cidade e os ônibus até têm dia que é bom, mas geralmente é fraco. Demoram. Então não melhorou é nada”, aponta.

Para quem se desloca para a zona Sul, a situação é cada vez pior e o secretário-adjunto de Trânsito do Município, Haroldo Maia, explica o motivo. “As mudanças no tráfego levam em conta o desenho urbano da cidade. Antes, por exemplo, só havia uma ligação entre zona Norte e Sul e isso era um problema. Agora com a nova ponte foi minimizado. Os pontos críticos aparecem em função da economia”, destaca.

Antigamente, lembra o secretário, o desejo de viagem das pessoas era para o centro da cidade, onde se concentravam serviços e comércios. “Hoje, com o Plano Diretor permitindo a abertura de negócios em todo o município o eixo vem mudando. Pela vocação turística, que é a mola de desenvolvimento de Natal, a região Sul, próximo à Ponta Negra, tem se tornado o desejo maior de viagem dos natalenses, reúne universidades, shoppings, hotéis, serviços e é onde as pessoas trabalham.

”Com isso, vias como a Roberto Freire, Salgado Filho e o trecho urbano da BR-101 se tornaram cada vez mais congestionadas. “Antigamente você pegava a Roberto Freire tranquilo para ir à praia, mas agora tudo está concentrado lá, serviços, supermercados, bancos, e a situação ficou bem diferente”, reconhece.

Transporte público é a solução

Os milhões previstos para serem investidos em obras de mobilidade urbana em Natal podem se limitar a meros paliativos, se não for dada prioridade ao transporte de massa. A opinião é do secretário adjunto de Trânsito do Município, Haroldo Maia. “O principal desafio para todos os municípios, sobretudo as capitais, é administrar a circulação da frota crescente, em um espaço físico que não aumenta, é constante. A saída então é investir em transporte público”, reforça.

Ele lembra que Natal é um dos municípios com menor área territorial dentre as capitais brasileiras, apenas 170 km2, e por isso é ainda mais importante para a cidade preservar o espaço destinado ao transporte público. “Seja com ônibus, metrô de superfície, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), é função do poder público preservar esse espaço, porque se depender do transporte individual, o automóvel, não tem solução. Tudo que a gente fizer é paliativo e em pouco tempo estará superado pelo aumento da frota.

”Haroldo Maia entende que as propostas de restrição ao uso do automóvel individual são bem-vindas, mesmo aquelas que preveem proibição de acessos às áreas centrais, porém ressalta que o melhor caminho é mesmo a melhoria do transporte público. “A partir do momento que a gente considera que uma via é um bem público, e é bastante caro, quanto mais pessoas estiverem usando é melhor. E o transporte público é o que transporta mais gente. A partir do momento que poucos usam a via, não existe equilíbrio”, observa.

Para melhorar o transporte público, a licitação das linhas de ônibus, que hoje são operadas por concessão, é considerada fundamental. “Está dentro do Plano de Mobilidade da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), que está em fase conclusiva e que levou em conta estudo da rede de transporte e o desejo de viagem das pessoas, ou seja, para onde o pessoal quer se deslocar, sugerindo novos traçados.” Haroldo Maia considera a licitação um passo decisivo para definir melhor as regras e o órgão gestor ter mais condições de gerenciar o sistema.

Ele lembra que, atualmente, é praticamente impossível criar novas linhas, apesar da demanda das comunidades, e a alternativa acaba sendo estender o percurso das atuais. “Com a licitação, poderemos ter novos trajetos dentro de um novo modelo e em cima de uma nova rede que está sendo planejada para facilitar os deslocamentos.” Haroldo alerta que ao final deste ano se extingue a concessão das atuais linhas. “Não depende da Semob, mas o ideal é que em 2011 já seja implantado o novo modelo, com a licitação”, afirma.

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Brasília discute integração da bicicleta na malha urbana


O uso da bicicleta como veículo essencial em um sistema de transporte integrado foi discutido hoje numa oficina promovida pelo Ministério das Cidades para tratar a questão da mobilidade urbana.A falta de investimento em ciclovias foi um dos problemas apontados pelos participantes. Para o coordenador do programa Bicicleta Brasil, Cláudio Silva, é preciso melhorar muito o sistema cicloviário da maioria das cidades do país e citou como exemplo Brasília.
Silva também defendeu a necessidade de campanhas educativas e de conscientização sobre a importância do uso da bicicleta como um meio de transporte. “O uso da bicicleta como um meio de transporte significa qualidade de vida, faz bem para o bolso, para saúde e ao meio ambiente”, disse.

Fonte: Agência IN
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Ministro das Cidades nega atrasos em mobilidade urbana para Copa de 2014


O ministro das Cidades, Márcio Fortes, minimizou as preocupações com relação aos atrasos das obras de mobilidade urbana para a Copa 2014. De acordo com o ministro, a escolha dos projetos priorizou os cronogramas. “(O cronograma) Foi um detalhe fundamental na seleção dos projetos. Para que a obra represente solução numa cidade e não vire um problema pelo fato de estar inacabada”, afirmou.
Ao contrário da construção dos estádios nas 12 cidades-sede, as obras de mobilidade não têm prazos estabelecidos pela Fifa. “Temos um compromisso com a sociedade. Temos nosso próprio cronograma que deverá ser cumprido”, disse. Ele garantiu que as obras estarão prontas até 2014, mas considerou a possibilidade de, em 2013, algumas cidades ainda não estarem preparadas para sediarem a Copa das Confederações.
Sobre o risco das obras para a Copa serem afetadas pelas mudanças políticas que ocorrerão no ano que vem, decorrentes das eleições, o ministro foi enfático: “o acordo para a execução foi feito entre os governos Federal, Estaduais e Municipais. É um compromisso institucional, ou seja, as obras vão continuar, mesmo com a mudança de governo e atender a população mesmo após a Copa. Elas têm que deixar um legado.”
Os projetos apresentados pelas capitais somaram R$11,47 bilhões. O ministro ponderou que R$7,68 bilhões, cerca de 2/3 desse valor, foram disponibilizados pelo Governo Federal através de financiamento por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os projetos de mobilidade urbana incluem a construção de corredores exclusivos para ônibus, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Bus Rapid Transit (BRT), e monotrilhos

Fonte: Portal Copa 2014
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Fortaleza volta a ter 100% da frota de ônibus nas ruas neste domingo


Durante assembleia com motoristas e cobradores de ônibus, realizada na tarde deste sábado (12), ficou decidido que neste domingo. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE) garantiu que 100% da frota dos ônibus de Fortaleza estarão nas ruas neste domingo, garantindo ao fortalezense um passeio dominical tranquilo.

No entanto, a greve continua por tempo indeterminado, o que quer dizer que na segunda-feira o serviço volta a ter apenas 70% da frota. Até aqui, a categoria segue irredutível, exigindo reajuste de 45%.
Neste sábado, o Sintro parou 8 garagens de ônibus, totalizando 310 veículos parados, já que os veículos eram impedidos de circular.

Fonte: Portal verdesmares
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DF: Greve de ônibus vai afetar mais de 1 milhão de pessoas nesta segunda

sábado, 12 de junho de 2010


Um milhão de brasilienses podem ser afetados pela greve dos rodoviários marcada para começar segunda-feira próxima. A promessa é de caos para o transporte no Distrito Federal. Sem ônibus, a expectativa é de filas no metrô, congestionamento intenso devido ao maior número de veículos nas ruas e prejuízo para a população. A Justiça determinou que 60% das linhas de ônibus circulem durante a paralisação. O sindicato que representa os trabalhadores recorreu à Justiça trabalhista para baixar esse percentual para 20%, mas perdeu e garante que vai cumprir a determinação. Caso a decisão, pedida pelos patrões, seja descumprida, a entidade pode desembolsar multa diária de R$ 100 mil.

Os trabalhadores decidiram cruzar os braços em assembleia realizada no último domingo. Às 14h de amanhã, os rodoviários se reúnem novamente. O sindicato da categoria alega que os empresários não tentaram um diálogo e que afirmam não ter nada a oferecer à categoria. Os patrões, por sua vez, mantêm o silêncio. “Ninguém nos procurou para qualquer tipo de diálogo. Mas, em anos anteriores, essa aproximação já ocorreu minutos antes da assembleia. Estamos esperando por isso”, afirmou o diretor do Sindicato dos Rodoviários Lúcio Lima. Segundo ele, não ocorrerão paralisações hoje e amanhã, a exemplo do que aconteceu na última quinta-feira. “Já na segunda, haverá greve, mas vamos manter a frota mínima que for determinada pela Justiça”, garantiu Lima.

A Secretaria de Transportes informou que ficará de olho na pirataria. Segundo a assessoria da pasta, cerca de 80 fiscais do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFtrans) estarão nas ruas para coibir o transporte ilegal de passageiros. Para minimizar os impactos da paralisação, a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) vai operar com a capacidade máxima. Os 19 trens farão viagens ao longo do dia. Além disso, será reforçado o número de vigilantes e operadores de manutenção das estações. A companhia também pediu ajuda à Polícia Militar para garantir a segurança dos passageiros. Cerca de 160 mil pessoas usam o sistema diariamente, número que deve aumentar na segunda.

Preocupação
A greve anunciada pelos rodoviários causa preocupação a quem depende do transporte público. A secretária-executiva Ana Paula Silva, 27 anos, que mora no Gama Leste e trabalha na Universidade Brasília (UnB), na Asa Norte, combinou com três amigos de irem para o trabalho no carro dela na segunda-feira. Cada um contribuirá com R$ 10, valor pago por eles nas quatro passagens de ônibus diárias. “Estamos com muito serviço acumulado por conta da greve que teve na universidade, não podemos deixar de ir trabalhar”, disse. Quem não tem a mesma opção, como o montador de móveis Esdras Mariano, 30 anos, morador de Santa Maria, preferiu deixar o chefe avisado. “Falei que se não tiver ônibus eu não vou”.

De acordo com o chefe da Fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Silvain Fonseca, normalmente 700 mil automóveis circulam nas vias de Brasília. “Esse número deverá aumentar em 20% com a greve”, acredita. Agentes do órgão estarão nas ruas para evitar conflitos nos pontos de maior congestionamento. Desde junho de 2008, os rodoviários não realizam uma greve geral no DF. À época , uma decisão judicial também previa que 60% das linhas circulasse, o que , segundo os empresários, não foi cumprido pelos empregados. Neste ano, os rodoviários solicitaram à Justiça que os empresários repassem ao sindicato um documento com os números referentes a horários de ônibus, escala de trabalho, veículos, linhas e frota.

Fonte: Correio Braziliense
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Viação Zona Oeste é a pior empresa de ônibus do Rio, diz prefeitura


A Secretaria Municipal de Transportes divulgou o novo ranking das piores empresas de ônibus que circulam na capital. O levantamento abrange o período de março a maio, apontando a viação Zona Oeste como a campeã de irregularidades, com 56,05 pontos. Em seguida, aparecem Auto Diesel (26,71), Madureira Candelária (26,44), Rubanil (26,32) e Transurb (25,75).


A lista negra das empresas é feita a partir das reclamações dos passageiros recebidas pela ouvidoria da secretaria. As principais irregularidades apontadas são o não atendimento ao sinal de parada para embarque e desembarque, atitudes inconvenientes de motoristas, trocadores e despachantes e superlotação.

Fonte: Extra online
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Transporte público de Itapevi terá frota de ônibus totalmente renovada


Em uma ação inédita no Estado, foi anunciada, nesta sexta-feira (11), a renovação de toda a frota de ônibus que atende às linhas municipais de Itapevi, durante solenidade na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Segundo Leonel Gomide, gerente operacional da Benfica, a partir deste sábado (12), a população de Itapevi já poderá utilizar onze dos sessenta novos ônibus adquiridos pela Benfica. “Foi um investimento da ordem de R$ 15 milhões, no qual compramos sessenta veículos da marca Mercedes-Benz, modelo Apache-VIP, zero quilômetro, e os colocaremos todos à disposição da população de Itapevi em até 45 dias, após o emplacamento das unidades”, explicou Gomide.
Os novos ônibus – aprovados com a qualidade INMETRO – que passarão a atender a demanda do município são adaptados para utilização de pessoas com deficiências. Além de disporem de elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção, as unidades oferecem adaptações para deficientes visuais, incluindo acesso para cães-guias, e assentos especiais para pessoas obesas.
Pessoas com deficiência puderam testar a qualidade dos novos ônibus e aprovaram a mudança. “Este novo ônibus é bem melhor que os antigos, que não transmitiam a segurança que hoje temos, inclusive com lugar apropriado e cinto de segurança”, disse Ana Maria Silva que, por ser cadeirante, será beneficiada diretamente com os novos ônibus. Os veículos ainda possuem padrão Eco III, com baixíssima emissão de gases poluentes, contribuindo com a qualidade do ar no município.
A renovação completa da frota de ônibus é, segundo Gomide, algo inédito em todo o Estado. “Normalmente, as empresas vão substituindo gradativamente os ônibus em circulação. Mas desta vez inovamos ao renovar, de uma só vez, toda a frota em uso na cidade, e Itapevi é a primeira em que uma ação como esta foi feita”, comentou. Além da renovação, a Benfica aumentou de 55 para sessenta o número de veículos em circulação no município, que atualmente possui vinte itinerários.
O secretário de Segurança, Kléber Maruxo, agradeceu à Benfica e disse que esta nova frota de ônibus é um marco histórico para o município de Itapevi e que população merece usufruir de um serviço eficiente e seguro. “Agora, nossa maior meta é preparar a cidade para receber os ônibus e dar condição para as pessoas usarem o transporte de forma segura”, complementou o secretário. Ele salientou também que em breve a cidade vai contar com semáforos inteligentes que serão controlados pela Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal e que já há um projeto para implantar 150 novos abrigos de ônibus na cidade.
O vice-prefeito Jaci Tadeu, em sua explanação, disse sentir orgulho em ver que os cidadãos itapevienses vão poder desfrutar de um transporte público de qualidade para trabalharem no próprio município. “Isso é fruto do investimento da administração municipal que está trazendo novas empresas para a cidade e, assim, gerando novos empregos. E a população de Itapevi não pode aceitar menos do que é oferecido hoje”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco), teceu elogios à atuação da prefeita Dra. Ruth na questão, buscando sempre um transporte coletivo de qualidade, sob a égide da legalidade. “Hoje a cidade de Itapevi tem nova frota de ônibus devido à força e à coragem da prefeita Dra. Ruth, que não deixou o transporte coletivo da cidade ser dominado por veículos clandestinos. A atual administração vem mudando a ‘cara’ de Itapevi, e parabenizo a todos os envolvidos pelo dinamismo e parceria e, principalmente, por enxergar e investir no desenvolvimento da cidade”, frisou.
Em discurso, a prefeita Dra. Ruth disse que todas as conquistas da Prefeitura foram alcançadas por meio do diálogo entre poder público, sociedade e empresas concessionárias. “Estes novos ônibus são um presente para a população e outras conquistas virão. Estamos trabalhando na pavimentação de novas ruas e tenho certeza que esta frota, em breve terá que ser aumentada, pois a chegada de novas empresas na cidade vai gerar ainda mais empregos. Estamos no rumo do desenvolvimento e as ações só estão se concretizando graças a vocês”, declarou Dra. Ruth.

Fonte: Itapevinotícias
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Recife: Copa projeta o futuro nos trilhos


A excelência em mobilidade durante a Copa do Mundo é uma exigência da Fifa para os países que se propõem a organizar a maior competição esportiva do planeta. Estipular um tempo de acesso até a arena e cumpri-lo à risca é algo que não pode sair da pauta do comitê organizador do Mundial, que recebe telefonemas (cobranças pesadas) da diretoria da Fifa de 15 em 15 dias. Em Pernambuco, a Cidade da Copa está no papel para ser o legado do estado pós-2014. Entre os corredores elaborados para facilitar o caminho à arena está o metrô.

Principalmente o metrô, diga-se. Orçada em R$ 5,85 milhões, a estação Cosme e Damião, que ficará a 700 metros do futuro estádio em São Lourenço da Mata, já está em franco processo de construção e deverá receber a grande maioria dos 46 mil torcedores a cada um dos quatro (ou cinco) jogos do Mundial no Grande Recife. A obra está prevista para acabar em dezembro. Assim, a capital pernambucana será a primeira das 12 subsedes do Mundial de 2014 a ligar o aeroporto à estação do estádio.

Hoje,o tempo do Aeroporto Internacional dos Guararapes até o terreno do estádio, considerando a espera na estação e o percurso, é de 1 hora e 15 minutos. Muito alto. A meta é tentar fixar o acesso em, no máximo, uma hora. O percurso passa por 17 das 28 estações da rede Metrorec e conta com a vantagem de ter uma tarifa unificada (R$ 1,40), além de uma rota direta - exceção feita à conexão na estação Joana Bezerra, para a troca da linha sul pela linha centro. Além do metrô, o estádio também está programado para receber o movimento tradicional no Recife para jogos de futebol, via carro - já inflado. O estacionamento tem capacidade para seis mil veículos e o tempo médio entre o Marco Zero e a arena (19 quilômetros) é de 30 minutos. Durante a Copa de 2014 é possível que sejam criados corredores exclusivos para facilitar o acesso até a Cidade da Copa. Depois disso, é melhor pensar em andar de metrô mesmo.

Fonte: Diário de Pernambuco
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