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Transporte coletivo custará R$ 2,50 em Atibaia

sexta-feira, 14 de maio de 2010


A tarifa do transporte coletivo urbano e rural passará a custar R$ 2,50 (dois reais e cinqüenta centavos) a partir de 1º de junho em Atibaia. Para pedir o aumento da passagem, a concessionária do serviço, a Viação Atibaia São Paulo, alegou desequilíbrio econômico financeiro, considerando os custos elevados com os valores pagos por veículos das linhas que passam pela Praça de Pedágio da Rodovia Dom Pedro I. A VASP apresentou ainda, os custos relacionados ao transporte gratuito em algumas linhas no Imperial.O Poder Executivo por sua vez, baixou de R$ 2,60, originalmente requeridos pela empresa para R$ 2,50 depois que comissões foram nomeadas para a análise das planilhas da empresa, cujo estudo abrangeu os custos totais do sistema de transporte.
O reajuste já foi publicado no Imprensa Oficial de quarta-feira (12) e os valores passam a vigorar a partir do mês que vem.

Fonte: Atibaia News
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Amanhã o transporte coletivo de Várzea Grande será gratuito


O transporte coletivo de Várzea Grande será totalmente gratuito das 0h de amanhã (15) até a meia noite de domingo (16). Quem utilizar esse meio de transporte estará isento do pagamento da tarifa de R$ 2.20.
A medida faz parte do Decreto Municipal 034/2010 assinado pelo prefeito, Murilo Domingos em 2004. Como ocorre há seis anos, a prefeitura suspende a cobrança da passagem no dia do aniversário da cidade.
De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (STU/VG), a frota do transporte coletivo municipal circulará segundo a planilha já utilizada para os finais de semana. O superintendente da STU/VG, Fernando Sé, lembra que durante todo o sábado, as catracas do Terminal André Maggi estarão liberadas. Para o transporte intermunicipal (Várzea Grande/Cuiabá), o embarque só será gratuito no Terminal André Maggi. Em outros pontos de embarque desta linha, o passageiro terá que pagar a tarifa.

Fonte: Folha de Várzea Grande
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Renovação da frota dos ônibus de Petrópolis, será realizada após intervenção


Desde o processo instalado para rever a situação do transporte coletivo em Petrópolis, os interventores estão tomando decisões administrativas de curto prazo e necessárias à prestação do serviço técnico operacional. Com a intervenção, as medidas vêm sendo colocadas em prática e a população já vem percebendo.

Embora as empresas estejam operando com a mesma frota que ficou muitos anos sem investimento, ações como compra de óleo e a realização de manutenção constante para a redução das quebras de veículos, reposição de pneus e outros componentes para a melhoria do funcionamento dos carros e verificação da situação dos funcionários está sendo realizada.

Antes da intervenção, os funcionários das empresas de ônibus estavam com seus benefícios e salários atrasos. Com a instalação desse processo, os funcionários começaram a receber as cestas básicas atrasadas, o pagamento de horas extras e tiveram os vales (adiantamentos) pagos. E hoje, estão recebendo o pagamento em dia. Em meses, foi a primeira que os funcionários das empresas de ônibus receberam o pagamento no dia certo.

A intervenção significa que a Prefeitura de Petrópolis tem o controle da administração das empresas de ônibus para analisar a situação contábil, financeira e operacional, mas não tem o poder de comprar ônibus novos, até porque as empresas não tem dinheiro em caixa para isso e as mesmas ficaram anos sem investir na renovação da frota.

A partir da conclusão dos interventores nesse período de trabalho, que não deve passar de 60 dias, o prefeito Paulo Mustrangi vai se posicionar sobre a necessidade de abertura ou não de uma nova licitação para a concessão dos serviços de transporte coletivo no município para que novos investimentos, como compra de ônibus possam ser feitos para melhorar o transporte coletivo em Petrópolis.

Fonte: Diáriode Petrópolis
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Mudanças no transporte coletivo urbano de Caxias do Sul desagradam usuários


As mudanças no embarque e desembarque de passageiros nas estações Central e Ópera têm desagradado boa parte dos usuários do serviço de transporte coletivo urbano, em Caxias do Sul, operado pela Viação Santa Tereza (Visate). De acordo com os passageiros, a extinção dos terminais nas ruas Bento Gonçalves e Dr. Montaury, no Centro, deixou mais tumultuados os locais de espera para o deslocamento até os bairros.

A partir das alterações, os ônibus passaram apenas a fazer a coleta e desembarque de pessoas no Centro e não mais ficar parados em determinado ponto. Como consequência disso, quem antes esperava pelo transporte em paradas específicas distribuídas ao longo das Bento Gonçalves e da Montaury passou a se concentrar nas quadras da Bento e da Pinheiro Machado entre a Montaury e a Visconde de Pelotas. Agora, os terminais estão localizados nos bairros.

Conforme a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM), a medida foi tomada para desafogar o fluxo de veículos na região central. O problema, segundo os usuários, é que seriam muitas linhas operando na mesma estação e, consequentemente, mais pessoas circulando pelo mesmo local. Em horários de pico a situação seria ainda pior.— Está uma verdadeira anarquia. Se antes estava ruim, agora está muito pior — reclama a funcionária pública Acélia dos Santos, 60 anos, moradora do Centro e usuária frequente das linhas Santa Fé e Vila Ipê.

Moradora do bairro Santa Lúcia e usuária da linha Santa Lúcia-Cohab para deslocar-se ao Centro para trabalhar, a dona de casa Maria de Fátima Salvador, 50, queixa-se da demora no intervalo entre um ônibus e outro.

— Em determinados momentos, chegamos a esperar 45 minutos. Antes, era de 15 em 15 minutos, no máximo - afirma Maria de Fátima.

Fonte: Pioneiro
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Comitê da Copa conhece sistema de ônibus BRT para Cuiabá

quinta-feira, 13 de maio de 2010


Os integrantes do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) visitaram Cuiabá nesta quinta-feira para verificar como estão as obras do estádio que sediará jogos na capital mato-grossense. Apesar da visita técnica ter sido voltada especificamente para acompanhar o andamento das obras da nova Arena Multiuso, o Comitê também foi apresentado a 26 projetos que fazem parte da proposta de Cuiabá para receber os jogos da Copa daqui a quatro anos.Algumas destas obras são obrigatórias por determinação da Fifa, como o estádio, o entorno do estádio, construção de centros de treinamento e reforma do aeroporto.
- A garantia que nós demos é que, com relação a esses projetos que são requerimento da Fifa, estão todos dentro do prazo - disse o diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge.Segundo o diretor, os membros do Comitê fizeram questionamentos sobre a ampliação do Aeroporto Marechal Rondon.
- Esta é uma obra do governo federal e existe um acompanhamento por parte da Agecopa. Já há R$ 83 milhões disponíveis na Infraero para fazer a obra, que praticamente triplica a capacidade aeroportuária de Cuiabá - argumentou Yuri Bastos.
Segundo ele, o Governo do Estado também colocou outros aeroportos de cidades vizinhas, como de Rondonópolis e Cáceres, para dar suporte na Copa do Mundo se for necessário. As duas cidades estão, em média, 200 quilômetros distantes da capital.BRT (Transporte Rápido por Ônibus)A Agecopa definiu o novo sistema de trânsito que deve ser implantado em Cuiabá para melhorar o transporte coletivo até a Copa do Mundo de 2014. O sistema escolhido será o Bus Rapid Transit (BRT), ou Transporte Rápido por Ônibus, semelhante ao que já existe em Curitiba (PR). São ônibus articulados e com vias exclusivas para sua circulação. A iniciativa pretende desafogar o trânsito no centro da cidade e permitir facilidade de acesso entre as áreas mais populosas da capital.Os membros do COL que visitaram Cuiabá também conheceram um protótipo deste ônibus, que os transportou do aeroporto até o local onde será construída a nova Arena Multiuso.
- Mostramos que os trabalhos de mobilidade urbana estão adiantados. O que era apenas uma ideia, hoje é uma concepção de projeto e começa a tomar forma física - disse Carlos Brito, diretor de Obras da Agecopa.Brito explicou que na próxima semana começam os trabalhos de topografia necessários para implantar os projetos de mobilidade urbana, aumentando avenidas e construindo viadutos na capital.
- E em um prazo de 60 dias teremos como começar algumas das licitações do sistema BRT - finalizou o diretor.

Fonte: G1
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Guarulhos: Rodoviários ameaçam entrar em greve geral por tempo indeterminado


A categoria está em Campanha Salarial e reivindica reajuste de 14,10%, mas as empresas só oferecem a reposição da inflação. O aviso de greve foi protocolado na noite de terça, 11.Cerca de 12 mil motoristas e cobradores do transporte coletivo privado da cidade de Guarulhos ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado a partir de sexta, dia 14.

A decisão foi aprovada em assembleia, realizada na noite de terça, 11, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, em razão da lentidão das empresas de transportes que não avançaram nas reivindicações da Campanha Salarial dos trabalhadores, cuja data-base é 1º de maio.

A categoria está em estado de greve e protocolou aviso de paralisação para as seis empresas da região – que são responsáveis pelo transporte de 1,3 milhão de passageiros diariamente. O documento informa que após o prazo de 72 horas (três dias úteis), contados a partir da entrega do comunicado, ou seja, sexta, dia 14, os rodoviários poderão suspender o trabalho por tempo indeterminado.

Reivindicações

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 14,10% (referente à reposição da inflação calculada pelo INPC-IBGE do período da data-base 1º de maio, 4,56%, e mais 9,12% de aumento real); vale-refeição de R$ 12; a implantação de um piso salarial único; o fim da dupla função (motorista que atua também como cobrador) e do “motorista leve” (que passou de cobrador para motorista, mas ganha salário inferior à função), bem como a jornada 40 horas semanais.

As empresas de transportes, no entanto, só ofereceram a reposição da inflação calculada em 4,56%. Segundo o assessor da Diretoria do Sindicato, Wagner Menezes (o Marrom), se as empresas não avançarem nas reivindicações, os rodoviários vão cruzar os braços por tempo indeterminado.

Fonte: CNTT-CUT
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