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Ribeirão Preto: Equipamento vai controlar fluxo do transporte coletivo

sexta-feira, 19 de março de 2010


As permissionárias e a Transerp irão controlar os horários dos ônibus, vans e micro-ônibus do transporte público de Ribeirão Preto, através do monitoramento por GPS (Sistema de Posicionamento Global) que será instalado nos veículos dentro de cinco meses.
O sistema permitirá controlar, em tempo real, o trajeto das viagens, as paradas e o atraso de cada linha. Serão quatro centrais instaladas - uma na Transerp e as outras nas três empresas responsáveis pelo transporte.
"Teremos mais agilidade no serviço, já que poderemos resolver os problemas na hora", diz o gerente do transporte coletivo de Ribeirão, Reynaldo Lapate.
O monitoramento hoje é feito por fiscais que controlam manualmente o itinerário das 80 linhas da cidade. Apenas 12 profissionais contratados pelas empresas fazem esse trabalho, que entregam um relatório diário com as informações de atraso, veículos que tiveram problemas, entre outras observações.
"Se um ônibus quebrar, podemos mandar outro na hora. Se ocorrer um comboio também podemos desfazer", explicou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto (Sinfrepass), Luís Gustavo Vianna.
Para Lapate, as informações também serão mais precisas. "Chegam na hora e online. Nada de relatório manual mais", diz.
Esse sistema faz parte dos cinco investimentos que serão feitos pelas empresas, acertado na quarta-feira, através de um acordo com o Ministério Público Estadual.
O monitoramento via GPS custará às permissionárias R$ 430 mil. A manutenção mensal será de R$ 43 mil.
O sistema também permitirá monitorar a velocidade dos ônibus (60 km/hora) e a rotação do motor, o que pode trazer economia de combustível. "Havendo economia, a tarifa do transporte pode ter uma queda", afirma Vianna.
O modelo de monitoramento já existe nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo.
Atendimento
O monitoramento da frota por GPS também irá contribuir com a central de atendimento da Transerp - o número de telefone 118 informa as pessoas sobre horários e pontos dos ônibus.
Seis atendentes anotam reclamações, sugestões e informam a população. "Recebemos cerca de 800 ligações por dia", comentou Reynaldo Lapate.
Segundo ele os usuários do transporte público terão informações corretas dos horários, até mesmo se estiver ocorrendo atrasos.
"Hoje apenas passamos as informações de horário conforme a tabela de cada linha, sem saber se há atrasos", disse o diretor da Transerp.

Fonte: A Cidade
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Cadê os Cobradores? Transporte coletivo pode parar em Londrina


A demissão de cobradores do transporte público de Londrina pode culminar com uma paralisação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo de Londrina (Sinttrol), cerca de 350 cobradores foram demitidos nos últimos sete anos.

Em assembleia, ficou definido que haverá um dia de protesto por conta disso, porém, a data ainda não foi definida.

De acordo com o presidente do sindicato, João da Silva, uma cláusula da licitação do transporte coletivo prevê que os ônibus convencionais têm que ter motorista e cobrador.

Mas, segundo ele, isso não está sendo cumprido pelas empresas. Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) informou que as demissões das “linhas de baixa demanda são uma realidade que teremos que enfrentar”, pois isso representa um custo alto para as empresas, o que pode refletir no preço da tarifa.

Fonte: Paraná online

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Em João Pessoa, STTrans reativa linha de ônibus


Com o objetivo de melhorar o serviço do transporte coletivo e ampliar o atendimento aos moradores do bairro do Geisel e proximidades, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) reativará no próximo sábado (20) a linha 106 Geisel (via Cruz das Armas) e promoverá mudanças na linha 107 – José Américo. O objetivo é tornar o serviço de transporte coletivo mais eficiente no local, atendendo a demanda da crescente população da região próxima ao bairro do Geisel e a comunidade do loteamento Recanto Verde.

A linha 106 terá seu terminal no Geisel (202) e fará o mesmo itinerário dentro do bairro, ampliando sua rota pelo loteamento Recanto Verde (Novo Geisel). A linha107 – José Américo permanecerá com o mesmo itinerário até a rotatória da Avenida Abelardo Targino da Fonseca (Cajueiro). A partir deste ponto, provisoriamente, ele seguirá pela Rua João Miguel de Souza até chegar à BR-230, com direção ao centro da Capital.
A medida foi definida após estudos realizados pela Assessoria de Planejamento da STTrans, que verificou a necessidade de ampliação do serviço, em virtude do crescimento populacional. "A demanda da região tem crescido nos últimos anos e novas medidas têm que ser adotadas para beneficiar estas novas localidades. A STTrans vem realizando diversas ações neste sentido e garantido a todos um serviço de transporte público de qualidade", afirmou a superintendente Laura Farias.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa
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São Paulo: Obras em vias da zona norte alteram itinerários de ônibus


Em virtude do trânsito intenso ocorrido diariamente por consequência das obras da Marginal Tietê nas avenidas Zaki Narchi e Santos Dumont, na zona norte, no período das 07h às 09h, a SPTrans informa que a partir de sábado, 20 de março, irá alterar o itinerário de linhas que trafegam na região neste horário, de forma que haja maior fluidez no trânsito e menor tempo de deslocamento para os usuários dos serviços.
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerários:

1721/10 Vila Ede – Metrô Carandiru
1728/10 Jd. Brasil – Metrô Tucuruvi
172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém
1745/10 Vila Nova Cachoeirinha - Center Norte
1760/10 Cohab Antártica - Center Norte
971D/10 Jd. Damasceno - Center Norte
971V/10 Jd. Vista Alegre - Center Norte
Ida: sem alteração
Volta: normal até a av. Zaki Narchi, Rua Guilherme Paraense, Rua Antonio dos Santos Neto, Rua Urupiara, Rua Manuel dos Santos Neto, Av. Cruzeiro do Sul, prosseguido normal.

Fonte: SPTrans

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Corredor Metropolitano de Niterói começa a funcionar neste sábado


A partir deste sábado, com a inauguração do Corredor Metropolitano, quem passa de ônibus pelo Centro de Niterói, deverá chegar mais rápido ao trabalho. Projetada há 15 anos, a via, com 6,5km, liga a Alameda São Boaventura ao terminal rodoviário vizinho à estação das barcas, na Avenida Visconde do Rio Branco, passando pela Avenida Feliciano Sodré. A obra, bancada pelo governo estadual, custou R$ 6,9 milhões e atenderá a 250 mil passageiros por dia.
Na Alameda, a faixa esquerda será exclusiva para ônibus. Na Feliciano Sodré, serão duas só para coletivos. Para evitar que os automóveis invadam a via, foram instalados 13 leitores de placas. Só ônibus e vans cadastradas pela Nittrans, empresa municipal responsável pelo planejamento de transportes, poderão circular por elas.
A Alameda São Boaventura ganhou baias sobre o canal que a divide. Os topiqueiros estão proibidos de parar ali, mas podem transitar pelo corredor. São dez estações de embarque e desembarque, que servirão a 770 ônibus de 107 linhas intermunicipais e 24 municipais. Um sistema de sinais foi instalado para garantir a fluidez no trânsito de ônibus e está proibido virar à esquerda para cruzar a Alameda.
- Simulações mostram que o tempo de viagem cai cerca de 20 minutos e a velocidade média dos ônibus aumenta de 9km/h para 20km/h - conta a diretora de planejamento da Nittrans, Elisabeth Poubel Grieco.

Fonte: O Globo

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Estado de São Paulo terá mais trens de passageiros


O governo do Estado planeja expandir a malha ferroviária para trens de passageiros, ultrapassando os limites da região metropolitana e chegando a cidades como Sorocaba, São José dos Campos e a região da Baixada Santista. O passo inicial foi um decreto do governador José Serra que aumentou a competência da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que agora pode organizar políticas de transporte em todo o Estado.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos já deu início aos estudos de algumas linhas, na tentativa de concluí-los até o fim do ano para incluir no próximo Plano Plurianual de ações. Dependendo do andamento dos trâmites, as primeiras linhas podem sair do papel até 2014.

As novas linhas serão integradas à rede da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM). Os projetos prioritários são as ligações entre São Paulo e Sorocaba, entre a capital paulista e a Baixada Santista e também com Campinas. "Existe uma grande demanda nessas regiões, tanto que muitas pessoas utilizam ônibus fretados para vir trabalhar na capital. Nosso projeto é transferi-los para os trilhos", diz o secretário José Luiz Portella, que afirma já haver negociações.

Alta velocidade. Há também o projeto para a inclusão de uma linha até São José dos Campos. No entanto, o governo paulista aguarda posição federal, uma vez que uma linha "paradora" também está contemplada no projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), entre Rio e Campinas.

A ligação com Sorocaba é a mais fácil de ser concluída, uma vez que já existe uma linha desativada e em boas condições fazendo o trajeto entre as duas cidades. O ramal para Campinas será feito em grande parte por meio da linha da CPTM até Jundiaí, sendo necessário um ramal complementar até a outra cidade."A ligação com Santos será feita até a Estação Samaritá e depois a linha será integrada ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da região", diz Portella.

A retomada dos trens regionais é elogiada por muitos especialistas, principalmente entre os críticos do movimento "rodoviarista". "Para um País que está entre as principais economias do mundo, é importante ter alternativas aéreas, em rodovias e ferrovias", diz o presidente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Aílton Brasiliense. Ele acrescenta que haverá um estímulo à substituição pelos trilhos. "Acabariam os congestionamentos nas estradas."PPP.

O governador assinou ontem a autorização para que a CPTM firme uma Parceria Público-Privada (PPP) para a manutenção de 36 trens do percurso entre a capital e Itapevi (Linha 8-Diamante). O contrato é de 20 anos. Hoje, uma parte da manutenção é feita pela própria CPTM e outra, terceirizada. A concessionária terá de fazer reparos diariamente, com financiamento de R$ 200 milhões por ano.

Também foi anunciado o fim das obras de vedação (instalação de muros ou grades) em todas as linhas da CPTM - serviço que só deve acabar mesmo no fim deste mês, ao custo de R$ 100 milhões. A iniciativa é uma tentativa de reduzir as mortes por atropelamento de trens, segundo o governador.

Fonte: Ultimo Segundo
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