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Petrolina agora conta com 05 novos ônibus adaptados

sábado, 13 de março de 2010


Nesta sexta feira, 12, cinco ônibus com elevador para o acesso de cadeiras de rodas foi apresentado ao secretário de acessibilidade, Marcos Conceição. A empresa Menina Morena vai entregar nessa segunda-feira, 15, os primeiros ônibus adaptados para o acesso de cadeirantes. A aquisição dos coletivos adaptados faz parte de um compromisso da empresa Menina Morena com a Secretaria de Acessibilidade, visando à qualidade no atendimento do usuário com necessidade especial. "Estivemos na empresa em setembro do ano passado e conversamos com o gerente operacional de transportes, Luiz Marcos, que se mostrou sensível ao assunto.

Hoje estamos aqui para agradecer, e ver de perto os ônibus que estarão circulando pelas ruas de Petrolina a partir da próxima segunda-feira. Posso dizer que essa é uma grande conquista que beneficia a população cadeirante da cidade", declarou o secretário.

De acordo com o gerente operacional, Luiz Marcos, a intenção da empresa é ter no futuro 50% de sua frota com transporte coletivo adaptado. "Entendemos que a população portadora de deficiência tem direito a um transporte adequado.

Após a reunião com o secretário de acessibilidade Marcos Conceição; adquirimos os transportes coletivos, que começam a rodar na próxima semana. Inicialmente os ônibus com elevador vão circular por cinco bairros da cidade, João de Deus, Cosme e Damião, Jardim Amazonas, Cohab VI e São Gonçalo", concluiu. Lidiane Souza.

Fonte: Prefeitura de Petrolina
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Estudantes da rede particular também terão direito à meia passagem no transporte coletivo urbano em Poço de Caldas

O prefeito Paulo César Silva se reuniu, na tarde desta quinta-feira (11), no gabinete, com o promotor Sidnei Boccia e representantes da empresa Auto Omnibus Circullare, acompanhado dos secretários de Defesa Social, Sérgio Krzizanski, Planejamento, Cibele Melo Benjamim e Governo, Salma Neder, para avaliar a implantação do Sistema Integrado Grande Amigo – SIGA.
O destaque da reunião é a decisão em estender o benefício da meia passagem no transporte coletivo urbano também aos estudantes da rede privada de Ensino. “Vamos encaminhar à Câmara, projeto de lei para que os estudantes de toda a rede particular também tenham o benefício da meia passagem. Vale lembrar que são alunos de escolas regulares e universidades privadas e que o benefício não contempla cursos livres e nem temporários”, explica o prefeito Paulo César Silva.
A Secretaria de Governo elaborará, o mais breve possível, a minuta da Lei, que será encaminhada para apreciação dos vereadores. Além deste ponto, mais 14 itens foram elencados na pauta elaborada pela 2ª Promotoria de Justiça de Poços de Caldas, baseada nas reivindicações e sugestões dos usuários sobre o novo sistema de transporte. “Nas nossas visitas, o Ministério Público constatou que, realmente, de segunda-feira para hoje, nós já tivemos uma grande melhoria na qualidade do serviço.
Talvez o ponto ainda não seja o ideal porque alguns ônibus ainda estão a sair, no horário de pico, com número excessivo de passageiros. Mas a pauta demonstra que 90% dos problemas já foram corrigidos”, avalia o promotor Sidnei Boccia.
Entre os pontos debatidos e acordados estão a eliminação do valor mínimo para carregamento do cartão Amigo, maior facilidade para confecção e carregamento dos cartões em todos as estações, a diminuição do tempo do semáforo em todas as vias de passagem dos ônibus troncais e afixação em todos os pontos cobertos do horário de passagem dos ônibus.
“Com a ação efetiva da empresa, do Ministério Público e de toda a estrutura da Prefeitura, ouvindo a população, muitos pontos já foram corrigidos e, na medida em que o tempo for passando, o sistema vai se acomodando”, analisa o prefeito Paulo César Silva.
Fonte da Prefeitura de Poço de Caldas
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São Paulo Indy 300, venha de ônibus

sexta-feira, 12 de março de 2010


Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Parque do Anhembi, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio do DSV, do DTP, da CET e da SPTrans, implanta uma operação especial de tráfego e transporte durante a corrida São Paulo Indy 300, no sábado (13/03), para o treino, e no domingo (14/03), para a corrida.
A prova será realizada em um circuito de rua e as ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal do Tietê, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatelle, e reforço do monitoramento, da orientação e da fiscalização do tráfego.

Serão mais de 700 funcionários da CET, e 160 profissionais da SPTrans. Oitenta viaturas participarão da operação e 62 ônibus acessíveis farão as linhas do Expresso SPTrans Indy 300. A sinalização será feita com 2.400 cavaletes, 900 cones e supercones. As vias no entorno do Parque do Anhembi serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.

Essa é a primeira vez que a cidade de São Paulo vai sediar um circuito de Fórmula Indy, consolidando-se como a Capital do Automobilismo nas Américas, já que é também a única cidade da região a receber o Grande Prêmio de Fórmula 1.A SPTrans preparou o serviço Expresso SPTrans Indy300 para facilitar o acesso de quem vai assistir a São Paulo Indy300.
Os ônibus partirão de 4 miniterminais diretamente para o circuito. O serviço é Expresso, sem paradas, realizado de forma rápida e segura. A operação será monitorada por satélite.

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Após divulgar ranking de empresas, Secretaria Municipal de Transporte fiscaliza ônibus no Centro


RIO - Cinco ônibus da Viação Amigos Unidos foram lacrados durante uma ação da Secretaria Municipal de Transportes, nesta quinta-feira, no Terminal Rodoviário Procópio Ferreira, na Central. Os coletivos apresentavam problemas como bancos soltos, documentação vencida, faróis quebrados e pneus carecas. Segundo o secretário municipal Alexandre Sansão, fiscalizações semelhantes vão se repetir a cada três meses. A Viação Amigos Unidos teve a quarta pior avaliação no ranking de empresas de ônibus divulgado na última quarta-feira pela Secretaria. O levantamento foi baseado em avaliação feita pelos próprios usuários.
De acordo com o estudo, 16 das 41 empresas de ônibus avaliadas (quase 40%) não prestam serviços adequados à população. Essas viações fazem cerca de um milhão de viagens diariamente, o que corresponde a um terço do total. Os problemas variam desde o mau estado de conservação dos veículos até o excesso de velocidade, que expõe os usuários ao risco de acidentes, e a recusa de parar para receber passageiros. Os dados se basearam nas reclamações recebidas pela Ouvidoria da SMTR (2286-8010 e 2527-8347) e serviram para criar um ranking trimestral, que será usado na nova estratégia de fiscalização da prefeitura. As cinco piores empresas de cada trimestre serão submetidas a fiscalizações mais rigorosas nos 90 dias seguintes. Piores empresas deverão cair na malha fina
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, ressaltou que as empresas que não melhorarem a qualidade de seu serviço poderão cair na malha fina no trimestre seguinte. Ele não descarta a hipótese de cassações de permissões, como ocorreu com a Viação Oriental que, há dois meses, prestava um serviço precário na Zona Oeste. Segundo ele, mais duas empresas estão com o processo de perda de licença em tramitação e, por isso, não aparecem no ranking: as viações Ocidental e Feital.
- O Rio tem mais de 8 mil ônibus e 1.600 itinerários. A prefeitura tem um número reduzido de fiscais e precisa usar esses servidores da maneira mais racional possível. Nesses três meses, os carros das cinco piores empresas passarão por um pente fino. Vamos aos pontos finais verificar desde a documentação dos veículos ao estado de conservação. Conforme o que for verificado, esses coletivos podem ser multados e até rebocados para depósitos - garantiu Alexandre Sansão.
A avaliação atribuiu notas para as empresas de ônibus. Quanto maior a nota, pior o serviço. A prefeitura fixou em 13,69 o conceito aceitável. As empresas com notas acima deste limite foram reprovadas.
(Veja o ranking da prefeitura com as piores empresas de ônibus do Rio)
Ideia de ranking nasceu em 1996
A ideia de criar o ranking partiu do engenheiro da prefeitura Marcos Muralha que, desde 1996, vem tentando implantá-la, não conseguindo por falta de apoio. Para classificar as empresas, a prefeitura desenvolveu um modelo matemático com auxílio de um estudante da Coppe. Para o cálculo, a SMTR toma como base a quantidade de reclamações e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro onde vive o usuário, além do tamanho da frota e o motivo da queixa. As piores empresas no primeiro ranking, que tiveram como base 789 reclamações, recebidas entre novembro e fevereiro, foram: Breda (com linhas que fazem a ligação da Leopoldina com a Zona Sul), Campo Grande, Zona Oeste, Amigos Unidos (que circula entre o Centro e a Zona Sul) e Estrela Azul (que opera linhas entre o Centro e as zonas Norte e Sul).
As operações direcionadas começaram no último dia 3. Desde então, dez veículos (quatro da Breda, três da Campo Grande e três da Zona Oeste) foram rebocados para depósitos. Destes, a metade (três carros da Zona Oeste e dois da Campo Grande) sequer tinha licença da prefeitura. O secretário admitiu que a existência de veículos circulando sem autorização oficial confirma como ainda são precárias as informações que a prefeitura tem sobre a demanda real de passageiros pelas linhas da cidade:
- Na prática, esses cinco ônibus circulavam como piratas. Os carros não recolheram taxas de vistoria e nem foram inspecionados antes de começarem a receber passageiros - disse Sansão.

Fonte: O Globo
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Recife: Consórcio monta serviço especial para atender usuários que farão concurso público


Com o intuito de atender a demanda de usuários que irão se deslocar até a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), neste domingo (14/03), para a realização das provas do concurso Público para Auditor Fiscal do Trabalho, o Grande Recife Consórcio de Transporte alterou o itinerário de três linhas de ônibus e reativou, especialmente para o domingo, o serviço de uma linha.
Farão parte da programação, as linhas 060-Shopping/CDU, 302-Curado II/Caxangá e 920-Rio Doce/CDU, que a partir das 9h, passarão a atender ao interior do campus da UFPE.
Essas linhas irão realizar um total de 147 viagens durante todo o domingo, operando com 21 coletivos, com um intervalo médio de 20 minutos. Já a Linha 469-Camaragibe/CDU, que não opera aos domingos, será reativada, realizando 24 viagens durante todo o dia.
A operação acontece com três coletivos, com um intervalo médio de 15 minutos. Os usuários podem obter mais informações sobre os itinerários da programação especial entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente através do telefone 0800.081.01.58. A Central de Atendimento do Grande Recife funciona todos os dias das 7h às 19h.

Linhas com itinerários alterados:
060-Shopping/CDU
302-Curado II/Caxangá
920-Rio Doce/CDU
Linha reativada no domingo:
469-Camaragibe/CDU

Fonte: CGRT
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Em Araras, TCA quer reconquistar passageiros com nova frota


Recuperar passageiros que vêm trocando ônibus por outras formas de transporte e assim melhorar a receita do TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras). Essa é a expectativa do atual presidente da autarquia, Carleto Denardi, que participou ontem com o prefeito em exercício Nelson Brambilla (PT) da entrega oficial dos 25 novos ônibus comprados para o transporte coletivo urbano. O evento foi no Terminal Urbano.
Segundo Denardi, no início de 2009 o TCA vinha fazendo cerca de 580 mil atendimentos ao mês. Em 2005 esse número era de 600 mil. Em 2000 ficava entre 630 e 650 mil transportes/mês e já teria batido na casa de 1 milhão/mês na década de 80, quando o TCA foi criado. Era uma época em que muito menos pessoas tinham carros particulares e os ônibus, então novos, não concorriam com carros populares, motocicletas de pequeno porte financiadas com amplas facilidades e também não disputavam passageiros com os serviços de mototáxi.
A fuga de passageiros do serviço foi sendo agravada pelo estado precário da frota e as freqüentes panes durante as viagens nos últimos anos. O próprio Denardi admitiu essa perda de clientela várias vezes em entrevistas à imprensa e ontem afirmou que o TCA já sentiu "melhora" no número de pessoas transportadas pelos novos ônibus.
"Já deu para a gente sentir uma melhora sim, mas não dá para falar em números por enquanto. Mais adiante teremos esses dados em mãos para comparação", disse ele.

Fonte: Tribuna do Povo
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