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Edital para licitar transporte coletivo em Cuiabá sai em 90 dias

sexta-feira, 7 de maio de 2010


A Prefeitura de Cuiabá espera publicar em 90 dias um edital de licitação de todo o sistema de transporte coletivo da Capital. Os estudos preliminares do processo licitatório apontam que o município poderá passar a administrar o serviço e custear finalmente o passe-livre estudantil, o que não faz desde 2002, quando o benefício foi criado.
O estudo da licitação foi apresentado ontem ao prefeito Chico Galindo (PTB) pelo secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Alves, e representantes da Fundação de Gestão e Inovação, ligada à Universidade de Brasília (UNB). A expectativa da Prefeitura é que, com a proximidade da Copa de 2014, o município regulamente o serviço para ônibus, microônibus e ônibus sanfonados.
A representante da UBN na discussão, Yaeko Yamashita, afirma que o papel da instituição será capacitar técnicos da Prefeitura para ajudar na elaboração do novo modelo do transporte coletivo. "Vamos chamar todas as entidades ligadas ao setor para discutir a elaboração desse processo licitatório no prazo de 3 meses ou ainda, se optarem, vamos manter as coisas como estão", afirma o prefeito, ao explicar que atualmente o município concede o serviço e a qualidade e gestão financeira ficam sob responsabilidade das empresas que estão com os contratos vencidos desde julho de 2009.
O secretário Edivá Alves diz que, com o novo modelo, a Prefeitura poderá dividir as linhas de transporte em várias regiões que serão "vendidas" às empresas. "Com isso, as empresas terão interesse em prestar serviços em regiões que hoje temos pouca procura, mas elas serão pagas por isso. Permitirá ainda que a Prefeitura passe a custear sua parte no financiamento do passe-livre estudantil". Servidores públicos, representantes de entidades, associações de moradores e usuários farão parte da comissão que vai elaborar o estudo.

Fonte: Jornal Documento
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Grande Vitória terá 108 km de corredor exclusivo para ônibus


Na a manhã desta quinta-feira (06) um debate sobre as novas alternativas para o desenvolvimento da mobilidade urbana na Grande Vitória lançou a proposta do BRT Grande Vitória. Trata-se do projeto de corredores exclusivos para ônibus que será implantado nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica.
A implantação do projeto já se iniciou no municipio da Serra, nas obras que vão ligar os terminais de Jacaraípe e Laranjeiras, numa extensão de seis quilômetros. Ele será dividido em fases. O transporte coletivo corresponde a mais de 70% das viagens realizadas todos os dias. Por essa razão, de acordo com o secretario de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 800 milhões em obras de mobilidade urbana, em parceria com os municipios.
O evento teve a palestra do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que é ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná, responsavel pela impantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Curitiba. Lerner falou sobre a importância do BRT, sua abrangência pelo mundo, e da experiência bem sucedida em Curitiba. "Quando começamos em Curitiba, em 1974, havia a dúvida: o sistema vai funcionar? Hoje o nosso BRT já tem 36 anos e está sendo implantado em 81 cidades do mundo. Naquela época, Curitiba tinha 700 mil habitantes e existia a ideia de que, quando chegássemos a um milhão, deveríamos implantar o metrô. Foi então que nasceu o BRT de Curitiba".
Mais que um corredor exclusivo para ônibus, o BRT é um sistema de elevada capacidade de transporte, operando com veículos modernos e prestando serviços de alta qualidade, com rapidez, pontualidade, conforto e eficiência operacional.
É um sistema "inteligente" que agrega a rapidez e a pontualidade dos metrôs à flexibilidade e economia dos sistemas de ônibus tradicionais. Com 52 quilômetros de extensão na Grande Vitória, o trecho prioritário percorrerá as vias onde há o maior volume de congestionamentos e por onde circulam as linhas troncais.
O corredor para ônibus traz além de melhor qualidade, mais segurança e redução do tempo de viagem para os passageiros, garantiu o secretário. "Para que isso aconteça, ônibus antigos sofrerão uma redução e esse novo poderá levar 270 pessoas e vai custar menos que os metrôs. Além disso, os passageiros vão pode usar o celular para saber o horário e onde está o ônibus que precisa. Tudo será melhor", afirma Bragato.
O secretario ainda diz que o projeto do BRT capixaba terá 108 quilômetro de corredor, que ligará o terminal de Laranjeiras, na Serra, passando por Vitória, o de Campo Grande, em Cariacica, e o de Vila Velha - este com rotas pela terceira ponte e avenida Carlos Lindenberg. Inicialmente, o BRT da Grande Vitória terá 40 quilômetros de extensão e fará o atual caminho dos ônibus articulados do Transcol.
Nesta nova estrutura, os ônibus usariam a faixa da esquerdo ao lado dos canteiros, alterando o local das portas e dos pontos de embarque e desembarque. "Esses ônibus novos terão portas dos dois lados facilitando o embarque e desembarque dos passageiros", disse.
Os ônibus serão controlados via satélites ajudando a identificar os pontos de crise. Como já acontece em Curitiba, o BRT da Grande Vitória terá combustível com parte de Biodiesel ou alguns ônibus da frota formando uma linha verde. "Além da questão do trânsito, é preciso cuidar do meio em que vivemos. Os carros são grandes poluidores de ar, então, é preciso reverter este quadro. E garanto, é possível melhorar a qualidade de vida em menos de três anos", disse o arquiteto e urbanista, Jaime Lerner.
O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, também presente no lançamento, falou da importância de evoluir a mobilidade urbana do Estado do Espírito Santo. "A questão de transporte era despercebidas, mas hoje é necessária essa prioridade. Nossa cidade sofre com o impacto da mobilidade urbana e é preciso cuidar para que isso não piore. A Serra, por exemplo, cresce 16% ao ano sua população. Isso é um exemplo significativo e se não nos prepararmos para o futuro, teremos problemas sérios".

Fonte: ES Hoje
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Frota reduzida e muita espera por ônibus em Fortaleza


Enquanto o marceneiro José Cristiano Sousa Júnior, 46 anos, morador do Conjunto Nova Metrópole, se regozija porque não ficará sozinho numa das paradas de ônibus da avenida Bezerra de Menezes, a aposentada Salomé Ramos, residente no Jardim Iracema, lamenta os 30 minutos consumidos lentamente na espera do ônibus da linha Paes de Andrade. É meio dia do feriado de Tiradentes. De carro, a pé, ônibus e bicicleta, a cidade inteira parece se deslocar, ir e vir. Maria Alves Loiola Lima, 68, não. Ao lado da filha, ela aguarda o Rodolfo Teófilo, que jamais aponta no horizonte.

``Tô esperando há quase uma hora. Não tem topic. Você é obrigado a esperar.`` Dona Maria é do tipo espevitada. Resguardada à sombra da marquise de uma loja, a senhorinha de 1,60 metro de altura vai e vem inúmeras vezes. O passo é sempre miúdo, agoniado. Para ela, o que já é ruim durante a semana se torna ainda pior nos feriados e domingos. ``Na semana, é horrível.

Fim de semana e feriado, é triste. No transporte, somos muito mal-servidos.`` Também na Bezerra, a funcionária pública Tereza Morais, 45 anos, amarga um chá de cadeira de uma hora do Conjunto Ceará / Aldeota. Acompanhada da filha, ela cogita ir andando ou de bicicleta. Mas decide continuar esperando. ``Quando preciso, sempre demora. Não vou pro terminal porque lá é outra espera. Então é melhor ficar logo aqui.``

Abrigo

Avenida Jovita Feitosa, parada em frente a um supermercado. Passa das 13 horas. Lá, esse tempo morto, gasto ao sol ou à sombra filtrada de uma parada que é quase uma chaleira, assume contornos insuportáveis. Para o comerciante Ari Virino de Lima, 55 anos, poderia ser pior. ``Esta (parada) aqui pelo menos tem um abrigo. Aquela do outro lado, que nem isso tem.

`` Na avenida Borges de Melo, a revisora de confecção Maria do Socorro espera sentada. ``Faz uma meia hora que a gente tá aqui e o Siqueira-Mucuripe / Praia de Iracema não passa.`` No canteiro da via, à sombra de uma árvore, Erivelton Costa, 28 anos, também aguarda o Siqueira-Mucuripe.

A diferença é que, para ele, quanto mais tempo levar o ônibus, melhor. Ao lado da namorada, que embarcará no Conjunto Ceará / Papicu, o agente de telemarketing diz precisar de pelo menos mais 20 minutos. ``Geralmente, ele demora até 40 minutos``, sorri.

Fonte: O POVO Online
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Tarifas do transporte coletivo vão aumentar até 5% em Bauru nos próximos dias


Vem aí novo reajuste nas tarifas dos ônibus urbanos de Bauru. A proposta do prefeito Rodrigo Agostinho, após reunião com as operadoras do transporte coletivo, é de um reajuste de aproximadamente 5% em todas as tarifas. A proposta será submetida ao Conselho dos Usuários.
Paralelamente ao aumento nas tarifas, o Palácio das Cerejeiras anunciou nesta quarta-feira (05.05) a adoção de uma série de providências para melhorar o serviço.
As operadoras do transporte coletivo em Bauru acataram alguns pedidos do prefeito, que têm por objetivo incentivar a utilização do sistema de transporte coletivo.
Um dos benefícios garantidos foi a ampliação da faixa etária do passe escolar, que concede 25% de desconto no valor da tarifa, até então limitado a 18 anos, e que passará para 25 anos, atendendo assim estudantes dos níveis médio e universitário.
Outro benefício é a concessão de um bônus com desconto de 10% no valor da tarifa nos horários entre picos aos usuários com cartões cadastrados. A intenção é beneficiar usuários habituais do sistema e não usuários esporádicos.
O bônus entre picos será permitido de segunda a sábado, das 09h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30. O benefício não contempla domingos e feriados. Esses benefícios não vão acarretar qualquer ônus ao município, sendo que os custos serão suportados pelas empresas operadoras do sistema.
Mas a má notícia é que os benefícios vêm acompanhados do aumento nos preços das tarifas de cerca de 5% cada. Os novos valores serão apresentados ao Conselho de Usuários nesta quinta-feira (06.05). A tarifa básica com cartão sobe de R$ 2 para R$ 2,10. Já a tarifa básica com dinheiro sobe de R$ 2,15 para R$ 2,25. A tarifa integrada aumenta de R$ 2,46 para R$ 2,60. A tarifa escolar, por sua vez, sobre de R$ 1,50 para R$ 1,58.
Os benefícios e os novos valores das tarifas passam a vigorar em Bauru 30 dias após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município, prevista para os próximos dias.
O sistema de transporte coletivo de Bauru também deverá passar por algumas melhorias. A Prefeitura informa que vai licitar a aquisição de 300 pontos de ônibus, com cobertura e assentos dentro da lei de acessibilidade para as regiões de maior fluxo de usuários.Em agosto, 22 novos carros devem ser incorporados à frota do sistema, todos com plataforma de acessibilidade, o que vai garantir aproximadamente 80% da frota acessível.

Fonte: 94 FM
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Ônibus de São Bernardo passam no teste de emissão de poluentes

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Prefeitura de São Bernardo está realizando a aferição em 370 ônibus da frota de ônibus da SBCTrans (concessionária do sistema de transporte coletivo do município). A segunda etapa do projeto Orientar, iniciada em 12 de abril, segue até 7 de maio com o objetivo de identificar os veículos desregulados que, além de emitir poluentes na atmosfera, estão sujeitos a quebra prematura por falta de manutenção.

A inspeção está sendo realizada na garagem da SBCTrans, no Jardim Silvina.Nesta quarta-feira, os secretários de Gestão Ambiental, Giba Marson, e Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras, estiveram no local para acompanhar o desenvolvimento do programa, que nesta etapa ainda fará a aferição das peruas do transporte escolar municipal.

Segundo o secretário Giba Marson, os resultados da inspeção na concessionária SBCTrans foram muito positivos, uma vez que os veículos em sua grande maioria apresentavam uma emissão bem abaixo dos estabelecidos pelo Orientar. "Isso se deve ao acompanhamento realizado pela empresa que já realiza as inspeções há mais de um ano."Ainda de acordo com o secretário, daqui a poucos anos será obrigação legal manter as emissões de poluentes dos veículos dentro dos limites saudáveis.

"Nossa obrigação é nos antecipar com os nossos veículos, com medidas preventivas para que tenhamos um ar menos poluído" afirmou Giba Marson.Só da frota da Prefeitura, já foram inspecionados 270 veículos a diesel na primeira etapa do programa. Na próxima etapa, que terá início no dia 10 de maio, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, as aferições serão feitas com os veículos escolares permissionados e também atenderá os moradores que tiverem automóveis a diesel, que poderão obter um diagnóstico sobre a emissão de poluentes.

Com essa última etapa, a Prefeitura espera reduzir o número de poluentes emitidos pelos veículos da cidadeDar o exemplo para a população é um dos principais objetivos do projeto na opinião da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras. "O programa, nesse momento, é mais educativo e de conscientização, uma vez que não aplicaremos medidas punitivas", ressalta.

As análises são realizadas em postos de aferição equipados por opacímetros - equipamento utilizado para medição da quantidade de material particulado (fumaça preta). O trabalho é realizado por técnicos especialistas que utilizam métodos aprovados pela Petrobrás.

Fonte: JORNAL ABC REPÓRTER
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Greve de motoristas deve parar 120 ônibus em Marília

Funcionários da empresa Circular de Marília, que organizam paralisação relâmpago das 17h30 às 18h desta sexta-feira, esperam 120 ônibus parados no terminal. Esse é o número total de ônibus que circulam pela cidade.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte, Milton Benedito, todos motoristas e cobradores trabalhando no horário irão parar. Eles pedem 15% de reajuste salarial, para equiparar salários com cidades da região.
“Faremos a concentração no Terminal. Aqueles que forem chegando, vão se juntar a nós”, diz. No entanto, segundo Benedito, caso a empresa faça uma oferta condizente com as reivindicações, greve poderá ser suspensa.
Segundo comunicado emitido ontem pela assessoria de imprensa da empresa Circular de Marília, a culpa pela impossibilidade de dar aumento aos funcionários é da prefeitura, que não aprova reajuste nas passagens.

“Este é o quarto dissídio salarial que a empresa enfrenta sem que o valor da tarifa tenha acompanhado os aumentos de custos. Está cada vez mais difícil manter os serviços diante da tarifa congelada e os sucessivos aumentos dos custos operacionais”, afirma nota.
A população no entanto aprova a paralisação que, de acordo com eles, é um direito dos trabalhadores.
Segundo a diarista Laudiceia de Lima Cordeiro, casada com cobrador, eles têm o direito de lutar por um salário melhor. Ela afirma que desde que entrou na empresa, há 12 anos, salário do marido não mudou quase nada.

Fonte: Jornal Diário

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STTrans divulga novos horários das linhas de ônibus da Capital


A Divisão de Coletivos (Dicol) da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) concluiu as alterações dos horários das linhas de ônibus de todas as empresas concessionárias, que prestam o serviço de transporte público de João Pessoa. Através do portal da Prefeitura de João Pessoa os usuários do serviço têm acesso aos novos horários, com informações gerais sobre as empresas, terminais e número de viagens.
As mudanças foram realizadas em virtude do aumento da frota de ônibus da Capital. Diariamente circulam pela cidade um total de 445 veículos. A frota possui 519 ônibus, mas de acordo com o diretor de transportes, Adalberto Araújo, a circulação é flutuante e atende às necessidades de cada período do ano, podendo aumentar durante uma comemoração festiva, ou reduzir em época de recesso escolar, por exemplo. Além disso, alguns ônibus ficam na reserva, para os casos de manutenção da frota.
Melhorias no transporte público urbano - O Sistema de Transporte Público de João Pessoa se destaca como um dos mais modernos e novos, além de ser um dos mais baratos do país. De acordo com levantamento da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a Capital paraibana tem a 5ª menor tarifa entre 43 cidades, incluindo as capitais e aquelas com mais de 500 mil habitantes. Além disso, a renovação contínua da frota faz com que João Pessoa tenha os ônibus mais novos entre 18 capitais, o que significa mais conforto e segurança para seus usuários. Enquanto a idade média da frota é de 5,5 anos nas demais capitais, a de João Pessoa é de 3,5 anos. Ainda para este ano, está prevista a entrega de mais 37 novos ônibus adaptados, o que irá reduzir, ainda mais a idade da frota da cidade.
Acessibilidade - A partir dos ônibus acessíveis, João Pessoa passou a contar com um novo modelo de atendimento à população, beneficiando as pessoas com necessidades especiais, entre eles cadeirantes e deficientes visuais. Dos 519 veículos, 91 são do tipo adaptado. Eles possuem elevadores, portas mais largas (mede um metro e 10 centímetros, enquanto que os convencionais têm apenas 90 centímetros), cadeiras diferenciadas, mais largas, destinadas a mulheres grávidas e pessoas obesas; corrimãos especiais para deficientes visuais; sinal de parada com escrita em Braile e um dispositivo que possibilita a partida após as portas estarem completamente fechadas. Além disso, os ônibus são zero quilômetro, possuem design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio ambiente.

Fonte: Redação com Secom/JP

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Usuário reclama do horário do ônibus em Curitiba


Para implantar o Ligeirão Boqueirão, a prefeitura reduziu drasticamente o número de ônibus da linha Boqueirão, que para em todos os pontos. Além disso, esses poucos ônibus não respeitam mais nenhum horário. Chegar ao trabalho tem sido uma aventura, pois por vezes temos esperado cerca de 30 minutos no terminal, e todos os ônibus vão muito, mas muito lotados. Ao invés de melhorar para a população, piorou, e muito. A queixa não é apenas dos passageiros, mas também dos motoristas da linha.

Resposta
De acordo com a prefeitura, antes da implantação do Ligeirão Boqueirão, a Urbs fez pesquisas para quantificar a transferência da demanda e redimensionar as linhas diretas e paradora. Depois da implantação, a Urbs constatou a necessidade de reajustar a programação da linha direta. O funcionamento dessas linhas continua sendo monitorado para detectar a necessidade de novas adequações.

Fonte: Gazeta do Povo
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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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