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Em Campinas, Corredor de ônibus da Lix da Cunha entra em operação domingo

sexta-feira, 19 de março de 2010


As linhas de ônibus metropolitanas e municipais que utilizam a Avenida Lix da Cunha, em Campinas, passam a utilizar, a partir de domingo (21), o corredor exclusivo para os ônibus implantado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

E o corredor finalizado este mês ganhou duas novas estações de paradas, uma no Balão do Tavares, nas proximidades da saída para a rodovia Anhanguera, e outra abaixo da ponte da Avenida Alberto Sarmento, no bairro Bonfim.

De acordo com a EMTU, passam pela Lix da Cunha diariamente 51 linhas intermunicipais, ligando Campinas aos municípios de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Americana, além das linhas municipais. O horário de funcionamento do corredor é das 4h30 às 00h10.

O corredor Sumaré-Campinas tem no total 33 quilômetros de extensão e sete quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Três milhões e meio de passageiros utilizam o sistema mensalmente.

Fonte: EPTV
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Frota em Feira de Santana será renovada este ano com 25 veículos zero quilômetro.


A frota de ônibus do transporte coletivo urbano em Feira de Santana será renovada este ano com 25 veículos zero quilômetro. Dez deles, já com a nova padronização e equipamentos que facilitam a acessibilidade e segurança dos passageiros, serão inseridos no Sistema Integrado de Transportes (SIT) na próxima sexta-feira (26), pela manhã.
Os ônibus vão compor a frota da empresa de ônibus Princesinha e já estão saindo da fábrica Mascarello, em Cascavel, no Paraná, com a nova padronização, valorizando as cores da bandeira de Feira de Santana. Além disso, também estão adaptados com equipamentos que facilitam a acessibilidade de cadeirantes, a exemplo de rampas hidráulicas, e também iluminação especial com LED e câmeras de segurança.
Participando do 71º Fórum Nacional de Secretários de Transportes e Trânsito, em Foz do Iguaçu, no Paraná, realizado quinta-feira (18) e sexta-feira (19), o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, aproveitou para inspecionar os ônibus montados na Mascarello que servirão à frota em Feira de Santana. “A nova padronização resultará em um visual mais operacional, facilitando a identificação dos veículos”, ressaltou.
Outros 15 ônibus, também da empresa Princesinha, devem chegar à cidade antes do dia 15 de abril, visando serem utilizados já para o período da Micareta, que ocorre entre os dias 15 a 18 do próximo mês. Ao todo, a frota de Feira de Santana conta com 188 ônibus urbanos.
Alguns dos novos ônibus, conforme o secretário Flailton Frankles, já estão na estrada vindo para Feira de Santana. “Gradativamente estamos renovando a frota de ônibus que serve à à cidade, diminuindo substancialmente a idade média dos veículos. No ano passado já substituímos 26 ônibus”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana
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Porto Alegre garantirá acessibilidade nas lotações


A Capital será a primeira cidade do país a garantir acessibilidade no sistema seletivo de transporte (lotações). A reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de hoje, 17, na Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis). "Porto Alegre é pioneira em vários projetos estruturantes de acessibilidade", disse o titular da Seacis, Tarcízio Teixeira Cardoso. "Em relação ao transporte seletivo, diferente de outras cidades, há a regulamentação municipal que nos possibilita um melhor planejamento para o benefício do cidadão", afirmou.
A proposta aprovada na reunião prevê elevador de acesso e um box para cadeirantes em todas as 403 lotações de Porto Alegre, que manteriam os atuais 21 lugares. Será encaminhada para os fabricantes das carrocerias, que vão elaborar um projeto para avaliação da Seacis e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Após aprovação do projeto, as concessionárias do serviço começarão a tratar da substituição da frota.
Não houve a definição de prazos, mas a expectativa é iniciar os procedimentos até o final do ano. A premissa de que todo transporte que atende ao público precisa ser acessível é garantida pelo Decreto 5.296, de 2004. Atualmente, de uma frota com o total de 1.572 ônibus em Porto Alegre, 27% têm acessibilidade, percentual superior aos 10% exigidos pela legislação.
Participaram do encontro o secretário Tarcízio Cardoso e representantes da Subsecretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL) e da EPTC.

Fonte: PMPA
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Ribeirão Preto: Equipamento vai controlar fluxo do transporte coletivo


As permissionárias e a Transerp irão controlar os horários dos ônibus, vans e micro-ônibus do transporte público de Ribeirão Preto, através do monitoramento por GPS (Sistema de Posicionamento Global) que será instalado nos veículos dentro de cinco meses.
O sistema permitirá controlar, em tempo real, o trajeto das viagens, as paradas e o atraso de cada linha. Serão quatro centrais instaladas - uma na Transerp e as outras nas três empresas responsáveis pelo transporte.
"Teremos mais agilidade no serviço, já que poderemos resolver os problemas na hora", diz o gerente do transporte coletivo de Ribeirão, Reynaldo Lapate.
O monitoramento hoje é feito por fiscais que controlam manualmente o itinerário das 80 linhas da cidade. Apenas 12 profissionais contratados pelas empresas fazem esse trabalho, que entregam um relatório diário com as informações de atraso, veículos que tiveram problemas, entre outras observações.
"Se um ônibus quebrar, podemos mandar outro na hora. Se ocorrer um comboio também podemos desfazer", explicou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto (Sinfrepass), Luís Gustavo Vianna.
Para Lapate, as informações também serão mais precisas. "Chegam na hora e online. Nada de relatório manual mais", diz.
Esse sistema faz parte dos cinco investimentos que serão feitos pelas empresas, acertado na quarta-feira, através de um acordo com o Ministério Público Estadual.
O monitoramento via GPS custará às permissionárias R$ 430 mil. A manutenção mensal será de R$ 43 mil.
O sistema também permitirá monitorar a velocidade dos ônibus (60 km/hora) e a rotação do motor, o que pode trazer economia de combustível. "Havendo economia, a tarifa do transporte pode ter uma queda", afirma Vianna.
O modelo de monitoramento já existe nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo.
Atendimento
O monitoramento da frota por GPS também irá contribuir com a central de atendimento da Transerp - o número de telefone 118 informa as pessoas sobre horários e pontos dos ônibus.
Seis atendentes anotam reclamações, sugestões e informam a população. "Recebemos cerca de 800 ligações por dia", comentou Reynaldo Lapate.
Segundo ele os usuários do transporte público terão informações corretas dos horários, até mesmo se estiver ocorrendo atrasos.
"Hoje apenas passamos as informações de horário conforme a tabela de cada linha, sem saber se há atrasos", disse o diretor da Transerp.

Fonte: A Cidade
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Cadê os Cobradores? Transporte coletivo pode parar em Londrina


A demissão de cobradores do transporte público de Londrina pode culminar com uma paralisação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo de Londrina (Sinttrol), cerca de 350 cobradores foram demitidos nos últimos sete anos.

Em assembleia, ficou definido que haverá um dia de protesto por conta disso, porém, a data ainda não foi definida.

De acordo com o presidente do sindicato, João da Silva, uma cláusula da licitação do transporte coletivo prevê que os ônibus convencionais têm que ter motorista e cobrador.

Mas, segundo ele, isso não está sendo cumprido pelas empresas. Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) informou que as demissões das “linhas de baixa demanda são uma realidade que teremos que enfrentar”, pois isso representa um custo alto para as empresas, o que pode refletir no preço da tarifa.

Fonte: Paraná online

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Em João Pessoa, STTrans reativa linha de ônibus


Com o objetivo de melhorar o serviço do transporte coletivo e ampliar o atendimento aos moradores do bairro do Geisel e proximidades, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) reativará no próximo sábado (20) a linha 106 Geisel (via Cruz das Armas) e promoverá mudanças na linha 107 – José Américo. O objetivo é tornar o serviço de transporte coletivo mais eficiente no local, atendendo a demanda da crescente população da região próxima ao bairro do Geisel e a comunidade do loteamento Recanto Verde.

A linha 106 terá seu terminal no Geisel (202) e fará o mesmo itinerário dentro do bairro, ampliando sua rota pelo loteamento Recanto Verde (Novo Geisel). A linha107 – José Américo permanecerá com o mesmo itinerário até a rotatória da Avenida Abelardo Targino da Fonseca (Cajueiro). A partir deste ponto, provisoriamente, ele seguirá pela Rua João Miguel de Souza até chegar à BR-230, com direção ao centro da Capital.
A medida foi definida após estudos realizados pela Assessoria de Planejamento da STTrans, que verificou a necessidade de ampliação do serviço, em virtude do crescimento populacional. "A demanda da região tem crescido nos últimos anos e novas medidas têm que ser adotadas para beneficiar estas novas localidades. A STTrans vem realizando diversas ações neste sentido e garantido a todos um serviço de transporte público de qualidade", afirmou a superintendente Laura Farias.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa
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São Paulo: Obras em vias da zona norte alteram itinerários de ônibus


Em virtude do trânsito intenso ocorrido diariamente por consequência das obras da Marginal Tietê nas avenidas Zaki Narchi e Santos Dumont, na zona norte, no período das 07h às 09h, a SPTrans informa que a partir de sábado, 20 de março, irá alterar o itinerário de linhas que trafegam na região neste horário, de forma que haja maior fluidez no trânsito e menor tempo de deslocamento para os usuários dos serviços.
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerários:

1721/10 Vila Ede – Metrô Carandiru
1728/10 Jd. Brasil – Metrô Tucuruvi
172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém
1745/10 Vila Nova Cachoeirinha - Center Norte
1760/10 Cohab Antártica - Center Norte
971D/10 Jd. Damasceno - Center Norte
971V/10 Jd. Vista Alegre - Center Norte
Ida: sem alteração
Volta: normal até a av. Zaki Narchi, Rua Guilherme Paraense, Rua Antonio dos Santos Neto, Rua Urupiara, Rua Manuel dos Santos Neto, Av. Cruzeiro do Sul, prosseguido normal.

Fonte: SPTrans

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Corredor Metropolitano de Niterói começa a funcionar neste sábado


A partir deste sábado, com a inauguração do Corredor Metropolitano, quem passa de ônibus pelo Centro de Niterói, deverá chegar mais rápido ao trabalho. Projetada há 15 anos, a via, com 6,5km, liga a Alameda São Boaventura ao terminal rodoviário vizinho à estação das barcas, na Avenida Visconde do Rio Branco, passando pela Avenida Feliciano Sodré. A obra, bancada pelo governo estadual, custou R$ 6,9 milhões e atenderá a 250 mil passageiros por dia.
Na Alameda, a faixa esquerda será exclusiva para ônibus. Na Feliciano Sodré, serão duas só para coletivos. Para evitar que os automóveis invadam a via, foram instalados 13 leitores de placas. Só ônibus e vans cadastradas pela Nittrans, empresa municipal responsável pelo planejamento de transportes, poderão circular por elas.
A Alameda São Boaventura ganhou baias sobre o canal que a divide. Os topiqueiros estão proibidos de parar ali, mas podem transitar pelo corredor. São dez estações de embarque e desembarque, que servirão a 770 ônibus de 107 linhas intermunicipais e 24 municipais. Um sistema de sinais foi instalado para garantir a fluidez no trânsito de ônibus e está proibido virar à esquerda para cruzar a Alameda.
- Simulações mostram que o tempo de viagem cai cerca de 20 minutos e a velocidade média dos ônibus aumenta de 9km/h para 20km/h - conta a diretora de planejamento da Nittrans, Elisabeth Poubel Grieco.

Fonte: O Globo

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